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Plano de aula de Arte: Pré História

Artes

Original Teachy

'EM13LGG601'

Arte: Pré História

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Arte: Pré História

Palavras ChaveArte Rupestre, Análise Visual, Interpretação Crítica, Cotidiano Pré-Histórico, Técnicas de Pintura, Expressão Cultural, Trabalho em Grupo, Debate, Atividades Práticas, Arqueologia Simulada, Documentário, Arte Contemporânea
Materiais NecessáriosFotos de réplicas de pinturas rupestres, Informações 'arqueológicas' fictícias, Fichas de análise visual, Tablets ou câmeras digitais, Papel craft, Carvão, Giz pastel, Pigmentos naturais, Equipamentos de edição de vídeo
Códigos BNCCEM13LGG601: Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaHistória da Arte

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para estabelecer uma base clara do que se espera alcançar durante a aula. Ao definir objetivos específicos, os alunos terão uma compreensão precisa do foco da discussão e das atividades propostas. Esta abordagem ajuda a maximizar a eficácia do tempo em sala, direcionando a atenção dos alunos para os aspectos mais relevantes da arte rupestre e sua importância para o entendimento das sociedades pré-históricas.

Objetivos principais:

1. Explorar e compreender os conceitos fundamentais da arte rupestre, incluindo suas origens, técnicas utilizadas e significados culturais.

2. Analisar os registros artísticos em cavernas, focando nas representações do cotidiano de caçadores e coletores e discutir como essas imagens refletem a vida e as crenças dessas sociedades.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades críticas de análise e interpretação visual.
  2. Fomentar a discussão e o debate entre os alunos sobre a importância cultural e histórica da arte rupestre.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o tema da aula, estimulando a aplicação do conhecimento prévio em situações práticas e estimulantes. As situações problema propostas incentivam os alunos a pensarem criticamente sobre como a arte rupestre reflete a cultura e as práticas sociais de seus criadores. A contextualização, por sua vez, liga o passado ao presente, mostrando a relevância contínua da arte rupestre e preparando o terreno para um estudo mais aprofundado e significativo.

Situações Problema

1. Imagine que você é um arqueólogo descobrindo uma nova caverna com pinturas rupestres. Quais pistas visuais e técnicas de arte rupestre usaria para deduzir o estilo de vida e as crenças das pessoas que as fizeram?

2. Se você fosse um membro de uma tribo pré-histórica, como usaria a arte rupestre para contar histórias ou transmitir conhecimentos importantes para as gerações futuras?

Contextualização

A arte rupestre é uma das formas artísticas mais antigas e fascinantes, datada de milhares de anos antes das primeiras escritas. Ela não só documenta a vida pré-histórica, mas também sugere uma sofisticação cultural e simbólica surpreendente. Por exemplo, o uso de técnicas como o contorno e a perspectiva nas pinturas rupestres não foi amplamente utilizado novamente até a Renascença. Além disso, a descoberta de novas imagens e sítios arqueológicos ainda desperta debates sobre quem eram os artistas e o que eles queriam comunicar.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e criativa os conhecimentos adquiridos sobre arte rupestre. Através de atividades lúdicas e contextualizadas, os alunos são desafiados a usar a imaginação e a análise crítica para explorar a arte rupestre de maneira profunda. Este momento de interação e produção em grupo visa não apenas o entendimento do conteúdo, mas também o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Arqueólogos do Presente: Descobrindo a Arte Rupestre

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise visual e interpretação crítica, aplicando conhecimentos prévios sobre arte rupestre para reconstruir aspectos da vida pré-histórica.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão simular uma expedição arqueológica em uma caverna fictícia, onde encontrarão réplicas de pinturas rupestres. O objetivo é analisar e interpretar as imagens para reconstruir aspectos da vida cotidiana de um grupo pré-histórico.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo receberá fotos de réplicas de pinturas rupestres, junto com informações 'arqueológicas' fictícias sobre o contexto em que as pinturas foram 'descobertas'.

  • Os alunos devem usar fichas de análise visual para descrever as imagens, identificar padrões e possíveis significados.

  • Após a análise individual, os grupos discutirão em conjunto suas descobertas e formularão hipóteses sobre o que as pinturas representam e como essas representações se relacionam com o cotidiano de caçadores e coletores.

  • Cada grupo apresentará suas descobertas para a classe, justificando suas interpretações com base nas evidências visuais e contextuais fornecidas.

Atividade 2 - Cineastas Pré-Históricos: Criando um Documentário de Arte Rupestre

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar conhecimentos de arte rupestre na criação de um artefato cultural contemporâneo, desenvolvendo habilidades de produção audiovisual e compreensão histórica.

- Descrição: Os alunos irão criar um pequeno documentário visual sobre a arte rupestre. Usando tablets ou câmeras digitais, eles deverão 'gravar' cenas de um dia na vida de um caçador-coletor, inspiradas nas pinturas rupestres analisadas.

- Instruções:

  • Organizar a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe uma cena de uma pintura rupestre que eles acreditam representar uma atividade importante na vida de caçadores-coletores.

  • Os alunos criam um storyboard da cena, decidindo onde e como filmar para reproduzir a perspectiva e as técnicas de pintura observadas.

  • Com os equipamentos disponíveis (tablets ou câmeras), os grupos filmam a cena, tentando usar luz natural e sombras para imitar as técnicas de pintura rupestre.

  • Os grupos editam o vídeo, adicionando uma narração que explique o contexto histórico e cultural da cena escolhida, baseando-se nas descobertas e interpretações feitas durante a atividade.

Atividade 3 - Mestres das Marcas: Criando Arte Rupestre Contemporânea

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar a expressão artística pessoal e cultural através da imitação das técnicas e temáticas da arte rupestre, fomentando a criatividade e a conexão com o passado.

- Descrição: Neste exercício, os alunos irão criar suas próprias 'pinturas rupestres' em um formato contemporâneo, utilizando materiais como papel craft, carvão e pigmentos naturais. O objetivo é expressar elementos de sua própria cultura e vida cotidiana, inspirados pela técnica e temática das pinturas pré-históricas.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Fornecer a cada grupo materiais como papel craft, carvão, giz pastel e pigmentos naturais.

  • Os grupos discutem e decidem quais aspectos de sua cultura ou vida cotidiana desejam representar em suas 'pinturas rupestres'.

  • Utilizando as técnicas observadas em pinturas rupestres (como o uso de contorno e a aplicação de cores), os alunos criam suas obras.

  • Ao final da atividade, cada grupo apresenta sua 'pintura rupestre' para a classe, explicando as escolhas artísticas e culturais por trás de sua obra.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem e reflitam sobre o conhecimento adquirido durante as atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos de arte rupestre e suas implicações culturais, além de promover habilidades de comunicação e argumentação. Este momento também serve para identificar eventuais lacunas no entendimento dos alunos, que podem ser abordadas para reforçar a aprendizagem.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que exploramos a arte rupestre em diferentes contextos, vamos compartilhar o que aprendemos. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar um resumo de suas descobertas e experiências durante as atividades. Depois, discutiremos em conjunto como a arte rupestre pode nos ajudar a entender melhor as sociedades pré-históricas e a importância de sua preservação.'

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao tentar interpretar as pinturas rupestres e como vocês superaram esses desafios?

2. De que maneira a arte rupestre pode nos ajudar a compreender a cultura e o cotidiano dos povos pré-históricos?

3. Como vocês aplicariam o que aprenderam sobre arte rupestre para outras áreas de conhecimento ou para a vida cotidiana?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conceitos discutidos durante a aula. Resumir os pontos chave ajuda a reforçar o aprendizado e a garantir que os alunos possam conectar a teoria com a prática, reconhecendo a relevância e aplicabilidade do estudo da arte rupestre em diferentes contextos. Além disso, enfatizar a importância da arte rupestre em nossas vidas diárias ajuda a manter viva a curiosidade e o interesse pelos assuntos históricos e culturais.

Resumo

Para encerrar, vamos recapitular o que aprendemos sobre a arte rupestre. Exploramos suas origens, técnicas utilizadas e significados culturais, focando especialmente nas representações do cotidiano de caçadores e coletores. Discutimos como as pinturas rupestres não são apenas arte, mas também atuam como registros históricos e expressões culturais que nos ajudam a entender melhor as sociedades pré-históricas.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar a teoria com a prática, permitindo que os alunos aplicassem o conhecimento teórico em atividades práticas e criativas. Ao simular uma expedição arqueológica, criar documentários e produzir arte rupestre contemporânea, os alunos puderam ver de perto como a arte rupestre reflete e informa sobre a vida de nossos antepassados.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a importância contínua da arte rupestre. Além de seu valor histórico, ela inspira a criatividade e a reflexão sobre nossas próprias culturas e sociedades. Através do estudo da arte rupestre, podemos entender melhor nossas raízes e a evolução do pensamento humano ao longo do tempo.

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