Entrar

Plano de aula de Pretérito Perfecto e Pretérito Indefinido

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Pretérito Perfecto e Pretérito Indefinido

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a diferença entre Pretérito Perfecto e Pretérito Indefinido:

    • Identificar as diferenças de uso entre os dois tempos verbais.
    • Entender as situações específicas onde cada um é aplicado.
  2. Praticar a conjugação de verbos em Pretérito Perfecto e Pretérito Indefinido:

    • Aprender a conjugação regular e irregular dos verbos mais usados.
    • Treinar a escrita e pronúncia dessas conjugações.
  3. Aplicar o conhecimento de Pretérito Perfecto e Pretérito Indefinido em exemplos práticos:

    • Escrever sentenças utilizando os dois tempos verbais.
    • Compreender textos e diálogos que façam uso desses tempos.

Objetivos secundários:

  • Estimular a participação dos alunos através de exercícios em grupo e discussões.
  • Desenvolver confiança no uso do Espanhol através da prática constante.
  • Reforçar o conhecimento adquirido em aulas anteriores sobre outros tempos verbais.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores:

    • O professor inicia a aula com uma rápida revisão dos tempos verbais já estudados, com ênfase no presente do indicativo, e a diferença entre verbos regulares e irregulares. Esta revisão pode ser feita com um breve quiz, onde os alunos têm que identificar o tempo verbal de diferentes frases e conjugações.
  2. Apresentação de situações problema:

    • O professor apresenta duas situações problema para os alunos:
      • A primeira situação envolve a descrição de uma ação que ocorreu em um passado recente e que tem relevância no presente (uso do Pretérito Perfecto).
      • A segunda situação exige a descrição de uma ação que ocorreu em um passado específico e que não tem relevância no presente (uso do Pretérito Indefinido).
  3. Contextualização da importância do assunto:

    • O professor destaca a importância do Pretérito Perfecto e Pretérito Indefinido na língua espanhola, explicando como esses dois tempos verbais são frequentemente utilizados em conversas do dia a dia, notícias, relatos históricos, entre outros.
    • É feita uma conexão com a cultura espanhola, mostrando como a escolha entre Pretérito Perfecto e Pretérito Indefinido pode variar de acordo com a região da Espanha ou do mundo hispânico em que a pessoa está.
  4. Introdução do tópico com curiosidades:

    • O professor pode contar uma curiosidade sobre como o uso do Pretérito Perfecto e Pretérito Indefinido pode revelar a origem de um falante de espanhol. Por exemplo, falantes da Espanha tendem a usar mais o Pretérito Perfecto, enquanto na América Latina é mais comum o uso do Pretérito Indefinido.
    • Outra curiosidade é que o Pretérito Perfecto em espanhol é bastante similar ao Presente Perfeito do inglês, o que pode ajudar os alunos a entenderem melhor este tempo verbal.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Dia de Diário": Os alunos são divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo recebe o esboço de um diário fictício, que contém eventos que aconteceram em diferentes momentos do passado. A tarefa dos alunos será preencher os espaços em branco no diário usando o Pretérito Perfecto ou Pretérito Indefinido, conforme apropriado. (10-12 minutos)

    • Antes de iniciar a atividade, o professor explica brevemente como o Pretérito Perfecto e Pretérito Indefinido são usados para falar sobre diferentes tipos de eventos passados.
    • Os alunos devem discutir em seus grupos qual tempo verbal é mais apropriado para cada espaço em branco, lembrando que o Pretérito Perfecto é usado para eventos recentes ou eventos que ainda têm relevância no presente, enquanto o Pretérito Indefinido é usado para eventos que aconteceram em um ponto específico no passado e não têm relevância no presente.
    • Os grupos apresentam suas respostas e discutem suas escolhas com a classe.
  2. Atividade "Viagem no Tempo": Nesta atividade, os alunos vão "viajar no tempo" para diferentes períodos da história e cultura hispânica. O professor distribuirá para cada grupo uma época diferente (por exemplo, a época do descobrimento da América, a Guerra Civil Espanhola, a era do flamenco etc.). Cada grupo deve pesquisar brevemente sobre o evento (usando seus telefones ou livros didáticos) e preparar uma pequena apresentação usando o Pretérito Perfecto e Pretérito Indefinido para descrever os eventos. (10-13 minutos)

    • O professor orienta os grupos a utilizar o Pretérito Indefinido para descrever eventos específicos que ocorreram nesse período, e o Pretérito Perfecto para descrever como esses eventos afetaram ou ainda afetam o presente.
    • Os grupos apresentam suas pesquisas e o professor ajuda a corrigir qualquer erro na utilização dos tempos verbais, reforçando as diferenças entre eles.
    • Esta atividade não só ajuda a reforçar o uso dos tempos verbais, mas também promove a aprendizagem da cultura e história hispânica.
  3. Atividade "Palavra Cruzada": Para encerrar a parte de desenvolvimento da aula, o professor entrega uma palavra cruzada para cada grupo que contém verbos no infinitivo. Os alunos devem preencher a palavra cruzada conjugando os verbos no Pretérito Perfecto ou Pretérito Indefinido, conforme indicado. (5-7 minutos)

    • Esta atividade permite aos alunos praticarem a conjugação de verbos nos dois tempos verbais de forma lúdica e desafiadora.
    • Depois de todos os grupos terem preenchido a palavra cruzada, o professor verifica as respostas com a turma, corrigindo qualquer erro e reforçando as regras de conjugação.

Retorno (5 - 7 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • Após a conclusão das atividades, cada grupo tem até 3 minutos para compartilhar suas soluções ou conclusões com a classe. O professor facilita a discussão, incentivando os alunos a explicarem suas escolhas e a descreverem os desafios que enfrentaram durante as atividades.
    • O professor também faz perguntas para verificar a compreensão dos alunos, como: "Por que vocês escolheram o Pretérito Perfecto/Indefinido nesta situação?", "Como vocês sabiam que este verbo era regular/irregular?" etc.
    • Através desta discussão, o professor é capaz de avaliar o nível de compreensão dos alunos sobre o Pretérito Perfecto e Pretérito Indefinido, bem como identificar quaisquer conceitos que ainda possam estar causando confusão.
  2. Conexão com a Teoria (1 - 2 minutos):

    • Após a discussão em grupo, o professor faz um resumo das atividades, destacando como elas se conectam com a teoria apresentada no início da aula. Ele reforça os usos do Pretérito Perfecto (para eventos recentes ou que ainda têm relevância no presente) e do Pretérito Indefinido (para eventos que aconteceram em um ponto específico no passado e não têm relevância no presente).
    • O professor também revisa a conjugação de verbos regulares e irregulares em ambos os tempos, utilizando exemplos das atividades para ilustrar os pontos.
  3. Reflexão Individual (1 minuto):

    • Para encerrar a aula, o professor propõe um momento de reflexão individual. Ele faz perguntas como "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos têm um minuto para pensar sobre estas perguntas e escrever suas respostas em um pedaço de papel. Esta atividade ajuda os alunos a consolidarem seu aprendizado e permite ao professor identificar quais partes do conteúdo precisam ser revisadas ou reforçadas em aulas futuras.

Conclusão (3 - 5 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (1 - 2 minutos):

    • O professor faz um resumo dos principais pontos discutidos durante a aula, relembrando a importância e os usos do Pretérito Perfecto e Pretérito Indefinido na língua espanhola.
    • Ele reforça a forma de conjugação desses tempos verbais, destacando a diferença entre verbos regulares e irregulares.
    • O professor relembra os exemplos e situações trabalhadas nas atividades práticas, reforçando como o uso correto do Pretérito Perfecto e Pretérito Indefinido pode enriquecer a comunicação em espanhol.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 minuto):

    • O professor explica como a aula conseguiu conectar a teoria apresentada no início com as atividades práticas realizadas pelos alunos.
    • Ele destaca como os exercícios em grupo permitiram que os alunos aplicassem o que aprenderam, reforçando o entendimento dos tempos verbais e a capacidade de usá-los corretamente em diferentes contextos.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • Para complementar o aprendizado, o professor sugere materiais extras para os alunos estudarem em casa. Esses materiais podem incluir exercícios adicionais de conjugação, textos com exemplos de uso do Pretérito Perfecto e Pretérito Indefinido, vídeos explicativos e músicas em espanhol que utilizem esses tempos verbais.
    • O professor pode também indicar sites, aplicativos e plataformas online que ofereçam recursos interativos para o estudo de tempos verbais em espanhol.
  4. Importância do Assunto (1 minuto):

    • Por fim, o professor ressalta a importância do Pretérito Perfecto e Pretérito Indefinido no dia a dia, mencionando como o domínio desses tempos verbais pode ajudar os alunos em situações reais, como em viagens, na leitura de textos em espanhol, em exames de proficiência na língua e até mesmo em conversas com falantes nativos.
    • O professor reforça que o conhecimento desses tempos verbais é um passo importante para alcançar a fluência em espanhol e incentiva os alunos a continuarem praticando e estudando o conteúdo.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies