Entrar

Plano de aula de Tabelas e Gráficos no Word

Informática

Original Teachy

Tabelas e Gráficos no Word

Objetivos

(5 - 10 minutos)

  1. Entender o Propósito e a Importância de Tabelas e Gráficos em Documentos Word: Os alunos deverão compreender a funcionalidade e a necessidade de tabelas e gráficos para apresentar dados de uma maneira organizada e visualmente apelativa.

  2. Conhecer as Habilidades Necessárias para o Uso de Tabelas e Gráficos no Word: Os estudantes devem identificar as várias habilidades necessárias para criar, formatar, manipular e analisar tabelas e gráficos no Word.

  3. Aplicar as Habilidades Aprendidas em Situações Práticas: Os alunos devem ser capazes de aplicar as habilidades aprendidas para criar, editar e analisar tabelas e gráficos em documentos do Word de forma eficaz e eficiente.

Objetivos Secundários:

  • Promover a Interação e o Trabalho em Equipe: Através de atividades práticas de criação e edição de tabelas e gráficos em grupo, os alunos aprenderão a colaborar e a comunicar eficazmente.

  • Desenvolver o Pensamento Crítico e Analítico: Ao aprenderem a analisar e interpretar gráficos, os alunos aprimorarão suas habilidades de pensamento crítico e analítico.

  • Incentivar a Autonomia: Através da prática contínua, os alunos serão incentivados a explorar e experimentar por conta própria, o que ajudará a desenvolver sua confiança e independência no uso do Word.

Introdução

(15 - 20 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo Anterior: O professor começará a aula revisando o conteúdo da aula anterior sobre "Formatação de Texto no Word". Esta etapa é crucial para que os alunos possam entender a importância dos elementos visuais, como tabelas e gráficos, em um documento bem formatado.

  2. Situações Problema: Em seguida, o professor apresentará duas situações que requerem a apresentação de informações de maneira clara e concisa. Por exemplo, um relatório de vendas que precisa mostrar o desempenho de diferentes produtos ao longo do tempo ou um estudo de pesquisa que precisa apresentar dados estatísticos complexos de maneira compreensível.

  3. Aplicações Reais: O professor irá contextualizar a importância de saber usar tabelas e gráficos no Word, destacando como essas habilidades são valorizadas em várias profissões. De cientistas a gerentes de negócios, muitos profissionais dependem dessas habilidades para apresentar seus dados e informações de forma eficaz.

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para ganhar a atenção dos alunos e despertar seu interesse pelo tópico, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias relacionadas. Por exemplo, ele pode falar sobre como a visualização de dados tem desempenhado um papel crucial na tomada de decisões de empresas de alto nível ou como gráficos mal feitos podem levar a interpretações errôneas e decisões ruins. Outra abordagem poderia ser mostrar exemplos de gráficos visualmente atraentes e como eles tornaram as informações mais acessíveis e compreensíveis para o público em geral.

Desenvolvimento

(50 - 60 minutos)

  1. Revisão dos Conceitos Básicos do Word: O professor deve começar a aula revisando os conceitos básicos do Word, como a interface do programa e a formatação básica de texto. (5 - 10 minutos)

  2. Teoria - Tabelas: Em seguida, o professor deve introduzir a teoria por trás das tabelas, explicando o que são, por que são úteis, como são estruturadas (linhas, colunas, células) e como criar uma tabela no Word. O professor pode demonstrar a criação de uma tabela simples, preenchendo-a com alguns dados fictícios. (10 - 15 minutos)

  3. Prática - Tabelas: Depois da teoria, os alunos devem ter a oportunidade de praticar a criação de tabelas. O professor pode fornecer um conjunto de dados (como números de vendas de produtos) e pedir aos alunos para criar uma tabela que represente esses dados. Durante esta atividade, o professor deve circular pela sala para oferecer ajuda e verificar o progresso dos alunos. (10 - 15 minutos)

  4. Teoria - Gráficos: Em seguida, o professor deve introduzir a teoria por trás dos gráficos, explicando o que são, por que são úteis, os diferentes tipos de gráficos (gráficos de barras, gráficos de linhas, gráficos de pizza, etc.) e como criar um gráfico no Word. O professor pode demonstrar a criação de um gráfico a partir dos dados da tabela criada anteriormente. (10 - 15 minutos)

  5. Prática - Gráficos: Após a teoria, os alunos devem ter a oportunidade de praticar a criação de gráficos. O professor pode pedir aos alunos para criar um gráfico que represente os dados da tabela que eles criaram anteriormente. Novamente, durante esta atividade, o professor deve circular pela sala para oferecer ajuda e verificar o progresso dos alunos. (10 - 15 minutos)

Materiais Necessários:

  • Computadores com o Microsoft Word instalado.
  • Conjunto de dados para a atividade prática. Pode ser uma tabela com números de vendas de produtos, dados de pesquisa, estatísticas esportivas, etc.
  • Projetor para demonstrar a criação de tabelas e gráficos.
  • Folhas de exercícios com instruções passo a passo para a criação de tabelas e gráficos, para que os alunos possam se referir durante a prática.

Retorno

(15 - 20 minutos)

  1. Revisão da Prática: Após a conclusão das atividades práticas, os alunos serão incentivados a compartilhar suas tabelas e gráficos com a turma. Eles deverão explicar como criaram a tabela ou gráfico, discutir quaisquer desafios que enfrentaram e como os superaram. Isso permitirá que os alunos aprendam uns com os outros e também proporcionará ao professor a oportunidade de esclarecer quaisquer mal-entendidos ou responder a quaisquer perguntas. (5 - 10 minutos)

  2. Conexão com a Teoria: O professor revisará os principais conceitos teóricos abordados na aula, destacando como eles se aplicam às atividades práticas que os alunos realizaram. Isso ajudará os alunos a consolidar seu entendimento e a ver a conexão entre a teoria e a prática. (5 - 10 minutos)

  3. Reflexão Individual: Em seguida, os alunos receberão um minuto para escrever em um pedaço de papel as respostas para as seguintes perguntas: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". Esta atividade incentivará os alunos a refletir sobre o que aprenderam e a identificar quaisquer áreas em que possam precisar de mais esclarecimentos. (5 minutos)

  4. Tarefa de Casa: Finalmente, o professor fornecerá uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado na aula para os alunos resolverem em casa. Esses exercícios servirão para reforçar o aprendizado dos alunos e prepará-los para a próxima aula. O professor deve garantir que os exercícios sejam desafiadores, mas também adequados ao nível de habilidade dos alunos. O professor deve estar disponível para esclarecer qualquer dúvida sobre a tarefa de casa no início da próxima aula. (5 minutos)

Conclusão

(10 - 15 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo: O professor irá recapitular os principais pontos abordados durante a aula, relembrando os alunos sobre a importância das tabelas e gráficos na apresentação de informações de maneira clara e concisa. Será destacado também o processo de criação, formatação e manipulação de tabelas e gráficos no Word, bem como a importância da análise e interpretação desses elementos gráficos. (5 - 7 minutos)

  2. Conexão da Teoria e Prática: O professor irá reforçar como a teoria apresentada foi aplicada na prática durante as atividades. Será evidenciado como o conhecimento teórico ajuda a entender e a realizar as tarefas práticas com maior eficácia e precisão. (2 - 3 minutos)

  3. Materiais Complementares: O professor irá sugerir materiais de aprendizado adicionais, como vídeos tutoriais, sites e livros que podem ajudar os alunos a aprofundar seu conhecimento sobre o uso de tabelas e gráficos no Word. Também poderão ser sugeridos exercícios práticos extras para os alunos praticarem em casa. (2 - 3 minutos)

  4. Relevância do Conteúdo: Por fim, o professor irá reiterar a relevância das habilidades aprendidas na aula, destacando como a habilidade de criar e interpretar tabelas e gráficos pode ser útil em diversas situações, tanto na escola quanto na vida profissional. Será ressaltado que essas habilidades são valorizadas em muitos campos profissionais, e que a prática contínua irá permitir aos alunos se comunicarem de maneira mais eficaz e visualmente atraente. (2 - 3 minutos)

A intenção desta etapa é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara dos pontos principais da aula e saibam onde buscar mais informações se desejarem aprofundar seus conhecimentos. Além disso, ao contextualizar a importância das habilidades aprendidas, os alunos são incentivados a ver a relevância do que estão aprendendo, o que pode aumentar sua motivação para continuar aprendendo e melhorando.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies