Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Aspectos de Entrevista

Inglês

Original Teachy

Vocabulário: Aspectos de Entrevista

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introduzir os alunos ao vocabulário específico e relevante para a preparação, condução e Conclusão de uma entrevista de emprego em inglês.

  2. Desenvolver a habilidade dos alunos de entender e utilizar expressões idiomáticas e frases comuns usadas em entrevistas de emprego em inglês.

  3. Praticar a pronúncia correta das palavras e frases relacionadas ao tema, garantindo que os alunos possam se comunicar efetivamente em um ambiente de entrevista de emprego.

Objetivos secundários:

  • Estimular a participação ativa dos alunos por meio de atividades práticas e interativas, promovendo a confiança na utilização do inglês em situações reais.

  • Incentivar a pesquisa autônoma dos alunos, encorajando-os a buscar por mais recursos relacionados ao tema da aula e a expandir seu vocabulário em inglês.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdo: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre os conteúdos já estudados que são relevantes para o tema da aula, tais como: vocabulário de apresentação pessoal, habilidades e experiências, e frases comuns em situações de entrevista. Isso pode ser feito através de uma rápida revisão oral ou através de um jogo de memória, onde os alunos precisam combinar as palavras em inglês com suas respectivas traduções ou definições.

  2. Situações-problema: O professor então apresenta duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos e contextualizar o assunto da aula. A primeira pode ser a seguinte: "Imagine que você é um estudante de intercâmbio e está se candidatando a um estágio em uma empresa estrangeira. Você recebe um convite para uma entrevista por vídeo em inglês. Quais palavras e frases você precisaria saber para se preparar e participar dessa entrevista?" A segunda situação pode ser: "Um amigo seu está se preparando para uma entrevista de emprego em uma empresa multinacional e pede a sua ajuda para revisar o seu currículo e para treinar algumas perguntas que ele pode ser feito durante a entrevista. Quais palavras e frases você usaria nesse treinamento?"

  3. Contextualização: O professor então explica a importância do vocabulário e das expressões idiomáticas em uma entrevista de emprego em inglês, destacando que o uso adequado desses termos pode fazer a diferença entre um candidato que se destaca e um que passa despercebido. O professor pode compartilhar algumas histórias ou exemplos reais para ilustrar esse ponto.

  4. Apresentação do tópico: Para introduzir o tópico da aula, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou fatos interessantes sobre entrevistas de emprego em inglês. Por exemplo, o professor pode explicar que, em algumas culturas, é comum que os candidatos façam perguntas aos entrevistadores durante a entrevista, e que isso pode ser uma oportunidade para o candidato demonstrar seu interesse e conhecimento sobre a empresa. O professor pode também falar sobre a importância de manter um bom contato visual durante a entrevista, e que isso pode ser um desafio para alguns candidatos que não estão acostumados com essa prática.

Com a Introdução completa, os alunos estarão preparados para mergulhar no conteúdo da aula, compreendendo a relevância e a aplicabilidade do que serão aprendendo.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da Teoria (7 - 10 minutos)

    • O professor introduz os principais aspectos da entrevista em inglês, como a saudação inicial, a apresentação pessoal, a discussão das habilidades e experiências, e o encerramento da entrevista. Explica que, embora esses aspectos possam variar dependendo do tipo de emprego e da empresa, eles são geralmente presentes em todas as entrevistas e, portanto, é importante estar preparado para eles.

    • O professor apresenta e explica as expressões idiomáticas e frases comuns usadas em cada aspecto da entrevista. Por exemplo, na saudação inicial, os alunos podem aprender a expressão "It's a pleasure to meet you" (É um prazer conhecê-lo). Na discussão das habilidades e experiências, os alunos podem aprender a frase "I have experience in..." (Eu tenho experiência em...).

    • O professor destaca a importância de variar o vocabulário para evitar a repetição e de usar frases completas e gramaticalmente corretas para transmitir uma imagem profissional e confiante.

  2. Atividade Prática (10 - 15 minutos)

    • O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribui para cada grupo um cenário de entrevista de emprego em inglês. Os cenários podem incluir situações como uma entrevista para um estágio em uma empresa de tecnologia, uma entrevista para um cargo de atendimento ao cliente em um hotel, ou uma entrevista para um cargo de professor de inglês em uma escola de idiomas.

    • Cada grupo deve então estudar o cenário e criar um roteiro para a entrevista, incluindo as perguntas que o entrevistador pode fazer e as respostas que o candidato deve dar. O roteiro deve incluir o uso das expressões idiomáticas e frases comuns que foram aprendidas na teoria.

    • Após a criação do roteiro, cada grupo deve encenar a entrevista para a turma. Os outros alunos devem prestar atenção no uso do vocabulário e das expressões idiomáticas e dar feedback ao final de cada encenação.

  3. Discussão e Feedback (3 - 5 minutos)

    • Depois que todos os grupos tiverem apresentado suas entrevistas, o professor conduz uma discussão em sala de aula sobre as estratégias que os alunos usaram para preparar suas respostas, a eficácia do vocabulário e das expressões idiomáticas que foram usados, e as dificuldades que os alunos enfrentaram durante a atividade.

    • O professor dá feedback aos alunos, elogiando o uso adequado do vocabulário e das expressões idiomáticas e oferecendo sugestões de melhoria onde necessário. O professor também responde a quaisquer perguntas que os alunos possam ter e esclarece quaisquer confusões que possam ter surgido durante a atividade.

Com o Desenvolvimento da aula, os alunos terão tido a oportunidade de praticar ativamente o vocabulário e as expressões idiomáticas relevantes para uma entrevista de emprego em inglês, e terão recebido feedback imediato e orientação do professor. Além disso, a atividade de encenação permitiu que os alunos experimentassem situações reais de entrevista de uma maneira segura e controlada, o que pode ajudar a aliviar a ansiedade e a aumentar a confiança deles em suas habilidades de entrevista em inglês.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 5 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos e inicia uma discussão em grupo sobre a atividade prática que foi realizada. Cada grupo é convidado a compartilhar suas experiências na preparação e execução de suas entrevistas simuladas.

    • Durante essa discussão, o professor deve orientar os alunos a refletirem sobre quais aspectos do vocabulário e das expressões idiomáticas eles encontraram mais úteis e quais eles acharam mais desafiadores. O professor pode fazer perguntas para incentivar a reflexão, como: "Quais foram as palavras ou frases que vocês mais usaram durante a entrevista? Por que vocês acham que essas palavras ou frases foram tão úteis? Quais palavras ou frases vocês gostariam de ter usado, mas não conseguiram porque não sabiam como dizer em inglês?"

    • O professor também pode perguntar aos alunos sobre quaisquer dificuldades que eles enfrentaram durante a atividade e como eles conseguiram superá-las. Isso pode ajudar a reforçar a ideia de que a aprendizagem de um novo vocabulário e a aquisição de novas habilidades leva tempo e esforço, mas que com prática e persistência, é possível alcançar o sucesso.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • Após a discussão em grupo, o professor faz a conexão entre a atividade prática e a teoria apresentada no início da aula. O professor destaca quais aspectos do vocabulário e das expressões idiomáticas os alunos usaram em suas entrevistas simuladas e como esses termos se relacionam com os diferentes aspectos de uma entrevista de emprego em inglês.

    • O professor também pode revisar brevemente quaisquer termos ou frases que os alunos ainda possam estar confusos ou inseguros, e oferecer mais exemplos ou explicações para ajudar a esclarecer essas dúvidas.

  3. Reflexão Final (3 - 5 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje? Quais questões ainda não foram respondidas? Como você pretende aplicar o que aprendeu hoje em situações reais de entrevista de emprego?"

    • Os alunos têm um minuto para pensar sobre suas respostas, e depois são convidados a compartilhar suas reflexões com a turma. O professor deve incentivar todos os alunos a participarem, criando um ambiente acolhedor e encorajador onde todas as ideias e opiniões são valorizadas.

Com a etapa de Retorno, o professor proporciona aos alunos a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam, de conectar a teoria com a prática, e de expressar quaisquer dúvidas ou preocupações que possam ter. Isso ajuda a consolidar o aprendizado e a preparar os alunos para futuras aulas ou atividades relacionadas ao tema.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor inicia a Conclusão da aula fazendo um resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a revisão do vocabulário e das expressões idiomáticas usadas em diferentes aspectos de uma entrevista de emprego em inglês, bem como a discussão sobre suas aplicações práticas através da atividade de encenação.

    • O professor pode relembrar os alunos sobre a importância de variar o vocabulário, de utilizar frases completas e gramaticalmente corretas, e de manter um bom contato visual durante uma entrevista de emprego em inglês.

    • O professor pode também destacar os esforços dos alunos durante a aula, elogiando a participação ativa e a disposição para aprender e melhorar.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • Em seguida, o professor reforça a conexão entre a teoria apresentada no início da aula, a prática realizada durante a atividade de encenação, e as aplicações reais que foram discutidas.

    • O professor pode ressaltar como os alunos foram capazes de aplicar o vocabulário e as expressões idiomáticas aprendidas durante a aula para criar roteiros de entrevista realistas e eficazes.

    • O professor pode também enfatizar como a prática das habilidades de entrevista em inglês pode beneficiar os alunos em suas vidas cotidianas, não apenas em situações de entrevista de emprego, mas também em outras situações de comunicação em inglês.

  3. Materiais Extras (1 minuto)

    • O professor sugere materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o tema. Isso pode incluir livros de vocabulário e expressões idiomáticas em inglês, sites de aprendizado de idiomas, vídeos de entrevistas de emprego em inglês no YouTube, entre outros.

    • O professor também pode orientar os alunos a praticar o vocabulário e as expressões idiomáticas aprendidas durante a aula em suas vidas cotidianas, seja através de conversas com amigos e familiares, seja através de atividades de escrita, como a elaboração de currículos e cartas de apresentação.

  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos)

    • Para concluir, o professor reforça a importância do vocabulário e das expressões idiomáticas para o sucesso em uma entrevista de emprego em inglês.

    • O professor pode compartilhar algumas estatísticas ou informações sobre a importância do inglês no mercado de trabalho global, e como a habilidade de se comunicar efetivamente em inglês pode abrir portas para uma variedade de oportunidades profissionais.

    • O professor pode também encorajar os alunos a continuarem praticando e aperfeiçoando suas habilidades de entrevista em inglês, lembrando-os de que a prática leva à melhoria e que com persistência e dedicação, eles serão capazes de alcançar seus Objetivos de carreira.

Com a Conclusão da aula, o professor reforça os principais pontos de aprendizado, conecta a teoria à prática, e enfatiza a importância do assunto para a vida dos alunos. Ao final da aula, os alunos devem ter um entendimento claro do vocabulário e das expressões idiomáticas relacionadas a entrevistas de emprego em inglês, bem como a confiança e as habilidades necessárias para utilizá-los efetivamente.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies