🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Ciclo da Água

Ciências

Original Teachy

''EF05CI02''

Ciclo da Água

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Ciclo da Água

Palavras ChaveCiclo da Água, Evaporação, Condensação, Precipitação, Atividades Práticas, Simulação, Maquete, Investigação Real, Compreensão Interativa, Sustentabilidade, Curiosidade Científica
Materiais NecessáriosRecipiente com água, Lupa, Placa de petri, Sal, Fonte de calor, Algodão, Gelo, Sistema de aquecimento, Mapa do parque, Câmera ou celular para documentação
Códigos BNCCEF05CI02: Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaMatéria e Energia

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para direcionar o foco dos alunos e do professor para os aspectos centrais do Ciclo da Água. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, esta seção serve como um mapa para as atividades subsequentes, garantindo que tanto a preparação dos alunos quanto as discussões em sala estejam alinhadas com os resultados de aprendizagem desejados.

Objetivos principais:

1. Garantir que os alunos compreendam de forma clara e abrangente o ciclo hidrológico, identificando e descrevendo os principais processos de evaporação, condensação e precipitação.

2. Desenvolver a habilidade de reconhecer os diferentes estados da água e suas transformações ao longo do ciclo da água.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a curiosidade e o questionamento dos alunos sobre a influência do ciclo da água em diversos aspectos da vida cotidiana e do ambiente.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos na discussão sobre o ciclo da água, utilizando situações problema que eles possam ter experimentado ou observado, para ativar o conhecimento prévio. Além disso, a contextualização do tema com exemplos práticos e curiosidades busca despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, conectando o conteúdo teórico com o mundo real de forma significativa.

Situações Problema

1. Imagine que você está em uma praia e observa que ao longo do dia a água do mar some, mas depois reaparece. Como você explicaria esse fenômeno utilizando o que aprendeu sobre o ciclo da água?

2. Pense numa manhã fria em que você vê pequenas gotas de água se formando na grama e nas janelas. O que poderia ter causado essa formação de água e para onde ela pode ir?

Contextualização

O Ciclo da Água não é apenas um processo natural, mas um sistema vital para a manutenção de todas as formas de vida na Terra. Desde a agricultura até os serviços públicos, como o abastecimento de água, todos dependem desse ciclo para funcionar. Além disso, curiosidades como o fato de que a água que bebemos hoje pode ter sido bebida por dinossauros, devido à habilidade única da água em se reciclar, tornam o estudo do ciclo da água ainda mais fascinante e relevante.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 70 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa o conhecimento adquirido sobre o ciclo da água. Ao trabalhar em grupos, eles não apenas reforçam sua compreensão dos processos de evaporação, condensação e precipitação, mas também desenvolvem habilidades de colaboração e comunicação. As atividades sugeridas são desafiadoras e criativas, estimulando o pensamento crítico e a exploração ativa do tema.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives do Ciclo da Água

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender e visualizar os processos de evaporação, condensação e precipitação de forma prática e interativa.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo receberá um kit de materiais contendo um recipiente com água, uma lupa, uma placa de petri, sal, e uma fonte de calor. O desafio é simular e observar os processos de evaporação, condensação e precipitação, utilizando os materiais fornecidos para criar um pequeno ciclo da água em laboratório.

- Instruções:

  • Observar como a água no recipiente evapora com o calor da fonte, utilizando a lupa para ver de perto o processo.

  • Colocar a placa de petri invertida sobre o recipiente para simular a condensação e observar as gotículas de água se formando.

  • Adicionar uma pequena quantidade de sal na água do recipiente para observar como a condensação (formação de nuvens) e precipitação (chuva) ocorrem no ciclo real da água.

  • Registrar as observações em um diário de bordo, desenhando e descrevendo cada etapa do ciclo da água simulado.

Atividade 2 - Criação de um Ciclo da Água em Maquete

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e explicar o ciclo da água de maneira criativa e detalhada, reforçando o entendimento dos processos envolvidos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos, organizados em grupos, serão desafiados a construir uma maquete do ciclo da água. Utilizarão materiais como algodão (nuvens), gelo (condensação), um recipiente com água (o oceano) e um sistema de aquecimento para simular o sol.

- Instruções:

  • Dividir o trabalho entre os membros do grupo para construir cada parte da maquete: a nuvem, a condensação, a precipitação e o oceano.

  • Utilizar o algodão para representar as nuvens e o gelo para simular o processo de condensação.

  • Posicionar o recipiente com água sob a fonte de calor para simular a evaporação.

  • Apresentar a maquete para a classe, explicando cada etapa do ciclo da água representada e o papel de cada material utilizado.

Atividade 3 - Aventura pelo Ciclo da Água no Parque

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento do ciclo da água em um contexto real, promovendo a observação e a investigação ativa.

- Descrição: Os alunos, em grupos, irão explorar o parque da escola em busca de evidências dos processos do ciclo da água. Cada grupo receberá um mapa do parque com pontos de interesse marcados, como áreas de vegetação, bancos ao ar livre, e bicas de água.

- Instruções:

  • Seguir o mapa e visitar cada ponto marcado para coletar evidências dos processos de evaporação, condensação e precipitação.

  • Documentar suas descobertas através de fotos, vídeos ou desenhos.

  • Apresentar as descobertas para a classe, explicando como cada local visitado está conectado com o ciclo da água e o que observaram em cada etapa do ciclo.

Retorno

Duração: (20 - 25 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que compartilhem suas descobertas e reflexões. A discussão em grupo ajuda a reforçar o conhecimento adquirido, enquanto as perguntas chave incentivam os alunos a pensar criticamente sobre o ciclo da água e suas implicações práticas e ambientais. Além disso, esta etapa promove habilidades de comunicação e argumentação, essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, organize uma grande roda com todos os alunos e promova uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a chance de explorar e simular o ciclo da água de diferentes maneiras, vamos compartilhar o que descobrimos e discutir como esses processos são importantes para nosso planeta e para nossas vidas diárias.'

Perguntas Chave

1. Quais foram as partes mais desafiadoras das atividades para você e por quê?

2. Como as atividades práticas ajudaram a entender melhor o ciclo da água?

3. Há alguma conexão que você viu entre os processos simulados e o que acontece na natureza?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade da Conclusão é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, vinculando as atividades práticas com a teoria estudada e destacando a relevância do estudo do ciclo da água. Esta etapa ajuda os alunos a sintetizar o que aprenderam, reconhecendo a aplicabilidade do conhecimento em contextos reais e enfatizando a importância de práticas sustentáveis e da compreensão de processos naturais para a vida quotidiana.

Resumo

Para encerrar, recapitulemos os principais pontos discutidos sobre o Ciclo da Água: evaporação, condensação e precipitação. Relembre as atividades práticas realizadas, como a simulação em laboratório e a construção da maquete, que ajudaram a visualizar e compreender esses processos de forma concreta e interativa.

Conexão com a Teoria

Ao longo da aula, a conexão entre a teoria estudada e as atividades práticas foi evidenciada, mostrando como o ciclo da água ocorre não apenas nos livros, mas no nosso dia a dia e na natureza. Essa abordagem prática permitiu uma compreensão mais profunda e significativa do tema, facilitando a aprendizagem.

Fechamento

Finalmente, destaque a importância do ciclo da água para a vida no planeta, sublinhando como esse conhecimento é crucial não apenas para a ciência, mas para práticas sustentáveis e cotidianas, como o uso consciente da água e a compreensão de fenômenos naturais, como o clima.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies