Entrar

Plano de aula de Brasil e Mundo: Demografia

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Brasil e Mundo: Demografia

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Brasil e Mundo: Demografia

Palavras Chavedemografia brasileira, demografia global, fluxos migratórios, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, densidade populacional, políticas públicas, planejamento urbano, simulação, desafios demográficos, planejamento de migração, análise crítica, trabalho em equipe, sala de aula invertida
Materiais Necessárioscartões com eventos globais, dados demográficos fictícios, materiais para apresentação (como projetor ou quadro branco), papéis e canetas, mapas mundiais e nacionais, computadores ou tablets (opcional para pesquisas complementares)
Códigos BNCCEM13CHS106: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.; EM13CHS302: Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais –, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 7 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para estabelecer uma base sólida de conhecimento sobre demografia, permitindo que os alunos compreendam não apenas os dados estatísticos, mas também as dinâmicas sociais, econômicas e culturais que influenciam os padrões populacionais. Através deste entendimento, os alunos estarão melhor preparados para as atividades práticas que seguirão, onde aplicarão o conhecimento adquirido para resolver problemas e discutir cenários reais.

Objetivos principais:

1. Identificar e analisar as principais características da demografia brasileira e global, incluindo aspectos como densidade populacional, taxa de natalidade e mortalidade.

2. Explorar e compreender os principais fluxos migratórios históricos e atuais, identificando as causas e impactos desses movimentos tanto no Brasil quanto no mundo.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise crítica ao comparar diferentes contextos demográficos e migratórios.
  2. Fomentar a capacidade de argumentação e debate sobre as implicações políticas e sociais dos padrões demográficos e migratórios.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa tem como objetivo engajar os alunos com o tema através da resolução de situações problema que requerem aplicação de conhecimentos prévios, estimulando o pensamento crítico. A contextualização com exemplos reais visa mostrar a relevância do estudo demográfico no planejamento e na compreensão de fenômenos sociais e econômicos globais, preparando os alunos para as atividades práticas subsequentes.

Situações Problema

1. Imagine uma cidade com alta densidade populacional e baixa taxa de natalidade. Como essas características influenciam as políticas públicas e o planejamento urbano?

2. Considere um país com alta taxa de migração. Quais podem ser as causas desses fluxos migratórios e quais impactos eles podem ter tanto para o país de origem quanto para o país de destino?

Contextualização

A demografia não apenas quantifica a população, mas também revela histórias de migrações, conflitos, desenvolvimentos e mudanças culturais. Por exemplo, o envelhecimento da população no Japão tem grandes implicações para políticas públicas, enquanto os fluxos migratórios na Europa têm redefinido políticas sociais e econômicas. Esses exemplos reais ajudam a entender como a demografia molda sociedades inteiras.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A seção de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conhecimentos adquiridos sobre demografia e migração. As atividades propostas visam engajar os alunos em cenários realistas e desafiadores, que simulam situações reais do mundo, fomentando assim a análise crítica, o trabalho em equipe e a tomada de decisão baseada em dados e contextos complexos. Esta etapa é essencial para consolidar o aprendizado e preparar os alunos para debates informados e conscientes sobre questões demográficas e migratórias atuais.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Cidadão Global: Modelando a Migração

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Analisar como eventos globais afetam a migração e as decisões demográficas em diferentes países.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos são divididos em grupos e cada grupo representa um país com características demográficas específicas. Eles receberão um conjunto de cartas que descrevem eventos globais (como desastres naturais, crises econômicas ou políticas), e devem decidir como esses eventos afetam a migração em seu país e como reagiriam a esses eventos para gerenciar a população.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos e atribua a cada grupo um país com um perfil demográfico.

  • Distribua cartas de eventos aleatórios que os grupos devem ler e discutir como isso afetaria seu país.

  • Peça que cada grupo decida e registre suas estratégias de migração e população em resposta aos eventos.

  • Cada grupo deve apresentar suas decisões e justificar com base no conhecimento demográfico.

Atividade 2 - Desafio Populacional: Construindo o Futuro

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de planejamento urbano baseadas em análise demográfica.

- Descrição: Os alunos, em grupos, assumem o papel de planejadores urbanos de uma cidade fictícia. Com base em dados demográficos fornecidos (idade, renda, taxa de natalidade), eles devem criar um plano de desenvolvimento para os próximos 20 anos, considerando habitação, serviços públicos e infraestrutura.

- Instruções:

  • Forme grupos e entregue a cada um um conjunto de dados demográficos de sua cidade fictícia.

  • Os grupos devem analisar os dados e esboçar um plano de desenvolvimento urbano que atenda às necessidades futuras.

  • Os planos devem incluir propostas para habitação, serviços e infraestrutura.

  • Cada grupo apresenta o plano e discute os desafios demográficos considerados.

Atividade 3 - Migrantes do Amanhã: Simulação de Fluxos Migratórios

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender os desafios e decisões enfrentados por migrantes em diferentes contextos globais.

- Descrição: Este jogo de simulação envolve os alunos no papel de migrantes. Eles devem tomar decisões baseadas em cenários que simulam condições econômicas, sociais e políticas variadas que influenciam os fluxos migratórios. O objetivo é alcançar um destino final, enfrentando vários desafios e tomando decisões críticas.

- Instruções:

  • Divida a classe em pequenos grupos, cada um começando em um país diferente com um conjunto específico de condições.

  • Use cartões de evento para desencadear condições que podem afetar a migração (guerras, oportunidades de emprego, políticas de imigração).

  • Os alunos devem decidir como, quando e para onde migrar baseados nos eventos e condições apresentadas.

  • Discuta as escolhas feitas pelos alunos e as consequências de suas decisões no contexto da realidade global.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre as atividades realizadas e compartilhem suas experiências e aprendizados. A discussão em grupo facilita a troca de ideias e promove um entendimento mais profundo das complexidades dos temas demográficos e migratórios. Além disso, as perguntas chave ajudam a avaliar o entendimento dos alunos e aprofundar o debate sobre as implicações reais das questões estudadas.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão convidando cada grupo a compartilhar suas principais descobertas e insights obtidos durante as atividades. Encoraje os alunos a discutir como os eventos e cenários simulados influenciaram suas decisões e estratégias. Utilize um quadro branco para anotar os pontos chave mencionados por cada grupo, facilitando a visualização das diferentes perspectivas e conclusões.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou durante as simulações e como vocês os superaram?

2. Como os conhecimentos adquiridos sobre demografia e migração ajudaram a tomar decisões durante as atividades?

3. Que impacto as decisões de migração do seu grupo poderiam ter no país de origem e no país destino a longo prazo?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão é vital para reforçar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes revisar e consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula. Além disso, a conexão entre teoria e prática e a relevância do tema para questões reais são enfatizadas, mostrando aos alunos como os tópicos abordados podem ser aplicados em suas vidas e sociedade. Esta revisão ajuda na fixação do conteúdo e prepara os alunos para futuras discussões e aplicações dos conceitos estudados.

Resumo

Resumindo, a aula de hoje explorou a demografia brasileira e mundial, focando em aspectos como densidade populacional, taxas de natalidade e mortalidade, e os principais fluxos migratórios. Os alunos aplicaram esses conceitos em atividades práticas que simularam cenários globais e permitiram uma compreensão mais profunda dos impactos desses fenômenos.

Conexão com a Teoria

A metodologia de sala de aula invertida permitiu que os conceitos teóricos fossem explorados em casa, enquanto a aula focou na aplicação prática desses conhecimentos. Isso proporcionou uma conexão clara entre teoria e prática, dando aos alunos a oportunidade de colocar em prática o que haviam aprendido de forma teórica.

Fechamento

A importância do estudo da demografia e dos fluxos migratórios se estende além da sala de aula, influenciando políticas públicas, planejamento urbano e relações internacionais. Compreender esses temas é crucial para formar cidadãos conscientes e preparados para os desafios de um mundo globalizado.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies