Entrar

Plano de aula de Etiqueta de Email

Informática

Original Teachy

Etiqueta de Email

Objetivos

  1. Compreensão do Email como Ferramenta de Comunicação Formal (10 - 15 minutos): Os alunos devem reconhecer o email como uma forma de comunicação formal e entender as implicações disso na redação e no tom de suas mensagens.

  2. Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação Escrita Eficaz (30 - 35 minutos): Os alunos serão introduzidos às melhores práticas para a escrita de emails, incluindo a utilização de linguagem clara e concisa, o uso apropriado de saudações, a criação de linhas de assunto informativas, e a importância da gramática e ortografia corretas.

  3. Entendimento e Aplicação de Práticas de Privacidade e Segurança em Emails (15 - 20 minutos): Os alunos aprenderão sobre a importância de proteger informações de contato e outros dados confidenciais em emails, bem como o uso adequado das funções de cópia (CC) e cópia oculta (BCC).

  4. Adoção de Hábitos de Email Profissional (20 - 25 minutos): Os alunos serão instruídos sobre como anexar arquivos corretamente, a importância de responder emails em tempo hábil, e como finalizar emails de maneira apropriada.

Objetivos Secundários:

  • Promover Discussões em Classe (10 - 15 minutos): Incentivar os alunos a compartilhar suas experiências e opiniões sobre a etiqueta de email, a fim de promover uma compreensão mais aprofundada do tema.

Total de tempo estimado: 85 - 110 minutos.

Introdução (10 - 15 minutos)

Para começar a aula, o professor deve relembrar os conceitos da aula anterior sobre "Introdução ao Email". Revisar conceitos básicos como o que é um email, como ele é composto, como enviar e receber emails, e as principais funcionalidades de um serviço de email.

Em seguida, o professor pode propor duas situações problemas para iniciar a discussão sobre a etiqueta de email. Por exemplo:

  1. "Imagine que você está se candidatando a uma vaga de emprego e precisa enviar seu currículo por email para o recrutador. Como você escreveria esse email para causar uma boa impressão?"

  2. "Você é um funcionário de uma empresa e precisa enviar um email para um cliente importante com uma proposta de negócio. Como você garantiria que seu email seja claro, conciso e profissional?"

Com essas situações, os alunos serão incentivados a pensar sobre a importância da etiqueta de email na comunicação profissional e acadêmica.

Depois, o professor pode contextualizar a importância da etiqueta de email com exemplos reais. Por exemplo, mencionando como uma comunicação por email inadequada pode causar mal-entendidos, prejudicar relacionamentos profissionais e até mesmo resultar em perda de oportunidades.

Para aguçar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre email. Por exemplo:

  1. "Você sabia que o primeiro email foi enviado em 1971 por Ray Tomlinson, um engenheiro de computação americano, e que a '@' foi usada para separar o usuário do servidor?"

  2. "Você sabia que, de acordo com a Radicati Group, um instituto de pesquisa de mercado, estima-se que mais de 300 bilhões de emails sejam enviados e recebidos todos os dias em todo o mundo?"

Estas curiosidades podem ajudar a demonstrar a relevância do email na sociedade moderna e a necessidade de dominar a etiqueta de email para uma comunicação eficaz.

Desenvolvimento (55 - 70 minutos)

Revisão de Conhecimentos (5 - 10 minutos)

O professor deve começar a seção de desenvolvimento reforçando a importância da comunicação escrita eficaz, especificamente no contexto de emails. Os alunos devem ser lembrados de que o email é uma ferramenta de comunicação formal e que, como tal, deve ser tratada com a devida seriedade e profissionalismo. Para auxiliar nessa revisão, o professor pode pedir que os alunos compartilhem suas experiências e compreensões sobre o email até o momento.

Apresentação da Teoria (20 - 25 minutos)

Nesta seção, o professor deve se aprofundar na teoria da etiqueta de e-mail. Isso inclui explicar os principais componentes de um email profissional, como a saudação, a linha de assunto, o corpo do email, os anexos, a despedida e a assinatura. O professor deve enfatizar a importância de cada componente e explicar como eles devem ser adequadamente formatados e utilizados.

Além disso, o professor deve abordar o uso adequado de CC e BCC, destacando suas implicações para a privacidade e o profissionalismo. Outros tópicos importantes a serem abordados incluem o tempo de resposta adequado para emails, a importância de manter uma linguagem e tom profissionais, e a necessidade de garantir a privacidade e a segurança ao enviar emails.

Atividade Prática 1: Escrevendo um Email Profissional (15 - 20 minutos)

Para esta atividade, os alunos precisarão de um dispositivo de computação com acesso à Internet e a um serviço de email. O professor deve pedir aos alunos que escrevam um email para um colega de classe, simulando uma situação profissional. Por exemplo, eles podem ser instruídos a escrever um email solicitando uma reunião ou discutindo um projeto de equipe.

Os alunos devem ser encorajados a aplicar todas as práticas de etiqueta de email que aprenderam, incluindo o uso de uma saudação e despedida adequadas, a criação de uma linha de assunto clara e informativa, a manutenção de um tom profissional, o uso de gramática e ortografia corretas, e a garantia de que todos os anexos, se houver, sejam apropriados e acessíveis.

Atividade Prática 2: Analisando Emails (10 - 15 minutos)

Para esta atividade, o professor deve fornecer aos alunos uma série de exemplos de emails, tanto profissionais quanto não profissionais. Os alunos devem ser instruídos a analisar cada email e identificar suas forças e fraquezas em termos de etiqueta de email. Isso ajudará a reforçar o que aprenderam e a identificar áreas para melhorias em suas próprias práticas de email.

Ao final das atividades, os alunos devem ter uma compreensão clara da etiqueta de email e estar equipados para aplicá-la em suas próprias comunicações por email.

Retorno (15 - 20 minutos)

Nesta etapa final da aula, o professor deve reservar um tempo para refletir sobre o que foi aprendido e como isso se conecta com a teoria apresentada. Para isso, pode ser útil pedir aos alunos que compartilhem suas experiências com as atividades práticas e discutam como elas se relacionam com os conceitos teóricos de etiqueta de email.

Atividade de Reflexão (5 - 10 minutos)

Os alunos serão convidados a escrever em um pedaço de papel respostas para as seguintes perguntas:

  1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje sobre etiqueta de email?"
  2. "Existem questões ou conceitos que você ainda não entende completamente?"

Encorajar os alunos a refletir sobre o que aprenderam e identificar áreas de incerteza pode ajudá-los a solidificar seu entendimento e indicar onde podem precisar de mais prática ou estudo.

Lista de Exercícios (5 - 10 minutos)

Para concluir a aula, o professor deve fornecer uma lista de exercícios para os alunos completarem em casa. Esses exercícios devem ser projetados para reforçar os conceitos de etiqueta de email que foram apresentados na aula. Por exemplo, os exercícios podem envolver a redação de emails para várias situações hipotéticas, ou a análise de exemplos de emails para identificar boas e más práticas de etiqueta de email.

Ao final do retorno, os alunos devem ter uma compreensão clara do que aprenderam na aula e do que precisam praticar ou estudar mais. Além disso, eles devem estar preparados para aplicar o que aprenderam sobre etiqueta de email em suas futuras comunicações por email.

Conclusão (10 - 15 minutos)

Nesta última seção da aula, o professor deve fazer um resumo dos pontos principais abordados. Isso inclui a importância de reconhecer o email como uma ferramenta de comunicação formal, a necessidade de clareza e concisão na redação de emails, a utilização de saudações apropriadas e a criação de linhas de assunto claras e informativas. Além disso, o professor deve reiterar a importância de manter um tom profissional, garantir a correção gramatical e ortográfica e usar adequadamente anexos em emails.

O professor também deve destacar como a teoria e a prática foram combinadas durante a aula para fornecer aos alunos uma compreensão sólida e aplicável da etiqueta de email. Por exemplo, o professor pode referir-se às atividades práticas de escrita e análise de emails, e como elas ajudaram a reforçar os conceitos teóricos discutidos.

Para aprofundar o entendimento dos alunos sobre a etiqueta de email, o professor pode sugerir materiais de leitura adicionais. Isso pode incluir blogs, artigos e vídeos online sobre a etiqueta de email no ambiente profissional e acadêmico.

Finalmente, o professor deve resumir a importância da etiqueta de email no dia a dia. Ele pode explicar que, em uma era digital, a habilidade de comunicar-se efetivamente por email é essencial não apenas no ambiente de trabalho, mas também na vida pessoal. O professor pode enfatizar que o domínio da etiqueta de email pode ajudar a criar uma imagem profissional, evitar mal-entendidos e promover a comunicação eficaz.

Este resumo e recapitulação ajudarão a solidificar o aprendizado dos alunos e a relevância do assunto, encerrando a aula de maneira produtiva e significativa.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies