🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Introdução às Redes Sociais

Informática

Original Teachy

Introdução às Redes Sociais

Objetivos (10 - 15 minutos)

  1. Compreender o Conceito de Redes Sociais: Os alunos deverão ser capazes de definir redes sociais, distinguir entre diferentes plataformas e entender o propósito e funcionamento dessas plataformas.

  2. Desenvolver a Consciência de Privacidade e Segurança Online: Os alunos devem reconhecer a importância da privacidade e segurança online, ser capazes de identificar os riscos potenciais e aprender medidas para garantir a segurança de suas informações pessoais nas redes sociais.

  3. Entender o Uso Responsável e a Etiqueta das Redes Sociais: Espera-se que os alunos adquiram uma compreensão do comportamento apropriado e responsável nas redes sociais, incluindo o respeito aos outros e a postagem de conteúdo apropriado.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver Habilidades de Busca de Informações e Comunicação Digital: Os alunos devem ser capazes de procurar, avaliar e utilizar informações corretamente nas redes sociais, além de desenvolver habilidades para se comunicar efetivamente através de várias formas de mídia digital.

  2. Compreender o Marketing Digital e o Impacto das Redes Sociais na Sociedade: Além de entender como as redes sociais são usadas para fins de marketing, os alunos devem ser capazes de refletir sobre o impacto das redes sociais na sociedade e em suas próprias vidas.

Introdução (15 - 20 minutos)

Relembrando a aula anterior sobre "Etiqueta de Email", os alunos serão convidados a refletir sobre as formas responsáveis e eficazes de se comunicar online. Este tópico servirá como alicerce para a introdução às redes sociais, que são, em essência, outras plataformas de comunicação digital.

Para estimular o interesse, serão apresentadas duas situações problema. A primeira é a seguinte: "Imagine que você viu uma publicação nas redes sociais alegando que o consumo de um certo alimento pode curar todas as doenças. O que você faria?". A segunda situação é: "Você recebeu um pedido de amizade de um desconhecido que parece ter muitos amigos em comum com você. Como você procederia?".

Essas situações servirão para introduzir a importância do pensamento crítico e da segurança online no uso das redes sociais, respectivamente. Estes são temas que serão explorados em maior profundidade durante a aula.

A contextualização do tema será feita através da discussão de como as redes sociais estão presentes em nosso dia a dia, seja para se conectar com amigos e familiares, compartilhar ideias e experiências, ou até mesmo para buscar oportunidades de trabalho.

Para capturar a atenção dos alunos, serão compartilhadas duas curiosidades: a primeira é que o Facebook, uma das redes sociais mais populares, foi inicialmente criado para estudantes universitários e agora tem mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente. A segunda é que o LinkedIn, uma rede social voltada para profissionais, tem sido uma ferramenta eficaz para recrutadores e candidatos a empregos, com 75% dos recrutadores utilizando a plataforma para encontrar candidatos.

Desenvolvimento (60 - 70 minutos)

Revisão de Conhecimentos Anteriores (10 minutos)

Inicie o desenvolvimento da aula revisando os conceitos básicos de internet e web, que foram abordados em aulas anteriores. Certifique-se de que os alunos compreendem que a internet é uma rede global de computadores, enquanto a web é uma das formas pelas quais acessamos informações através da internet. Também é importante reforçar a ideia de que a web é apenas uma das muitas aplicações da internet.

Apresentação da Teoria (20 - 25 minutos)

A seguir, apresente o conceito de redes sociais. Explique que redes sociais são plataformas online onde os usuários podem criar perfis e se conectar com outros usuários, compartilhando informações e interagindo de várias formas. Discuta os diferentes tipos de redes sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram, e as características distintas de cada uma delas.

Fale sobre a importância da privacidade e da segurança online. Explique que, embora as redes sociais ofereçam muitas oportunidades para compartilhamento de informações e conexão com outros, elas também apresentam riscos. Discuta medidas básicas de segurança, como o uso de senhas fortes, não compartilhar informações pessoais sensíveis e ser cauteloso ao aceitar solicitações de amizade de desconhecidos.

Em seguida, discuta a etiqueta das redes sociais e o uso responsável dessas plataformas. Explique que todos devem ser respeitosos e considerar o impacto de suas ações nas redes sociais.

Por fim, introduza o conceito de marketing digital e explique como as redes sociais são usadas para promover produtos, serviços e marcas. Também discuta o impacto das redes sociais na sociedade e como elas mudaram a forma como nos comunicamos e interagimos.

Atividades Práticas (25 - 30 minutos)

Atividade 1: "Construindo um Perfil Seguro". Os alunos serão encarregados de criar um perfil fictício em uma rede social de sua escolha, tomando cuidado para seguir as melhores práticas de segurança e privacidade. Eles devem considerar elementos como a escolha de uma senha forte, as configurações de privacidade e as informações a serem compartilhadas publicamente.

Atividade 2: "Avaliando Informações nas Redes Sociais". Apresente aos alunos uma série de posts fictícios de redes sociais que contêm diferentes tipos de informações (algumas verdadeiras, outras falsas). Os alunos devem trabalhar em grupos para avaliar a veracidade das informações, discutir suas conclusões e sugerir formas de verificar as informações encontradas nas redes sociais.

Materiais Necessários: Computadores com acesso à internet, perfis fictícios para a primeira atividade e posts fictícios para a segunda atividade.

Retorno (5 - 10 minutos)

Para avaliar a compreensão dos alunos, eles serão convidados a compartilhar suas criações de perfis fictícios e explicar as medidas que tomaram para garantir a privacidade e a segurança. Eles também discutirão as conclusões da atividade de avaliação de informações, conectando-as com a teoria apresentada anteriormente sobre a importância do pensamento crítico e da verificação de informações nas redes sociais.

Além disso, para avaliar o aprendizado individual, os alunos serão encorajados a escrever, em um minuto, respostas para as seguintes perguntas:

  1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
  2. Quais questões ainda não foram respondidas?

Essas respostas permitirão ao professor entender melhor quais conceitos foram bem assimilados e quais podem necessitar de reforço adicional na próxima aula.

Finalmente, para consolidar o aprendizado e permitir a prática autônoma, ser-lhes-á fornecido uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado na aula. Esses exercícios, a serem resolvidos em casa, incluirão perguntas teóricas e práticas, tais como a criação de um plano de marketing para uma marca fictícia usando redes sociais, e questões de múltipla escolha sobre privacidade e segurança online. As respostas serão discutidas na próxima aula.

Materiais Necessários: Papel e caneta para anotações individuais, lista de exercícios para serem resolvidos em casa.

Conclusão (10 - 15 minutos)

Para concluir a aula, o professor deverá resumir os principais pontos discutidos, destacando a definição e propósito das redes sociais, a importância da privacidade e segurança online, a etiqueta das redes sociais, e a utilização das redes sociais para fins de marketing. Também reforçará a relevância da busca consciente e crítica de informações, para evitar a disseminação de desinformação.

A conexão entre teoria, prática e aplicação será ressaltada, mencionando como as atividades práticas de criação de um perfil seguro e avaliação de posts nas redes sociais refletem os conceitos teóricos discutidos e são habilidades relevantes no mundo real.

O professor recomendará materiais adicionais para leitura, como artigos online, blogs e vídeos, para que os alunos possam aprofundar seu conhecimento sobre o assunto. Poderá sugerir, por exemplo, tutoriais sobre configurações de privacidade em diferentes redes sociais, artigos sobre a influência das redes sociais na sociedade atual, e estudos de caso sobre estratégias bem-sucedidas de marketing digital.

Por fim, o professor destacará que a compreensão e o uso responsável das redes sociais são habilidades essenciais na sociedade digital atual, seja para manter-se conectado com amigos e familiares, buscar oportunidades de trabalho, ou ficar atualizado com as notícias do mundo. Além disso, a capacidade de usar as redes sociais de forma segura e ética, e a habilidade para discernir entre informações verdadeiras e falsas, são competências cada vez mais valorizadas no ambiente de trabalho.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies