Entrar

Plano de aula de Arte: Gótica Medieval

Artes

Original Teachy

'EM13LGG604'

Arte: Gótica Medieval

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o conceito e as características da Arte Gótica Medieval:

    • Identificar as principais características da arte gótica, incluindo o uso de arcos pontiagudos, vitrais, altos tetos abobadados e detalhes elaborados.
    • Entender a razão e o contexto histórico que levaram ao Desenvolvimento da arte gótica.
  2. Analisar a influência da religião na Arte Gótica Medieval:

    • Discutir a importância da igreja e da religião na arte gótica, incluindo a representação de histórias bíblicas e a intenção de inspirar devoção religiosa através da grandiosidade e detalhismo da arte.
  3. Relacionar a arte com o período histórico em que foi criada:

    • Compreender como a Arte Gótica refletia a cultura, a sociedade e as crenças da época medieval, incluindo a relação com a religião e a visão de mundo daquele período.
    • Analisar como a arte gótica se diferenciava de outros estilos artísticos da época, como o românico.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e análise ao examinar exemplos de arte gótica e discutir seu significado e impacto.
  • Estimular a apreciação e o respeito pela diversidade cultural e histórica através do estudo da arte gótica como uma expressão artística única do período medieval.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conteúdos anteriores:

    • O professor relembrará os alunos sobre o conceito de arte e como ela reflete a cultura, a sociedade e as crenças de uma determinada época. Ele também fará uma breve revisão do estilo artístico românico, que precedeu o gótico e com o qual o gótico é frequentemente comparado.
  2. Situações-problema:

    • O professor poderá apresentar aos alunos duas imagens, uma de uma catedral gótica e outra de uma igreja românica, e perguntar: "Quais são as principais diferenças que vocês notam entre essas duas estruturas arquitetônicas?" e "Que tipo de emoções ou sentimentos essas imagens evocam em vocês?".
    • Em seguida, o professor poderá propor a seguinte questão: "Como a arte pode ser usada para expressar crenças religiosas e inspirar devoção?".
  3. Contextualização:

    • O professor explicará que a arte gótica era predominante na Europa durante a Idade Média, um período em que a Igreja Católica exercia grande poder e influência. Ele também destacará que muitas das catedrais góticas famosas que ainda existem hoje foram construídas como lugares de culto e como símbolos do poder e riqueza da Igreja.
  4. Introduzindo o tópico:

    • O professor poderá contar aos alunos que a palavra "gótico" originalmente se referia a um estilo arquitetônico que era considerado "bárbaro" e "não clássico" pelos estudiosos da Renascença. Ele poderá explicar que o termo "gótico" foi posteriormente estendido para incluir a arte, a literatura e a cultura da Idade Média como um todo.
    • Para despertar o interesse dos alunos, o professor poderá compartilhar algumas curiosidades, como o fato de que muitas das catedrais góticas levaram séculos para serem construídas e que a construção delas envolveu técnicas de engenharia inovadoras para a época. Além disso, ele poderá mencionar que a arte gótica é conhecida por sua beleza e detalhismo, com muitas catedrais góticas possuindo vitrais que contam histórias bíblicas.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da Teoria (10 - 15 minutos)

    1.1. O que é a Arte Gótica Medieval?

    • O professor explicará que a arte gótica é um estilo artístico que se desenvolveu na Europa na Idade Média, mais precisamente entre os séculos XII e XV.
    • Ele destacará que a arte gótica é conhecida por suas características distintas, como o uso de arcos pontiagudos, altos tetos abobadados, vitrais e detalhes elaborados.
    • O professor apresentará exemplos visuais de arte gótica, incluindo imagens de catedrais, esculturas e pinturas, para que os alunos possam visualizar as características que estão sendo discutidas.

    1.2. A influência da religião na Arte Gótica Medieval

    • O professor explicará que a religião, especificamente o Cristianismo, desempenhou um papel central na arte gótica.
    • Ele discutirá como a arte gótica na arquitetura das catedrais foi projetada para inspirar devoção religiosa, com seus altos tetos abobadados e vitrais coloridos que permitiam a entrada de luz divina.
    • O professor também falará sobre como a arte gótica representava histórias bíblicas, santos e anjos, e como essas representações eram usadas para ensinar o povo sobre a religião.

    1.3. A Arte Gótica e o período histórico

    • O professor explicará que a arte gótica refletia a sociedade e a cultura da Idade Média, um período marcado pelo poder e influência da Igreja Católica.
    • Ele discutirá como as catedrais góticas, com sua grandiosidade e riqueza, eram símbolos do poder e riqueza da Igreja.
    • O professor também falará sobre como a arte gótica se diferenciava do estilo artístico anterior, o românico, que era mais simples e austero, refletindo uma sociedade e uma religião diferentes.
  2. Discussão em grupo (5 - 10 minutos)

    2.1. O professor dividirá a turma em grupos e pedirá que discutam as seguintes questões:

    • Como a arte gótica reflete a sociedade e a cultura da Idade Média?
    • Como a arte gótica difere do estilo artístico românico?

    2.2. Após a discussão, cada grupo apresentará suas conclusões para a turma.

  3. Atividade Prática (5 - 10 minutos)

    3.1. O professor pedirá aos alunos que, em seus grupos, criem uma representação visual de uma catedral gótica, usando materiais de arte como papel, lápis de cor e canetas.

    3.2. Eles serão incentivados a incorporar as características da arte gótica que aprenderam na aula, como arcos pontiagudos, altos tetos abobadados e vitrais.

    3.3. Ao final da atividade, os grupos apresentarão suas representações visuais para a turma, explicando as características da arte gótica que incorporaram em seus desenhos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor pedirá a um representante de cada grupo que compartilhe as conclusões de seu grupo com a turma. Cada grupo terá no máximo 3 minutos para sua apresentação.
    • O professor poderá fazer perguntas para estimular a discussão, como: "Como a arte gótica reflete a sociedade e a cultura da Idade Média, um período marcado pelo poder e influência da Igreja Católica?" e "Como a arte gótica difere do estilo artístico românico?".
  2. Conexão com a teoria (3 - 5 minutos)

    • O professor revisitará os Objetivos da aula e destacará como a atividade prática e a discussão em grupo ajudaram os alunos a alcançar esses Objetivos.
    • O professor poderá, por exemplo, apontar como a atividade de criar uma representação visual de uma catedral gótica ajudou os alunos a compreender melhor as características da arte gótica e como a discussão em grupo permitiu que eles explorassem mais a fundo a relação entre a arte gótica, a religião e o período histórico em que foi criada.
  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos)

    • O professor pedirá aos alunos que reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Ele poderá fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos terão um minuto para pensar sobre essas perguntas e, em seguida, serão encorajados a compartilhar suas reflexões com a turma, se desejarem.
  4. Feedback do professor (2 - 3 minutos)

    • O professor fornecerá feedback aos alunos sobre suas apresentações, destacando os pontos fortes e áreas de melhoria.
    • Ele também responderá a quaisquer perguntas que os alunos possam ter e esclarecerá quaisquer conceitos que possam não ter entendido completamente.
  5. Tarefa de casa (Opcional)

    • Para consolidar o que foi aprendido na aula, o professor poderá sugerir uma tarefa de casa, como pesquisar e escrever um breve ensaio sobre uma catedral gótica específica e como ela reflete as características e influências da arte gótica. Isso também ajudará a promover a pesquisa independente e a escrita acadêmica.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor fará um resumo dos principais pontos abordados na aula, reiterando a definição e características da Arte Gótica Medieval, a influência da religião nesse estilo artístico e a relação entre a arte e o período histórico.
    • Ele relembrará exemplos visuais apresentados durante a aula, a fim de fortalecer a memória dos alunos sobre o que foi aprendido.
  2. Conexão da teoria com a prática (1 - 2 minutos)

    • O professor destacará como a atividade prática de criação de uma representação visual de uma catedral gótica permitiu aos alunos aplicar o conhecimento teórico adquirido.
    • Ele ressaltará que a discussão em grupo deu aos alunos a oportunidade de aprofundar sua compreensão da arte gótica, ao explorar suas conexões com a sociedade e a religião da Idade Média.
  3. Materiais extras (1 - 2 minutos)

    • O professor sugerirá recursos adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre a Arte Gótica. Isso pode incluir livros, documentários, sites de museus e galerias de arte online que exibem obras de arte gótica.
    • Ele também pode recomendar atividades extras, como visitar uma catedral gótica local, se houver, ou pesquisar sobre o processo de construção de uma catedral gótica.
  4. Importância do tópico (1 - 2 minutos)

    • Para concluir, o professor enfatizará a importância do estudo da Arte Gótica para a compreensão da história e da cultura europeias. Ele explicará que a arte gótica não é apenas um testemunho da habilidade e criatividade dos artistas medievais, mas também uma expressão visual das crenças, valores e ideais da sociedade daquela época.
    • O professor também ressaltará a relevância da arte gótica para a sociedade atual, como um exemplo de como a arte pode ser usada para expressar e comunicar ideias e emoções, e como um lembrete da importância da liberdade de expressão e da diversidade cultural.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies