Entrar

Plano de aula de Trabalho Coletivo em Artes

Artes

Original Teachy

'EF15AR20'

Trabalho Coletivo em Artes

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender o conceito e a importância do trabalho coletivo em artes, destacando como a colaboração pode enriquecer a criação artística e a aprendizagem.
  2. Desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe através de atividades práticas em grupo, incentivando a troca de ideias e a resolução de problemas em conjunto.
  3. Proporcionar uma experiência prática de criação artística coletiva, possibilitando que os alunos vivenciem diretamente os benefícios e desafios do trabalho em grupo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. O professor inicia a aula perguntando aos alunos se eles se lembram de algumas das formas de arte que já estudaram anteriormente, como pintura, música, dança, teatro, escultura, etc. (2 minutos)

  2. Em seguida, o professor propõe duas situações-problema:

    a. "Imagine que vocês são uma banda de música e precisam se apresentar em um show. Como vocês organizariam o trabalho para que todos os instrumentos se encaixem harmoniosamente?"

    b. "Suponham que vocês são um grupo de artistas que foram convidados para pintar um grande mural na escola. Como vocês decidiriam o que pintar e quem faria cada parte do mural?" (5 minutos)

  3. O professor, então, explica aos alunos que, em muitas situações na vida, precisamos trabalhar em conjunto com outras pessoas para alcançar um objetivo comum. Isso também acontece nas artes. O professor pode citar exemplos de obras de arte famosas que foram criadas por grupos de artistas, ou de espetáculos de dança ou teatro que envolvem o trabalho coletivo de muitos profissionais. (3 minutos)

  4. Para introduzir o tópico e ganhar a atenção dos alunos, o professor pode contar a história do famoso quadro "Guernica", de Pablo Picasso, que foi criado com a colaboração de vários artistas e é um exemplo de trabalho coletivo em arte. O professor pode também falar sobre a banda de rock "The Beatles", que era composta por quatro membros, e como eles trabalhavam juntos para compor as músicas e realizar os shows. (5 minutos)

  5. O professor conclui a introdução ressaltando que, nesta aula, os alunos terão a oportunidade de experimentar o trabalho coletivo em artes, criando juntos uma obra de arte.

Desenvolvimento (20-25 minutos)

Atividade 1: Mosaico de Papel Coletivo

  1. O professor divide a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, conforme o tamanho da classe e distribui uma folha grande de papel para cada grupo, tintas guache de várias cores, pincéis, e pequenos pedaços de papel colorido.

  2. O professor orienta que cada grupo deverá criar um mosaico. As peças do mosaico serão os pedaços de papel colorido que deverão ser colados no papel grande com o auxílio de cola branca.

  3. Em seguida, o educador desafia os grupos a se organizarem para, juntos, decidirem qual desenho farão no mosaico, dividindo as tarefas entre si.

  4. Durante a execução, o professor circula entre os grupos, reforçando a necessidade de trabalho coletivo e colaboração, sugerindo que conversem e decidam juntos o que cada um fará, oriento-os que ninguém 'manda', que todos devem ouvir e respeitar as ideias dos demais.

  5. Ao final, cada grupo apresenta seu mosaico para a classe, explicando como se organizaram para realizar a tarefa.

Atividade 2: Performance Teatral Coletiva

  1. O professor divide a classe em grupos e propõe que cada grupo crie uma peça teatral curta, de aproximadamente 5 minutos.

  2. O professor fornece temas possíveis para as peças, como "meio ambiente", "amizade" ou "respeito", e cada grupo escolhe o seu.

  3. Em cada grupo, os alunos devem decidir quais personagens serão necessários para a história e quem interpretará cada um. Eles também deverão criar o roteiro e o cenário para a peça.

  4. Durante a preparação, o professor circula entre os grupos, observando os processos de decisão coletiva e ajudando a solucionar conflitos, se necessário.

  5. Ao final, cada grupo apresenta sua peça teatral para o restante da classe, e os alunos discutem a experiência do trabalho em grupo.

Atividade 3: Construção de Esculturas com Material Reciclado

  1. O professor orienta os alunos para trazer de casa materiais recicláveis, como caixas de leite, garrafas pet, rolo de papel higiênico, tampinhas, entre outros.

  2. Na sala de aula, o professor divide os alunos em grupos e desafia cada grupo a construir uma escultura usando apenas os materiais recicláveis.

  3. Eles terão que discutir, planejar e organizar juntos a construção da escultura, cada um contribuindo com ideias e opiniões.

  4. Durante o trabalho, o professor circula pelos grupos, incentivando a colaboração e a comunicação entre os membros do grupo, e ajudando a solucionar quaisquer problemas que possam surgir.

  5. Ao final, cada grupo apresenta sua escultura para a classe e compartilha suas experiências sobre o processo de trabalho coletivo e colaborativo na arte.

O professor pode escolher uma destas atividades para realizar com a turma, dependendo dos materiais disponíveis e do tempo que possui para o desenvolvimento. Cada atividade deve durar de 20 a 25 minutos, mas pode ser expandida ou reduzida de acordo com as necessidades da classe. Lembrando que o importante não é o resultado final, mas sim o processo que os alunos irão experimentar durante a atividade, concretizando o trabalho em grupo por meio de uma tarefa prática e lúdica.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. O professor inicia esta etapa reunindo todos os alunos em uma grande roda para a discussão em grupo. Ele pode começar perguntando a cada grupo sobre o que mais gostaram e o que acharam mais desafiador durante a atividade prática. (3 minutos)

  2. Em seguida, o professor conduz uma discussão mais aprofundada sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada grupo. Ele pode perguntar, por exemplo: "Como vocês decidiram quais cores usar no mosaico?", "Como foi o processo de criação do roteiro da peça teatral?" ou "Como vocês escolheram que forma a escultura teria?". Durante esta discussão, o professor deve enfatizar a importância do trabalho coletivo para a solução dos problemas e a criação das obras de arte. (3 - 4 minutos)

  3. Em seguida, o professor faz a conexão da prática com a teoria. Ele pode, por exemplo, perguntar aos alunos: "Como o trabalho em grupo ajudou na criação da obra de arte?", "Como a colaboração entre vocês influenciou no resultado final?" e "O que vocês aprenderam sobre a importância do trabalho coletivo nas artes?". Durante esta parte da discussão, o professor deve reforçar os conceitos teóricos apresentados na introdução da aula, relacionando-os com as experiências práticas vivenciadas pelos alunos. (3 - 4 minutos)

  4. Finalmente, o professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam na aula. Ele pode usar algumas perguntas simples para orientar a reflexão, como:

    a. "O que eu aprendi hoje sobre o trabalho coletivo em artes?" b. "Como eu posso aplicar o que aprendi hoje em outras situações da minha vida, dentro e fora da escola?" (2 minutos)

  5. Para finalizar, o professor pode pedir que os alunos compartilhem suas reflexões com a turma, se sentirem confortáveis para isso. Ele também pode reforçar que, em muitas situações na vida, seja na escola ou no mundo do trabalho, será necessário colaborar e trabalhar em equipe para alcançar objetivos comuns. (3 - 4 minutos)

O retorno é uma etapa essencial do plano de aula, pois permite que o professor avalie o quanto os alunos conseguiram compreender e aplicar os conceitos apresentados, além de proporcionar aos alunos a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam e como podem utilizar esse aprendizado em outras situações.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. O professor inicia a conclusão da aula relembrando os pontos-chave que foram abordados durante a sessão. Ele recapitula o conceito de trabalho coletivo em artes e a importância de saber trabalhar em equipe para alcançar um objetivo comum, seja na criação de uma obra de arte ou na resolução de um problema. (2 minutos)

  2. Em seguida, o professor explica como a aula conectou a teoria à prática. Ele destaca que, ao trabalhar em grupos para criar um mosaico, uma peça teatral ou uma escultura, os alunos puderam vivenciar na prática os conceitos teóricos apresentados no início da aula. O professor reforça que o objetivo dessas atividades foi não apenas produzir uma obra de arte, mas também desenvolver habilidades de colaboração e resolução de problemas em equipe. (2 minutos)

  3. O professor então sugere alguns materiais extras para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos sobre o trabalho coletivo em artes. Estes podem incluir livros, filmes, documentários e sites que falam sobre artistas famosos que trabalharam em grupo, como a banda "The Beatles" ou o pintor Pablo Picasso e seus colaboradores na criação do quadro "Guernica". Os alunos também podem ser incentivados a buscar mais exemplos de trabalhos coletivos em artes na comunidade e no mundo ao seu redor. (2 minutos)

  4. Por fim, o professor resume a importância do assunto estudado para o dia a dia dos alunos. Ele ressalta que, assim como nas artes, muitas situações na vida exigem que trabalhemos em equipe, seja na escola, em casa ou no trabalho. O professor destaca que saber trabalhar em grupo, respeitar as ideias dos outros e colaborar para alcançar um objetivo comum são habilidades muito valorizadas na sociedade atual. (2 minutos)

  5. Para encerrar a aula, o professor pode sugerir que os alunos continuem praticando o trabalho coletivo em outras atividades escolares e em casa, e que reflitam sobre como as habilidades que aprenderam nesta aula podem ser aplicadas em diferentes áreas da vida. (1 minuto)

A conclusão é uma parte importante do plano de aula, pois permite que o professor reforce os conceitos aprendidos, relacione a teoria à prática, sugira materiais de estudo adicionais e destaque a relevância do tópico para a vida dos alunos. O professor deve aproveitar esta oportunidade para instigar a curiosidade dos alunos e incentivá-los a continuar aprendendo sobre o assunto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies