Entrar

Plano de aula de Leitura e Compreensão do Texto

Português

Original Teachy

''EF05LP09''

Leitura e Compreensão do Texto

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Leitura e Compreensão do Texto

Palavras ChaveLeitura, Compreensão de Texto, Textos Cotidianos, Metodologia Digital, Educação Ativa, Redes Sociais, Análise Crítica, Colaboração, Criatividade, Pensamento Crítico, Fake News, Influenciador Digital, Caça ao Tesouro Digital, Debate, Feedback
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores, Acesso à Internet, Aplicativos de Edição de Vídeo, Plataforma de Compartilhamento de Vídeos, Textos Cotidianos (notícias, postagens em redes sociais, e-mails fictícios, etc.)
Códigos BNCCEF05LP09: Ler e compreender, com autonomia, textos instrucional de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.; EF05LP07: Identificar, em textos, o uso de conjunções e a relação que estabelecem entre partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é estabelecer as bases do que será aprendido e alcançado durante a aula. Ela orienta os alunos e o professor sobre os objetivos específicos que guiarão a aula, assegurando que todos estejam claros sobre as habilidades a serem desenvolvidas: leitura e compreensão de textos do campo da vida cotidiana, respeitando as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Objetivos principais:

1. Incentivar os alunos a ler e compreender textos do campo da vida cotidiana, identificando sua finalidade e contexto comunicativo.

2. Promover a análise crítica de textos cotidianos, ajudando os alunos a reconhecer as convenções dos diferentes gêneros textuais.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas, utilizando ferramentas digitais.
  2. Desenvolver habilidades de trabalho colaborativo por meio de discussões em grupo e compartilhamento de insights.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é engajar os alunos e prepará-los para a aula, conectando o tema de leitura e compreensão de textos com suas experiências pessoais e cotidianas. Ao compartilhar fatos interessantes e responder às perguntas chave, os alunos começarão a perceber a relevância e a aplicação prática da leitura consciente, preparando o terreno para a realização das atividades principais.

Aquecendo

Aquecimento: Para introduzir o tema da aula, explique aos alunos que hoje eles irão aprofundar seus conhecimentos sobre leitura e compreensão de textos do cotidiano. Diga que esses textos estão presentes em diversas formas no nosso dia a dia, como notícias, e-mails, postagens em redes sociais e muito mais. Usando seus celulares, peça aos alunos que busquem um fato interessante ou uma curiosidade que envolva a importância da leitura e compreensão de textos na vida cotidiana. Isso ajudará a conectar o tema com a realidade deles e mostrará a relevância prática do que vão aprender.

Reflexões Iniciais

1.  Qual é a importância de compreender um texto corretamente em nosso dia a dia?

2. 樂 Como a leitura pode influenciar nossa compreensão sobre eventos e situações cotidianas?

3.  Quais tipos de textos do cotidiano vocês mais encontram nas redes sociais?

4.  Você já teve alguma experiência em que a falta de compreensão de um texto trouxe algum problema ou mal-entendido? Pode compartilhar?

5.  De que forma a leitura crítica pode ajudar a identificar informações falsas ou enganosas nas redes sociais?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é engajar os alunos em atividades práticas que reforcem a leitura e a compreensão de textos cotidianos, utilizando ferramentas digitais para tornar a experiência mais rica e contextualizada. As atividades foram projetadas para incentivar a colaboração, a criatividade e o pensamento crítico, alinhados às habilidades que os alunos devem desenvolver.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Transforme-se em Influenciador Digital! 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão crítica de textos cotidianos, além de estimular a criatividade e a capacidade de comunicação dos alunos através de mídias digitais.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se dividirão em grupos e criarão um conteúdo digital que explique um texto cotidiano de forma acessível e interessante, como se fossem influenciadores digitais.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá um texto do cotidiano (notícia, postagem em rede social, etc.).

  • Utilizando celulares, os grupos deverão criar um vídeo curto explicando o texto escolhido. Eles podem usar aplicativos de edição de vídeo e adicionar elementos gráficos e sonoros.

  • Os grupos devem também incluir uma análise crítica, destacando a importância de compreender corretamente esse tipo de texto e como ele se aplica ao cotidiano.

  • Após a criação do conteúdo, cada grupo deverá compartilhar seu vídeo em uma plataforma de compartilhamento de vídeos (pode ser uma plataforma fictícia criada pelo professor).

  • Todos os vídeos serão assistidos pela turma e, em seguida, haverá uma discussão sobre as diferentes abordagens e análises apresentadas.

Atividade 2 - Caça ao Tesouro Digital ️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a leitura e a compreensão de diferentes tipos de textos cotidianos através de uma atividade envolvente e colaborativa, desenvolvendo também habilidades de resolução de problemas.

- Descrição: Os alunos participarão de uma caça ao tesouro virtual, onde cada pista é baseada em um texto cotidiano que eles precisam ler e compreender para avançar.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo receberá a primeira pista, que será um texto cotidiano carregado em uma plataforma digital (e-mail, notícia, postagem em rede social).

  • Os grupos precisam ler e compreender o texto para encontrar a próxima pista.

  • As pistas podem envolver a leitura de diferentes tipos de textos (e-mails fictícios, tweets, artigos de notícias, etc.).

  • Cada texto contém informações que levam ao próximo local virtual onde a próxima pista será encontrada.

  • O grupo que encontrar todas as pistas e completar a caça ao tesouro primeiro será declarado vencedor.

  • No final, haverá uma discussão sobre as estratégias utilizadas pelos grupos para compreender os textos e resolver as pistas.

Atividade 3 - Debate de Fatos x Fake News ️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de leitura crítica e a habilidade de identificar informações falsas ou enganosas, promovendo o pensamento crítico e a análise rigorosa dos textos cotidianos.

- Descrição: Os alunos participarão de um debate em que deverão ler, analisar e discutir textos cotidianos para identificar informações verdadeiras e falsas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo receberá um conjunto de textos cotidianos, incluindo notícias verdadeiras e informações falsas.

  • Os grupos deverão utilizar celulares e computadores para pesquisar e verificar a veracidade das informações contidas nos textos.

  • Cada grupo preparará uma apresentação destacando os critérios que utilizaram para identificar as informações falsas e as notícias verdadeiras.

  • Os grupos irão debater entre si, apresentando suas análises e contra-argumentando as posições dos outros grupos.

  • No final, a turma discutirá em conjunto as estratégias mais eficazes para a identificação de informações falsas e os perigos das informações enganosas na vida cotidiana.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar os aprendizados, promover a reflexão sobre a aplicação prática das habilidades desenvolvidas e fortalecer as competências socioemocionais dos alunos através da prática do feedback construtivo. Esta etapa também ajuda na construção de um ambiente colaborativo e de respeito mútuo na sala de aula.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Inicie a discussão pedindo aos grupos para compartilharem suas experiências durante as atividades. Pergunte como foi o processo de criação dos conteúdos digitais, quais desafios enfrentaram na caça ao tesouro digital e quais descobertas fizeram durante o debate de fatos x fake news. Utilize o seguinte roteiro para guiar a discussão:

  1. Pergunte aos alunos quais foram os principais aprendizados nas atividades realizadas.
  2. Peça que compartilhem exemplos específicos de textos cotidianos que encontraram e como analisaram esses textos.
  3. Incentive os alunos a discutirem como a leitura crítica pode influenciar sua vida diária, especialmente em relação ao uso das redes sociais.

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão:

  1. Qual foi a maior dificuldade que vocês encontraram ao tentar compreender os textos cotidianos?
  2. Como as habilidades desenvolvidas na aula podem ser utilizadas fora da escola, em situações reais?
  3. O que vocês aprenderam sobre a importância de verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las nas redes sociais?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a realizarem uma rodada de feedback 360°. Cada membro do grupo deve receber feedback sobre sua atuação durante as atividades. Explique que o feedback deve ser construtivo e respeitoso, destacando pontos positivos e sugerindo áreas de melhoria.

  1. Peça para cada aluno compartilhar um aspecto positivo do trabalho de cada colega e uma sugestão de melhoria.
  2. Reforce a importância de comunicar-se de maneira empática e respeitosa durante o feedback.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: O objetivo desta etapa é reforçar os principais pontos abordados na aula, amarrando as aprendizagens de forma divertida e contextual para os alunos. Isso ajuda a consolidar os conhecimentos e refletir sobre sua importância prática, conectando a aula ao mundo real e motivando os alunos a aplicar o que aprenderam em suas vidas cotidianas.

Resumo

Resumo da Aula: Parabéns, turma! Hoje, navegamos pelo fascinante mundo dos textos cotidianos. Você se transformou em influenciador digital, desvendou pistas em uma caça ao tesouro virtual e debateu sobre fatos e informações enganosas. Cada atividade reforçou a importância de ler e compreender textos que encontramos no dia a dia. Foi uma jornada cheia de descobertas e aprendizados! 

No Mundo

No Mundo: A aula de hoje conecta-se diretamente com o mundo atual, onde a informação está a todo momento ao nosso alcance, especialmente em redes sociais e plataformas digitais. Vivemos em uma era de comunicação instantânea, e a capacidade de interpretar textos corretamente é crucial para navegar por esse mar de informações e tomar decisões informadas.

Na Prática

Aplicações: A habilidade de ler e compreender textos cotidianos é vital para a vida diária. Seja interpretando uma notícia, decifrando um e-mail importante ou distinguindo fatos de informações enganosas, essas competências ajudam a evitar mal-entendidos e a tomar decisões mais conscientes. Desenvolver uma leitura crítica é essencial para garantir que as informações que consumimos e compartilhamos são verídicas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies