Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Compreender o conceito de gêneros atuais:
- Os alunos devem ser capazes de definir o que são gêneros atuais na música, incluindo características como ritmo, melodia e estilo.
-
Identificar e distinguir diferentes gêneros atuais:
- Os alunos devem ser capazes de identificar, distinguir e descrever vários gêneros musicais atuais em inglês, como pop, rock, hip-hop, R&B, eletrônica, entre outros.
-
Analisar a letra e a música:
- Os alunos devem ser capazes de analisar e discutir a mensagem transmitida por meio da letra e da música de um gênero atual específico. Devem também ser capazes de identificar e discutir aspectos técnicos, como o uso de instrumentos, a estrutura da música, etc.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades de escuta e interpretação:
- Através do estudo de diferentes gêneros musicais, os alunos devem aprimorar suas habilidades de escuta e interpretação, tornando-se capazes de reconhecer e apreciar a diversidade musical.
- Estimular o interesse pela língua inglesa e pela música:
- Ao trabalhar com músicas em inglês, os alunos devem se sentir motivados a aprender e aprimorar o idioma. Além disso, a exploração de diferentes gêneros musicais pode despertar o interesse dos alunos pela música em si, incentivando-os a explorar novos artistas e estilos.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de Conteúdo Anterior (3 - 5 minutos):
- O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos básicos de música e de gêneros musicais que foram estudados em aulas anteriores. Isso pode ser feito através de uma breve discussão em sala de aula ou de uma atividade rápida, como um jogo de correspondência, onde os alunos devem combinar o nome de um gênero musical com uma breve descrição de suas características.
-
Situações-Problema (5 - 7 minutos):
- Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode apresentar duas situações-problema relacionadas ao tema da aula:
- "Vocês já se perguntaram por que algumas músicas nos fazem querer dançar, enquanto outras nos levam a refletir sobre a vida? O que será que diferencia um gênero musical do outro?"
- "Imaginem que vocês são produtores musicais e precisam escolher um gênero musical para uma nova música que estão produzindo. Como vocês iriam decidir qual gênero usar e por quê?"
- Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode apresentar duas situações-problema relacionadas ao tema da aula:
-
Contextualização (3 - 5 minutos):
- O professor deve então explicar a importância do estudo dos gêneros musicais atuais, destacando que a música é uma forma de expressão cultural poderosa e que cada gênero musical tem suas próprias características e histórias. Além disso, o professor pode destacar como a música atual, em especial a música em inglês, está presente em diversos aspectos do cotidiano, como na televisão, no cinema, na publicidade, entre outros.
-
Introdução do Tópico (3 - 5 minutos):
- Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode apresentar curiosidades sobre a música atual, como:
- "Sabiam que o termo 'pop' vem de 'popular'? Ou seja, o gênero pop é chamado assim justamente por ser um dos mais populares e acessíveis para o grande público."
- "Vocês já ouviram falar do 'auto-tune'? É uma tecnologia que permite alterar a afinação e o timbre da voz, e que é muito usada no hip-hop e na música eletrônica, por exemplo. Vocês sabem por que esses gêneros musicais fazem tanto uso dessa tecnologia?"
- Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode apresentar curiosidades sobre a música atual, como:
O professor deve garantir que os alunos estejam envolvidos na discussão e que suas curiosidades e perguntas sejam valorizadas, estimulando assim a participação ativa de todos.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Atividade "Criação de uma Playlist" (10 - 12 minutos):
- Os alunos, divididos em grupos de até cinco pessoas, deverão criar uma playlist de músicas em inglês, cada uma representando um gênero musical atual diferente.
- O professor deve fornecer uma lista de gêneros musicais atuais, como pop, rock, hip-hop, R&B, eletrônica, entre outros, para que os alunos possam escolher a partir dela.
- Cada grupo deve pesquisar e selecionar uma música de um gênero específico, levando em consideração a popularidade do gênero, a diversidade de instrumentos utilizados, a mensagem transmitida pela letra, entre outros aspectos.
- Após a escolha da música, os alunos devem justificar, em inglês, o motivo da escolha, baseando-se nos aspectos que foram levados em consideração.
- Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar sua playlist para a turma, explicando brevemente o porquê de cada escolha.
-
Atividade "Decifrando a Letra" (5 - 7 minutos):
- Ainda em grupos, os alunos devem escolher uma das músicas da playlist criada na atividade anterior para analisar a letra.
- O professor deve fornecer uma cópia da letra da música, em inglês, para cada grupo.
- Os alunos devem ler a letra, discutir e anotar o que entendem sobre a mensagem transmitida pela música.
- Em seguida, devem identificar palavras ou expressões que não conhecem e pesquisar seus significados.
- Por fim, devem compartilhar com a turma o que entenderam da letra e quais palavras ou expressões tiveram dificuldade em compreender.
-
Atividade "Análise da Música" (5 - 6 minutos):
- Ainda no mesmo grupo, os alunos devem analisar a música escolhida em termos de melodia, ritmo, uso de instrumentos, entre outros aspectos musicais.
- Para isso, o professor deve disponibilizar a música para os alunos ou permitir que eles acessem a música em seus próprios dispositivos.
- Os alunos devem ouvir a música atentamente, discutir e anotar suas observações.
- Em seguida, devem compartilhar com a turma o que perceberam na música, destacando aspectos como o ritmo, a melodia, o uso de instrumentos, entre outros.
Essas atividades visam promover a interação entre os alunos, aprofundando seu conhecimento sobre os diferentes gêneros musicais atuais e estimulando a expressão oral em inglês. Além disso, as atividades permitem que os alunos desenvolvam habilidades de análise e interpretação, tanto da letra quanto da música, e que apreciem a diversidade musical.
Retorno (8 - 10 minutos)
-
Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):
- O professor deve iniciar uma discussão em grupo, onde cada grupo terá até 2 minutos para compartilhar as conclusões de suas atividades.
- Cada grupo deve apresentar brevemente a playlist que criou, a música que escolheu e os motivos da escolha, bem como suas análises da letra e da música.
- Durante as apresentações, o professor deve incentivar os demais alunos a fazerem perguntas, a expressarem suas opiniões e a relacionarem o que foi apresentado com suas próprias experiências musicais. Isso pode enriquecer a discussão e estimular o pensamento crítico.
-
Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):
- Após as apresentações, o professor deve fazer a conexão entre as atividades realizadas e a teoria sobre gêneros musicais atuais.
- O professor pode, por exemplo, destacar como os alunos foram capazes de identificar e descrever as características de diferentes gêneros musicais, tanto na escolha das músicas para a playlist quanto na análise das letras e das músicas.
- Além disso, o professor pode ressaltar como as atividades permitiram aos alunos compreender a importância de aspectos como a letra, a melodia, o ritmo e o uso de instrumentos para a identificação e a apreciação de um gênero musical.
-
Reflexão Individual (2 - 3 minutos):
- Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam.
- O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
- O professor deve dar um minuto para os alunos pensarem sobre as perguntas e, em seguida, abrir um espaço para que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma.
- Essa reflexão pode ajudar os alunos a consolidarem seu aprendizado e a identificarem possíveis dúvidas ou dificuldades que precisam ser esclarecidas em aulas futuras.
O Retorno é uma etapa fundamental do plano de aula, pois permite ao professor avaliar o que foi aprendido pelos alunos e como eles se apropriaram dos conceitos e das habilidades trabalhados. Além disso, o Retorno oferece aos alunos a oportunidade de refletir sobre seu próprio aprendizado, o que pode contribuir para o Desenvolvimento de uma atitude autônoma e crítica em relação aos estudos.
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Revisão dos Conteúdos (2 - 3 minutos):
- O professor deve começar a Conclusão recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a definição de gêneros musicais atuais, a identificação e distinção de diferentes gêneros, a análise da letra e música, e o Desenvolvimento das habilidades de escuta e interpretação.
- O professor pode reforçar esses conceitos, fazendo perguntas diretas aos alunos ou pedindo que eles compartilhem o que lembram do conteúdo. Isso ajuda a garantir que os conceitos-chave foram compreendidos.
-
Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):
- Em seguida, o professor deve ressaltar como as atividades práticas realizadas na aula se conectam com a teoria.
- Por exemplo, ao criar a playlist e analisar as letras e músicas, os alunos puderam aplicar os conceitos teóricos sobre gêneros musicais de uma forma prática e significativa.
- O professor pode também destacar como o estudo dos gêneros musicais atuais em inglês tem aplicações no dia a dia, como na compreensão e apreciação da música que ouvem, na interação com a cultura de países de língua inglesa, entre outros.
-
Materiais Complementares (1 - 2 minutos):
- O professor deve sugerir materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.
- Isso pode incluir playlists de gêneros musicais atuais em inglês, documentários sobre a história da música, sites e aplicativos de streaming de música, entre outros recursos.
- O professor pode também sugerir que os alunos pratiquem suas habilidades de escuta e interpretação em inglês através da audição de músicas, leitura de letras e discussão sobre o significado das músicas.
-
Importância do Assunto no Dia a Dia (1 minuto):
- Por fim, o professor deve reiterar a importância do estudo dos gêneros musicais atuais em inglês.
- O professor pode ressaltar como a música é uma expressão cultural poderosa que nos ajuda a entender e a apreciar a diversidade dos povos e das culturas.
- Além disso, o professor pode destacar como a habilidade de identificar e apreciar diferentes gêneros musicais pode enriquecer a vida dos alunos, tornando-os mais abertos e receptivos a novas experiências e perspectivas.
A Conclusão é uma etapa fundamental do plano de aula, pois permite ao professor reforçar os principais pontos de aprendizado, estabelecer conexões com a teoria e a prática, e motivar os alunos a continuarem estudando o tema. Além disso, a Conclusão oferece aos alunos um momento de reflexão sobre seu próprio aprendizado e sobre a importância do assunto no dia a dia.