Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Principais Profissões

Inglês

Original Teachy

Vocabulário: Principais Profissões

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introduzir aos alunos o vocabulário básico em inglês referente às principais profissões, de maneira lúdica e interativa.
  2. Desenvolver a habilidade de identificar e nomear as principais profissões em inglês, através de jogos e atividades práticas.
  3. Estimular a compreensão oral e a pronúncia correta em inglês, ao ouvirem e repetirem o vocabulário das profissões.

Objetivos secundários:

  1. Encorajar os alunos a se expressarem de forma oral em inglês, utilizando as palavras aprendidas.
  2. Despertar o interesse dos alunos pelas diferentes profissões e suas respectivas funções.
  3. Fomentar o aprendizado de inglês de maneira divertida e prazerosa.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre as principais cores, animais e objetos que já foram aprendidos nas aulas anteriores. Isso é importante para que os alunos possam fazer conexões com o novo vocabulário que será apresentado. (3 minutos)

  2. Situações-problema: O professor propõe duas situações desafiadoras para os alunos:

    • Primeira situação: O professor mostra imagens de diferentes profissões (médico, professor, bombeiro, etc.) e pergunta aos alunos se eles sabem o nome dessas profissões em inglês. (2 minutos)
    • Segunda situação: O professor faz algumas perguntas em inglês, usando o vocabulário já conhecido pelos alunos. Por exemplo: "What color is the doctor's coat?" ou "What animal does the firefighter save?". O professor então incentiva os alunos a responderem em inglês, reforçando a ideia de que eles já sabem muitas palavras em inglês. (3 minutos)
  3. Contextualização: O professor explica aos alunos que aprender inglês é muito importante, pois é uma língua falada em muitos países ao redor do mundo, inclusive no Brasil. E que ao aprenderem inglês, eles podem se comunicar com pessoas de diferentes lugares e culturas. O professor também menciona que, no futuro, eles podem escolher uma profissão que envolva o uso do inglês, como ser um tradutor, um piloto de avião, um cientista, entre muitas outras opções. (3 minutos)

  4. Introdução ao tópico: O professor introduz o tópico da aula, que é sobre as principais profissões em inglês, contando aos alunos que eles irão aprender o nome de algumas profissões em inglês e o que cada profissão faz. Para tornar a introdução mais interessante, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre as profissões. Por exemplo, que os médicos usam um estetoscópio para ouvir o coração das pessoas e que os bombeiros usam mangueiras para apagar incêndios. (3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Mímica das Profissões (10 - 12 minutos)

    • O professor divide a turma em dois grupos e explica que cada grupo terá a chance de representar uma profissão através da mímica, enquanto o outro grupo tentará adivinhar qual é a profissão em inglês. O professor pode sugerir que os alunos usem objetos simples ou poses para representar a profissão.

    • O professor distribui cartões com o nome de diferentes profissões em inglês (doctor, teacher, firefighter, etc.) para cada grupo. Os alunos têm que pegar um cartão e representar a profissão escrita nele, sem falar. Se o outro grupo adivinhar corretamente, eles ganham um ponto.

    • Durante a atividade, o professor deve reforçar a pronúncia correta do vocabulário e incentivar os alunos a usarem palavras relacionadas à profissão em suas respostas. Exemplo: "The doctor is wearing a white coat."

  2. Jogo de Cartas das Profissões (8 - 10 minutos)

    • O professor prepara previamente um conjunto de cartas, cada uma com a imagem de uma profissão em um lado e o nome da profissão em inglês no outro lado. As cartas devem ser colocadas viradas para baixo sobre a mesa.

    • Os alunos se revezam para virar duas cartas. Se as duas cartas mostrarem a mesma profissão, o aluno deve dizer a palavra em inglês e explicar brevemente o que essa profissão faz. Se o aluno acertar, ele fica com as cartas. Se as cartas não forem iguais, elas são viradas novamente e o próximo aluno tem a chance de virar duas cartas.

    • O jogo continua até que todas as cartas tenham sido viradas. O aluno com mais cartas no final do jogo é o vencedor.

    • Durante o jogo, o professor circula pela sala, auxiliando os alunos quando necessário, reforçando a pronúncia correta e corrigindo se houver necessidade.

  3. Atividade de Colagem de Profissões (7 - 8 minutos)

    • O professor distribui para cada aluno uma folha de papel, revistas antigas, tesoura e cola.

    • Os alunos são orientados a recortar imagens de diferentes profissões nas revistas (ou desenhar, se preferirem), escrever o nome da profissão em inglês abaixo da imagem e colar na folha de papel. O professor deve encorajar os alunos a escolherem profissões diferentes e a representarem a diversidade de gênero nas profissões.

    • Depois que todos os alunos tiverem concluído a atividade, o professor pode pedir que eles apresentem suas colagens para a turma, dizendo o nome da profissão e o que essa profissão faz, em inglês.

    • Durante a apresentação, o professor deve elogiar o esforço dos alunos, reforçar a pronúncia correta e corrigir se necessário.

Essas atividades devem ser conduzidas de forma lúdica e interativa, de acordo com as habilidades e o ritmo de aprendizado dos alunos. O professor deve sempre encorajar a participação de todos, valorizar as tentativas de comunicação em inglês e criar um ambiente de aprendizado positivo e acolhedor.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo é convidado a compartilhar suas experiências com as atividades realizadas. Eles podem falar sobre as profissões que representaram na atividade de mímica, as profissões que encontraram no jogo de cartas e as profissões que escolheram para a colagem.

    • O professor faz perguntas abertas para estimular a discussão, como "Quais profissões vocês acharam mais interessantes?" ou "Vocês conhecem alguém que trabalha em uma das profissões que estudamos hoje?". O objetivo é que os alunos possam relacionar o conteúdo aprendido com suas experiências e conhecimentos prévios, consolidando assim o aprendizado.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)

    • O professor faz uma breve recapitulação das principais profissões que foram estudadas na aula, reforçando a pronúncia correta e o significado de cada palavra em inglês. O professor também pode usar as imagens das colagens dos alunos para relembrar as profissões.

    • Em seguida, o professor faz a conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria, explicando que as atividades foram projetadas para ajudar os alunos a aprenderem o vocabulário das profissões de forma divertida e significativa. O professor também destaca que, ao participarem das atividades, os alunos estão praticando a compreensão oral, a fala e a leitura em inglês.

  3. Reflexão sobre o Aprendizado (2 - 3 minutos)

    • O professor propõe que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula. Ele faz duas perguntas simples: "O que você mais gostou de aprender hoje?" e "Qual profissão você gostaria de ser no futuro e por quê?".

    • O professor dá a cada aluno a oportunidade de responder as perguntas, incentivando-os a expressarem suas opiniões em inglês. O professor valoriza todas as respostas, reforçando o aprendizado e a participação ativa dos alunos.

O retorno é uma etapa fundamental do plano de aula, pois permite ao professor avaliar o aprendizado dos alunos, reforçar os conceitos aprendidos e motivá-los para futuras atividades de aprendizado. Além disso, a discussão em grupo e a reflexão individual promovem o pensamento crítico, a expressão oral e a autoconfiança dos alunos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos)

    • O professor faz um resumo das atividades realizadas durante a aula, relembrando os alunos sobre as principais profissões que foram aprendidas e o que cada profissão faz. O professor pode utilizar as imagens das colagens dos alunos para reforçar o vocabulário das profissões.
    • O professor também ressalta a importância do aprendizado de inglês e como isso pode abrir portas para diferentes oportunidades no futuro, inclusive a escolha de uma profissão que envolva o uso da língua inglesa.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor explica como a aula conectou a teoria (o vocabulário das principais profissões em inglês) com a prática (as atividades de mímica, jogo de cartas e colagem). O professor reforça que, ao participarem dessas atividades, os alunos não apenas aprenderam o vocabulário, mas também praticaram a compreensão oral, a fala e a leitura em inglês.
    • O professor destaca que a aula não foi apenas sobre a aquisição de conhecimento, mas também sobre a aplicação desse conhecimento em situações reais e significativas.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor sugere materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tópico da aula. Isso pode incluir sites com jogos interativos em inglês, livros de histórias em inglês sobre profissões, ou até mesmo vídeos educativos disponíveis na internet. O professor pode recomendar, por exemplo, o site "British Council LearnEnglish Kids" (learnenglishkids.britishcouncil.org), que oferece uma variedade de materiais gratuitos para o aprendizado de inglês para crianças.
    • O professor também pode sugerir que os alunos pratiquem o vocabulário das profissões em casa, conversando com seus pais ou irmãos em inglês.
  4. Importância do Assunto (1 minuto)

    • Para concluir a aula, o professor ressalta a importância do assunto estudado. Ele explica que, ao aprenderem o vocabulário das profissões em inglês, os alunos estão ampliando seu repertório de palavras e habilidades linguísticas. Além disso, o professor enfatiza que o inglês é uma língua global, amplamente falada e usada em diversos contextos, incluindo o profissional. Portanto, dominar o inglês pode ser um diferencial no futuro, seja para a escolha de uma profissão, para o acesso a informações e recursos online, ou até mesmo para a comunicação com pessoas de diferentes culturas e nacionalidades.
    • O professor encoraja os alunos a continuarem praticando e explorando o inglês, lembrando que o aprendizado de uma língua é uma jornada contínua, cheia de descobertas e desafios, mas também de muitas recompensas.

A conclusão é uma etapa essencial para encerrar a aula de forma eficaz, consolidando o aprendizado, orientando os alunos para futuras atividades de estudo e incentivando a aprendizagem autônoma. Além disso, a reflexão sobre a importância do assunto ajuda os alunos a valorizarem o que aprenderam e a se motivarem para continuar a aprender.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies