Entrar

Plano de aula de Rotinas e Informações Pessoais

Inglês

Original Teachy

'EF06LI05'

Rotinas e Informações Pessoais

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Desenvolver a habilidade de expressar informações pessoais em inglês: O objetivo principal deste módulo é que os alunos possam expressar suas informações pessoais em inglês de forma clara e eficaz. Isso inclui o aprendizado de como dizer o nome, idade, nacionalidade, profissão, entre outros aspectos.

  2. Praticar diálogos em situações do cotidiano: Além de aprender a expressar suas informações pessoais, os alunos também irão praticar diálogos em situações do cotidiano. O propósito é que eles possam se familiarizar com o uso das informações pessoais em contextos práticos e reais.

  3. Ampliar o vocabulário relacionado a informações pessoais: Durante o módulo, os alunos também irão aprender e expandir seu vocabulário relacionado a informações pessoais. Isso inclui o aprendizado de novas palavras e expressões que são comumente usadas quando se fala sobre informações pessoais.

Objetivos secundários:

  • Promover a interação em inglês: Ao realizar atividades de conversação e diálogos, o objetivo é promover a interação em inglês entre os alunos, o que contribuirá para o Desenvolvimento de suas habilidades de fala e audição.

  • Estimular a confiança na expressão oral em inglês: Através da prática regular de conversação e diálogos, os alunos irão naturalmente ganhar mais confiança na expressão oral em inglês, o que é essencial para o Desenvolvimento geral de suas habilidades na língua.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos e vocabulários básicos que foram abordados nas aulas anteriores e que são essenciais para a compreensão e prática dos tópicos a serem discutidos na aula atual. Isso pode incluir o vocabulário básico, estruturas de sentença e expressões comuns em inglês. (3 - 5 minutos)

  2. Apresentação de situações problemas: O professor deve, em seguida, apresentar aos alunos duas situações problemas que servirão como base para a Introdução do tópico da aula. Por exemplo, uma situação pode ser a de um aluno novo em uma escola internacional que precisa se apresentar aos colegas, e a outra pode ser a de um turista que precisa se comunicar com pessoas locais em um país de língua inglesa. As situações devem ser apresentadas de forma a desafiar os alunos a pensar em como eles poderiam expressar suas informações pessoais em inglês. (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização da importância do tópico: O professor deve, então, contextualizar a importância do tópico a ser discutido, explicando como a habilidade de expressar informações pessoais em inglês é crucial em muitos cenários reais, como viagens, entrevistas de emprego, interação com pessoas de diferentes culturas, entre outros. O professor pode compartilhar exemplos pessoais ou histórias de sucesso de ex-alunos que demonstram a importância e a utilidade desse tópico na prática. (2 - 3 minutos)

  4. Ganho de atenção: Para ganhar a atenção dos alunos e despertar seu interesse pelo tópico, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou fatos interessantes sobre como as informações pessoais são expressas em diferentes culturas de língua inglesa. Por exemplo, o professor pode mencionar que em alguns países, é comum perguntar a idade de alguém como uma forma educada de iniciar uma conversa, enquanto em outros países isso pode ser considerado invasivo. O professor pode também introduzir algumas expressões idiomáticas relacionadas ao tópico, como "skeletons in the closet" (segredos do passado) ou "the apple of my eye" (a pessoa que eu mais amo). (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "About Me" (10 - 12 minutos):

    • Descrição da atividade: O professor dividirá a turma em grupos de 3-4 alunos. Cada grupo receberá uma folha de papel grande e colorida, e seu objetivo será criar um "pôster de informações pessoais" sobre um personagem fictício. O pôster deve incluir o nome do personagem, sua idade, nacionalidade, profissão, hobbies, entre outros aspectos. O professor fornecerá aos alunos um modelo de pôster preenchido como referência.
    • Passo a passo: O professor explicará a atividade e distribuirá os materiais necessários. Os alunos, então, escolherão um personagem fictício e começarão a criar seu pôster, escrevendo as informações pessoais em inglês. Eles serão incentivados a usar o vocabulário e as estruturas de sentenças que aprenderam na aula. Quando os pôsteres estiverem prontos, cada grupo apresentará seu personagem para a turma, praticando a expressão oral em inglês.
    • Objetivo da atividade: Esta atividade tem como objetivo permitir que os alunos pratiquem a expressão de informações pessoais em inglês de uma maneira divertida e interativa. Além disso, a atividade promove o trabalho em equipe e a habilidade de apresentação oral.
  2. Atividade "Role-Play" (10 - 12 minutos):

    • Descrição da atividade: Nesta atividade, os alunos serão divididos em pares. Cada par receberá uma situação do cotidiano que envolve a necessidade de expressar informações pessoais, como uma entrevista de emprego, uma reunião de pais e mestres, um encontro com um novo colega de classe, etc. Os alunos terão alguns minutos para preparar um pequeno diálogo baseado na situação, onde cada um interpretará um papel. Eles serão incentivados a usar o vocabulário e as estruturas de sentenças que aprenderam na aula.
    • Passo a passo: O professor explicará a atividade e distribuirá as situações para os pares de alunos. Cada par terá um tempo para preparar seu diálogo. Depois, os pares apresentarão seus diálogos para a turma. O professor dará feedback e corrigirá quaisquer erros.
    • Objetivo da atividade: Esta atividade tem como objetivo permitir que os alunos pratiquem a expressão de informações pessoais em um contexto realista e relevante. Além disso, a atividade promove a interação em inglês e a confiança na expressão oral.
  3. Atividade "Guess Who?" (5 - 7 minutos):

    • Descrição da atividade: Nesta atividade, os alunos voltarão a trabalhar em grupos. Cada grupo receberá um conjunto de cartões com diferentes informações pessoais escritas em inglês (ex: "I am 25 years old", "I am from Brazil", "I am a teacher", etc.). Um aluno de cada grupo pegará um cartão e o lerá em voz alta para o restante do grupo. O grupo terá que adivinhar a quem pertence a informação, baseado nas informações que eles têm sobre os personagens fictícios que criaram na atividade "About Me".
    • Passo a passo: O professor explicará a atividade e distribuirá os conjuntos de cartões. Os alunos começarão a jogar, um de cada vez, até que todos os cartões tenham sido lidos. O professor circulará pela sala, monitorando a atividade e fornecendo ajuda, se necessário.
    • Objetivo da atividade: Esta atividade tem como objetivo consolidar o vocabulário e as estruturas de sentenças relacionadas a informações pessoais, além de promover a interação em inglês e o trabalho em equipe.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos):

    • Descrição da atividade: Após a Conclusão das atividades, o professor reunirá a turma para uma discussão em grupo. Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar suas soluções ou conclusões das atividades realizadas. Eles devem explicar como chegaram a essas soluções, quais estratégias usaram e quais dificuldades encontraram.
    • Passo a passo: O professor irá chamar cada grupo para compartilhar suas experiências e soluções. Os outros alunos serão incentivados a fazer perguntas ou comentários. O professor irá monitorar a discussão e garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar.
  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos):

    • Descrição da atividade: Após a discussão em grupo, o professor fará uma revisão da teoria, conectando-a com as atividades práticas que foram realizadas. O professor pode, por exemplo, destacar como as estruturas de sentença e o vocabulário que foram aprendidos foram aplicados nas atividades.
    • Passo a passo: O professor irá relembrar os principais conceitos e teorias que foram abordados na aula e explicar como eles foram aplicados nas atividades. O professor pode usar exemplos das atividades para ilustrar seus pontos.
  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos):

    • Descrição da atividade: Para encerrar a aula, o professor proporá que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Os alunos serão convidados a pensar sobre quais foram os conceitos mais importantes que aprenderam, quais questões ainda têm e como eles podem aplicar o que aprenderam em suas vidas diárias.
    • Passo a passo: O professor irá propor as perguntas de reflexão e dará aos alunos um minuto para pensar em suas respostas. Depois, os alunos serão convidados a compartilhar suas reflexões com a turma. O professor irá monitorar a discussão e fornecer feedback e orientação, se necessário.
  4. Feedback e planejamento para a próxima aula (1 minuto):

    • Descrição da atividade: No final da aula, o professor pedirá feedback aos alunos sobre a aula e planejará brevemente os tópicos que serão abordados na próxima aula.
    • Passo a passo: O professor pedirá aos alunos que compartilhem seus pensamentos e feedback sobre a aula. Em seguida, o professor explicará o que será abordado na próxima aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    • O professor deve começar a Conclusão fazendo um resumo dos principais pontos abordados na aula. Isso inclui o vocabulário relacionado a informações pessoais, as estruturas de sentenças usadas para expressar informações pessoais e as habilidades de comunicação que foram praticadas.
    • O professor pode pedir aos alunos que ajudem a fornecer as informações para o resumo, incentivando-os a lembrar e revisar o que aprenderam durante a aula.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Isso pode envolver destacar como a teoria foi aplicada nas atividades práticas, e como essas atividades refletiram situações reais nas quais os alunos podem precisar expressar informações pessoais em inglês.
    • O professor pode também discutir como as habilidades e conhecimentos adquiridos na aula podem ser aplicados em outros contextos, como em viagens, em entrevistas de emprego, em reuniões com pessoas de diferentes culturas, e assim por diante.
  3. Materiais Extras (1 minuto):

    • O professor deve sugerir alguns materiais de estudo extras para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre o tópico da aula. Isso pode incluir livros de gramática, sites de aprendizado de idiomas, aplicativos de aprendizado de idiomas, vídeos do YouTube, podcasts, entre outros.
    • O professor pode também recomendar que os alunos pratiquem o que aprenderam na aula em suas vidas diárias, como conversando com amigos que falam inglês, assistindo filmes ou séries de TV em inglês, ou escrevendo diários em inglês.
  4. Importância do Tópico (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve resumir a importância do tópico da aula, reforçando como a habilidade de expressar informações pessoais em inglês é crucial para a comunicação eficaz em muitas situações da vida real.
    • O professor pode encorajar os alunos a continuar praticando e aperfeiçoando suas habilidades de expressão oral em inglês, e a lembrar que a prática constante é a chave para o domínio de qualquer habilidade.

O professor deve encerrar a aula agradecendo aos alunos por sua participação e esforço, e lembrando-os de que ele está disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter. Além disso, o professor deve reforçar a importância da revisão regular do material da aula, e encorajar os alunos a se prepararem para a próxima aula revisando o que aprenderam na aula atual.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies