Entrar

Plano de aula de Conjunções

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Conjunções

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Conjunções

Palavras ChaveConjunções, Coordenativas, Subordinativas, Correlativas, Exemplos Práticos, Frases Complexas, Identificação de Conjunções, Uso Apropriado, Discussão em Grupo, Engajamento dos Alunos, Resumo e Revisão, Exames de Proficiência
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Projetor, Slides de apresentação, Cópias de exercícios práticos, Folhas de papel, Canetas, Material de leitura complementar (ex. textos com uso de conjunções)
Códigos BNCCEM13LGG403: Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é preparar os alunos para compreenderem e utilizarem eficazmente as conjunções em inglês, um componente essencial para a construção de frases complexas e coesas. Ao definir claramente os objetivos, os alunos saberão o que esperar e poderão direcionar sua atenção para os pontos mais relevantes, facilitando o aprendizado e a aplicação prática das conjunções.

Objetivos principais:

1. Explicar as principais conjunções em inglês, incluindo conjunções coordenativas, subordinativas e correlativas.

2. Demonstrar o uso apropriado das conjunções em frases e contextos variados.

3. Ensinar a identificar e diferenciar conjunções em textos escritos e falados.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é preparar os alunos para compreenderem e utilizarem eficazmente as conjunções em inglês, um componente essencial para a construção de frases complexas e coesas. Ao definir claramente os objetivos, os alunos saberão o que esperar e poderão direcionar sua atenção para os pontos mais relevantes, facilitando o aprendizado e a aplicação prática das conjunções.

Contexto

Para começar a aula sobre conjunções, explique aos alunos que as conjunções são palavras essenciais na construção de frases em qualquer idioma. Elas conectam palavras, frases, orações e ideias, permitindo que a comunicação seja mais fluida e coesa. As conjunções em inglês podem ser coordenativas (e.g., 'and', 'but', 'or'), subordinativas (e.g., 'because', 'although', 'if') e correlativas (e.g., 'either...or', 'neither...nor', 'both...and').

Curiosidades

As conjunções têm um papel tão importante na comunicação que, sem elas, nossas frases seriam curtas e fragmentadas. Por exemplo, em discursos políticos ou na escrita de livros e artigos, o uso adequado das conjunções pode fazer uma grande diferença na clareza e na persuasão da mensagem. Além disso, em muitos exames de proficiência em inglês, como TOEFL e IELTS, o conhecimento sobre conjunções pode ajudar os alunos a obter uma pontuação mais alta, pois demonstra habilidade em criar frases complexas e bem estruturadas.

Desenvolvimento

Duração: 40 a 50 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos apliquem o conhecimento adquirido sobre conjunções através de exemplos práticos e exercícios. Isso ajudará a reforçar a compreensão do uso apropriado das conjunções em diferentes contextos, garantindo que os alunos consigam identificar e usar as conjunções de forma correta em suas próprias frases.

Tópicos Abordados

1. Conjunções Coordenativas: Explique que essas conjunções conectam palavras, frases ou orações de igual importância. Exemplos incluem 'and', 'but', 'or', 'nor', 'for', 'so', 'yet'. 2. Conjunções Subordinativas: Detalhe que essas conjunções conectam uma oração subordinada a uma oração principal, indicando uma relação de dependência. Exemplos incluem 'because', 'although', 'since', 'unless', 'if', 'when', 'while'. 3. Conjunções Correlativas: Informe que essas conjunções trabalham em pares para conectar elementos equivalentes em uma frase. Exemplos incluem 'either...or', 'neither...nor', 'both...and', 'not only...but also'. 4. Exemplos Práticos: Forneça frases e contextos variados utilizando cada tipo de conjunção. Por exemplo: 'I wanted to go for a walk, but it started raining.' para coordenativas; 'She stayed home because she was feeling sick.' para subordinativas; 'Either you can call me, or I will call you.' para correlativas.

Questões para Sala de Aula

1. Crie uma frase utilizando uma conjunção coordenativa e explique a escolha da conjunção. 2. Escreva uma frase que demonstre o uso de uma conjunção subordinativa e identifique a oração principal e a subordinada. 3. Elabore uma frase utilizando uma conjunção correlativa e explique como a conjunção conecta as partes da frase.

Discussão de Questões

Duração: 20 a 25 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar um momento de reflexão e discussão, permitindo que os alunos revisem e consolidem o conhecimento adquirido sobre conjunções. Através da discussão das respostas, os alunos podem esclarecer dúvidas, reforçar a aprendizagem e aplicar os conceitos de forma crítica e colaborativa.

Discussão

  • Discussão das Questões Apresentadas:

    1. Criação de Frases com Conjunções Coordenativas: Peça aos alunos que compartilhem as frases criadas e expliquem por que escolheram a conjunção específica. Por exemplo, um aluno pode ter escrito 'I wanted to go for a walk, but it started raining.' Explique que 'but' é usado para contrastar duas ideias opostas.
    1. Frases com Conjunções Subordinativas: Solicite que os alunos leiam suas frases em voz alta e identifiquem a oração principal e a subordinada. Por exemplo, 'She stayed home because she was feeling sick.' Aqui, 'She stayed home' é a oração principal e 'because she was feeling sick' é a subordinada, indicando a razão.
    1. Uso de Conjunções Correlativas: Peça aos alunos para mostrarem suas frases e discutirem como as conjunções correlativas conectam as partes da frase. Por exemplo, 'Either you can call me, or I will call you.' Discuta como 'either...or' oferece duas opções equivalentes.

Engajamento dos Alunos

1. Perguntas e Reflexões para Engajar os Alunos: 2. 1. Por que é importante usar conjunções em suas frases? Como elas melhoram a clareza e a coesão? 3. 2. Você encontrou alguma dificuldade ao usar conjunções subordinativas? Se sim, o que foi desafiador? 4. 3. Como as conjunções correlativas podem ser usadas para enfatizar a equivalência entre duas opções ou ideias? Dê exemplos adicionais. 5. 4. Em sua opinião, qual tipo de conjunção é mais difícil de usar corretamente e por quê? 6. 5. Compartilhe uma situação do dia a dia onde o uso correto de uma conjunção poderia mudar o significado de uma frase.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é resumir e revisar os principais pontos abordados durante a aula, reforçando o conhecimento adquirido pelos alunos. Isso ajuda a consolidar a compreensão do uso correto das conjunções e a importância delas na comunicação eficaz, permitindo que os alunos saiam da aula com uma visão clara e prática do tópico.

Resumo

  • As conjunções são palavras que conectam palavras, frases, orações e ideias, permitindo uma comunicação fluida e coesa.
  • Existem três tipos principais de conjunções em inglês: coordenativas, subordinativas e correlativas.
  • Conjunções coordenativas conectam elementos de igual importância, como 'and', 'but', 'or'.
  • Conjunções subordinativas conectam uma oração subordinada a uma oração principal, indicando uma relação de dependência, como 'because', 'although', 'if'.
  • Conjunções correlativas trabalham em pares e conectam elementos equivalentes em uma frase, como 'either...or', 'neither...nor'.
  • Foram fornecidos exemplos práticos para cada tipo de conjunção, permitindo que os alunos entendam seu uso em contextos variados.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer explicações detalhadas sobre os diferentes tipos de conjunções e seus usos, seguidas de exemplos práticos e exercícios. Isso permitiu que os alunos aplicassem os conceitos aprendidos em frases reais e contextos variados, facilitando a compreensão e a retenção do conteúdo.

O conhecimento sobre conjunções é essencial para a construção de frases complexas e coesas, tanto na escrita quanto na fala. As conjunções melhoram a clareza e a persuasão da comunicação, sendo especialmente importantes em contextos acadêmicos e profissionais. Além disso, a habilidade de usar conjunções corretamente pode aumentar a pontuação em exames de proficiência em inglês, como TOEFL e IELTS.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies