Entrar

Plano de aula de Numerais

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Numerais

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreensão dos Numerais Cardinais em Inglês: Os alunos devem ser capazes de reconhecer e entender os numerais cardinais em inglês, de 1 a 100. Isso inclui a familiaridade com a forma escrita e a pronúncia correta de cada número.

  2. Uso dos Numerais Ordinais em Inglês: Além de reconhecer os numerais cardinais, os alunos também devem aprender a usar os numerais ordinais em inglês. Isso implica em entender quando e como usá-los em situações cotidianas.

  3. Aplicação Prática de Numerais em Contextos Reais: O objetivo final é que os alunos sejam capazes de aplicar o que aprenderam sobre numerais em situações reais. Isso pode envolver a leitura de datas, a contagem de objetos, a descrição de posições em uma corrida, entre outros.

Objetivos Secundários:

  • Desenvolvimento de Vocabulário: Através do estudo de numerais, os alunos também terão a oportunidade de aumentar seu vocabulário em inglês.

  • Melhoria da Pronúncia: Ao aprender a pronúncia correta dos numerais, os alunos poderão melhorar suas habilidades de pronúncia geral em inglês.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo Prévio: O professor deve começar a aula revisando brevemente os conteúdos anteriores que são relevantes para a aula atual. Neste caso, pode ser a revisão de vocabulário básico em inglês, como cores, dias da semana, meses do ano, entre outros. Isso ajudará a preparar o terreno para o novo conteúdo que será introduzido. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-Problema: O professor pode então apresentar duas situações-problema que servirão como gatilhos para a Introdução do tópico. A primeira pode envolver a leitura de uma data em inglês, enquanto a segunda pode pedir aos alunos para descreverem a posição de diferentes corredores em uma corrida. Ambas as situações exigirão o uso de numerais em inglês. (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização do Tópico: O professor deve explicar a importância dos numerais em inglês, destacando como eles são usados ​​amplamente em situações cotidianas, como ao dizer as horas, contar dinheiro, descrever a quantidade de algo, entre outros. Isso pode ser ilustrado com exemplos concretos e reais. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução do Tópico: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode introduzir o tópico de maneira interessante e envolvente. Por exemplo, ele pode compartilhar curiosidades sobre os numerais em inglês, como o fato de que o numeral "11" é o único que tem duas sílabas, ou que o numeral "40" é pronunciado de forma diferente do que a maioria das pessoas espera (é "forty", não "fourty"). Esses detalhes curiosos podem estimular a curiosidade dos alunos e aumentar seu envolvimento com o tópico. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da Teoria (10 - 12 minutos): O professor deve começar apresentando a teoria básica dos numerais em inglês. Isso inclui a distinção entre numerais cardinais e ordinais, a forma escrita e a pronúncia de cada número de 1 a 100, e as regras de formação de numerais ordinais. O professor pode usar slides, cartazes ou quadro-negro para ilustrar a informação de forma visual. Para facilitar a compreensão, o professor pode usar cores diferentes para distinguir os numerais cardinais dos ordinais, e pode usar gestos ou exemplos concretos para ajudar a explicar a pronúncia de certos numerais. Durante esta parte, o professor deve garantir que os alunos estão seguindo e compreendendo a informação, fazendo perguntas para verificar a compreensão e incentivando os alunos a fazerem perguntas se eles não entenderem algo.

  2. Atividade Prática 1 - Bingo de Numerais (5 - 7 minutos): Após a apresentação da teoria, o professor deve dividir a classe em grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo receberá um cartão de bingo com uma seleção de numerais em inglês. O professor, então, irá chamar os numerais em voz alta, e os alunos terão que encontrar e marcar o numeral correspondente em seus cartões de bingo. O primeiro grupo a conseguir uma linha horizontal, vertical ou diagonal de números marcados, ganha. Esta atividade não só permitirá aos alunos praticar a audição e o reconhecimento de numerais em inglês, mas também promoverá a colaboração e o trabalho em equipe.

  3. Atividade Prática 2 - Jogo de Posições (5 - 6 minutos): A seguir, o professor pode propor um jogo de posições. Ele pode dar a cada grupo uma série de cartões com diferentes numerais ordinais, e pedir aos alunos para organizá-los na ordem correta. O professor, então, fará perguntas como "Qual é o numeral ordinal depois de 'fifth'?" ou "Qual é o numeral ordinal antes de 'twelfth'?" e os alunos terão que encontrar e mostrar o cartão correto. Isso ajudará os alunos a praticar o uso de numerais ordinais em um contexto de perguntas e respostas.

  4. Discussão e Esclarecimento de Dúvidas (2 - 3 minutos): Finalmente, o professor deve reservar um tempo para discutir as respostas das atividades, esclarecer quaisquer dúvidas que os alunos possam ter e reforçar os conceitos-chave. Esta é uma oportunidade para o professor corrigir qualquer erro que possa ter ocorrido durante as atividades e para os alunos aprenderem com seus erros.

Ao longo do Desenvolvimento da aula, o professor deve encorajar a participação ativa dos alunos, fazendo perguntas, solicitando exemplos e incentivando a discussão. Além disso, o professor deve fornecer feedback constante e positivo, para manter os alunos engajados e motivados.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo (5 - 7 minutos): O professor deve iniciar a etapa de Retorno revisando os conceitos principais que foram abordados na aula. Isso pode ser feito através de uma rápida sessão de perguntas e respostas, onde o professor faz perguntas sobre os numerais cardinais e ordinais em inglês e os alunos respondem. O professor deve encorajar a participação de todos os alunos e fornecer feedback imediato sobre suas respostas.

  2. Conexão com a Prática (3 - 5 minutos): Em seguida, o professor deve ajudar os alunos a fazer a conexão entre a teoria apresentada e a prática. Isso pode ser feito através de discussões em grupo, onde os alunos são incentivados a compartilhar suas experiências de como e onde eles já viram ou usaram numerais em inglês. O professor deve usar essas discussões para reforçar os conceitos de numerais cardinais e ordinais e para mostrar aos alunos como eles podem aplicar esses conceitos em suas vidas cotidianas.

  3. Reflexão sobre o Aprendizado (2 - 3 minutos): Por fim, o professor deve pedir aos alunos para refletirem sobre o que aprenderam durante a aula. O professor pode fazer perguntas como "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". Os alunos devem ter um minuto para pensar em suas respostas, e então terão a oportunidade de compartilhá-las com a classe. O professor deve ouvir atentamente as respostas dos alunos e usar essa informação para ajustar o planejamento de aulas futuras, se necessário.

  4. Feedback do Professor (1 - 2 minutos): Após a reflexão dos alunos, o professor deve fornecer feedback geral sobre a aula. Isso pode incluir elogios pelos esforços dos alunos, sugestões de áreas para continuar a prática e encorajamento para continuar a aprender. O professor também deve lembrar aos alunos sobre o tópico da próxima aula e quaisquer tarefas de casa que possam ter.

Durante a etapa de Retorno, é importante que o professor crie um ambiente seguro e encorajador para os alunos. Os alunos devem se sentir à vontade para compartilhar suas reflexões e fazer perguntas, e o professor deve responder a essas reflexões e perguntas de forma respeitosa e encorajadora. Isso ajudará a garantir que os alunos se sintam valorizados e motivados para continuar aprendendo.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos): O professor deve começar a etapa de Conclusão resumindo os principais pontos da aula. Isso pode incluir uma recapitulação dos numerais cardinais e ordinais de 1 a 100, a pronúncia correta de cada número, e exemplos de como e quando usar numerais em situações reais. O professor deve fazer isso de forma clara e concisa, usando exemplos práticos para ilustrar cada ponto.

  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria dos numerais em inglês à prática. Isso pode incluir referências às atividades práticas que os alunos realizaram, e como essas atividades ajudaram a reforçar os conceitos teóricos. O professor também pode destacar como o conhecimento de numerais em inglês pode ser útil em situações cotidianas, como ao dizer as horas, contar dinheiro, ou descrever a quantidade de algo.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor deve então sugerir materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento de numerais em inglês. Isso pode incluir sites de aprendizado de idiomas, aplicativos de idiomas, livros de gramática em inglês, ou vídeos educativos. O professor deve encorajar os alunos a explorarem esses recursos em seu próprio ritmo, e a usarem-nos como uma ferramenta para reforçar o que aprenderam na aula.

  4. Importância do Tópico (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve resumir a importância do tópico. Ele deve explicar como o conhecimento de numerais em inglês não é apenas útil para a comunicação diária, mas também pode ajudar os alunos a melhorar suas habilidades de leitura e escrita em inglês, e a desenvolver um vocabulário mais amplo. O professor pode também destacar como o domínio desse tópico pode ser benéfico para os alunos em suas futuras carreiras, especialmente se eles planejam trabalhar em um ambiente internacional.

Ao longo da etapa de Conclusão, o professor deve reforçar uma vez mais a importância do tópico da aula, encorajar a prática contínua e reforçar a confiança dos alunos em seu progresso de aprendizado. Isso ajudará a garantir que os alunos deixem a aula sentindo-se motivados e preparados para continuar aprendendo sobre numerais em inglês em suas aulas futuras.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies