Entrar

Plano de aula de Vôlei: Introdução

Educação Física

Original Teachy

Vôlei: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Vôlei: Introdução

Palavras ChaveVôlei, Regras, Posições dos jogadores, Campeonatos, Jogadas, História do esporte, Vôlei em miniatura, Vôlei sentado, Documentário, Trabalho em equipe, Inclusão, Atividades práticas
Materiais NecessáriosCaixas de sapato, Palitos de sorvete, Tecido para rede, Bola pequena, Dispositivos eletrônicos para pesquisa, Câmeras ou smartphones, Material para edição de vídeo
Códigos BNCC-
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5-10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para estabelecer uma base clara e consensual sobre o que se espera alcançar com a aula. Ao definir objetivos específicos, o professor orienta os alunos sobre o foco dos estudos e prepara o terreno para uma participação ativa e direcionada. Neste caso, a intenção é que os alunos não só memorizem fatos sobre o vôlei, mas também compreendam suas nuances e a influência do esporte na cultura e história mundial.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificarem e descreverem as regras fundamentais do vôlei, incluindo características, posições dos jogadores e tipos de jogadas.

2. Fomentar o conhecimento sobre a história do vôlei e sua importância em diferentes contextos, bem como os principais campeonatos e atletas relevantes.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação durante as atividades práticas.

Introdução

Duração: (15-20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e ativar o conhecimento prévio adquirido, utilizando situações-problema que estimulam a reflexão e a aplicação prática do conteúdo. Além disso, a contextualização busca conectar o tema com a realidade dos alunos, aumentando o interesse e a relevância do estudo do vôlei, além de preparar o terreno para as atividades práticas.

Situações Problema

1. Imagine que você é o técnico de uma equipe de vôlei cujos jogadores estão confusos sobre a diferença entre 'rali' e 'set'. Como você explicaria isso a eles?

2. Você está assistindo a um jogo de vôlei e percebe que um time sempre realiza o 'saque' de uma forma que dificulta o retorno da bola. Como essa estratégia poderia ser explicada e melhor aproveitada por sua própria equipe?

Contextualização

O vôlei é um esporte incrivelmente popular e praticado em todo o mundo, sendo um dos mais praticados no Brasil. Além disso, curiosidades como a altura da rede, que varia entre homens e mulheres, ou a origem do esporte, que foi criado em 1895 como uma alternativa ao basquete, são fascinantes. Conhecer essas histórias e curiosidades pode despertar ainda mais interesse e engajamento dos alunos com o esporte.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa o conhecimento teórico adquirido previamente sobre o vôlei. Através de atividades lúdicas e contextualizadas, os alunos exploram diferentes aspectos do esporte, desde suas regras fundamentais até sua história e versões adaptadas, incentivando o trabalho em equipe, a criatividade e a reflexão crítica.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Campeonato de Vôlei em Miniatura

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento teórico sobre as regras e dinâmicas do vôlei em um contexto prático, estimulando o trabalho em equipe e a criatividade na construção da quadra.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar e jogar um torneio de vôlei de mesa. Cada grupo de até 5 alunos receberá materiais para construir uma quadra de vôlei em miniatura, utilizando caixas de sapato, palitos de sorvete e tecido para a rede. Eles deverão seguir as regras do vôlei tradicional, adaptando para a escala reduzida.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribuir os materiais necessários para a construção da quadra (caixas de sapato, palitos de sorvete, tecido para a rede, bola pequena).

  • Cada grupo deve montar sua quadra, seguindo as dimensões corretas (9m x 9m para a quadra e 2,43m de altura da rede para homens, 2,24m para mulheres).

  • Explicar as regras básicas do jogo (número de jogadores, como pontuar, rotação e tipos de saque).

  • Realizar um sorteio para definir os primeiros confrontos do campeonato.

  • Cada grupo joga contra os outros, em partidas de 10 pontos, para decidir o vencedor da rodada.

  • Realizar um campeonato com chaveamento, até que todos os grupos tenham competido.

Atividade 2 - Olimpíadas do Vôlei Sentado

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a compreensão sobre a prática esportiva inclusiva e adaptada, além de desenvolver habilidades de cooperação e respeito mútuo.

- Descrição: Os alunos irão aprender e praticar o vôlei sentado, uma versão adaptada do esporte para pessoas com deficiência. Esta atividade visa sensibilizar os alunos para a inclusão e diversidade no esporte.

- Instruções:

  • Apresentar um breve histórico e contexto do vôlei sentado.

  • Demonstrar as técnicas de jogo, como o saque e a defesa, adaptadas para a posição sentada.

  • Dividir a classe em equipes de 6, que jogarão no formato de vôlei sentado.

  • Cada equipe deve jogar contra outras, seguindo as regras adaptadas (como o contato da nádega com o chão e a movimentação apenas com as mãos).

  • Realizar um torneio entre as equipes, com rodadas de 5 minutos de duração.

  • Concluir com uma discussão sobre as lições aprendidas e a importância da inclusão no esporte.

Atividade 3 - Construção de um Documentário sobre o Vôlei

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, apresentação e produção audiovisual, além de aprofundar o conhecimento sobre o vôlei.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão pesquisar e criar um pequeno documentário em vídeo sobre a história do vôlei, destacando curiosidades, grandes jogadores e momentos marcantes do esporte.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Atribuir a cada grupo um tópico específico para pesquisar (história do vôlei, regras, jogadores famosos, curiosidades).

  • Os alunos devem usar dispositivos eletrônicos para pesquisar e coletar informações.

  • Cada grupo deve preparar um roteiro para o seu segmento do documentário.

  • Utilizar câmeras ou smartphones para gravar as apresentações dos grupos.

  • Editar o material gravado para criar um documentário completo sobre o vôlei.

  • Apresentar o documentário para a turma e discutir os aprendizados.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa do plano de aula tem como objetivo consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes refletir e compartilhar as experiências adquiridas durante as atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a reforçar o conhecimento sobre o vôlei, promove a habilidade de comunicação e proporciona uma oportunidade para os alunos aplicarem a crítica construtiva, tanto para suas próprias aprendizagens quanto para as dos colegas.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades práticas, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a conversa com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a oportunidade de experimentar diferentes aspectos do vôlei, vamos compartilhar nossas descobertas e reflexões. Cada grupo terá a chance de apresentar brevemente o que mais o surpreendeu ou ensinou durante as atividades.' Encoraje os alunos a discutirem não apenas o que aprenderam sobre o vôlei em si, mas também sobre o trabalho em equipe e a importância da inclusão no esporte. Permita que cada grupo apresente seus pontos principais e, em seguida, abra para perguntas e comentários de outros alunos. Este é um momento de troca valiosa, onde os alunos podem aprender uns com os outros e aprofundar seu entendimento sobre o vôlei e suas diversas facetas.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou ao aplicar as regras do vôlei nas atividades práticas?

2. Como as versões adaptadas do vôlei, como o jogo sentado, alteraram sua percepção sobre o esporte?

3. De que maneira a experiência de criar um documentário sobre o vôlei ajudou a consolidar seu conhecimento sobre o esporte?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conteúdos abordados, além de reconhecerem a relevância prática e teórica do vôlei. Este momento permite que os alunos conectem os pontos entre a teoria e as atividades práticas realizadas, reforçando o aprendizado e incentivando uma visão mais ampla e crítica sobre o esporte.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados durante a aula, recapitulando as regras do vôlei, suas posições e tipos de jogadas. É crucial destacar as curiosidades e a história do esporte, assim como a importância dos campeonatos internacionais e atletas de destaque.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar a teoria com a prática de maneira dinâmica e envolvente. Através de atividades como o Campeonato de Vôlei em Miniatura, as Olimpíadas do Vôlei Sentado e a Construção de um Documentário, os alunos puderam aplicar o conhecimento teórico em situações práticas, reforçando a compreensão e o engajamento com o esporte.

Fechamento

Finalmente, é importante destacar a relevância do vôlei não apenas como um esporte de competição, mas como uma ferramenta de inclusão social e promoção de saúde física e mental. Compreender esses aspectos ajuda os alunos a valorizarem o esporte e enxergarem suas aplicações em diferentes contextos da vida.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies