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Plano de aula de Área do Trapézio

Matemática

Original Teachy

'EM13MAT307'

Área do Trapézio

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Área do Trapézio

Palavras ChaveÁrea do Trapézio, Fórmula, Problemas Práticos, Resolução de Problemas, Terreno Trapezoidal, Construção Civil, Design de Interiores, Engenharia, Arquitetura, Habilidades Práticas, Colaboração em Grupo, Medição, Aplicação de Conceitos Matemáticos
Materiais NecessáriosImagem de um terreno em forma de trapézio, Vídeo curto sobre aplicação do cálculo da área do trapézio, Papelão, Régua, Tesoura, Cola, Folhas de papel para registro de medidas e cálculos
Códigos BNCCEM13MAT307: Empregar diferentes métodos para a obtenção da medida da área de uma superfície (reconfigurações, aproximação por cortes etc.) e deduzir expressões de cálculo para aplicá-las em situações reais (como o remanejamento e a distribuição de plantações, entre outros), com ou sem apoio de tecnologias digitais.; EM13MAT201: Propor ou participar de ações adequadas às demandas da região, preferencialmente para sua comunidade, envolvendo medições e cálculos de perímetro, de área, de volume, de capacidade ou de massa.; EM13MAT505: Resolver problemas sobre ladrilhamento do plano, com ou sem apoio de aplicativos de geometria dinâmica, para conjecturar a respeito dos tipos ou composição de polígonos que podem ser utilizados em ladrilhamento, generalizando padrões observados.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de área do trapézio, enfatizando a aplicação prática desse conhecimento em situações reais. O desenvolvimento dessas habilidades é crucial para que os alunos possam resolver problemas matemáticos com confiança e enxergar a relevância dos conceitos matemáticos no mercado de trabalho e no cotidiano.

Objetivos principais:

1. Compreender a fórmula para calcular a área do trapézio.

2. Aplicar o cálculo da área do trapézio em problemas práticos, como terrenos ou salas com esse formato.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de resolução de problemas matemáticos.
  2. Reconhecer a importância do cálculo da área do trapézio em contextos do dia a dia e no mercado de trabalho.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de área do trapézio, enfatizando a aplicação prática desse conhecimento em situações reais. O desenvolvimento dessas habilidades é crucial para que os alunos possam resolver problemas matemáticos com confiança e enxergar a relevância dos conceitos matemáticos no mercado de trabalho e no cotidiano.

Contextualização

Imagine que você é um arquiteto e precisa calcular a área de um terreno com formato de trapézio para construir um novo prédio. Ou pense em um campo de futebol que não tem uma forma retangular perfeita, mas sim trapezoidal. Compreender como calcular a área de um trapézio é fundamental para resolver esses tipos de problemas práticos, que são comuns em várias profissões, incluindo arquitetura, engenharia e design.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidades: O trapézio é uma figura geométrica que aparece em muitas situações cotidianas e profissionais. Por exemplo, na construção civil, terrenos e lotes frequentemente têm formas irregulares que precisam ser mensuradas com precisão para planejamento e construção. No design de interiores, móveis e decorações podem ter formas trapezoidais para melhor se ajustar aos espaços.  Conexão com o Mercado: Profissionais como arquitetos, engenheiros e agrimensores frequentemente utilizam o cálculo da área do trapézio para projetar e avaliar terrenos e estruturas. Saber calcular a área corretamente pode fazer a diferença entre um projeto bem-sucedido e um fracasso.

Atividade Inicial

Atividade Inicial: Apresente aos alunos uma imagem de um terreno em forma de trapézio e pergunte: Como você faria para calcular a área desse terreno? Em seguida, exiba um vídeo curto (3-5 minutos) que mostre a aplicação prática do cálculo da área do trapézio em projetos de construção civil.

Desenvolvimento

Duração: (35 - 40 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o entendimento dos alunos sobre o cálculo da área do trapézio por meio de atividades práticas e colaborativas, promover a reflexão sobre a aplicação desse conhecimento em contextos reais e avaliar a compreensão dos conceitos por meio de exercícios de fixação.

Tópicos a Abordar

  1. Definição e propriedades do trapézio
  2. Fórmula para cálculo da área do trapézio
  3. Aplicações práticas do cálculo da área do trapézio
  4. Resolução de problemas envolvendo a área do trapézio

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como o conhecimento da fórmula da área do trapézio pode ser aplicado em diferentes situações do cotidiano e em várias profissões. Pergunte como isso pode facilitar o planejamento e a execução de projetos reais, como construções, design de interiores e até mesmo em cálculos de terrenos agrícolas.

Mini Desafio

Construindo um Terreno Trapezoidal

Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá materiais como papelão, régua, tesoura e cola. Eles deverão construir um modelo de terreno em forma de trapézio, medir suas dimensões e calcular a área.

Instruções

  1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
  2. Distribua os materiais necessários para cada grupo: papelão, régua, tesoura e cola.
  3. Explique que cada grupo deve desenhar e recortar um trapézio no papelão, com dimensões específicas que eles próprios devem definir.
  4. Após construir o modelo, cada grupo deve medir a base maior (B), a base menor (b) e a altura (h) do trapézio.
  5. Utilizando a fórmula A = [(B + b) * h] / 2, cada grupo deve calcular a área do trapézio.
  6. Peça que cada grupo registre suas medidas e cálculos em uma folha de papel.
  7. Ao final, cada grupo deve apresentar seu modelo e explicar o processo de cálculo da área.

Objetivo: Desenvolver habilidades práticas de medição e aplicação da fórmula para calcular a área de um trapézio, promovendo a colaboração em grupo e a aplicação de conceitos matemáticos em uma atividade prática.

Duração: (30 - 35 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Calcule a área de um trapézio cujas bases medem 8 cm e 5 cm e a altura é 6 cm.
  2. Um campo de futebol tem a forma de um trapézio com bases de 100 m e 75 m e altura de 50 m. Qual é a área do campo?
  3. Um terreno trapezoidal tem as seguintes medidas: base maior = 20 m, base menor = 15 m e altura = 10 m. Calcule a área deste terreno.
  4. Desenhe um trapézio e troque com um colega. Meça as dimensões do trapézio desenhado por ele e calcule a área.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre o que foi aprendido, discutam suas experiências e compreendam a relevância prática do conhecimento adquirido. A conclusão serve para conectar a teoria à prática, reforçando a aplicação dos conceitos matemáticos em situações reais e no mercado de trabalho.

Discussão

Discussão: Facilite uma conversa com os alunos sobre como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações da fórmula da área do trapézio. Peça aos alunos para compartilharem suas reflexões sobre o mini desafio e como esta atividade ajudou a entender melhor o conceito. Incentive-os a discutir os desafios que enfrentaram e como os superaram. Pergunte como eles imaginam aplicar esse conhecimento em situações do dia a dia ou em suas futuras carreiras.

Resumo

Resumo: Recapitule os principais conteúdos apresentados durante a aula, destacando a definição do trapézio, a fórmula para calcular a área e suas aplicações práticas. Reforce a importância de entender e aplicar essa fórmula em diferentes contextos, como na construção civil, no design de interiores e em cálculos de terrenos agrícolas.

Fechamento

Fechamento: Explique como a aula de hoje é relevante para o dia a dia e para o mercado de trabalho. Reforce que o conhecimento matemático, especialmente em geometria, é essencial para várias profissões e pode facilitar o planejamento e a execução de projetos reais. Agradeça aos alunos pela participação ativa e empenho durante as atividades.

Iara Tip

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