Entrar

Plano de aula de Primitivo e Derivado

Português

Original Teachy

''EF05LP08''

Primitivo e Derivado

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Fazer com que os alunos compreendam o conceito de "primitivo e derivado" na língua portuguesa, entendendo que o primitivo é a palavra original, a partir da qual outras palavras são formadas, e os derivados são as palavras que são formadas a partir do primitivo, por meio de acréscimo, supressão ou alteração de letras ou sílabas.

  2. Desenvolver a habilidade dos alunos de identificar as palavras primitivas e derivadas em um contexto, ajudando-os a perceber as relações de significado e estrutura entre elas.

  3. Estimular a capacidade dos alunos de criar palavras derivadas a partir de um primitivo, incentivando-os a explorar a formação de palavras e a enriquecer seu vocabulário.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver a escuta ativa dos alunos por meio de explicações claras e exemplos práticos, incentivando-os a participar ativamente da aula e a fazer perguntas para esclarecer suas dúvidas.

  • Promover a autonomia dos alunos, permitindo que eles apliquem o que aprenderam em situações práticas e cotidianas, como a leitura e a escrita de textos.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Relembrando conceitos: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre os conceitos de palavras e como elas são formadas por letras e sílabas. Ele pode usar exemplos do dia a dia dos alunos para facilitar a compreensão, como a palavra "casa" que é formada pelas letras C, A, S e A, e pela sílaba "sa".

  2. Situações problema: O professor então apresenta duas situações problema que irão introduzir o tópico da aula. A primeira situação pode ser: "Se eu disser 'amigo', o que podemos formar a partir dessa palavra?". A segunda situação pode ser: "Se eu disser 'água', o que podemos formar a partir dessa palavra?". Essas situações problema servem para despertar a curiosidade dos alunos e fazê-los pensar sobre as palavras e suas possibilidades de formação.

  3. Contextualização: O professor explica que, assim como na situação problema, muitas palavras na língua portuguesa podem ser formadas a partir de outras palavras. Ele dá exemplos de palavras que os alunos possam conhecer, como "amigão" (derivada de "amigo") e "aguinha" (derivada de "água"). O professor então introduz o termo "primitivo e derivado", explicando que o primitivo é a palavra original e o derivado é a palavra formada a partir do primitivo.

  4. Ganhando a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode contar que a língua portuguesa tem muitas palavras derivadas, e que conhecer essas palavras pode ajudar a enriquecer o vocabulário e a compreender melhor o significado das palavras. Ele também pode contar que os escritores e poetas gostam de usar palavras derivadas para tornar seus textos mais interessantes e ricos em significado.

  5. Introdução ao tópico: O professor introduz o tópico da aula, "Primitivo e Derivado", explicando que eles irão aprender a identificar e criar palavras primitivas e derivadas. Ele explica que isso irá ajudá-los a entender melhor as palavras que eles usam todos os dias, e a se tornarem melhores leitores e escritores.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria do Primitivo e Derivado (5 - 7 minutos)

    • O professor explica que o primitivo é a palavra original, da qual outras palavras são formadas, e o derivado é a palavra que se origina do primitivo, por meio de acréscimo, supressão ou alteração de letras ou sílabas.

    • Exemplos: O professor pode usar a palavra "flor" como primitivo, e mostrar como as palavras "florista" e "florido" são derivadas dessa palavra. Outro exemplo seria a palavra "doce" como primitivo, e as palavras "docinho" e "doceria" como derivadas.

  2. Identificando Palavras Primitivas e Derivadas (7 - 10 minutos)

    • O professor propõe diferentes palavras e pede aos alunos para identificarem se são primitivas ou derivadas. Inicialmente, as palavras apresentadas devem ser simples, comuns e familiares aos alunos, para facilitar a identificação.

    • Exercício: O professor pode pedir aos alunos para identificarem se as palavras "brincar", "brinquedo" e "brincadeira" são primitivas ou derivadas. O mesmo pode ser feito com as palavras "pintar", "pintura" e "pintor".

  3. Criando Palavras Derivadas (7 - 10 minutos)

    • O professor explica que também é possível criar palavras derivadas a partir de um primitivo. Ele demonstra como fazer isso, alterando ou acrescentando letras ou sílabas.

    • Exemplos: O professor pode usar a palavra "jogo" como primitivo, e mostrar como as palavras "jogador" e "jogar" podem ser formadas a partir dela. Outro exemplo seria a palavra "cor" como primitivo, e as palavras "colorido" e "colorir" como derivadas.

  4. Atividade Prática (2 - 5 minutos)

    • O professor propõe que os alunos, em pares ou individualmente, criem palavras derivadas a partir de um primitivo que ele irá sugerir. Ele circula pela sala, oferecendo ajuda e orientação quando necessário.

    • Exemplo: O professor pode sugerir a palavra "luz" como primitivo, e pedir aos alunos que criem palavras derivadas a partir dela. Alguns exemplos podem ser "iluminado", "luzente" e "aluzar".

Durante todo o desenvolvimento, o professor deve encorajar a participação e o envolvimento ativo dos alunos, verificando constantemente se eles estão compreendendo os conceitos apresentados e se são capazes de aplicá-los. Ele deve também destacar a importância desse conhecimento na leitura, escrita e compreensão de textos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos em um grande círculo e propõe uma discussão em grupo. Cada aluno é convidado a compartilhar uma palavra primitiva ou derivada que eles criaram durante a atividade prática. Eles devem explicar brevemente como chegaram a essa palavra e por que a escolheram.

    • O professor incentiva os alunos a ouvir atentamente uns aos outros, respeitando as ideias e contribuições de todos. Ele também aproveita a oportunidade para fazer perguntas que ajudem a aprofundar a compreensão dos alunos sobre o tópico da aula.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)

    • Após a discussão, o professor retoma os conceitos de primitivo e derivado, fazendo conexões com as palavras primitivas e derivadas que os alunos criaram. Ele destaca como os alunos foram capazes de aplicar a teoria na prática, mostrando que eles compreenderam e internalizaram o conceito.

    • O professor pode reforçar a importância desse conhecimento, explicando que entender a formação das palavras pode ajudar os alunos a ampliar seu vocabulário, a compreender melhor o significado das palavras e a se tornarem melhores leitores e escritores.

  3. Reflexão (2 - 3 minutos)

    • Por fim, o professor propõe que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula. Ele faz duas perguntas simples para orientar a reflexão dos alunos:

    1. "Qual foi a palavra primitiva que você mais gostou de trabalhar hoje e por quê?"

    2. "O que você achou mais interessante sobre a formação de palavras primitivas e derivadas?"

    • Os alunos têm um minuto para pensar em suas respostas. Em seguida, o professor dá a oportunidade para alguns alunos compartilharem suas reflexões com a turma. Ele encoraja os alunos a expressarem suas opiniões de forma respeitosa e a ouvirem atentamente as reflexões dos colegas.

    • O professor conclui a aula reforçando os principais pontos aprendidos e agradecendo a participação e o esforço de todos os alunos. Ele também lembra aos alunos que eles podem continuar explorando o tema em casa, observando as palavras que encontram nos livros, revistas, jornais e na internet, e tentando identificar quais são primitivas e quais são derivadas.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor começa a conclusão relembrando os principais pontos da aula. Ele explica novamente a diferença entre palavras primitivas e derivadas, destacando que as palavras primitivas são as originais, e as palavras derivadas são formadas a partir delas por meio de acréscimo, supressão ou alteração de letras ou sílabas.

    • Ele também recapitula os exemplos e as atividades práticas que foram realizadas durante a aula, reforçando a aplicação dos conceitos teóricos na prática.

  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor enfatiza como a aula conectou a teoria à prática. Ele explica que, ao identificar e criar palavras primitivas e derivadas, os alunos puderam aplicar o conhecimento teórico de forma significativa e prática. Ele reforça que a compreensão desses conceitos é fundamental para a leitura, escrita e compreensão de textos.
  3. Materiais Extras (1 minuto)

    • O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o assunto. Isso pode incluir livros didáticos de língua portuguesa, jogos online de formação de palavras e exercícios de fixação disponíveis na internet.

    • Ele também pode sugerir que os alunos procurem por palavras primitivas e derivadas em seus livros de leitura, em revistas, jornais e na internet, e que tentem criar novas palavras derivadas a partir de primitivas.

  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos)

    • Por último, o professor destaca a importância do assunto abordado para o dia a dia dos alunos. Ele explica que, ao compreender a formação das palavras, os alunos podem enriquecer seu vocabulário, melhorar sua escrita e compreensão de textos, e se comunicar de forma mais eficaz.

    • Ele também ressalta que esse conhecimento é útil não apenas na sala de aula, mas em muitas situações cotidianas, como a leitura de livros, a escrita de redações, a interpretação de notícias e a comunicação com amigos e familiares.

  5. Encerramento (1 minuto)

    • O professor encerra a aula reforçando que aprender é um processo contínuo e que os alunos devem continuar explorando e praticando o que aprenderam. Ele os encoraja a manterem uma atitude curiosa e questionadora em relação à linguagem, e a perceberem a formação das palavras em seu ambiente ao redor.

    • Ele agradece aos alunos por sua participação e empenho na aula, e os lembra de que ele está sempre disponível para ajudá-los com quaisquer dúvidas ou dificuldades que possam ter.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies