Entrar

Plano de aula de Artigos, Contrações e Artigo Neutro

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG103'

Artigos, Contrações e Artigo Neutro

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o uso e a função dos artigos definidos e indefinidos na língua espanhola, com foco em situações cotidianas e textos específicos.
  2. Dominar a aplicação de contrações em espanhol, especialmente quando se usa a preposição "a" com os artigos definidos "el" e "la".
  3. Entender a existência e o uso do "artigo neutro" em espanhol, especialmente em contextos onde o gênero é indeterminado ou quando se quer generalizar.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a habilidade de identificar e corrigir erros comuns no uso dos artigos em espanhol.
  2. Praticar a produção oral e escrita, usando corretamente os artigos, contrações e o artigo neutro em diferentes contextos.
  3. Promover a consciência intercultural através do estudo dos artigos em espanhol, comparando suas regras e usos com as da língua materna dos alunos.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios (3 - 4 minutos): O professor começará a aula relembrando brevemente os conceitos de substantivos e adjetivos em espanhol, já que estes são fundamentais para a compreensão do uso dos artigos. Além disso, o professor pode revisar rapidamente a definição de preposições, já que a aula também abordará o uso de contrações com a preposição "a".

  2. Situações Problema (3 - 4 minutos): O professor apresentará aos alunos duas situações em que o uso dos artigos em espanhol é essencial, mas pode ser complicado. Por exemplo, uma situação em que os alunos devem decidir se devem usar o artigo definido ou indefinido antes de um substantivo e outra situação em que devem decidir se devem usar a preposição "a" com o artigo definido "el" e, se sim, como fazer isso.

  3. Contextualização (2 - 3 minutos): O professor explicará a importância do uso correto dos artigos em espanhol, destacando que, assim como em outras línguas, o uso incorreto dos artigos pode alterar o significado de uma frase. Além disso, o professor pode mencionar que o uso de artigos em espanhol difere, em alguns aspectos, do uso em outras línguas, o que pode ser um desafio para os alunos que estão aprendendo espanhol como segunda língua.

  4. Introdução ao Tópico (2 - 3 minutos): O professor apresentará o tópico da aula - o uso dos artigos, das contrações e do artigo neutro em espanhol - e explicará brevemente o que os alunos aprenderão ao longo da aula. Para captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades sobre o uso dos artigos em espanhol, como o fato de que o espanhol é uma das poucas línguas que tem um artigo neutro. Além disso, o professor pode mostrar exemplos de frases em espanhol que podem parecer estranhas para os falantes de outras línguas por causa do uso dos artigos, como "El agua es fría" (A água é fria).

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Role-play (8 - 10 minutos): O professor dividirá a classe em grupos de 3 a 4 alunos. Cada grupo receberá uma situação hipotética em que deve usar artigos, contrações e o artigo neutro em espanhol. Por exemplo, uma situação pode ser um diálogo em um restaurante, onde os alunos devem usar os artigos corretamente ao pedir comida e fazer perguntas. Outra situação pode ser um diálogo em uma loja de roupas, onde os alunos devem usar as contrações com a preposição "a" corretamente ao descrever roupas que gostariam de comprar. O professor circulará pela sala, ouvindo os diálogos e fornecendo orientação e feedback conforme necessário.

    • Passo 1: O professor explicará as situações e distribuirá as fichas com as situações para cada grupo. Os alunos terão alguns minutos para ler as situações e discutir como usarão os artigos, as contrações e o artigo neutro em seus diálogos.
    • Passo 2: Cada grupo realizará seu diálogo, tentando usar os artigos, as contrações e o artigo neutro corretamente. O professor circulará pela sala, ouvindo os diálogos e fornecendo feedback e orientação conforme necessário.
    • Passo 3: Após todos os grupos terem realizado seus diálogos, o professor conduzirá uma breve discussão em classe, destacando os erros comuns que foram cometidos e explicando a forma correta de usar os artigos, as contrações e o artigo neutro em cada situação.
  2. Atividade de Criação de Histórias (10 - 12 minutos): O professor proporá a atividade de criação de histórias em que os alunos terão que incluir em suas narrativas o uso correto dos artigos, das contrações e do artigo neutro. Para isso, cada grupo receberá uma série de imagens que servirão como base para a criação de suas histórias. As histórias devem ser escritas em espanhol e devem incluir pelo menos três ocorrências de artigos, contrações e artigo neutro.

    • Passo 1: O professor explicará a atividade e distribuirá as imagens para cada grupo. Os alunos terão alguns minutos para observar as imagens e discutir as ideias para suas histórias.
    • Passo 2: Cada grupo criará sua história, tentando incluir o uso correto dos artigos, das contrações e do artigo neutro. O professor circulará pela sala, fornecendo feedback e orientação conforme necessário.
    • Passo 3: Após todos os grupos terem finalizado suas histórias, cada grupo lerá sua história em voz alta para a classe. O professor corrigirá os erros e elogiará o uso correto dos artigos, das contrações e do artigo neutro.
  3. Atividade de Pesquisa (2 - 3 minutos): Para finalizar a etapa de Desenvolvimento, o professor proporá uma atividade de pesquisa rápida. Cada grupo receberá uma pergunta sobre o uso dos artigos, das contrações e do artigo neutro em espanhol e terá que pesquisar a resposta em seus livros didáticos ou em outros recursos disponíveis na sala de aula. O professor circulará pela sala, monitorando a pesquisa e fornecendo orientação conforme necessário.

    • Passo 1: O professor explicará a atividade e distribuirá as perguntas para cada grupo. Os alunos terão alguns minutos para pesquisar a resposta em seus livros didáticos ou em outros recursos disponíveis na sala de aula.
    • Passo 2: Após os alunos terem pesquisado a resposta, o professor conduzirá uma breve discussão em classe, onde cada grupo compartilhará a resposta que encontrou. O professor corrigirá qualquer erro e fornecerá feedback adicional conforme necessário.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor reunirá a classe e promoverá uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões que cada grupo chegou durante as atividades de role-play e criação de histórias. Isso permitirá que os alunos compartilhem suas descobertas e aprendam uns com os outros. O professor deve incentivar os alunos a explicar seus raciocínios e a justificar suas respostas, promovendo a argumentação e a reflexão crítica.

    • Passo 1: O professor pedirá a cada grupo para compartilhar brevemente a solução ou Conclusão que encontraram durante a atividade e como chegaram a ela.
    • Passo 2: O professor conduzirá uma discussão em classe, destacando as diferentes estratégias usadas pelos grupos e as lições que podem ser aprendidas com cada uma delas. O professor deve enfatizar a importância do uso correto dos artigos, das contrações e do artigo neutro em espanhol e como isso afeta o significado das frases.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): O professor aproveitará a discussão em grupo para fazer a conexão com a teoria apresentada na primeira parte da aula. O professor deve revisar os conceitos de artigos, contrações e artigo neutro em espanhol, e mostrar como esses conceitos foram aplicados nas atividades práticas. Além disso, o professor pode destacar os erros comuns que foram cometidos pelos alunos durante as atividades e explicar novamente a forma correta de usar os artigos, as contrações e o artigo neutro.

    • Passo 1: O professor revisitará os conceitos de artigos, contrações e artigo neutro em espanhol, e explicará brevemente como esses conceitos foram aplicados nas atividades práticas.
    • Passo 2: O professor destacará os erros comuns que foram cometidos pelos alunos e explicará novamente a forma correta de usar os artigos, as contrações e o artigo neutro.
  3. Reflexão Final (3 - 4 minutos): Para encerrar a aula, o professor proporá que os alunos reflitam por um minuto sobre as perguntas: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". Os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas respostas, se sentirem confortáveis. A reflexão final é uma ferramenta poderosa para ajudar os alunos a consolidar o que aprenderam e identificar quaisquer lacunas em seu entendimento que ainda precisam ser preenchidas.

    • Passo 1: O professor proporá que os alunos reflitam por um minuto sobre as perguntas: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Passo 2: O professor dará a oportunidade para os alunos compartilharem suas respostas, se sentirem confortáveis. O professor pode usar essas respostas para ajustar o planejamento de aulas futuras e garantir que todas as dúvidas dos alunos sejam abordadas.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor fará um resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui o uso de artigos definidos e indefinidos, contrações com a preposição "a" e o uso do artigo neutro em espanhol. O professor pode usar exemplos práticos para reforçar a aplicação correta desses conceitos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

    • Passo 1: O professor relembrará os conceitos principais abordados durante a aula, explicando de forma breve e clara cada um deles.
    • Passo 2: O professor usará exemplos práticos para reforçar a aplicação correta dos conceitos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.
  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos): O professor enfatizará como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação dos conceitos. Isso inclui a discussão sobre as situações reais em que os alunos podem encontrar esses conceitos ao falar e escrever em espanhol. O professor pode pedir aos alunos que reflitam sobre como eles podem aplicar o que aprenderam em suas interações diárias em espanhol.

    • Passo 1: O professor explicará como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação dos conceitos, destacando a importância de entender e usar corretamente os artigos, as contrações e o artigo neutro em situações reais.
    • Passo 2: O professor pedirá aos alunos que reflitam sobre como eles podem aplicar o que aprenderam em suas interações diárias em espanhol.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor sugerirá materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento dos artigos, das contrações e do artigo neutro em espanhol. Isso pode incluir sites de aprendizado de línguas, livros didáticos, exercícios online e vídeos educacionais. O professor também pode fornecer um resumo impresso dos principais pontos da aula para os alunos levarem para casa e revisarem.

    • Passo 1: O professor sugerirá materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento dos conceitos aprendidos na aula.
    • Passo 2: O professor fornecerá um resumo impresso dos principais pontos da aula para os alunos levarem para casa e revisarem.
  4. Importância do Conteúdo (1 minuto): Por fim, o professor reforçará a importância do conteúdo aprendido para o dia a dia dos alunos, destacando a relevância dos artigos, das contrações e do artigo neutro em espanhol para a comunicação efetiva na língua. O professor pode encorajar os alunos a observar o uso desses conceitos em textos, conversas e outros contextos em espanhol, como forma de reforçar o que aprenderam.

    • Passo 1: O professor reforçará a importância do conteúdo aprendido para a comunicação efetiva em espanhol.
    • Passo 2: O professor encorajará os alunos a observar o uso dos artigos, das contrações e do artigo neutro em espanhol em seu dia a dia, como forma de reforçar o que aprenderam.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies