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Plano de aula de Ludicismo na arte: Temas, jogos e brincadeiras

Artes

Original Teachy

''EF15AR24''

Ludicismo na arte: Temas, jogos e brincadeiras

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Ludicismo na arte: Temas, jogos e brincadeiras

Palavras ChaveLudicismo na arte, Jogos e brincadeiras, Integração de artes, Expressão artística, Música e dança, Artes visuais, Atividades práticas, Comunicação e expressão, Aprendizagem interativa
Materiais NecessáriosTintas, Pincéis, Tecidos, Materiais recicláveis (papelão, garrafas plásticas, tecidos), Fitas coloridas, Instrumentos musicais (opcional para referência auditiva)
Códigos BNCCEF15AR24: Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor durante a aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, proporciona-se uma base sólida para as atividades subsequentes. Neste contexto específico, os objetivos visam não apenas informar, mas também inspirar os alunos a explorar a arte de maneira mais engajada e crítica, utilizando o lúdico como uma lente que pode transformar a percepção e a apreciação artística.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e descrever o lúdico como um elemento essencial nas artes, destacando sua relevância para a aprendizagem artística.

2. Fomentar a habilidade de identificar e analisar a presença de temas, jogos e brincadeiras em diversas formas de expressão artística, como pintura, escultura, música e dança.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos através de discussões em grupo, debates e apresentações, promovendo habilidades de comunicação e pensamento crítico.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução no plano de aula serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram em casa, utilizando situações problema que estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento. Além disso, a contextualização ajuda a mostrar a relevância do tema na vida real, ligando-o a exemplos práticos e curiosidades que aumentam o interesse dos alunos. Desta forma, cria-se uma ponte entre o conhecimento teórico e a prática, preparando o terreno para uma aula interativa e significativa.

Situações Problema

1. Imagine que vocês são artistas e precisam criar uma obra que represente a ideia de 'jogo' sem usar palavras. Quais elementos visuais ou sonoros poderiam ser usados? Discutam em grupos e depois compartilhem suas ideias com a classe.

2. Pensem em uma música que vocês gostam muito e que faz vocês quererem dançar ou se movimentar. Como os sons, ritmos e a melodia dessa música podem ser comparados a uma pintura ou escultura que 'dança' visualmente? Desenhem ou esculpam algo que represente essa música.

Contextualização

O lúdico na arte não é apenas sobre diversão, mas também uma forma de expressar emoções, contar histórias e explorar ideias complexas de maneira acessível e envolvente. Por exemplo, o famoso pintor Wassily Kandinsky usava formas e cores para criar 'pinturas musicais', onde as linhas e cores eram como os sons de uma sinfonia. Esta conexão entre as artes mostra como o lúdico pode transcender as barreiras entre diferentes formas de expressão, permitindo que artistas e observadores interajam de maneiras novas e interessantes.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem o conhecimento prévio sobre ludicismo na arte de maneira prática e criativa. Através de atividades lúdicas e interativas, os alunos exploram a interconexão entre diferentes formas de arte, como música, dança e artes visuais, reforçando a compreensão do lúdico como um elemento vital na expressão artística. Esta etapa também visa promover habilidades de colaboração, pensamento crítico e criatividade, fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Misturando Cores e Ritmos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar a conexão entre a música e as artes visuais, desenvolvendo a capacidade de expressar emoções e movimentos através da pintura.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos utilizarão tintas e tecidos para criar uma obra de arte que represente uma música alegre. Cada grupo escolherá uma música que considerem 'lúdica' e, após ouvi-la, deverão transpor a sensação de ritmo, cor e movimento para o tecido, fazendo uma 'pintura dançante'.

- Instruções:

  • Escolha uma música alegre e lúdica.

  • Ouça a música e discuta com seu grupo que cores e formas poderiam representar o ritmo e o movimento da música.

  • Utilize tintas e pincéis para pintar ou respingar no tecido, criando padrões que representem a música escolhida.

  • Apresente a 'pintura dançante' para a classe, explicando as escolhas de cores e formas com base na música.

Atividade 2 - Esculturas Sonoras

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Integrar a arte visual com a música, estimulando a criatividade e a percepção sensorial.

- Descrição: Os alunos trabalharão em grupos para criar uma escultura que represente o som de um instrumento musical. Utilizarão materiais recicláveis como papelão, garrafas plásticas e tecidos para construir uma estrutura que, quando tocada ou movimentada, emita sons que lembrem o instrumento escolhido.

- Instruções:

  • Escolha um instrumento musical para representar.

  • Planeje e desenhe a estrutura da escultura que, quando tocada, emita sons que lembrem o instrumento escolhido.

  • Utilize os materiais recicláveis para construir a escultura, testando sempre os sons produzidos.

  • Apresente a escultura para a classe, explicando o processo de criação e tocando o instrumento de forma lúdica.

Atividade 3 - Dança das Cores

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a expressão corporal e visual, conectando as artes cênicas com as visuais.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão uma coreografia para uma música escolhida, utilizando fitas coloridas e tecidos. A dança deve expressar as emoções e o ritmo da música, fazendo uso dos materiais coloridos para enfatizar os movimentos.

- Instruções:

  • Escolha uma música que inspire movimento e emoção.

  • Escute a música e discuta com o grupo como vocês podem representar o ritmo e a emoção através de movimentos e cores.

  • Pratique a dança, experimentando com os materiais coloridos para ver como eles podem ser incorporados aos movimentos.

  • Apresente a dança para a classe, utilizando os materiais coloridos e explicando como eles reforçam a expressão da música.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre suas experiências práticas e articulem o conhecimento adquirido. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar suas descobertas, ouvir perspectivas diferentes e aprofundar sua compreensão sobre como o ludicismo pode ser expresso através de diferentes formas de arte. Este processo não apenas reforça os conceitos aprendidos, mas também desenvolve habilidades de comunicação e pensamento crítico.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir para que cada grupo compartilhe uma breve descrição do processo criativo que utilizaram para desenvolver suas obras e o que aprenderam sobre a conexão entre o lúdico e a arte. Em seguida, o professor pode propor uma rodada de perguntas entre os grupos, incentivando-os a explorar as diferenças e semelhanças entre as abordagens de cada um e como essas influenciaram o resultado final das atividades.

Perguntas Chave

1. Como o uso de diferentes materiais e técnicas ajudou a expressar o lúdico em suas criações?

2. Quais desafios vocês enfrentaram ao tentar representar elementos abstratos, como o ritmo ou a emoção de uma música, em formas visuais ou esculturais?

3. De que maneira a interação entre os membros do grupo influenciou o resultado final das obras de arte?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula, resumindo os pontos chave e reforçando a ligação entre teoria e prática. Além disso, este momento é crucial para que os alunos reconheçam a relevância do aprendizado, compreendam como aplicá-lo em contextos além da sala de aula e se sintam motivados a continuar explorando as conexões entre o lúdico e a arte em suas próprias vidas.

Resumo

Na conclusão, recapitulam-se os principais pontos discutidos sobre o ludicismo na arte, enfatizando como os alunos aplicaram conceitos de jogos, brincadeiras e temas lúdicos em atividades práticas como a 'Pintura Dançante', 'Esculturas Sonoras' e a 'Dança das Cores'.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou a teoria com a prática ao permitir que os alunos explorassem artisticamente os conceitos estudados, utilizando métodos visuais, auditivos e cinéticos para expressar o lúdico. Essa abordagem prática reforça o aprendizado e aprofunda a compreensão de como a arte lúdica pode ser uma poderosa ferramenta de comunicação e expressão.

Fechamento

Por fim, destacou-se a importância do ludicismo na arte como uma forma de tornar a aprendizagem mais envolvente e significativa. Compreender e saber aplicar esses conceitos não apenas enriquece a experiência artística dos alunos, mas também amplia suas habilidades de percepção e expressão em outras áreas do conhecimento e da vida cotidiana.

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