Entrar

Plano de aula de Pronomes: Pessoais Retos

Inglês

Original Teachy

Pronomes: Pessoais Retos

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Identificar pronomes pessoais retos em inglês: O objetivo principal desta aula é que os alunos sejam capazes de identificar e compreender o uso de pronomes pessoais retos em inglês. Eles devem ser capazes de reconhecer pronomes como "I" (eu), "you" (você), "he" (ele), "she" (ela), "it" (ele/ela - para coisas e animais), "we" (nós) e "they" (eles/elas).

  2. Utilizar pronomes pessoais retos: Os alunos também devem ser capazes de aplicar os pronomes pessoais retos em suas próprias comunicações. Eles serão incentivados a usar os pronomes corretamente em frases simples e diálogos.

  3. Diferenciar pronomes de acordo com a pessoa: Outro objetivo importante é que os alunos consigam distinguir os pronomes pessoais de acordo com a pessoa do discurso (1ª pessoa, 2ª pessoa, 3ª pessoa). Eles devem entender que os pronomes variam dependendo de quem está falando, com quem estão falando e sobre quem estão falando.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conceitos anteriores: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre o que são palavras e como elas são usadas para comunicar ideias. Em seguida, revisa a diferença entre substantivos e verbos, que são conceitos fundamentais para a compreensão de pronomes.

  2. Situações problema: O professor propõe duas situações problema para introduzir o tópico e engajar os alunos:

    • "Imagine que você está brincando com seus amigos e você precisa dizer 'eu ganhei' ou 'eu perdi'. Como você diria isso em inglês?"
    • "Agora imagine que você está descrevendo seu animal de estimação para um amigo. Como você falaria 'ele é pequeno e fofo' ou 'ela gosta de brincar' em inglês?"
  3. Contextualização da importância do tópico: O professor explica que os pronomes são muito importantes na comunicação em inglês, pois ajudam a expressar ideias de forma mais clara e concisa. Por exemplo, em vez de repetir o nome de uma pessoa várias vezes em uma conversa, podemos usar o pronome correspondente (he, she, they, etc.).

  4. Introdução do tópico: O professor, então, introduz o tópico de pronomes pessoais retos em inglês, explicando que essas palavras são usadas para substituir os substantivos (pessoas, animais, coisas) em uma frase. Ele/ela pode usar exemplos visuais, como desenhos de pessoas e animais, para ajudar os alunos a entenderem o conceito.

  5. Ganhar atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o idioma inglês, como o fato de que a palavra "I" (eu) é sempre escrita com letra maiúscula, independentemente de sua posição em uma frase. Outra curiosidade é que, ao contrário do português, o inglês tem pronomes diferentes para a segunda pessoa do singular (you) e do plural (you). Além disso, o pronome "it" é usado para se referir a coisas e animais, e não a pessoas.

  6. Apresentação da agenda: O professor informa que, durante a aula, eles irão aprender sobre os pronomes pessoais retos em inglês, suas formas e usos. Eles também terão a oportunidade de praticar o uso desses pronomes em diferentes contextos.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Explicação teórica: (10 - 12 minutos)

    Iniciando o desenvolvimento da aula, o professor deve fazer uma apresentação expositiva sobre os pronomes pessoais retos em inglês. Para facilitar a compreensão dos alunos, ele pode usar figuras, flashcards ou até mesmo fantoches para representar as pessoas, animais e objetos a que os pronomes se referem.

    • O professor começa explicando que o pronome "I" (eu) é usado quando nos referimos a nós mesmos.
    • Em seguida, passa para o pronome "you" (você), que pode ser usado tanto para se referir a uma pessoa quanto a um grupo de pessoas.
    • Depois, o professor explica os pronomes da terceira pessoa. "He" (ele), "she" (ela) e "it" (ele/ela - para coisas e animais) são usados para se referir a terceiros singularmente. Já "we" (nós) e "they" (eles/elas) são usados para se referir a terceiros no plural.

    Durante a explicação, o professor deve fornecer diversos exemplos de uso de cada pronome em diferentes situações para ajudar os alunos a compreenderem a teoria de forma mais eficaz.

  2. Atividade prática - Pronomes Pessoais Bingo: (10 - 12 minutos)

    Após a explicação teórica, o professor deve propor uma atividade interativa e lúdica para consolidar o conhecimento dos alunos sobre pronomes pessoais retos. O jogo de 'Pronomes Pessoais Bingo' é uma opção adequada para isso.

    • O professor deve preparar previamente cartelas do jogo de Bingo, com pronomes pessoais retos escritos de forma aleatória em cada quadrado.
    • Cada aluno recebe uma cartela. O professor, então, começa a ditar frases em inglês, e os alunos devem marcar o quadrado que contém o pronome correspondente à pessoa do discurso na frase.
    • O primeiro aluno que marcar todos os quadrados em uma linha, coluna ou diagonal, deve dizer em voz alta "Bingo!" e é declarado o vencedor da rodada.
  3. Atividade prática - Jogo do Mímica: (5 - 8 minutos)

    Para finalizar a etapa de desenvolvimento, o professor deve propor uma atividade de mímica para reforçar o uso dos pronomes pessoais retos. O jogo da mímica é uma atividade divertida que pode ser facilmente adaptada para a prática de pronomes.

    • O professor divide a turma em grupos de três ou quatro alunos.
    • Cada grupo recebe uma série de cartões com nomes de pessoas, animais e objetos.
    • Um aluno de cada grupo deve pegar um cartão, ler o nome para si mesmo e, em seguida, deve usar o pronome pessoal correto para se referir ao item no cartão, sem dizer o nome diretamente.
    • Os outros alunos do grupo devem adivinhar o que está no cartão com base na mímica e no pronome usado. O primeiro a adivinhar corretamente ganha um ponto para o grupo.

    O professor deve circular entre os grupos, ajudando e corrigindo, se necessário. Esta atividade permite que os alunos pratiquem o uso dos pronomes de uma maneira mais dinâmica e divertida.

O professor deve escolher uma das atividades práticas propostas de acordo com o tempo disponível e as necessidades da turma. Ambas são atividades lúdicas que visam engajar os alunos e reforçar o conteúdo aprendido de maneira descontraída e significativa.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo: (3 - 4 minutos)

    Após a realização das atividades práticas, o professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar as soluções que encontraram e as respostas que deram durante as atividades. O professor deve incentivar todos os alunos a participar da discussão, fazendo perguntas como "Por que você escolheu esse pronome?" ou "Como você decidiu que o pronome era esse?".

  2. Conexão com a teoria: (2 - 3 minutos)

    Após a discussão, o professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada no início da aula. Ele pode perguntar aos alunos se notaram algum padrão ou regra durante as atividades. Por exemplo, se eles perceberam que o pronome "I" sempre se refere a si mesmo, ou que o pronome "you" pode se referir tanto a uma pessoa quanto a um grupo de pessoas.

  3. Reflexão individual: (3 - 4 minutos)

    Para concluir a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Para isso, ele pode fazer duas perguntas simples:

    • "Qual pronome você acha que é o mais fácil de usar? Por quê?"
    • "Qual pronome você acha que é o mais difícil de usar? Por quê?"

    O professor deve dar um minuto para que os alunos pensem sobre suas respostas, e então pedir para alguns deles compartilharem suas reflexões com a turma. Essa etapa de reflexão permite que os alunos avaliem o próprio aprendizado e identifiquem possíveis dificuldades, o que é importante para o planejamento de futuras aulas.

  4. Encerramento: (1 minuto)

    Para encerrar a aula, o professor deve reforçar a importância do conteúdo aprendido e elogiar o esforço e a participação de todos. Ele pode dizer, por exemplo: "Vocês fizeram um ótimo trabalho hoje, usando os pronomes pessoais retos em situações reais de comunicação. Continuem praticando e em breve vocês estarão falando inglês como verdadeiros falantes nativos!"

O retorno é uma etapa crucial do plano de aula, pois permite que o professor avalie a compreensão dos alunos sobre o tópico e faça os ajustes necessários para as próximas aulas. Além disso, ele ajuda os alunos a consolidar o que aprenderam e a se sentirem valorizados por suas contribuições durante a aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da aula: O professor deve começar a conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Ele pode fazer isso de forma interativa, pedindo aos alunos para repetirem os pronomes pessoais retos em voz alta. Além dos pronomes, o professor deve recapitular brevemente sobre a importância deles na comunicação em inglês e como eles variam de acordo com a pessoa do discurso.

  2. Conexão teoria-prática: O professor, então, deve explicar como a teoria apresentada na aula foi aplicada nas atividades práticas. Ele pode destacar que, durante o jogo de 'Pronomes Pessoais Bingo', os alunos tiveram que identificar e marcar os pronomes nas cartelas, e que, no jogo da mímica, eles tiveram que usar os pronomes para descrever as palavras nos cartões.

  3. Materiais extras: Para complementar o aprendizado, o professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos explorarem em casa. Isso pode incluir livros de histórias em inglês que usem os pronomes pessoais retos de forma clara e contextualizada, aplicativos de aprendizado de idiomas, jogos online, vídeos educativos, entre outros recursos disponíveis online.

  4. Importância do conteúdo: Em seguida, o professor deve reforçar a relevância do conteúdo aprendido, explicando que os pronomes pessoais retos são uma parte essencial da língua inglesa e são usados diariamente em todas as formas de comunicação. Além disso, o professor pode enfatizar que, ao entender e usar corretamente os pronomes, os alunos poderão se expressar de forma mais clara e eficaz em inglês.

  5. Sugestão de atividade de revisão: Por fim, o professor pode sugerir uma atividade simples para os alunos revisarem o conteúdo da aula. Uma opção é pedir aos alunos para escreverem cinco frases curtas em inglês, usando pronomes pessoais retos. O professor pode coletar as frases e, na próxima aula, usar algumas delas para uma atividade de revisão em grupo.

  6. Encerramento: Para encerrar a aula, o professor deve parabenizar os alunos pelo esforço e participação, e reforçar a ideia de que o aprendizado de inglês é um processo contínuo, que requer prática e dedicação. Ele pode dizer, por exemplo: "Vocês todos fizeram um ótimo trabalho hoje! Continuem praticando o uso dos pronomes pessoais retos e, em breve, vocês estarão falando inglês como verdadeiros falantes nativos. Vejo vocês na próxima aula!"

A conclusão é uma etapa essencial do plano de aula, pois permite que os alunos consolidem o que aprenderam, refletindo sobre o conteúdo e conectando a teoria à prática. Além disso, ela ajuda a motivar os alunos a continuar aprendendo e a se preparar para as próximas aulas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies