Entrar

Plano de aula de Elemento de Coesão

Português

Original Teachy

'EF09LP03'

Elemento de Coesão

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de elementos de coesão: O professor deve garantir que os alunos entendam o que são os elementos de coesão, como eles funcionam e por que são importantes na construção de textos coesos e coerentes. Isso pode ser feito através de uma revisão inicial do conteúdo e/ou uma breve Introdução ao tópico.

  2. Identificar os diferentes tipos de elementos de coesão: Os alunos devem ser capazes de reconhecer os diferentes tipos de elementos de coesão, como pronomes, conjunções, advérbios e expressões. Eles também devem ser capazes de identificar esses elementos em textos que leem ou escrevem.

  3. Aplicar os elementos de coesão na escrita: Finalmente, os alunos devem ser capazes de aplicar os elementos de coesão na prática, melhorando a coesão e a coerência de seus próprios textos. Isso pode ser feito através de exercícios de escrita e revisão, onde os alunos são encorajados a identificar e corrigir problemas de coesão em seus próprios trabalhos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre a estrutura básica de um texto, a importância da coerência e a diferença entre coesão e coerência. Isso pode ser feito através de perguntas aos alunos ou de uma breve revisão em slides. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: A seguir, o professor pode apresentar duas situações que ilustram a importância dos elementos de coesão. Por exemplo, pode-se mostrar um texto sem elementos de coesão e pedir aos alunos que tentem entendê-lo. Em seguida, pode-se mostrar o mesmo texto com elementos de coesão e pedir aos alunos que comparem as duas versões. Outra situação pode ser a de pedir aos alunos que escrevam um parágrafo sobre um tópico de sua escolha, e depois pedir-lhes que identifiquem os elementos de coesão que usaram. (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve então explicar aos alunos a importância dos elementos de coesão no dia a dia. Pode-se mencionar que a habilidade de escrever textos coesos e coerentes é valorizada em muitas profissões e que a falta de coesão pode dificultar a comunicação eficaz. O professor também pode fornecer exemplos de situações da vida real onde a coesão é importante, como em relatórios de trabalho, emails formais, ou mesmo em conversas do dia a dia. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre os elementos de coesão. Por exemplo, pode-se mencionar que a palavra mais longa da língua portuguesa é "pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico", que é um exemplo de como os elementos de coesão podem ser usados para criar palavras compostas. Outra curiosidade pode ser que o uso de elementos de coesão varia entre as diferentes formas de escrita, como a escrita acadêmica, a escrita jornalística e a escrita criativa. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Jogo de Tabuleiro "Caminho Coeso" (10 - 12 minutos):

    • Preparação: O professor deve preparar previamente um jogo de tabuleiro chamado "Caminho Coeso". O tabuleiro deve ser dividido em casas, cada uma com um pequeno desafio relacionado aos elementos de coesão. Os desafios podem envolver a identificação de elementos de coesão em um pequeno trecho de texto, a substituição de um elemento de coesão por outro que mantenha a coesão do texto, etc. O professor deve dividir a classe em grupos de 3 a 4 alunos e fornecer a cada grupo um marcador e um dado.
    • Regras: Cada grupo deve jogar o dado e mover seu marcador pelo tabuleiro de acordo com o número sorteado. Quando um grupo parar em uma casa, deve resolver o desafio correspondente. Se o grupo responder corretamente, pode permanecer na casa. Se responder incorretamente, deve voltar para a casa anterior. O primeiro grupo a chegar ao final do tabuleiro é o vencedor. O professor deve circular pela sala, observando o progresso dos grupos, esclarecendo dúvidas e fornecendo feedback.
    • Objetivo: O objetivo deste jogo é reforçar a compreensão dos alunos sobre os elementos de coesão e sua aplicação na escrita, de maneira lúdica e interativa.
  2. Atividade de Escrita "Construindo um Texto Coeso" (10 - 12 minutos):

    • Preparação: O professor deve preparar previamente uma série de cartões, cada um com uma frase ou ideia. As frases devem ser relacionadas, mas não devem estar em ordem lógica. Por exemplo, se o tema for "A importância da reciclagem", as frases podem ser: "Reciclar ajuda a preservar o meio ambiente", "Existem diferentes tipos de materiais que podem ser reciclados", "A reciclagem é uma responsabilidade de todos", etc. O professor deve dividir a classe em grupos de 3 a 4 alunos e fornecer a cada grupo um conjunto de cartões.
    • Atividade: Cada grupo deve organizar as frases dos cartões em um texto coeso e coerente. Eles devem usar os elementos de coesão para ligar as frases e criar uma sequência lógica. O professor deve circular pela sala, observando o progresso dos grupos, esclarecendo dúvidas e fornecendo feedback. No final, cada grupo deve ler o seu texto em voz alta para a classe. O professor e os outros alunos devem dar feedback sobre a coesão e a coerência do texto.
    • Objetivo: O objetivo desta atividade é permitir que os alunos pratiquem a aplicação dos elementos de coesão na escrita, de maneira colaborativa e reflexiva.
  3. Debate "Coesão no Mundo Real" (5 - 6 minutos):

    • Preparação: O professor deve preparar previamente uma lista de tópicos relacionados à coesão e à escrita. Por exemplo, "O uso de gírias e abreviações em mensagens de texto prejudica a coesão?", "A falta de coesão em um email profissional pode causar mal-entendidos?", etc. O professor deve dividir a classe em grupos de 3 a 4 alunos e fornecer a cada grupo um tópico para discutir.
    • Atividade: Cada grupo deve discutir o tópico de seu cartão e chegar a uma Conclusão. Eles devem considerar exemplos do mundo real e experiências pessoais ao formular seus argumentos. No final, um representante de cada grupo deve apresentar a Conclusão de seu grupo para a classe. O professor e os outros alunos devem dar feedback e fazer perguntas.
    • Objetivo: O objetivo deste debate é permitir que os alunos apliquem seus conhecimentos sobre coesão e coerência em um contexto real, desenvolvendo habilidades de argumentação e pensamento crítico.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • Preparação: O professor deve preparar previamente um conjunto de perguntas para discussão em grupo. Essas perguntas devem ser projetadas para estimular os alunos a refletir sobre o que aprenderam na aula e a conectar o novo conhecimento com o que já sabiam.
    • Atividade: O professor deve dividir a classe em grupos de 3 a 4 alunos e fornecer a cada grupo um conjunto de perguntas. As perguntas devem ser abertas e estimular a discussão. Por exemplo, "Como os elementos de coesão podem melhorar a qualidade da sua escrita?", "Quais foram os desafios mais difíceis que você enfrentou ao tentar aplicar os elementos de coesão na atividade de escrita?".
    • Objetivo: O objetivo desta atividade é permitir que os alunos compartilhem suas reflexões e aprendizados com seus colegas, promovendo a aprendizagem colaborativa.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Preparação: O professor deve preparar previamente uma lista de conceitos-chave abordados na aula. Essa lista deve incluir definições de elementos de coesão, exemplos de seu uso e dicas para sua aplicação na escrita.
    • Atividade: O professor deve pedir aos alunos que, em seus grupos, identifiquem um conceito-chave da aula que eles achem importante e que queiram compartilhar com a classe. Cada grupo deve então apresentar seu conceito à classe, explicando por que o escolheu e como ele se aplica ao uso dos elementos de coesão na escrita.
    • Objetivo: O objetivo desta atividade é permitir que os alunos revisem e consolidem seus conhecimentos sobre os elementos de coesão, ao mesmo tempo em que desenvolvem suas habilidades de comunicação e apresentação.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    • Preparação: O professor deve preparar previamente uma lista de perguntas para reflexão individual. Essas perguntas devem ser projetadas para estimular os alunos a refletir sobre o que aprenderam na aula, quais conceitos eles acharam mais desafiadores e o que eles gostariam de aprender mais sobre.
    • Atividade: O professor deve pedir aos alunos que, individualmente, reflitam sobre as perguntas e anotem suas respostas. As perguntas podem incluir: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?", "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Objetivo: O objetivo desta atividade é permitir que os alunos processem o que aprenderam na aula, identifiquem quaisquer lacunas em seu entendimento e estabeleçam metas para a aprendizagem futura.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos): O professor deve resumir os principais pontos discutidos na aula, reforçando o conceito de elementos de coesão, sua importância na escrita e os diferentes tipos existentes. O professor pode fazer isso através de uma revisão rápida dos slides, ou simplesmente relembrando os alunos verbalmente. O objetivo é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e completa do conteúdo da aula.

  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos): O professor deve explicar como a aula conectou a teoria dos elementos de coesão com a prática da escrita. Pode-se mencionar como as atividades de jogo de tabuleiro e escrita permitiram aos alunos aplicar os elementos de coesão na prática, e como o debate permitiu que eles refletissem sobre a importância desses elementos no mundo real. O objetivo é mostrar aos alunos que a teoria não é algo abstrato e sem sentido, mas sim algo que pode ser aplicado de maneira prática e útil.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais extras que os alunos possam consultar para aprofundar seu entendimento dos elementos de coesão. Isso pode incluir livros de referência, sites de gramática, vídeos educacionais, etc. O professor pode compartilhar esses recursos com os alunos através de uma lista enviada por email, ou simplesmente mencioná-los em sala de aula. O objetivo é encorajar os alunos a se envolverem ativamente com o tópico, mesmo fora do horário de aula.

  4. Importância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor deve resumir a importância dos elementos de coesão na vida cotidiana. Pode-se mencionar novamente como a habilidade de escrever textos coesos e coerentes é valorizada em muitas profissões, e como a falta de coesão pode dificultar a comunicação eficaz. O professor também pode encorajar os alunos a prestar mais atenção aos elementos de coesão em seus próprios textos, sejam eles acadêmicos, profissionais ou pessoais. O objetivo é mostrar aos alunos que o que eles aprenderam na aula não é apenas relevante para a escola, mas também para a vida.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies