Entrar

Plano de aula de Surgimento da Espécie Humana

História

Original Teachy

'EF04HI09'

Surgimento da Espécie Humana

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Identificar a aparência dos primeiros hominídeos: Os alunos serão capazes de descrever as características físicas dos primeiros hominídeos, como o Australopithecus, Homo habilis e Homo erectus. Eles também serão capazes de comparar essas características com os humanos modernos.

  2. Compreender a evolução humana: Os alunos serão capazes de explicar o processo de evolução humana, compreendendo que os humanos modernos evoluíram de espécies mais antigas de hominídeos. Eles também entenderão que a evolução é um processo lento e contínuo que ocorre ao longo de milhões de anos.

  3. Reconhecer as ferramentas usadas pelos primeiros hominídeos: Os alunos serão capazes de identificar as ferramentas que os primeiros hominídeos usavam e entenderão que essas ferramentas foram cruciais para a sobrevivência e o desenvolvimento da espécie humana.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Relembrando conteúdos anteriores: O professor começará a aula relembrando os alunos sobre a linha do tempo que já foi estudada, desde o Big Bang, a formação da Terra, a origem da vida e a diversidade dos seres vivos. Isso ajudará os alunos a conectar o novo conteúdo com o que eles já sabem. (2 - 3 minutos)

  2. Situação problema 1 - O enigma dos hominídeos: O professor apresentará a seguinte situação problema: "Imagine que vocês são arqueólogos e descobriram alguns ossos estranhos em uma caverna. Vocês precisam descobrir a que tipo de ser vivo esses ossos pertenciam. Seriam de animais ou de uma espécie que se parece com os humanos?" (2 - 3 minutos)

  3. Situação problema 2 - O uso das ferramentas: O professor apresentará outra situação problema: "Vocês encontraram também algumas pedras cortantes perto desses ossos. O que isso pode significar? Será que essas pedras eram usadas como ferramentas? Por quem e para quê?" (2 - 3 minutos)

  4. Contextualização - A importância da História e da Ciência: O professor explicará que entender a evolução humana é importante, pois nos ajuda a entender de onde viemos e como chegamos até aqui. Além disso, a arqueologia e a paleontologia são áreas da Ciência que usam evidências do passado para entender o presente. (2 - 3 minutos)

  5. Ganhando a atenção dos alunos - Curiosidades: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades, como:

    • "Sabiam que os primeiros hominídeos andavam de pé, mas ainda passavam muito tempo se movendo em quatro patas, como os macacos?"
    • "E que as pedras que eles usavam como ferramentas eram tão importantes que até deram nome a um período da pré-história, o Paleolítico, que significa 'Idade da Pedra Lascada'?" (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

O professor pode escolher entre as sugestões abaixo de atividades práticas para desenvolver o entendimento dos alunos sobre o surgimento da espécie humana. São atividades que podem ser realizadas em sala de aula com facilidade e que trazem um componente lúdico e interativo.

Atividade 1 - "O Desenho do Hominídeo"

  1. Materiais necessários: Papel grande, lápis ou canetas coloridas, imagens de hominídeos impressas, fita adesiva.
  2. Organização da atividade:
    • Primeiro, divida a classe em grupos de 4 a 5 alunos.
    • Em seguida, cole uma imagem de um hominídeo em cada canto do papel grande.
  3. Execução da atividade:
    • Então, cada grupo terá que desenhar a evolução do hominídeo, começando com o mais primitivo (Australopithecus) e terminando com o Homo sapiens (humanos modernos).
    • Eles precisam desenhar as características físicas de cada hominídeo ao lado da imagem correspondente.
  4. Discussão:
    • No final, cada grupo apresentará seu desenho para a classe e explicará as características de cada hominídeo.
    • O professor pode complementar as apresentações com informações adicionais e corrigir quaisquer erros conceituais que possam surgir.

Atividade 2 - "O Mistério da Ferramenta"

  1. Materiais necessários: Caixa com diversos objetos (pedras, gravetos, ossos sintéticos, conchas), luvas, óculos de proteção, papel e caneta.
  2. Organização da atividade:
    • O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos e coloca a caixa no centro da mesa de cada grupo.
  3. Execução da atividade:
    • O professor explica que as crianças são arqueólogas e que devem descobrir qual desses objetos podem ter sido usados como ferramentas pelos primeiros hominídeos.
    • Os alunos devem examinar os objetos, tocar, sentir o peso, e discutir em seus grupos.
    • Cada grupo deve anotar quais itens eles acreditam terem sido usados como ferramentas e por quê.
  4. Discussão:
    • Após a discussão, cada grupo apresenta suas conclusões para a classe e o professor fornece feedback sobre as conclusões deles com base no atual conhecimento científico.

Atividade 3 - "O Jogo da Evolução"

  1. Materiais necessários: Fichas de cartolina com imagens de diferentes hominídeos e humanos modernos, fita adesiva, cronômetro.
  2. Organização da atividade:
    • O professor divide a turma em dois times e coloca as fichas de hominídeos e humanos modernos no outro lado da sala.
  3. Execução da atividade:
    • O professor explica que os alunos farão uma corrida para colocar as fichas de hominídeos e humanos modernos na ordem correta de evolução.
    • Quando o professor diz "Vai!", o primeiro aluno de cada time corre para pegar uma ficha, volta, coloca na ordem correta, toca na mão do próximo colega e assim por diante.
    • O time que terminar primeiro e tiver as fichas na ordem correta ganha.
  4. Discussão:
    • Após o jogo, o professor ajuda a corrigir as ordens das fichas, se necessário, e reforça o conceito de evolução humana.

O professor pode escolher uma destas atividades, ou combinar as atividades 1 e 2, dependendo do tempo disponível e do perfil da turma. Cada atividade proporciona uma maneira prática e divertida para os alunos explorarem o tema da aula e desenvolverem um entendimento mais profundo sobre o surgimento da espécie humana.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • Após a conclusão das atividades, o professor reunirá a classe para uma discussão em grupo. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas descobertas, conclusões e soluções.
    • O professor deve incentivar todos os alunos a participarem, fazendo perguntas para garantir o entendimento de todos.
    • Durante a discussão, o professor pode reforçar conceitos importantes, corrigir possíveis equívocos e destacar as principais aprendizagens da aula.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Após a discussão, o professor irá conectar as atividades práticas com a teoria discutida no início da aula.
    • O professor pode perguntar: "Como as atividades que fizemos hoje nos ajudam a entender a evolução humana?" ou "Como as ferramentas que vimos nas atividades se relacionam com a evolução dos hominídeos?".
    • Essas perguntas ajudarão os alunos a refletir sobre como a prática se conecta com a teoria, consolidando seu entendimento do conteúdo.
  3. Reflexão Individual (3 - 4 minutos):

    • Para encerrar a aula, o professor propõe um momento de reflexão individual.
    • O professor pode fazer duas perguntas simples para os alunos refletirem:
      1. "O que você aprendeu hoje sobre a evolução humana que não sabia antes?"
      2. "Qual foi a parte mais interessante das atividades que realizamos hoje?"
    • Os alunos terão um minuto para pensar em suas respostas, e então, quem quiser, poderá compartilhá-las com a turma.
    • Essa etapa de reflexão ajuda os alunos a consolidar o que aprenderam, valorizar suas descobertas e manter o interesse pelo assunto.

O retorno é uma parte crucial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos, corrigir possíveis equívocos e reforçar os conceitos importantes. Além disso, ao conectar a prática com a teoria e promover a reflexão, o retorno ajuda a aprofundar o aprendizado e a tornar a aula mais significativa para os alunos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumindo o conteúdo (2 - 3 minutos):

    • O professor recapitulará os principais pontos abordados durante a aula, reforçando a ideia de que os humanos modernos evoluíram de espécies mais antigas de hominídeos ao longo de milhões de anos.
    • Ele lembrará aos alunos sobre as características físicas dos primeiros hominídeos, como o Australopithecus, Homo habilis e Homo erectus, e a importância das ferramentas na evolução humana.
    • Para facilitar a compreensão, o professor pode fazer um resumo visual, desenhando na lousa a linha do tempo da evolução humana e as características dos hominídeos em cada estágio.
  2. Conexão entre teoria, prática e aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor explicará que a aula combinou teoria, prática e aplicações de maneira integrada.
    • Ele ressaltará que a discussão inicial sobre o surgimento da espécie humana e a importância da arqueologia e paleontologia forneceu a base teórica para as atividades práticas.
    • Além disso, o professor enfatizará que as atividades permitiram aos alunos aplicar o conhecimento teórico de maneira prática e significativa, explorando a evolução humana e o uso de ferramentas pelos primeiros hominídeos.
  3. Materiais extras (1 minuto):

    • O professor sugerirá materiais extras para que os alunos possam aprofundar o conhecimento sobre o tema.
    • Ele pode recomendar livros infantis sobre a pré-história e a evolução humana, documentários educativos, ou sites confiáveis com conteúdo educativo sobre o assunto.
    • O professor também pode incentivar os alunos a visitarem museus de história natural, que geralmente têm exposições interessantes sobre a evolução humana.
  4. Importância do tema para o dia a dia (1 minuto):

    • Por fim, o professor destacará a relevância do tema para o dia a dia.
    • Ele explicará que entender a evolução humana nos ajuda a entender de onde viemos e como chegamos até aqui.
    • Além disso, o professor ressaltará que a aula de hoje mostrou como a Ciência, em especial a arqueologia e a paleontologia, pode nos ajudar a desvendar os mistérios do nosso passado.

A conclusão é uma etapa essencial do plano de aula, pois ajuda a consolidar o aprendizado dos alunos, a conectar a teoria com a prática e a mostrar a relevância do tema para o mundo real. Além disso, ao sugerir materiais extras, o professor estimula a curiosidade dos alunos e o aprendizado contínuo fora da sala de aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies