Entrar

Plano de aula de Introdução ao Google Docs

Informática

Original Teachy

Introdução ao Google Docs

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

Os principais objetivos desta aula são:

  1. Compreensão básica do Google Docs: Os alunos devem entender o que é o Google Docs, como funciona e quais são suas principais vantagens e recursos. Isso inclui a compreensão de que o Google Docs é uma ferramenta baseada na nuvem que permite colaboração em tempo real.

  2. Habilidades práticas no Google Docs: Os alunos devem aprender a usar o Google Docs para criar e gerenciar documentos, formatar texto, inserir e manipular objetos e usar ferramentas de revisão. A ênfase será na prática dessas habilidades durante a aula.

  3. Colaboração e compartilhamento no Google Docs: Os alunos devem compreender e praticar como compartilhar documentos e colaborar com outros usuários do Google Docs. Isso inclui a configuração de permissões de compartilhamento e o uso de recursos de comentários e chat.

Os objetivos secundários incluem:

  • Desenvolver uma compreensão de como o Google Docs se integra com outras ferramentas do Google, como Google Drive, Google Sheets, Google Forms e Google Slides.
  • Compreender o valor do Google Docs no ambiente de trabalho moderno e como a competência nesta ferramenta pode aumentar a empregabilidade dos alunos.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

  • Revisão de conteúdo anterior: Para iniciar a aula, o professor deve relembrar os alunos sobre o conteúdo da aula anterior relacionado ao "Apresentando com o PowerPoint". Isso é especialmente importante porque o Google Docs, assim como o PowerPoint, é uma ferramenta usada para criar e compartilhar conteúdo digital.

  • Situações Problema: A seguir, o professor pode propor duas situações problema para despertar o interesse dos alunos no conteúdo da aula. Por exemplo: "Como você colaboraria em um projeto de grupo se todos os membros do grupo estivessem em locais diferentes?" ou "Como você editaria um documento se o seu computador parasse de funcionar e você só tivesse acesso a um computador público sem qualquer software especializado instalado?"

  • Contextualização: O professor deve então contextualizar a importância do Google Docs, explicando que esta ferramenta baseada na nuvem é amplamente utilizada em muitos ambientes de trabalho e escolares por sua facilidade de uso, acessibilidade e funcionalidades de colaboração. Além disso, o professor pode mencionar que o conhecimento do Google Docs é uma habilidade valiosa que pode aumentar a empregabilidade dos alunos no futuro.

  • Introdução ao Tópico: Para introduzir o tópico, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o Google Docs. Por exemplo, ele pode mencionar que o Google Docs foi lançado em 2006 como resultado da aquisição de duas empresas diferentes pelo Google: a Upstartle, que desenvolveu um produto chamado Writely, e a 2Web Technologies, que desenvolveu um produto chamado XL2Web. Outra curiosidade interessante é que o Google Docs suporta mais de 100 idiomas, tornando-o uma ferramenta verdadeiramente global.

Em seguida, o professor pode demonstrar a interface do Google Docs, mostrando como criar um novo documento e destacando alguns dos recursos principais.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 70 minutos)

Revisão de Conhecimentos Anteriores

Duração: (5 - 10 minutos)

O professor deve começar a seção de desenvolvimento com uma breve revisão dos conhecimentos anteriores que são relevantes para a aula de hoje. Isso pode incluir uma discussão sobre o que é um processador de texto, o conceito de armazenamento na nuvem e a importância da colaboração em tempo real em ambientes de trabalho e escolares modernos.

Teoria do Google Docs

Duração: (15 - 20 minutos)

Em seguida, o professor deve apresentar a teoria por trás do Google Docs, destacando os seguintes tópicos:

  • Natureza baseada na nuvem do Google Docs: Explicar o conceito de software como serviço (SaaS), onde o Google Docs é armazenado na nuvem e pode ser acessado de qualquer dispositivo com uma conexão à Internet.

  • Colaboração em tempo real: Discutir como o Google Docs permite que vários usuários trabalhem em um documento simultaneamente, com cada mudança sendo salva automaticamente e visível para todos os usuários.

  • Gerenciamento de documentos: Demonstrar como os documentos podem ser criados, abertos, renomeados, excluídos, movidos e baixados em diferentes formatos.

  • Formatação de texto e inserção de objetos: Explicar como os usuários podem formatar texto, inserir imagens, tabelas, links, desenhos e gráficos.

  • Revisão e comentários: Explicar as ferramentas de revisão, incluindo a verificação ortográfica e gramatical, a sugestão e o modo de edição, e a funcionalidade de histórico de revisões.

  • Compartilhamento e colaboração: Discutir como os documentos podem ser compartilhados, como as permissões de compartilhamento podem ser configuradas e como os comentários e o chat podem ser usados para colaborar.

  • Integração com outras ferramentas do Google: Explicar como o Google Docs se integra com Google Drive, Google Sheets, Google Forms e Google Slides.

Atividades Práticas

Duração: (30 - 40 minutos)

Após a apresentação teórica, o professor deve guiar os alunos através de duas atividades práticas.

  • Atividade Prática 1 - Criando e Formatando um Documento: Nesta atividade, os alunos serão orientados a criar um novo documento no Google Docs, digitar um parágrafo de texto e, em seguida, aplicar várias formatações, incluindo mudança de fonte, tamanho, cor, alinhamento e aplicação de estilos como negrito, itálico e sublinhado. Também serão orientados a inserir um link, uma imagem, uma tabela e um gráfico.

  • Atividade Prática 2 - Colaborando em um Documento: Nesta atividade, os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo receberá um link para um documento compartilhado no Google Docs. Eles serão orientados a editar o documento simultaneamente, adicionar e responder a comentários, e usar a função de chat.

Materiais Necessários

Para estas atividades, os alunos precisarão de um computador, tablet ou smartphone com acesso à Internet e uma conta do Google. Se alguns alunos não tiverem uma conta do Google, o professor pode ajudá-los a criar uma antes de começar as atividades práticas.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Verificação do Aprendizado

Duração: (5 - 10 minutos)

Para verificar o que foi aprendido, o professor deve revisar as atividades práticas realizadas pelos alunos. Ele pode perguntar aos alunos que compartilhem suas experiências de trabalhar em um documento colaborativamente e discutam como isso se relaciona com a teoria que aprenderam. O professor também pode revisar alguns dos documentos criados pelos alunos para verificar se eles foram capazes de aplicar corretamente a formatação de texto e inserir objetos.

Reflexão

Duração: (5 - 10 minutos)

Em seguida, o professor deve pedir aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam na aula. Eles podem escrever em um pedaço de papel respostas para as seguintes perguntas:

  1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
  2. Quais questões você ainda tem?

O professor pode coletar estas respostas e usá-las para ajustar as aulas futuras ou para responder a perguntas em uma sessão de revisão.

Tarefa de Casa

Duração: (5 minutos)

Finalmente, o professor deve sugerir uma lista de exercícios sobre o Google Docs para que os alunos resolvam em casa. Estes exercícios podem incluir a criação de um documento do zero, a formatação de texto e a inserção de objetos, a colaboração em um documento com um colega de classe e a exploração de algumas das outras ferramentas do Google que se integram com o Google Docs.

O professor deve lembrar aos alunos que o domínio do Google Docs é uma habilidade valiosa que pode aumentar sua empregabilidade no futuro. Como tal, é importante que eles pratiquem o uso desta ferramenta fora da sala de aula.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Para encerrar a aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos discutidos durante a aula. Isso pode incluir uma breve revisão dos conceitos-chave do Google Docs, incluindo sua natureza baseada na nuvem, a possibilidade de colaboração em tempo real, a criação e gerenciamento de documentos, a formatação de texto e a inserção de objetos, o uso das ferramentas de revisão, e a integração com outras ferramentas do Google.

O professor deve então destacar como a aula conectou a teoria e a prática, ressaltando como as atividades práticas reforçaram os conceitos teóricos apresentados. Ele pode também mencionar como as atividades práticas demonstraram a aplicação prática do Google Docs, não apenas no ambiente educacional, mas também no ambiente de trabalho moderno.

Para complementar o aprendizado dos alunos, o professor pode sugerir materiais extras para estudo. Estes podem incluir tutoriais em vídeo, blogs, guias online e cursos gratuitos sobre o Google Docs disponíveis na internet. O professor pode também encorajar os alunos a explorar outras ferramentas do Google, como o Google Sheets, Google Forms e Google Slides, para entender como elas se integram com o Google Docs.

Por fim, o professor deve enfatizar a relevância do Google Docs no mundo atual. Ele pode discutir como o Google Docs facilita a colaboração em projetos de grupo, tanto em ambientes educacionais quanto profissionais, e como o domínio dessa ferramenta pode aumentar a empregabilidade dos alunos. O professor pode incentivar os alunos a continuar praticando o uso do Google Docs fora da sala de aula para se tornarem proficientes nessa ferramenta.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies