Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Partes do Corpo Humano

Inglês

Original Teachy

Vocabulário: Partes do Corpo Humano

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Vocabulário: Partes do Corpo Humano

Palavras ChaveVocabulário, Partes do Corpo Humano, Inglês, 9º ano, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Mindfulness, Empatia, Autoexpressão, Regulação Emocional
Materiais NecessáriosFolhas de papel, Lápis, Imagens e diagramas do corpo humano, Quadro branco e marcadores, Fichas ou cartões com vocabulário em inglês, Dispositivos de áudio para prática de pronúncia (opcional)
Códigos BNCC-
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

Esta etapa visa fornecer aos alunos uma visão clara sobre os objetivos da aula, destacando a importância do vocabulário relacionado às partes do corpo humano em inglês. Além disso, prepara os alunos para o engajamento emocional e cognitivo necessário para a aprendizagem, alinhando-se com a metodologia socioemocional e o método RULER.

Objetivos Principais

1. Reconhecer e nomear as principais partes do corpo humano em inglês.

2. Compreender os significados e usos adequados dos termos referentes às partes do corpo humano em inglês.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Mindfulness para Preparação Emocional

A atividade de Mindfulness é uma prática que ajuda os alunos a focarem no momento presente, promovendo um estado de atenção plena. Esta atividade contribuirá para a concentração e presença dos alunos, preparando-os emocionalmente para a aula.

1. Peça para os alunos se sentarem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés firmemente plantados no chão e as mãos repousando sobre as pernas.

2. Instrua os alunos a fecharem os olhos e respirarem profundamente três vezes, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

3. Sugira que os alunos levem a atenção para a respiração, observando o movimento do ar entrando e saindo do corpo.

4. Oriente os alunos a notarem qualquer pensamento ou emoção que surja, sem julgamentos, apenas reconhecendo sua presença e, em seguida, voltando a atenção para a respiração.

5. Continue guiando os alunos por cerca de 5 minutos, incentivando-os a manter o foco na respiração e no momento presente.

6. Após o tempo de mindfulness, peça aos alunos que abram os olhos lentamente e façam mais uma respiração profunda antes de retornar a atenção para a aula.

Contextualização do Conteúdo

Entender as partes do corpo humano em inglês não é apenas uma habilidade linguística, mas também uma forma de compreender melhor a si mesmo e os outros. Saber nomear e descrever partes do corpo pode ser crucial em diversas situações da vida real, como em consultas médicas, esportes ou em conversas cotidianas. Além disso, reconhecer e expressar corretamente as emoções associadas ao nosso corpo pode melhorar nossa comunicação e relações interpessoais. Por exemplo, saber dizer que está com dor em uma parte específica do corpo pode ajudar a obter o cuidado necessário, enquanto entender as emoções de outras pessoas pode promover empatia e colaboração.

Desenvolvimento

Duração: 60 a 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 a 25 minutos

1. Cabeça (Head): Inclui cabelo (hair), rosto (face), olhos (eyes), orelhas (ears), nariz (nose) e boca (mouth).

2. Tronco (Torso): Inclui pescoço (neck), ombros (shoulders), peito (chest), abdômen (abdomen) e costas (back).

3. Braços (Arms): Inclui braços (arms), cotovelos (elbows), pulsos (wrists) e mãos (hands). As mãos contêm dedos (fingers) e polegares (thumbs).

4. Pernas (Legs): Inclui coxas (thighs), joelhos (knees), panturrilhas (calves) e tornozelos (ankles). Os pés (feet) contêm dedos dos pés (toes).

5. Explique as funções básicas de cada parte do corpo, por exemplo, os olhos são usados para ver, o nariz para cheirar, etc.

6. Utilize imagens e diagramas para ajudar na visualização e compreensão dos termos. Mostre um diagrama do corpo humano com etiquetas em inglês.

7. Dê exemplos de frases que utilizam o vocabulário, como 'My head hurts' ou 'She has long hair'.

8. Traga analogias para ajudar na compreensão, como comparar o braço humano a uma alavanca que se move em vários pontos (ombro, cotovelo, punho).

9. Encoraje os alunos a repetirem os termos em inglês após você, para praticar a pronúncia.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 25 a 30 minutos

Desenhando e Rotulando o Corpo Humano

Nesta atividade, os alunos irão desenhar uma figura humana em um papel e rotular corretamente as partes do corpo em inglês. A atividade ajuda a reforçar o vocabulário aprendido e a desenvolver habilidades de autoconhecimento e autoexpressão.

1. Distribua folhas de papel e lápis para todos os alunos.

2. Peça aos alunos para desenharem uma figura humana simples.

3. Oriente os alunos a rotularem as partes do corpo em inglês, usando o vocabulário aprendido.

4. Permita que os alunos decorem suas figuras, adicionando detalhes como cabelo, roupas, etc.

5. Após terminarem, peça a alguns alunos para apresentarem suas figuras para a turma, nomeando as partes do corpo em inglês.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a atividade, reúna os alunos em um círculo para uma discussão em grupo. Utilize o método RULER para guiar a conversa. Reconheça as emoções expressas pelos alunos durante a atividade, perguntando como se sentiram ao desenhar e rotular o corpo humano. Compreenda as causas dessas emoções, incentivando os alunos a refletirem sobre por que determinadas emoções surgiram. Nomeie as emoções corretamente, ajudando os alunos a identificarem se sentiram alegria, frustração, orgulho, etc.

Expresse as emoções de maneira adequada, encorajando os alunos a compartilharem suas experiências e sentimentos de maneira respeitosa e aberta. Regule as emoções, discutindo estratégias para lidar com sentimentos difíceis que possam ter surgido durante a atividade, como paciência e persistência. Esta discussão não só reforça o vocabulário aprendido, mas também promove o desenvolvimento socioemocional dos alunos.

Conclusão

Duração: 15 a 20 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Para a reflexão e regulação emocional, sugira aos alunos que escrevam um parágrafo sobre os desafios que enfrentaram durante a aula de hoje, focando em como se sentiram ao aprender e usar o novo vocabulário das partes do corpo humano em inglês. Alternativamente, realize uma discussão em grupo onde cada aluno possa compartilhar suas experiências. Peça que reflitam sobre como geriram suas emoções ao longo da aula, identificando momentos de frustração, satisfação ou qualquer outra emoção significativa.

Objetivo: O objetivo dessa subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional dos alunos. Ao refletirem sobre os desafios enfrentados e as emoções sentidas, os alunos aprendem a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Isso não apenas fortalece suas habilidades socioemocionais, mas também aprimora sua capacidade de empatia e comunicação.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para o encerramento, sugira aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Por exemplo, cada aluno pode escolher uma parte do corpo que deseja aprender mais profundamente ou usar o novo vocabulário em uma conversa real. Peça aos alunos que compartilhem suas metas com a turma, promovendo um senso de compromisso e colaboração.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Revisar e praticar o vocabulário das partes do corpo humano em inglês diariamente.

2. Usar o vocabulário aprendido em frases e conversas cotidianas.

3. Aprimorar a pronúncia das palavras relacionadas às partes do corpo humano.

4. Desenvolver a habilidade de reconhecer e nomear emoções em inglês, associadas a diferentes partes do corpo.

5. Promover a empatia e a comunicação efetiva ao compreender e expressar emoções de maneira adequada. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Ao definirem metas pessoais e acadêmicas, os alunos são incentivados a continuar desenvolvendo suas habilidades linguísticas e socioemocionais, promovendo um crescimento contínuo tanto no contexto acadêmico quanto no pessoal.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies