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Plano de aula de Introdução ao Microsoft Word

Informática

Original Teachy

Introdução ao Microsoft Word

Objetivos (10 - 15 minutos)

Ao final desta aula, os estudantes serão capazes de:

  1. Compreender a Interface do Microsoft Word: Os alunos estarão familiarizados com a interface do Word, incluindo a faixa de opções, as guias e grupos, a barra de status e os controles de exibição.

  2. Criar e Formatar Documentos: Os alunos terão o conhecimento necessário para criar um novo documento, utilizar o recurso de auto-salvamento, formatar texto e parágrafos, e aplicar estilos e temas para formatar documentos de maneira consistente.

  3. Manipular Texto: Os alunos aprenderão a copiar, colar e mover texto, além de usar ferramentas de revisão, como o corretor ortográfico e gramatical.

Objetivos secundários:

  1. Trabalhar com Imagens, Tabelas e Gráficos: Os alunos saberão como inserir imagens, formas e caixas de texto, além de criar e formatar tabelas e usar gráficos e SmartArt.

  2. Colaborar e Compartilhar Documentos: Os alunos aprenderão a salvar documentos em diferentes formatos, compartilhar documentos por e-mail ou através do OneDrive, e colaborar em tempo real usando a edição coautoria.

  3. Entender o Layout de Página e Impressão: Os alunos entenderão os conceitos de margens, orientação e tamanho da página, e aprenderão a inserir cabeçalhos, rodapés e números de página, além de visualizar e ajustar o layout antes da impressão com a visualização de impressão.

Introdução (15 - 20 minutos)

Para iniciar a aula, será lembrado aos alunos o conteúdo da aula anterior sobre "Segurança na Internet", destacando a importância de se usar softwares confiáveis e atualizados, como o Microsoft Word.

Para desencadear o interesse dos alunos, serão propostas duas situações-problemas:

  • "Imagine que você é um escritor e precisa enviar um rascunho do seu novo livro para o editor. Como você formataria o texto para torná-lo mais legível e atraente?"
  • "Suponha que você está trabalhando em um projeto de grupo para a escola e precisa compartilhar e colaborar em um documento. Como você faria isso?"

Em seguida, será enfatizada a importância do Microsoft Word no mundo real. Será explicado que, em muitos trabalhos, é essencial ser capaz de criar, formatar e compartilhar documentos de maneira eficiente. Além disso, será mencionado que o domínio do Word pode ser um diferencial em uma entrevista de emprego ou em um currículo.

Para chamar a atenção dos alunos, serão compartilhadas duas curiosidades sobre o Microsoft Word:

  1. "Você sabia que o Microsoft Word foi lançado em 1983, o que o torna mais velho do que a maioria de vocês na sala? E mesmo assim, continua sendo uma das ferramentas mais usadas no mundo todo!"
  2. "Você já se perguntou por que a letra padrão no Word é Times New Roman? Isso ocorre porque quando o Word foi criado, os monitores tinham uma resolução muito baixa e a Times New Roman era uma das poucas fontes que ficava legível nesses monitores."

Ao final desta introdução, os alunos deverão estar motivados e preparados para aprender sobre o Microsoft Word.

Desenvolvimento (60 - 70 minutos)

Revisão de Conhecimentos Anteriores (5 - 10 minutos)

O professor deve começar a aula revisando alguns conceitos básicos de informática que são pré-requisitos para o aprendizado do Microsoft Word. Isso inclui uma revisão dos conceitos básicos de computador, como o uso do mouse e do teclado, a navegação no sistema operacional, o entendimento de pastas e arquivos, e a importância de salvar e fazer backup de trabalhos.

Teoria: Introdução ao Microsoft Word (10 - 15 minutos)

Nesta seção, o professor introduzirá o Microsoft Word, explicando suas principais características e benefícios. Deve-se discutir a interface do usuário, a faixa de opções, a barra de status e os controles de exibição. Além disso, o professor deve explicar a importância de saber como criar e formatar documentos, manipular texto e trabalhar com imagens, tabelas e gráficos.

Passo a Passo: Usando o Microsoft Word (20 - 25 minutos)

  1. Criar um novo documento: O professor deve mostrar aos alunos como iniciar o Word e criar um novo documento. Isso inclui a seleção de um modelo apropriado, se necessário.

  2. Familiarização com a interface: O professor deve guiar os alunos através da interface do Word, explicando a função de cada elemento. Isso inclui a faixa de opções, a barra de status e os controles de exibição.

  3. Formatação de texto e parágrafos: O professor deve demonstrar como formatar texto e parágrafos, incluindo alterar a fonte, o tamanho, a cor e o estilo do texto, alinhar o texto, ajustar o espaçamento de linha e aplicar listas com marcadores ou numeradas.

  4. Manipulação de texto: O professor deve mostrar aos alunos como copiar, colar e mover texto, além de usar ferramentas de revisão, como o corretor ortográfico e gramatical.

  5. Trabalhar com imagens, tabelas e gráficos: O professor deve demonstrar como inserir imagens, formas e caixas de texto, além de criar e formatar tabelas e usar gráficos e SmartArt.

  6. Colaboração e compartilhamento de documentos: O professor deve ensinar aos alunos como salvar documentos em diferentes formatos, compartilhar documentos por e-mail ou através do OneDrive,e colaborar em tempo real usando a edição coautoria.

Atividades Práticas (15 - 20 minutos)

  1. Criação de um documento: Os alunos devem criar um documento no Word que inclua texto formatado, imagens, tabelas e gráficos. O documento deve ser salvo em um formato apropriado e compartilhado com o professor por e-mail ou através do OneDrive.

  2. Colaboração em um documento: Em pequenos grupos, os alunos devem colaborar em um documento no Word. Eles devem experimentar a edição coautoria, fazendo alterações simultâneas no documento e observando como as alterações são sincronizadas.

Nenhuma ferramenta ou material extra é necessário para essa atividade além de um computador com o Microsoft Word instalado.

Ao final deste desenvolvimento, os alunos deverão ter uma compreensão sólida do Microsoft Word e estarão prontos para aplicar suas novas habilidades.

Retorno (10 - 15 minutos)

É importante que os alunos tenham a oportunidade de revisar e aplicar o que aprenderam na aula. Para isso, o professor irá:

  1. Revisar os conceitos principais da aula:

    • O professor deve recapitular os conceitos principais abordados na aula, incluindo a interface do Microsoft Word, a criação e formatação de documentos, a manipulação de texto, o trabalho com imagens, tabelas e gráficos, a colaboração e compartilhamento de documentos, e o entendimento do layout de página e impressão.
  2. Conectar a prática com a teoria:

    • O professor deve discutir como os exercícios práticos realizados durante a aula se relacionam com os conceitos teóricos discutidos. Por exemplo, como a criação de um documento no Word demonstra o uso da interface do programa, ou como o exercício de colaboração em um documento ilustra a importância do compartilhamento de documentos e da edição coautoria.
  3. Obter feedback dos alunos:

    • O professor deve pedir aos alunos que escrevam em um papel em um minuto as respostas para as seguintes perguntas:
      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • O professor deve recolher esses papéis e usá-los para informar o planejamento das aulas futuras.
  4. Sugerir exercícios de casa:

    • Finalmente, o professor deve sugerir uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado para que os alunos resolvam em casa. Estes exercícios devem abranger todos os conceitos discutidos na aula e fornecer aos alunos a oportunidade de aplicar o que aprenderam de maneira autônoma.

Ao final desta etapa, os alunos deverão ter uma compreensão sólida do que foi abordado na aula e estarão preparados para continuar a prática em casa.

Conclusão (10 - 15 minutos)

Para concluir a aula, o professor deve resumir os principais pontos abordados durante a sessão. Isto inclui a interface do Microsoft Word, a criação e formatação de documentos, a manipulação de texto, o uso de imagens, tabelas e gráficos, a colaboração e compartilhamento de documentos, e o entendimento do layout de página e impressão.

O professor deve reforçar como a teoria e a prática foram interligadas durante a aula. Por exemplo, a compreensão teórica da interface do Word foi diretamente aplicada na prática ao criar e formatar documentos. Da mesma forma, a teoria de colaboração e compartilhamento de documentos foi aplicada através de atividades práticas de colaboração em tempo real.

Além disso, o professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o Microsoft Word. Isto pode incluir tutoriais online, livros de referência e exercícios práticos.

Para encerrar, é importante reforçar a relevância do Microsoft Word no dia a dia. Dominar este software é uma habilidade fundamental no mundo moderno, tanto para fins pessoais quanto profissionais. Seja para escrever uma carta, preparar um relatório para o trabalho ou a escola, ou até mesmo para criar um currículo, o Microsoft Word é uma ferramenta indispensável.

Ao final desta conclusão, os alunos deverão ter uma compreensão clara do que foi abordado na aula, entender a relação entre a teoria e a prática, e sentir-se motivados para continuar aprendendo e aplicando suas novas habilidades.

Iara Tip

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