Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Partes do Corpo Humano

Inglês

Original Teachy

Vocabulário: Partes do Corpo Humano

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Identificar e nomear as partes do corpo humano em inglês: O professor deve guiar os alunos a reconhecer e nomear corretamente as partes do corpo humano em inglês. Isso inclui não apenas as partes externas, mas também as internas. O objetivo é que os alunos se familiarizem com o vocabulário específico desta área.

  2. Descrever a localização das partes do corpo humano em inglês: Além de simplesmente reconhecer e nomear as partes do corpo humano em inglês, os alunos devem ser capazes de descrever a localização de cada parte. Isso ajuda a desenvolver uma compreensão mais profunda do tópico e a melhorar a fluência em inglês.

  3. Usar as partes do corpo humano em frases simples em inglês: Por fim, os alunos devem ser capazes de usar o vocabulário aprendido em frases simples. Isso envolve a aplicação prática do conhecimento adquirido e ajuda a reforçar a memorização do vocabulário.

Objetivos secundários:

  • Promover a interação em inglês: Durante todo o processo de aprendizado, o professor deve incentivar a comunicação em inglês entre os alunos para promover a prática da língua.

  • Desenvolver a confiança para falar em inglês: Ao promover a interação em inglês, o professor também deve ajudar a desenvolver a confiança dos alunos para falar em inglês. Isso é crucial para o sucesso a longo prazo no aprendizado da língua.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor deve começar relembrando os alunos sobre a anatomia básica do corpo humano, principalmente as partes externas, como braços, pernas, cabeça, etc. Esta revisão é essencial para que os alunos possam avançar para o aprendizado de partes do corpo mais complexas. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-Problema: Para despertar o interesse dos alunos no tópico, o professor pode levantar duas situações-problema:

    • Primeira situação: "Imagine que você está em um país de língua inglesa e precisa descrever a um médico onde está sentindo dor em seu corpo. Como você faria isso em inglês?"

    • Segunda situação: "Suponha que você queira contar a um amigo estrangeiro sobre uma lesão que teve, mas ele só entende inglês. Como você descreveria a lesão a ele?"

    Estas situações irão contextualizar a importância do vocabulário que será aprendido na aula. (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização: O professor pode então explicar que o conhecimento do vocabulário sobre as partes do corpo humano em inglês é essencial não apenas para situações médicas, mas também para várias outras situações do dia a dia, como descrever a aparência de uma pessoa, falar sobre atividades físicas, entre outras. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para tornar a Introdução mais envolvente, o professor pode compartilhar:

    • Curiosidade 1: "Você sabia que o corpo humano tem cerca de 206 ossos? E cada um deles tem um nome em inglês!"

    • Curiosidade 2: "Vocês já ouviram falar sobre os 'idioms' em inglês? São expressões que, quando traduzidas literalmente, não fazem sentido. Vamos aprender alguns que usam partes do corpo, como 'break a leg' ou 'pull someone's leg'."

    Essas curiosidades ajudarão a despertar a curiosidade dos alunos e a mantê-los engajados na aula. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Body Flashcards" (10 - 12 minutos): Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5. Cada grupo receberá um conjunto de cartões com o desenho de diferentes partes do corpo humano (por exemplo, coração, pulmões, braços, pernas, etc.). O desafio do grupo será nomear cada parte do corpo em inglês e, em seguida, colar o cartão na área correspondente do "corpo" humano desenhado em uma grande cartolina. O professor deve circular pela sala, observando e auxiliando os grupos conforme necessário.

    • Passo 1: O professor deve entregar os conjuntos de cartões para cada grupo e explicar a atividade. O professor deve enfatizar que a atividade é um momento de prática e que a comunicação em inglês é essencial.

    • Passo 2: Os alunos começam a nomear as partes do corpo humano em inglês e a colar os cartões no "corpo" humano desenhado na cartolina. Eles devem se comunicar em inglês durante todo o processo.

    • Passo 3: Após todos os grupos terminarem, o professor deve revisar as respostas com a turma, corrigindo quaisquer erros e esclarecendo quaisquer dúvidas.

  2. Atividade "Body Idioms" (10 - 12 minutos): Nesta atividade, os grupos de alunos continuarão a trabalhar juntos. Eles receberão uma lista de "idioms" em inglês que usam partes do corpo (por exemplo, "break a leg", "pull someone's leg", "get cold feet", etc.). O desafio do grupo será desenhar uma cena que ilustre cada "idiom" e escrever uma breve descrição da cena em inglês. A ideia é que eles possam não apenas entender o significado dos "idioms", mas também lembrar-se deles com mais facilidade devido à atividade visual.

    • Passo 1: O professor distribui a lista de "idioms" para cada grupo e explica a atividade. O professor deve enfatizar que a compreensão do significado dos "idioms" é mais importante do que a capacidade de desenhar.

    • Passo 2: Os alunos começam a desenhar as cenas e escrever as descrições em inglês. Eles devem se comunicar em inglês durante todo o processo.

    • Passo 3: Após todos os grupos terminarem, o professor deve revisar as cenas e as descrições com a turma, corrigindo quaisquer erros e esclarecendo quaisquer dúvidas.

  3. Atividade "Role-Play Doctor's Visit" (5 - 7 minutos): Para a última atividade, os grupos de alunos irão encenar uma visita ao médico. Um aluno será o "médico" e os outros serão "pacientes". O "médico" fará perguntas sobre as partes do corpo e os "pacientes" responderão em inglês usando o vocabulário aprendido. O professor deve fornecer um roteiro com perguntas e respostas sugeridas para orientar a atividade.

    • Passo 1: O professor explica a atividade e fornece o roteiro aos grupos.

    • Passo 2: Os grupos começam a encenar as visitas ao médico. O professor deve circular pela sala, observando as encenações e fornecendo feedback conforme necessário.

    • Passo 3: Após todas as encenações, o professor deve fornecer um feedback geral e destacar os pontos fortes e as áreas que precisam de melhoria. O professor deve enfatizar que o objetivo da atividade é praticar o uso do vocabulário em um contexto realista e que o feedback é uma parte importante do processo de aprendizado.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve reunir os alunos e promover uma discussão em grupo para compartilhar as soluções ou conclusões encontradas por cada equipe. Isso permite que os alunos aprendam uns com os outros, vejam diferentes perspectivas e abordagens para o mesmo problema, e também ajuda a reforçar o que foi aprendido.

    • Passo 1: O professor chama cada grupo para compartilhar brevemente o que fizeram nas atividades "Body Flashcards", "Body Idioms" e "Role-Play Doctor's Visit". Cada grupo deve ter no máximo 2 minutos para compartilhar.

    • Passo 2: Durante as apresentações, o professor deve encorajar os outros alunos a fazerem perguntas ou comentários. Isso promove a interação e a participação de todos.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após as discussões, o professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria. Isso ajudará os alunos a verem o valor do que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em outros contextos.

    • Passo 1: O professor deve explicar como a atividade "Body Flashcards" ajudou os alunos a nomear e localizar as partes do corpo humano em inglês, enquanto a atividade "Body Idioms" os ajudou a entender e lembrar-se de "idioms" que usam partes do corpo.

    • Passo 2: O professor deve discutir como a atividade de encenação "Role-Play Doctor's Visit" permitiu aos alunos aplicar o vocabulário aprendido em um contexto realista e útil.

  3. Reflexão Final (3 - 4 minutos): Para concluir a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. O professor deve fazer as seguintes perguntas e dar tempo para que os alunos reflitam e respondam mentalmente:

    1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"

    2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"

    • Passo 1: O professor faz as perguntas e dá tempo para os alunos refletirem.

    • Passo 2: Após um minuto, o professor pede que alguns alunos compartilhem suas respostas. Isso permite que o professor avalie a compreensão dos alunos e identifique quaisquer lacunas que precisam ser abordadas em aulas futuras.

  4. Feedback do Professor (1 minuto): Por fim, o professor deve fornecer um feedback geral sobre a aula, elogiando o esforço e a participação dos alunos e destacando os pontos fortes da turma. O professor também pode aproveitar este momento para reforçar a importância do tópico aprendido e como ele se aplica no dia a dia e em outras situações de aprendizado de inglês.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (1 - 2 minutos): O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados na aula, reiterando a importância de aprender o vocabulário das partes do corpo humano em inglês. Ele deve lembrar os alunos que além de ser útil em situações médicas, o conhecimento dessas palavras e expressões é essencial para a comunicação diária em inglês. O professor pode reiterar algumas das frases e "idioms" aprendidos, incentivando os alunos a usá-los em suas conversas do dia a dia.

  2. Conexão com a Prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria com a prática. Ele deve destacar como as atividades realizadas permitiram aos alunos aplicar o vocabulário aprendido em situações práticas e realistas. O professor deve também enfatizar que o uso contínuo do vocabulário em situações do mundo real é a melhor maneira de consolidar o aprendizado.

  3. Sugestão de Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor pode sugerir recursos adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o vocabulário das partes do corpo humano em inglês. Esses recursos podem incluir sites de aprendizado de idiomas, vídeos educacionais no YouTube, aplicativos de aprendizado de idiomas, livros didáticos de inglês, entre outros. O professor deve encorajar os alunos a explorar esses recursos em seu próprio tempo, incentivando a aprendizagem autônoma.

  4. Importância do Tópico no Dia a Dia (1 minuto): Por fim, o professor deve reforçar a relevância do tópico aprendido para o dia a dia dos alunos. Ele pode destacar como a habilidade de descrever a dor ou a lesão que está sentindo, ou entender expressões comuns em inglês que usam partes do corpo, pode ser crucial em várias situações. O professor deve encorajar os alunos a continuar praticando o vocabulário aprendido e a perceber como ele pode ser útil em suas vidas diárias.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies