Objetivos
(5 - 7 minutos)
- Compreender o conceito de patrimônio cultural e suas formas - material e imaterial - para que os alunos possam identificar e valorizar o patrimônio cultural em suas diversas manifestações.
- Relacionar o patrimônio cultural com a arte e a história, estimulando o interesse pela arte como expressão e registro de uma cultura.
- Identificar exemplos de patrimônio cultural material e imaterial em sua comunidade, destacando a importância da preservação do patrimônio para a memória e a identidade cultural.
Objetivos secundários:
- Fomentar o respeito e a valorização da diversidade cultural e do patrimônio cultural de diferentes grupos e comunidades.
- Estimular a pesquisa e a investigação como estratégias para conhecer e valorizar o patrimônio cultural.
Introdução
(10 - 15 minutos)
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Relembrando conceitos: O professor inicia a aula trazendo à memória dos alunos os conceitos de arte e cultura que foram trabalhados em aulas anteriores. Ele pode perguntar aos alunos o que eles lembram e anotar as respostas no quadro. Ele reforça que a arte é uma expressão da cultura e que a cultura é o conjunto de manifestações materiais e imateriais de um povo ou comunidade.
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Situação Problema 1: O professor apresenta uma imagem de um prédio antigo e pergunta aos alunos o que eles veem. Ele pode perguntar se eles acham que o prédio tem valor e por quê. A ideia é instigar os alunos a pensarem sobre o valor histórico e cultural de construções antigas.
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Situação Problema 2: O professor então apresenta uma gravação de uma música folclórica e faz perguntas semelhantes. Ele pergunta aos alunos o que eles ouvem e se eles acham que a música tem valor. Ele quer que os alunos pensem sobre o valor cultural de tradições orais e músicas.
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Contextualização: O professor explica que essas são formas de patrimônio cultural - o prédio é um exemplo de patrimônio material e a música é um exemplo de patrimônio imaterial. Ele destaca que o patrimônio cultural é muito importante, pois nos ajuda a entender quem somos e de onde viemos.
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Curiosidade 1: O professor conta que o Brasil possui mais de 20 bens culturais reconhecidos pela UNESCO como patrimônio da humanidade. Ele pergunta aos alunos se eles conhecem algum desses bens.
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Curiosidade 2: O professor mostra uma foto do Museu do Louvre, na França, e explica que ele é um dos maiores museus do mundo e um grande exemplo de patrimônio cultural material. Ele também mostra uma gravação de uma dança tradicional africana e explica que ela é um exemplo de patrimônio cultural imaterial.
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Introdução ao tópico: O professor então introduz o tópico da aula - patrimônio cultural, material e imaterial - e explica que eles vão aprender mais sobre esses conceitos e como eles se relacionam com a arte e a história. Ele diz aos alunos que eles vão explorar exemplos de patrimônio cultural em sua comunidade e em outras partes do mundo.
Desenvolvimento
(20 - 25 minutos)
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Explicação do conceito de patrimônio cultural: O professor deve apresentar claramente a definição de patrimônio cultural, falando sobre o seu valor e importância para a identidade e memória de uma sociedade. Pode mencionar que o patrimônio cultural ajuda-nos a conhecer e compreender nosso passado, nossas raízes e nossa história. O professor pode utilizar exemplos concretos para ilustrar o conceito e torná-lo mais claro para os alunos.
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Diferenciação entre patrimônio material e imaterial: O professor deve explicar que o patrimônio cultural abrange duas categorias: material e imaterial. Enquanto o patrimônio material se refere a objetos, construções e lugares que podemos ver e tocar, como uma obra de arte, um monumento, um sítio arqueológico ou um edifício histórico, o patrimônio imaterial é constituído por tradições ou expressões vivas que fazem parte do nosso patrimônio e são transmitidas de geração em geração, como por exemplo, lendas, músicas, danças, festas, culinária, entre outros. Aqui, o professor deve dar vários exemplos práticos de cada um destes tipos de patrimônio.
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Exemplos de patrimônio cultural no Brasil: O professor pode introduzir exemplos de patrimônio cultural brasileiro, tanto material como imaterial. Ele pode falar sobre edifícios históricos, como o Teatro Amazonas ou o estádio Maracanã, e sobre práticas culturais imateriais brasileiras, como o samba, o frevo e o jongo. Adicionando informações sobre a importância desses patrimônios para a cultura brasileira.
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A influência do patrimônio cultural na arte: O professor deve relacionar o patrimônio cultural com a arte, apresentando exemplos de como a arte pode servir de instrumento para registar e transmitir o patrimônio cultural de uma sociedade, seja através de pinturas, esculturas, músicas, danças, etc. Nesse sentido, conversa-se sobre a importância da arte para a preservação de histórias e tradições.
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Atividade de exploração do patrimônio cultural local: O professor pode propor uma atividade em que os alunos identifiquem exemplos de patrimônio cultural material e imaterial em sua comunidade. Eles podem fazer uma pesquisa, ouço relatos de familiares, observando os arredores e mencionando aspectos da cultura local, como festas tradicionais, prédios históricos, comidas típicas, etc. O professor deve orientá-los a prestar atenção na forma como esses valores culturais se apresentam na vida cotidiana e a importância deles para a história local.
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Reforçando a importância da preservação do patrimônio cultural: Ao final da discussão sobre os exemplos de patrimônio cultural, o professor deve reforçar a necessidade de preservar tais patrimônios, explorando as consequências de sua perda e a importância deles para a identidade e história de um povo. Pode-se discutir formas de preservação e conscientização sobre o patrimônio, convidando os alunos a pensar em ações que podem ser realizadas em sua comunidade para garantir a preservação desses bens.
Retorno
(10 - 15 minutos)
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Discussão em Grupo: Após a atividade de exploração do patrimônio cultural local, o professor deverá reunir todos os alunos para uma discussão em grupo. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar o que encontrou em sua pesquisa, explicando o que cada elemento identificado representa para a cultura local e sua importância histórica. O professor deve facilitar essa discussão, incentivando a participação de todos e ajudando os alunos a fazer conexões entre os diferentes exemplos de patrimônio cultural apresentados.
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Conexão com a Teoria: Após a apresentação dos grupos, o professor deve fazer uma análise dos resultados, destacando a ligação entre os elementos identificados pelos alunos e os conceitos teóricos discutidos na aula. Ele deve reforçar a definição de patrimônio cultural e a distinção entre patrimônio material e imaterial, relacionando os exemplos dados pelos alunos a essas categorias. Além disso, o professor deve destacar a conexão entre patrimônio cultural, arte e história, mostrando como a arte pode ser usada para registrar e transmitir elementos de patrimônio cultural.
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Reflexão Final: Para finalizar a aula, o professor deve propor aos alunos um momento de reflexão. Ele pode fazer duas perguntas simples para ajudar os alunos a consolidar o que aprenderam durante a aula:
- O que você aprendeu hoje sobre patrimônio cultural que você não sabia antes?
- Como você pode ajudar a preservar o patrimônio cultural da sua comunidade?
Os alunos terão um minuto para pensar sobre essas questões. Depois, aqueles que quiserem podem compartilhar suas respostas com a turma. O professor deve fechar a aula reforçando a importância do patrimônio cultural e o papel de cada um na sua preservação.
Conclusão
(5 - 10 minutos)
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Recapitulação dos principais pontos: O professor irá resumir os pontos principais discutidos durante a aula. Ele relembrará a definição de patrimônio cultural, a diferença entre patrimônio material e imaterial, e como esses conceitos se relacionam com a arte e a história. Ele também recapitulará os exemplos de patrimônio cultural que foram discutidos, tanto do Brasil como da comunidade local dos alunos.
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Reflexão sobre a conexão entre teoria e prática: O professor irá explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele enfatizará como a análise dos exemplos de patrimônio cultural, tanto a nível local como nacional, permitiu aos alunos aplicar os conceitos teóricos discutidos. Ele também destacará como a atividade de exploração do patrimônio cultural local permitiu aos alunos ver a aplicação prática desses conceitos em seu dia a dia.
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Recomendação de materiais extras: O professor irá sugerir alguns recursos adicionais para os alunos que desejarem se aprofundar mais no assunto. Ele pode indicar vídeos, livros, websites e visitas a museus ou lugares históricos na comunidade local. Ele também pode sugerir que os alunos conversem com membros mais velhos de sua comunidade para aprender mais sobre o patrimônio cultural local.
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Reflexão final sobre a importância do tema: O professor irá concluir a aula discutindo a importância do patrimônio cultural para o dia a dia dos alunos. Ele irá explicar que o patrimônio cultural nos ajuda a entender nossa identidade e história, e que a preservação do patrimônio cultural é fundamental para garantir que esses elementos não se percam com o tempo. Ele também irá enfatizar o papel da arte na expressão e preservação do patrimônio cultural, incentivando os alunos a valorizar e respeitar a diversidade cultural em suas comunidades e no mundo.