Entrar

Plano de aula de Animações e Transições no Google Slides

Informática

Original Teachy

Animações e Transições no Google Slides

Objetivos

Estimativa de tempo: (10 - 15 minutos)

  1. Introduzir o Google Slides: O objetivo inicial da aula é garantir que todos os alunos estejam familiarizados com o Google Slides, a ferramenta que eles usarão para aprender sobre animações e transições. Isso inclui a interface do usuário, como adicionar e formatar slides, e outras funcionalidades básicas.

  2. Entender Animações e Transições: Uma vez que os alunos estejam confortáveis ​​com o Google Slides, o próximo objetivo é introduzir o conceito de animações e transições. Os alunos devem entender o que são animações e transições, por que são importantes e como podem melhorar uma apresentação.

  3. Aplicar Animações e Transições: O último objetivo principal é que os alunos apliquem o que aprenderam adicionando animações e transições aos seus próprios slides. Isso inclui selecionar o tipo correto de animação ou transição, configurá-la corretamente, e aplicá-la de uma maneira que melhore a apresentação, em vez de distrair o público.

Objetivos secundários:

  1. Conhecer Princípios de Design: Um objetivo secundário importante é que os alunos aprendam os princípios básicos do design. Isso os ajudará a usar animações e transições de uma maneira que seja visualmente agradável e eficaz na comunicação de suas ideias.

  2. Aplicação Estratégica de Animações e Transições: Além de simplesmente aprender a adicionar animações e transições, os alunos devem aprender a usá-los estrategicamente. Isso significa entender quando e onde usar animações e transições para maximizar o impacto, sem sobrecarregar o público.

Introdução

Estimativa de tempo: (10 - 15 minutos)

Para iniciar a aula, o professor deve refrescar a memória dos alunos com relação ao conteúdo da aula anterior, focando na "Criação de Apresentações no Google Slides". Deve-se enfatizar a importância de se ter uma boa compreensão da interface do Google Slides e suas funcionalidades básicas para poder avançar para o uso de animações e transições.

Em seguida, o professor pode introduzir o tópico do dia apresentando duas situações problema:

  1. "Imagine que você está fazendo uma apresentação para um grande público. Você quer manter a atenção de todos, mas percebe que as pessoas estão começando a se distrair. Como você pode usar animações e transições para manter seu público engajado?"

  2. "Você está criando uma apresentação para um projeto escolar e quer que ela se destaque das demais. Como as animações e transições podem ajudar a fazer sua apresentação mais dinâmica e interessante?"

Para contextualizar a importância do tema, o professor pode discutir como as animações e transições são usadas em apresentações profissionais e acadêmicas para manter a atenção do público e comunicar ideias de forma mais eficaz.

Para captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades ou fatos interessantes relacionados ao tema, tais como:

  1. "Sabiam que o termo 'PowerPoint' é muitas vezes usado como um termo genérico para apresentações digitais, mas há muitas outras ferramentas disponíveis, como o Google Slides, que oferecem funcionalidades semelhantes e até superiores, como a capacidade de colaborar em tempo real?"

  2. "Vocês sabiam que, de acordo com um estudo, apresentações com elementos visuais, como animações e transições, são 43% mais persuasivas do que apresentações sem esses elementos?"

Ao final desta etapa, os alunos devem estar familiarizados com o que são animações e transições e por que são importantes na criação de apresentações eficazes.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: (60 - 70 minutos)

Revisão de Conhecimentos Anteriores

Estimativa de tempo: (10 - 15 minutos)

Antes de mergulhar na teoria e prática das animações e transições, o professor deve garantir que os alunos tenham um sólido entendimento das habilidades básicas do Google Slides. Isso pode ser feito através de uma rápida revisão dos conceitos-chave e das funcionalidades básicas, que incluem a criação de novos slides, a adição e formatação de texto, a inserção de imagens e a configuração de temas.

Apresentação Teórica

Estimativa de tempo: (15 - 20 minutos)

Uma vez que os alunos estejam confortáveis com o Google Slides, o professor pode começar a introduzir a teoria das animações e transições. Isso deve incluir uma explicação detalhada sobre o que são animações e transições, os diferentes tipos de animações e transições disponíveis no Google Slides, bem como a importância de usá-las corretamente para manter a atenção do público e melhorar a comunicação de ideias.

O professor também deve explicar os princípios básicos do design que são relevantes para o uso de animações e transições. Isso inclui a manutenção de um design consistente e equilibrado, o uso eficaz de cores e fontes, e a prevenção da sobrecarga de informações.

Finalmente, o professor deve enfatizar a importância de uma aplicação estratégica de animações e transições. Isso significa que as animações e transições não devem ser usadas apenas por uma questão de estética, mas devem ser utilizadas para melhorar a compreensão e o engajamento do público.

Atividades Práticas

Estimativa de tempo: (30 - 35 minutos)

Após a apresentação teórica, o professor deve conduzir os alunos através de várias atividades práticas para ajudá-los a aplicar o que aprenderam.

  1. Atividade Prática de Animações: O professor deve instruir os alunos a criar um novo slide no Google Slides e adicionar alguns elementos, como texto e imagens. Em seguida, os alunos devem ser orientados a adicionar diferentes tipos de animações a esses elementos e experimentar com as configurações de animação, como duração e início.

  2. Atividade Prática de Transições: Em seguida, os alunos devem criar vários slides e adicionar diferentes tipos de transições entre eles. Eles devem experimentar com as configurações de transição, como duração e velocidade.

Para ambas as atividades, o professor deve circular pela sala para oferecer assistência conforme necessário, e os alunos devem ser encorajados a ajudar uns aos outros e compartilhar suas descobertas.

Materiais Necessários

Para esta aula, os alunos precisarão de:

  1. Computadores ou dispositivos móveis com acesso à Internet.
  2. Contas do Google para acessar o Google Slides.
  3. Exemplos de apresentações (fornecidas pelo professor) para análise e discussão.

Ao final desta etapa, os alunos devem ser capazes de aplicar com confiança animações e transições no Google Slides, e entender como esses elementos podem ser usados para melhorar suas apresentações.

Retorno

Estimativa de tempo: (15 - 20 minutos)

O retorno é uma parte crucial da aula, pois permite ao professor verificar se os alunos realmente entenderam o que foi ensinado. Para fazer isso, várias atividades podem ser realizadas:

Revisão das Atividades Práticas

Estimativa de tempo: (5 - 7 minutos)

O professor deve começar revisando as atividades práticas que foram realizadas. Isso pode ser feito pedindo a alguns alunos para compartilhar suas apresentações com a classe e explicar como eles usaram animações e transições para melhorar seus slides. O professor pode então fornecer feedback e esclarecer quaisquer confusões que possam ter surgido.

Reflexão sobre a Aprendizagem

Estimativa de tempo: (5 - 7 minutos)

Em seguida, o professor pode propor um exercício de reflexão. Os alunos devem receber um pedaço de papel e ter um minuto para escrever as respostas para as seguintes perguntas:

  1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
  2. "Quais perguntas você ainda tem sobre o tema?"

Esta atividade permite que os alunos consolidem seu aprendizado e identifiquem quaisquer lacunas em seu entendimento, que o professor pode abordar na próxima aula ou individualmente.

Exercício para Casa

Estimativa de tempo: (2 - 3 minutos)

Finalmente, o professor deve fornecer uma lista de exercícios relacionados ao tópico da aula para que os alunos resolvam em casa. Isso pode incluir a criação de uma apresentação no Google Slides que utiliza animações e transições de forma eficaz. O professor pode então revisar essas apresentações na próxima aula para verificar o progresso dos alunos e fornecer feedback adicional.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão sólida do uso de animações e transições no Google Slides e estar prontos para aplicar essas habilidades em suas futuras apresentações.

Conclusão

Estimativa de tempo: (5 - 10 minutos)

Para concluir a aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos de aprendizado:

  1. Definição de Animações e Transições: As animações são técnicas que adicionam movimento aos elementos de um slide, enquanto as transições são animações que ocorrem entre slides. Ambos são usados para acrescentar dinamismo e interatividade às apresentações.

  2. Aplicação de Animações e Transições: Os alunos aprenderam a aplicar diferentes tipos de animações e transições no Google Slides, bem como a configurá-las corretamente para atingir o efeito desejado.

  3. Princípios de Design: Os alunos foram apresentados aos princípios básicos do design, que são essenciais para o uso eficaz de animações e transições.

  4. Aplicação Estratégica: Por fim, os alunos aprenderam sobre a importância de usar animações e transições de maneira estratégica, para melhorar a comunicação de ideias e manter o engajamento do público, ao invés de distraí-lo ou confundi-lo.

O professor pode então explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. A teoria foi apresentada através da explicação dos conceitos de animações e transições, bem como dos princípios de design. A prática foi realizada por meio das atividades de adicionar e configurar animações e transições no Google Slides. E as aplicações foram discutidas ao longo da aula, com ênfase em como essas técnicas podem ser usadas para melhorar apresentações acadêmicas e profissionais.

Para complementar o entendimento dos alunos sobre o assunto, o professor pode sugerir materiais extras para estudo, tais como tutoriais online, vídeos do YouTube, e blogs sobre design de apresentações.

Por fim, o professor deve destacar a importância das animações e transições na vida cotidiana. Na era digital, as apresentações desempenham um papel crítico na comunicação de ideias, tanto na escola quanto no trabalho. Dominar o uso de animações e transições pode ajudar os alunos a criar apresentações mais envolventes e eficazes, dando-lhes uma vantagem em diversas situações, desde projetos escolares até apresentações de negócios.

Após a conclusão da aula, os alunos devem ter uma compreensão clara e abrangente de como as animações e transições no Google Slides podem ser utilizadas para melhorar suas apresentações e comunicação de ideias.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies