Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Cores

Inglês

Original Teachy

Vocabulário: Cores

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Apresentar e familiarizar os alunos com o vocabulário básico das cores em inglês (red, blue, yellow, green, orange, purple, pink, brown, black, white, gray).

  2. Desenvolver a habilidade de reconhecimento e identificação das cores através de atividades lúdicas e interativas, utilizando materiais visuais e manipulativos.

  3. Estimular a prática de expressão oral em inglês, incentivando os alunos a nomear as cores e a fazer associações com objetos do cotidiano.

Objetivos secundários:

  • Promover a interação entre os alunos, através de atividades em grupo, favorecendo o trabalho em equipe e a cooperação.
  • Desenvolver a coordenação motora fina por meio da manipulação de objetos coloridos.
  • Incentivar o interesse pela língua inglesa, tornando o aprendizado divertido e cativante.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar relembrando os alunos sobre as cores em português, apresentando objetos coloridos e pedindo para que eles nomeiem as cores. Isso servirá como uma base para a introdução das cores em inglês.

  2. Situações-problema: O professor pode perguntar aos alunos se eles já viram placas de trânsito em outros países e se as cores eram as mesmas que eles estão acostumados a ver no Brasil. Outra pergunta que pode ser feita é se eles já ouviram uma música ou assistiram a um desenho animado em inglês e se reconheceram alguma cor.

  3. Contextualização: O professor pode explicar que as cores são muito importantes na comunicação, e que saber as cores em inglês pode ajudar em várias situações, como em jogos, brincadeiras, na escola e até mesmo em viagens.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para introduzir o tópico de forma interessante, o professor pode mostrar imagens de personagens de desenhos animados famosos, como Mickey Mouse, Bob Esponja, Peppa Pig, entre outros, e perguntar aos alunos se eles conhecem as cores dos personagens. O professor pode também mostrar um globo terrestre e explicar que cada país tem uma bandeira com cores diferentes, e que saber as cores em inglês pode ajudar a identificar essas bandeiras.

  5. Apresentação do tópico: O professor deve então apresentar o tópico da aula, que é aprender as cores em inglês, e explicar que eles vão aprender de maneira divertida, através de jogos e atividades. O professor pode também introduzir algumas palavras em inglês relacionadas ao tópico, como "color" e "rainbow" (arco-íris), e explicar seu significado.

  6. Curiosidades: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades, como o fato de que o inglês tem muitas palavras para descrever as cores, por exemplo, "light blue" (azul claro) e "dark red" (vermelho escuro), e que algumas cores têm nomes diferentes em outros países. O professor pode também mencionar que existem muitos jogos e brincadeiras em inglês que envolvem as cores, como o "Simon Says" e o "I Spy".

Com essa introdução, os alunos estarão prontos e motivados para aprender sobre as cores em inglês.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade: "Color Hopscotch" (10 - 15 minutos)

    • O professor irá desenhar um tabuleiro de amarelinha (hopscotch) no chão, com cada quadrado colorido de uma cor diferente. No início de cada quadrado, o professor irá colocar um objeto pequeno, como uma pedra, representando uma das cores: red, blue, yellow, green, orange, purple, pink, brown, black, white, gray.

    • Divididos em grupos, os alunos serão convidados a jogar a amarelinha, e a cada salto, eles deverão dizer em inglês a cor do quadrado onde caíram. Por exemplo, se caírem no quadrado amarelo, devem dizer "yellow". Se errarem, podem receber ajuda do grupo ou do professor. O objetivo é fazer com que os alunos pratiquem a pronúncia das cores em inglês de maneira lúdica e divertida.

  2. Atividade: "Color Hunt" (10 - 15 minutos)

    • O professor irá esconder pela sala ou área externa da escola vários objetos de diferentes cores (pequenos brinquedos, cartões coloridos, bolas de papel, etc.), previamente selecionados.

    • Os alunos, divididos em grupos, terão que encontrar esses objetos e dizer em inglês a cor do objeto encontrado. Por exemplo, se encontrarem um brinquedo vermelho, devem dizer "red". Se encontrarem um cartão azul, devem dizer "blue". Essa atividade tem como objetivo promover o reconhecimento das cores em inglês através da prática e da interação entre os alunos.

  3. Atividade: "Rainbow Race" (10 - 15 minutos)

    • Utilizando um arco-íris de papel colorido, o professor irá pedir que os alunos, em seus grupos, organizem objetos da sala de aula de acordo com a cor correspondente do arco-íris: red, orange, yellow, green, blue, purple.

    • Os alunos devem, em inglês, nomear a cor do objeto que estão colocando abaixo de cada cor do arco-íris, por exemplo, "This is a red pencil" (Este é um lápis vermelho).

    • A atividade tem como objetivo promover a associação das cores em inglês com os objetos do cotidiano, além de incentivar a prática da expressão oral na língua estrangeira.

Essas atividades foram pensadas para serem divertidas e interativas, estimulando o aprendizado das cores em inglês de maneira lúdica e prazerosa. O professor pode escolher uma ou mais atividades para realizar na aula, dependendo do tempo disponível e do interesse dos alunos.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 6 minutos)

    • Após a conclusão das atividades, o professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas descobertas e soluções, explicando como eles resolveram os desafios propostos e quais foram as cores que encontraram.

    • Durante a discussão, o professor deve incentivar os alunos a expressarem suas opiniões e a explicarem o raciocínio por trás de suas respostas. Isso ajudará a reforçar o aprendizado e a promover a prática da expressão oral em inglês.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos)

    • Após a discussão em grupo, o professor deve retomar as atividades realizadas e fazer a conexão com a teoria. Ele pode perguntar aos alunos, por exemplo, se eles conseguem lembrar de todas as cores em inglês que aprenderam. O professor pode reforçar os nomes das cores, mostrando novamente os objetos coloridos usados nas atividades.

    • O professor pode também pedir aos alunos para fazerem associações entre as cores e os objetos do cotidiano, perguntando, por exemplo, "What color is a banana?" (Qual é a cor de uma banana?) ou "What color is your hair?" (Qual é a cor do seu cabelo?). Isso ajudará a consolidar o aprendizado e a estimular a prática da língua inglesa.

  3. Reflexão (2 - 3 minutos)

    • Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples, como "What was the most interesting color you found today?" (Qual foi a cor mais interessante que você encontrou hoje?) e "How do you feel about speaking English to describe colors?" (Como você se sente falando inglês para descrever cores?).

    • Os alunos terão um minuto para pensar em suas respostas e, em seguida, aqueles que quiserem poderão compartilhar suas reflexões com a turma. O professor deve encorajar todas as respostas e elogiar o esforço e a participação de cada aluno.

O retorno é uma parte crucial da aula, pois permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos sobre o tópico e o progresso que estão fazendo. Além disso, promove o pensamento crítico e a reflexão, habilidades importantes para o aprendizado contínuo.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a conclusão relembrando os pontos principais da aula. Ele pode fazer isso perguntando aos alunos para nomearem algumas das cores em inglês que aprenderam (red, blue, yellow, green, orange, purple, pink, brown, black, white, gray), e reforçando a associação dessas cores com objetos do cotidiano.

    • O professor pode também revisar as atividades realizadas durante a aula, relembrando os jogos e brincadeiras que foram feitos e os conceitos que foram abordados.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria (as cores em inglês) com a prática (as atividades lúdicas e interativas), e com as aplicações no cotidiano (a capacidade de descrever cores em inglês em situações reais).

    • O professor pode ressaltar que, ao aprender as cores em inglês, os alunos estão adquirindo uma habilidade que pode ser usada em muitos contextos diferentes, como em jogos, brincadeiras, na escola, em casa, e até mesmo em viagens.

  3. Materiais Extras (1 minuto)

    • Para enriquecer o aprendizado e incentivar a prática em casa, o professor pode sugerir alguns materiais extras. Isso pode incluir sites ou aplicativos de jogos educativos em inglês, livros de colorir com nomes de cores em inglês, ou até mesmo vídeos de músicas infantis em inglês que abordem as cores.

    • O professor pode também encorajar os alunos a continuar praticando a identificação das cores em inglês no dia a dia, seja em casa, assistindo a desenhos animados em inglês, ou em passeios, identificando as cores de placas de trânsito, por exemplo.

  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor deve explicar a importância do assunto abordado. Ele pode mencionar que, ao aprender as cores em inglês, os alunos estão expandindo seu vocabulário e sua capacidade de comunicação.

    • O professor pode também explicar que, ao aprender sobre as cores em inglês, os alunos estão adquirindo uma habilidade que pode ser útil em muitas situações diferentes, seja para descrever um objeto, participar de uma brincadeira, ou até mesmo para entender um livro ou um desenho animado em inglês.

    • O professor deve encerrar a aula reforçando o quão importante é para os alunos continuar praticando e explorando o tópico em casa, e parabenizando a todos pelo esforço e pela participação na aula.

A conclusão é uma etapa crucial para que os alunos consolidem o que aprenderam e entendam a relevância do tópico para o seu dia a dia. Ela também serve para motivar os alunos a continuar aprendendo e praticando fora da sala de aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies