Entrar

Plano de aula de Arte: Egito Antigo

Artes

Original Teachy

'EM13LGG601'

Arte: Egito Antigo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a importância da arte no contexto do Egito Antigo:

    • Analisar a arte do Egito Antigo como uma expressão cultural e religiosa da época.
    • Discutir como a arte egípcia refletia a visão de mundo e a sociedade daquele período.
  2. Identificar as principais características da arte egípcia:

    • Estudar os estilos e técnicas utilizados pelos artistas egípcios.
    • Compreender a simbologia e os temas recorrentes na arte egípcia.
  3. Desenvolver habilidades críticas e analíticas ao observar e interpretar obras de arte egípcias:

    • Aprender a identificar e descrever elementos artísticos em obras egípcias.
    • Interpretar o significado e a intenção por trás das obras de arte escolhidas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos: O professor deve relembrar os conceitos básicos de arte e de história que foram previamente estudados pelos alunos. É importante destacar o significado e a importância da arte como uma forma de expressão cultural e social, e como ela pode refletir a visão de mundo de uma determinada sociedade.

  2. Situações-problema: O professor pode propor duas situações hipotéticas para os alunos:

    • Imagine que você é um arqueólogo que descobriu uma antiga tumba no Egito. Ao entrar na tumba, você se depara com paredes cobertas de pinturas e hieróglifos. Como você acha que essas imagens podem te ajudar a entender a vida e a sociedade dos antigos egípcios?
    • Suponha que você é um artista contemporâneo e foi desafiado a criar uma obra de arte inspirada na arte egípcia. Que elementos e características você usaria em sua obra e por quê?
  3. Contextualização: O professor deve explicar a importância da arte egípcia, não só enquanto uma forma de expressão artística, mas também como um meio de comunicação e registro histórico. Deve-se ressaltar que a arte egípcia foi fortemente influenciada por suas crenças religiosas e pela estrutura social da época.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: O professor pode compartilhar curiosidades sobre a arte egípcia para despertar o interesse dos alunos. Por exemplo:

    • Vocês sabiam que a arte egípcia era altamente padronizada e simétrica, pois acreditava-se que a ordem e a estabilidade eram fundamentais para manter o equilíbrio do universo?
    • E que os antigos egípcios usavam hieróglifos, um sistema de escrita composto por desenhos e símbolos, para registrar não apenas eventos históricos, mas também para transmitir ideias complexas e histórias mitológicas?

Ao final da Introdução, os alunos devem ter uma compreensão básica do tópico e estar motivados para aprender mais sobre a arte do Egito Antigo.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1 - "Mural Egípcio" (10 - 12 minutos)

    • O professor deve dividir a turma em pequenos grupos e fornecer a cada um deles uma grande folha de papel, lápis de cor e marcadores.
    • A tarefa é que cada grupo crie seu próprio "mural egípcio", inspirado na arte do Egito Antigo. Eles podem usar a internet ou livros como referência para identificar os elementos e características típicos da arte egípcia, como a simetria, o uso de cores vivas, os hieróglifos, entre outros.
    • Além disso, o professor pode fornecer aos alunos uma lista de temas comuns na arte egípcia, como cenas da vida cotidiana, figuras divinas, processos de mumificação, entre outros, e pedir que escolham um para representar em seu mural.
    • Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar seu mural para a classe, explicando as escolhas que fizeram e o que aprenderam sobre a arte egípcia.
  2. Atividade 2 - "Decifrando Hieróglifos" (10 - 12 minutos)

    • Ainda em grupos, os alunos receberão uma folha com alguns exemplos de hieróglifos egípcios e seus significados correspondentes.
    • O desafio é que os alunos criem suas próprias frases ou pequenos textos usando os hieróglifos. Eles podem escolher um tema, como a vida cotidiana, a religião, a arquitetura, entre outros, para inspirar suas criações.
    • Após a criação, os alunos devem trocar suas frases ou textos com outros grupos e tentar decifrá-los, usando a lista de hieróglifos e seus significados.
    • Esta atividade tem como objetivo não apenas familiarizar os alunos com o sistema de escrita egípcio, mas também incentivá-los a pensar sobre como a arte pode ser usada como uma forma de comunicação.
  3. Atividade 3 - "Construindo uma Pirâmide" (10 - 15 minutos)

    • Nesta atividade, os alunos serão desafiados a construir uma pirâmide egípcia em miniatura, usando apenas papel e cola.
    • O professor pode fornecer aos alunos um modelo de pirâmide para facilitar a construção. No entanto, os alunos devem ser incentivados a personalizar sua pirâmide, adicionando elementos de arte egípcia, como hieróglifos, pinturas e esculturas.
    • Durante a atividade, o professor deve circular pela sala, fornecendo orientação e feedback aos grupos, e incentivando discussões sobre a arquitetura e a arte egípcia.
    • No final da aula, os alunos devem ter uma compreensão mais profunda da arte do Egito Antigo, e terão produzido suas próprias obras de arte inspiradas nesse período. Além disso, eles terão desenvolvido habilidades de trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento criativo.

Essas atividades lúdicas e práticas permitirão que os alunos explorem de maneira mais profunda e significativa o tema da arte egípcia, aplicando os conhecimentos adquiridos e desenvolvendo habilidades importantes.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos e abrir uma discussão em grupo. Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar suas conclusões e reflexões das atividades realizadas.
    • Durante as apresentações, o professor deve incentivar os alunos a explicar como eles aplicaram as características da arte egípcia em suas obras, e como eles interpretaram e expressaram ideias através dos hieróglifos.
    • O professor também pode fazer perguntas para estimular a discussão e a reflexão dos alunos. Por exemplo, "Como vocês acreditam que a arte egípcia influenciou a arquitetura das pirâmides?" ou "O que vocês aprenderam sobre a cultura e a sociedade do Egito Antigo através dessas atividades?".
  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos)

    • Após as apresentações, o professor deve fazer uma revisão das principais características da arte egípcia, conectando-as com as atividades realizadas pelos alunos.
    • Por exemplo, o professor pode destacar como a simetria, o uso de cores vivas e os hieróglifos foram representados nas obras dos alunos.
    • Além disso, o professor pode reforçar a importância da arte egípcia como um meio de comunicação e registro histórico, e como os alunos conseguiram expressar ideias e representar cenas da vida cotidiana e da religião egípcia através de suas obras e frases em hieróglifos.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • O professor deve propor um momento de reflexão individual. Os alunos terão um minuto para pensar sobre as seguintes questões:
      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Após o minuto de reflexão, o professor pode pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas, promovendo uma troca de ideias e incentivando a curiosidade e o questionamento.
  4. Feedback do Professor (1 minuto)

    • Finalmente, o professor deve fornecer feedback aos alunos, elogiando seus esforços e destacando as principais aprendizagens do dia.
    • O professor também pode aproveitar este momento para esclarecer quaisquer dúvidas que ainda possam existir e para encorajar os alunos a continuar explorando o tema em casa, através de pesquisas adicionais ou de atividades artísticas.

O Retorno é uma etapa crucial do plano de aula, pois permite que os alunos consolidem o que aprenderam, conectem a teoria com a prática e reflitam sobre o processo de aprendizagem. Além disso, proporciona ao professor a oportunidade de avaliar a eficácia da aula e de fazer ajustes, se necessário, para futuras aulas.

Conclusão (5 - 8 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos)

    • O professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula, reforçando a importância da arte egípcia como uma expressão cultural e religiosa do Egito Antigo.
    • Deve-se lembrar aos alunos das características principais da arte egípcia, como a simetria, o uso de cores vivas e a presença de hieróglifos, e como estes elementos foram representados nas atividades práticas realizadas durante a aula.
    • Além disso, o professor deve reiterar a relevância da arte egípcia como uma forma de comunicação e registro histórico, e como os alunos conseguiram expressar ideias e representar cenas da vida cotidiana e da religião egípcia através de suas obras e frases em hieróglifos.
  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor deve enfatizar como as atividades práticas realizadas durante a aula permitiram aos alunos aplicar e aprofundar seus conhecimentos sobre a arte egípcia.
    • O professor pode destacar exemplos específicos das obras e frases criadas pelos alunos, mostrando como eles foram capazes de incorporar as características da arte egípcia em suas criações.
    • Além disso, o professor pode reforçar como a prática de criar e decifrar hieróglifos permitiu aos alunos experimentar a arte como uma forma de comunicação.
  3. Materiais Complementares (1 minuto)

    • O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus estudos sobre a arte egípcia. Estes materiais podem incluir livros, documentários, sites de museus, entre outros.
    • Além disso, o professor pode encorajar os alunos a explorar a arte egípcia de outras maneiras, como visitando exposições de arte, fazendo desenhos ou esculturas inspirados na arte egípcia, ou pesquisando mais sobre a vida e a sociedade do Egito Antigo.
  4. Relevância do Assunto (1 - 2 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve ressaltar a importância da arte egípcia para o mundo atual.
    • O professor pode explicar como a arte egípcia influenciou e continua influenciando a arte e a cultura de diversas sociedades ao redor do mundo, e como ela nos ajuda a entender e apreciar a rica e complexa história do Egito Antigo.
    • Além disso, o professor pode enfatizar como a arte em geral, e a arte egípcia em particular, nos permite expressar nossas ideias e emoções, comunicar-nos com os outros e explorar novas formas de pensar e de ver o mundo.

A Conclusão é uma etapa fundamental para consolidar o aprendizado dos alunos, conectar a teoria com a prática, e destacar a relevância do assunto para o dia a dia e para o mundo. Ao final da aula, os alunos devem ter uma compreensão sólida da arte egípcia, e estar motivados para explorar mais sobre esse fascinante período da história.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies