Entrar

Plano de aula de Verbo: Formas Nominais e Flexões de Modo

Português

Original Teachy

'EF07LP04'

Verbo: Formas Nominais e Flexões de Modo

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Verbo: Formas Nominais e Flexões de Modo

Palavras ChaveFlexões de Modo, Formas Nominais do Verbo, Infinitivo, Gerúndio, Particípio, Tempo, Modo, Voz, Número, Pessoa, Análise Linguística, Atividades Práticas, Discussão em Grupo, Aprendizagem Colaborativa, Contextualização, Interpretação Textual
Materiais NecessáriosFolhas de papel para anotações, Material para desenho (lápis, canetas coloridas, borrachas), Quadro branco e marcadores, Cópias das frases com verbos sublinhados, Cronômetro ou relógio para controle de tempo, Prêmios simbólicos para as atividades competitivas
Códigos BNCCEF07LP04: Reconhecer, em textos, o verbo como o núcleo das orações.; EF07LP06: Empregar as regras básicas de concordância nominal e verbal em situações comunicativas e na produção de textos.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é essencial para direcionar o foco dos alunos e do professor para as competências centrais que serão exploradas durante a aula. Ao estabelecer claramente o que se espera que os alunos aprendam, esta seção serve como um mapa que orienta o desenvolvimento das atividades subsequentes, garantindo que todos os envolvidos estejam alinhados com os resultados de aprendizagem desejados.

Objetivos principais:

1. Reconhecer e diferenciar as flexões de modo do verbo, considerando tempo, modo, voz, número e pessoa.

2. Identificar e distinguir as formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise linguística através da identificação de padrões e variações em textos diversos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de introdução é projetada para engajar os alunos e reativar o conhecimento prévio adquirido sobre flexões de modo e formas nominais do verbo. As situações-problema incentivam os alunos a pensar criticamente e aplicar o que aprenderam, preparando o terreno para as atividades práticas em sala. A contextualização, por sua vez, destaca a importância prática e cotidiana do tema, aumentando o interesse e a relevância percebida pelos alunos sobre o assunto.

Situações Problema

1. Imagine que você está lendo um livro e de repente se depara com a frase 'Eles comeram bolo todos os dias'. Como o verbo 'comeram' está flexionado? Ele está no tempo correto? E se quisermos alterar para o tempo futuro, como ficaria a flexão desse verbo?

2. Pense em uma situação em que você precise descrever um acidente que aconteceu ontem. Como você usaria diferentes formas do verbo 'cair' para descrever o que aconteceu com cada pessoa envolvida no acidente?

Contextualização

Compreender as flexões de modo e as formas nominais do verbo é crucial não apenas para a correta estruturação de frases, mas também para a interpretação de textos literários e informativos. Por exemplo, ao analisar um trecho de uma entrevista, a variação na forma verbal pode indicar atitudes, tempos e vozes distintas, influenciando diretamente na interpretação do entrevistado. Além disso, saber usar as formas nominais corretamente é fundamental para a escrita acadêmica e para a redação de textos mais complexos.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e lúdica o conhecimento prévio sobre as flexões de modo e as formas nominais do verbo. Ao trabalhar em grupos, eles têm a oportunidade de discutir e analisar em conjunto, o que promove uma aprendizagem mais ativa e colaborativa. Cada atividade proposta visa consolidar a compreensão dos conceitos de forma interativa e contextualizada, preparando os alunos para a aplicação desses conhecimentos em situações reais de leitura e escrita.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives das Conjugações

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Analisar e compreender as flexões de modo e as formas nominais do verbo em diferentes contextos, desenvolvendo habilidades de análise crítica e apresentação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até cinco integrantes e receberão um conjunto de frases com verbos sublinhados em diversas formas. Eles deverão analisar cada verbo, identificar sua forma e flexão, e então montar um 'dossiê' que explique como cada forma do verbo modifica o sentido da frase.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Distribua as folhas com as frases que contêm os verbos sublinhados.

  • Peça para que cada grupo analise as frases e identifique a forma e a flexão do verbo em cada uma delas.

  • Instrua os alunos a escreverem no caderno a análise de cada verbo, explicando como cada forma influencia o sentido da frase.

  • Cada grupo deve apresentar seu dossiê, explicando as conclusões de sua análise para a classe.

Atividade 2 - Construtores de Histórias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Utilizar as formas nominais e as flexões de modo do verbo de maneira criativa e contextualizada, reforçando o entendimento de cada forma verbal.

- Descrição: Os alunos, agrupados, deverão criar uma história em quadrinhos que envolva personagens em diferentes situações, usando verbos em suas diversas formas. Cada quadro da história deve mostrar uma forma verbal específica (infinitivo, gerúndio, particípio) e sua flexão contextualizada.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de no máximo cinco pessoas.

  • Forneça a cada grupo papel em branco e material para desenho.

  • Oriente os grupos a pensarem em uma história que possa ser contada em quadrinhos, onde cada quadro destaque uma forma verbal diferente.

  • Cada grupo deve escrever o diálogo das personagens nas formas verbais pedidas e desenhar a cena.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua história em quadrinhos para a turma, explicando a escolha das formas verbais e a flexão utilizada.

Atividade 3 - Olimpíadas Verbais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Revisar e aprofundar o conhecimento sobre formas nominais e flexões de modo do verbo de maneira lúdica e competitiva, promovendo o engajamento e a retenção do conhecimento.

- Descrição: Transforme a sala de aula em um verdadeiro campo de competição onde os alunos, divididos em grupos, participarão de provas que envolvem identificar corretamente as formas nominais e flexões de modo do verbo em exercícios de completar frases, corrigir erros verbais e criar frases novas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Prepare diferentes estações na sala, cada uma com um tipo de exercício (completar frases, corrigir erros, criar frases) focado nas formas nominais e flexões de modo do verbo.

  • Estabeleça um tempo para cada rodada de exercícios; os grupos devem passar por todas as estações.

  • Ao final, cada estação revelará as respostas corretas e pontuará os grupos baseando-se na precisão e rapidez das respostas.

  • O grupo com mais pontos ao final será declarado vencedor das Olimpíadas Verbais.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e reflitam sobre a aplicabilidade dos conceitos em situações reais. A discussão em grupo ajuda a reforçar o entendimento dos alunos, além de promover habilidades de comunicação e argumentação. Este momento também serve para o professor avaliar o grau de compreensão dos alunos e identificar quaisquer pontos que ainda necessitem de esclarecimento adicional.

Discussão em Grupo

Para encerrar a aula, reúna todos os alunos em um grande círculo e inicie uma discussão em grupo. Comece pedindo que cada grupo compartilhe as descobertas mais interessantes que fizeram durante as atividades. Em seguida, convide os alunos a discutirem como as diferentes formas verbais afetaram o significado das frases analisadas e das histórias criadas. Encoraje-os a refletir sobre a importância de usar as formas verbais corretas em diferentes contextos.

Perguntas Chave

1. Quais são as principais diferenças de sentido que vocês notaram ao alterar as formas verbais nas frases que analisaram?

2. Como as formas nominais e flexões de modo do verbo podem ajudar na construção de diálogos em uma história?

3. Existe alguma situação real em que vocês já perceberam a importância de usar as formas verbais corretas?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham uma visão clara e consolidada de todos os tópicos abordados durante a aula, além de compreenderem a relevância prática e teórica dos conceitos aprendidos. Este momento serve para reforçar o aprendizado e para que os alunos possam visualizar a aplicabilidade do conhecimento adquirido em situações reais, incentivando uma maior valorização e engajamento com o conteúdo.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir e recapitular todos os conceitos abordados sobre as flexões de modo e as formas nominais do verbo, enfatizando as diferenças entre o infinitivo, gerúndio e particípio, bem como as diversas flexões de tempo, modo, voz, número e pessoa. Este momento é crucial para consolidar o aprendizado e garantir que os alunos tenham uma compreensão clara de todos os tópicos discutidos.

Conexão com a Teoria

Além disso, é importante destacar como a aula de hoje conectou a teoria com a prática. As atividades realizadas, como 'Detetives das Conjugações' e 'Construtores de Histórias', permitiram aos alunos aplicar diretamente os conceitos teóricos em contextos práticos e lúdicos, reforçando a aprendizagem através da experiência e da colaboração entre os pares.

Fechamento

Por fim, o professor deve enfatizar a importância dos verbos e suas formas na comunicação cotidiana e na produção textual. Esclarecer como o domínio desses elementos pode enriquecer a capacidade de expressão e compreensão dos alunos em diversos contextos, desde a interpretação de textos literários até a redação de textos acadêmicos ou profissionais.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies