Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Aspectos de Entrevista

Inglês

Original Teachy

Vocabulário: Aspectos de Entrevista

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Vocabulário: Aspectos de Entrevista

Palavras ChaveVocabulário de entrevista, Inglês básico, Habilidades de comunicação, Prática de diálogo, Entrevista simulada, Cultura e diversidade, Interpretação de personagens, Entrevista de emprego, Feedback em grupo, Aplicação prática
Materiais NecessáriosComputador ou tablet com acesso à internet (para grupos que desejem usar recursos online), Acesso a impressora (para currículos fictícios, se necessário), Câmera ou smartphone para gravação de entrevistas (opcional), Papel e canetas para anotações e preparação de perguntas
Códigos BNCC-
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para direcionar o foco dos alunos e do professor para as competências-chave que serão trabalhadas durante a aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, esta seção serve como um guia para as atividades subsequentes, garantindo que todos os envolvidos estejam alinhados e cientes das metas de aprendizado. Isso também ajuda a maximizar o aproveitamento do tempo em sala, assegurando que cada atividade contribua para o desenvolvimento das habilidades desejadas.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a entender uma entrevista básica em inglês, focando nos principais aspectos linguísticos e estruturais.

2. Habilitar os alunos a desenvolver uma entrevista construtiva básica em inglês, praticando as habilidades de perguntar e responder em situações de diálogo simuladas.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a confiança dos alunos na comunicação em inglês.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo que eles estudaram em casa com as aplicações práticas que terão em sala. As situações problema incentivam os alunos a pensar criticamente e a aplicar o conhecimento prévio de maneira criativa, preparando-os para as atividades práticas. A contextualização ajuda a estabelecer a relevância do tema, mostrando como as habilidades de entrevista em inglês são usadas no mundo real, aumentando assim o interesse e a motivação dos alunos.

Situações Problema

1. Imagine que vocês são repórteres iniciantes em uma conferência internacional e precisam entrevistar um palestrante. Quais perguntas vocês fariam para obter informações importantes sobre o discurso e a experiência do palestrante?

2. Pensem que estão participando de um programa de intercâmbio e precisam entrevistar um aluno estrangeiro para um jornal da escola. Quais questões seriam relevantes para conhecer melhor a cultura e a experiência de vida do seu entrevistado?

Contextualização

Entender como conduzir e participar de uma entrevista em inglês é fundamental não apenas em situações acadêmicas, como para relatórios e apresentações, mas também em contextos profissionais e sociais, como em entrevistas de emprego, interações com colegas internacionais ou em viagens. Além disso, jornalistas e comunicadores frequentemente realizam entrevistas para obter informações ou para compartilhar histórias, o que faz das habilidades de entrevista uma habilidade prática e valiosa para os alunos explorarem e desenvolverem.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem os conhecimentos prévios adquiridos em casa de maneira prática e interativa. Por meio de atividades lúdicas e contextualizadas, os alunos têm a oportunidade de praticar habilidades de fala, escuta e compreensão em inglês, além de reforçar o vocabulário específico relacionado a entrevistas. Esta abordagem não só solidifica o aprendizado como também aumenta a confiança dos alunos em utilizar o idioma em situações reais, preparando-os para futuros desafios linguísticos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Entrevista de Celebridades

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a estrutura de uma entrevista em inglês, desenvolver habilidades de escuta e fala, e expandir o vocabulário relacionado a personalidades e biografias.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de no máximo 5 pessoas. Cada grupo escolherá uma 'celebridade' fictícia, como um super-herói, um personagem de desenho animado ou uma figura histórica, e desenvolverá uma breve biografia para essa pessoa. A tarefa é conduzir uma entrevista entre um membro do grupo e a 'celebridade', onde o entrevistador deve fazer uma série de perguntas preparadas e a 'celebridade' deve responder de acordo com a biografia criada.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe ou cria uma celebridade fictícia e elabora uma breve biografia.

  • Um aluno do grupo atuará como o entrevistador, e outro como a 'celebridade'.

  • O entrevistador fará uma série de perguntas preparadas, e a 'celebridade' responderá conforme a biografia.

  • As respostas devem ser estruturadas e usar vocabulário apropriado ao nível de inglês dos alunos.

  • Após a entrevista, os grupos invertem os papéis e realizam uma nova entrevista.

Atividade 2 - Entrevista Multicultural

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de diálogo intercultural, praticar vocabulário relacionado a culturas e aprofundar a compreensão sobre a diversidade global.

- Descrição: Os alunos, em grupos, criarão dois personagens de diferentes países e culturas, e deverão elaborar uma lista de perguntas que exploram as diferenças e semelhanças culturais entre eles. Cada grupo realizará uma entrevista entre os dois personagens, explorando temas como tradições, comidas típicas e festividades.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo cria dois personagens de diferentes países e culturas, desenvolvendo suas características e contextos culturais.

  • Elaborar uma lista de perguntas para a entrevista, tentando explorar as diferenças culturais.

  • Realizar a entrevista, com um aluno do grupo interpretando cada personagem.

  • A entrevista deve ser gravada (se possível) para posterior análise e feedback.

  • Discutir as principais diferenças e o que aprenderam sobre as culturas envolvidas.

Atividade 3 - Entrevista de Emprego Simulada

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Simular uma situação de entrevista de emprego para praticar vocabulário e estruturas típicas, além de desenvolver habilidades de comunicação eficaz em contextos profissionais.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos simularão uma situação de entrevista de emprego em inglês. Cada grupo terá um 'candidato' e um 'entrevistador'. O candidato deve preparar um currículo fictício e o entrevistador fará perguntas comuns em entrevistas de emprego. Os alunos deverão usar o vocabulário e estruturas aprendidos para responder de maneira apropriada e desenvolver habilidades de comunicação profissional.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um candidato e um entrevistador.

  • O candidato prepara um currículo fictício.

  • O entrevistador faz perguntas comuns em entrevistas de emprego.

  • Gravar a entrevista para análise e feedback.

  • Discutir as respostas e a performance de cada grupo, oferecendo sugestões de melhoria.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos articulem o que aprenderam e compartilhem insights com seus colegas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Discutir em grupo ajuda a reforçar o aprendizado, permite a troca de estratégias e experiências entre os alunos e o professor, e oferece uma oportunidade para o professor avaliar o entendimento e a retenção do conteúdo pelos alunos.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, organize uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a discussão com uma breve introdução sobre a importância de refletir sobre o que foi aprendido e como isso pode ser aplicado em situações reais. Encoraje cada grupo a compartilhar suas experiências, destacando o que acharam mais desafiador e o que mais os surpreendeu durante as atividades. Isso ajudará a consolidar o aprendizado e a identificar áreas que necessitam de mais prática.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao conduzir ou participar de uma entrevista em inglês e como vocês superaram esses desafios?

2. Como as atividades realizadas hoje podem ser aplicadas em situações reais, como em entrevistas de emprego ou em interações com pessoas de diferentes culturas?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada do conteúdo abordado durante a aula. Esta seção permite que os alunos conectem as atividades e discussões realizadas com os objetivos de aprendizagem, reforçando a importância e a aplicabilidade do que foi aprendido. Além disso, ao destacar a relevância prática do tema, motiva os alunos a continuarem desenvolvendo suas habilidades de entrevista em inglês.

Resumo

Na conclusão, o professor deve resumir as principais aprendizagens do dia, recapitulando os aspectos fundamentais de uma entrevista em inglês, como a estrutura das perguntas, as respostas adequadas e o uso de vocabulário específico. Deve-se relembrar as atividades realizadas, enfatizando como cada uma contribuiu para o desenvolvimento das habilidades práticas em entrevistas.

Conexão com a Teoria

Ao longo da aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades que simularam situações reais de entrevistas, permitindo aos alunos aplicar o conhecimento teórico em contextos práticos e interativos. Essa abordagem não apenas facilitou a compreensão dos conceitos estudados, mas também preparou os alunos para utilizá-los em situações cotidianas e futuras.

Fechamento

Por fim, é crucial enfatizar a relevância das habilidades de entrevista em inglês no mundo profissional e acadêmico, bem como em interações sociais e culturais internacionais. A capacidade de conduzir e participar de entrevistas eficazes é uma competência valorizada em diversas áreas, destacando a importância do aprendizado contínuo e da prática ativa dessas habilidades.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies