Entrar

Plano de aula de Corpo Humano: Sistema Respiratório

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT306'

Corpo Humano: Sistema Respiratório

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Corpo Humano: Sistema Respiratório

Palavras ChaveSistema Respiratório, Pulmão, Traqueia, Faringe, Respiração, Troca de gases, Modelo de pulmão, Gincana, Problema baseado em situação, Análise crítica, Aprendizado prático, Colaboração, Discussão em grupo, Aplicação de conhecimento
Materiais NecessáriosModelos de pulmão de balões e canudos, Clipes de papel, Bolas de algodão, Quebra-cabeças, Labirintos, Jogos de habilidade com bolas coloridas, Manequins, Dossiês de informações, Materiais para apresentação (projetor ou quadro branco)
Códigos BNCCEM13CNT306: Avaliar os riscos envolvidos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos das Ciências da Natureza, para justificar o uso de equipamentos e recursos, bem como comportamentos de segurança, visando à integridade física, individual e coletiva, e socioambiental, podendo fazer uso de dispositivos e aplicativos digitais que viabilizem a estruturação de simulações de tais riscos.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaBiologia
Unidade TemáticaVida e Evolução

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A seção de objetivos serve para esclarecer as metas de aprendizado da aula, orientando tanto o professor quanto os alunos sobre o que se espera alcançar. Ao definir objetivos claros e específicos, a aula pode ser mais focada e eficiente, permitindo que os alunos apliquem o conhecimento prévio de forma estruturada e se preparem para atividades práticas em sala.

Objetivos principais:

1. Identificar e descrever os principais órgãos do sistema respiratório, incluindo pulmão, traqueia e faringe, e explicar suas funções específicas.

2. Explicar o processo de respiração, incluindo a mecânica da inspiração e expiração, e como o oxigênio é trocado por dióxido de carbono no sistema respiratório.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise e síntese ao conectar estruturas anatômicas com suas funções no sistema respiratório.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A introdução do plano de aula serve para engajar os alunos e conectá-los com o conteúdo que já estudaram anteriormente, utilizando situações-problema que desafiam seu entendimento e aplicação dos conceitos do sistema respiratório. Além disso, a contextualização busca mostrar a relevância prática e cotidiana do sistema respiratório, despertando o interesse e a curiosidade dos estudantes sobre o tema.

Situações Problema

1. Imagine que você está praticando um esporte intensamente e, subitamente, sente uma falta de ar aguda. Quais processos do sistema respiratório estão envolvidos nessa situação e como eles são afetados pelo exercício físico?

2. Pense em uma pessoa cantando. Durante a canção, a pessoa alterna entre notas altas e baixas. Como o sistema respiratório se adapta para permitir essas variações na emissão de som?

Contextualização

O sistema respiratório é essencial não apenas para a respiração, mas também desempenha um papel crucial em atividades diárias que vão desde falar até exercícios físicos. Curiosamente, durante o sono, a taxa respiratória muda e é regulada de maneira diferente do que quando estamos acordados. Compreender esses processos pode ajudar a apreciar como nosso corpo trabalha sincronizadamente e se adapta às demandas variadas do nosso dia a dia.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem o conhecimento adquirido sobre o sistema respiratório de maneira prática e interativa. Ao envolver os alunos em atividades lúdicas e contextualizadas, facilita-se a compreensão e retenção dos conceitos biológicos, além de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas. Esta etapa é crucial para consolidar o aprendizado e garantir a aplicação efetiva do conteúdo teórico estudado previamente.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Operação Pulmão

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento do sistema respiratório em um cenário prático e interativo, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos assumem o papel de médicos em uma sala de cirurgia. Eles devem 'operar' um modelo de pulmão para identificar e reparar problemas simulados, utilizando conhecimentos sobre a estrutura e funcionamento do sistema respiratório.

- Instruções:

  • Formem grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo recebe um modelo de pulmão, feito de materiais como balões e canudos, que simula as vias respiratórias.

  • Os grupos devem diagnosticar e corrigir 'complicações' no modelo, como vias bloqueadas (simuladas com clipes de papel) ou 'inflamações' (bolas de algodão).

  • Utilizar os conhecimentos adquiridos previamente sobre o sistema respiratório para resolver os problemas apresentados pelo modelo.

  • Ao final, cada grupo apresenta suas descobertas e as soluções aplicadas.

Atividade 2 - A Grande Corrida do Oxigênio

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender de forma dinâmica e lúdica o processo de respiração e troca de gases, promovendo também a cooperação entre os alunos.

- Descrição: Os alunos participam de uma gincana onde devem completar tarefas que simulam o caminho do oxigênio pelo sistema respiratório, desde a inalação até a troca gasosa nos alvéolos.

- Instruções:

  • Dividam-se em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo começa na 'Estação Nariz', onde devem resolver um quebra-cabeça que simula a entrada do ar.

  • Após completarem a tarefa, movem-se para a 'Estação Traqueia', onde um labirinto representa as vias aéreas.

  • A última estação é a 'Estação Alvéolos', onde um jogo de habilidade simula a troca de gases. Utilizam bolas coloridas para representar oxigênio e dióxido de carbono.

  • A equipe que completar todas as estações no menor tempo ganha.

Atividade 3 - Mistério na Respiração

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Utilizar o conhecimento do sistema respiratório para resolver um problema complexo, estimulando o pensamento crítico e a aplicação prática do conteúdo estudado.

- Descrição: Os alunos se tornam detetives que precisam resolver um 'crime' que envolve o mal funcionamento do sistema respiratório de um manequim. Eles utilizam pistas para descobrir o que está errado e como corrigir.

- Instruções:

  • Os alunos são divididos em grupos de até 5.

  • Cada grupo recebe um 'dossier' com informações sobre o 'caso' e um manequim que representa o paciente.

  • Os grupos devem usar as pistas para identificar problemas como asma, bronquite ou pneumonia.

  • Após diagnosticar o problema, devem propor tratamentos baseados no seu conhecimento do sistema respiratório.

  • Cada grupo apresenta suas conclusões e o raciocínio por trás delas.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta seção é permitir que os alunos reflitam sobre o aprendizado prático e teórico adquirido durante a aula. A discussão em grupo ajuda a consolidar o conhecimento, permitindo a troca de ideias e experiências entre os alunos, o que pode esclarecer dúvidas remanescentes e aprofundar a compreensão do tema. Essa interação também promove habilidades de comunicação e colaboração, essenciais para o aprendizado científico.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades práticas, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a conversa enfatizando a importância do aprendizado colaborativo e como cada grupo pode aprender com as experiências dos outros. Peça que cada grupo compartilhe suas descobertas e desafios enfrentados durante as atividades. Encoraje os alunos a discutirem variadas abordagens e soluções propostas, destacando como diferentes estratégias podem ser aplicadas para resolver problemas semelhantes no sistema respiratório.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios que vocês enfrentaram ao diagnosticar e tratar os problemas no modelo de pulmão?

2. Como a aplicação prática das atividades ajudou a consolidar o conhecimento teórico sobre o sistema respiratório?

3. Existem aspectos do funcionamento do sistema respiratório que se tornaram mais claros após as atividades?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, fazendo uma ponte entre a teoria e a prática e destacando a importância do sistema respiratório. Esta recapitulação é essencial para que os alunos possam revisar e fixar os conceitos-chave, garantindo uma compreensão holística do tema e preparando-os para aplicar esse conhecimento em suas vidas e estudos futuros.

Resumo

Resumir os principais conceitos discutidos sobre o sistema respiratório, incluindo a identificação e função dos órgãos como pulmões, traqueia e faringe, além da mecânica da respiração e troca de gases.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas, como 'Operação Pulmão' e 'A Grande Corrida do Oxigênio', ajudaram a conectar a teoria estudada com situações práticas e reais, reforçando a aplicação dos conhecimentos teóricos através de experiências interativas.

Fechamento

Destaque a relevância do sistema respiratório no dia a dia, explicando como o entendimento deste sistema é crucial para a saúde e como ele se adapta às diversas atividades e condições do cotidiano.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies