Entrar

Plano de aula de Interpretação de Textos em Inglês

Inglês

Original Teachy

Interpretação de Textos em Inglês

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Capacitar os alunos a entender e interpretar textos em inglês, melhorando suas habilidades de compreensão e análise.
  2. Ensinar aos alunos a identificar pontos-chave e informações necessárias através de textos em inglês, permitindo que eles respondam perguntas com base em suas interpretações.
  3. Desenvolver a habilidade dos alunos de fazer inferências a partir de textos em inglês, melhorando sua capacidade de pensar criticamente e entender contextos mais amplos.

Objetivos secundários:

  • Incentivar a prática de leitura em inglês, melhorando a fluência e a compreensão dos alunos.
  • Fomentar a discussão em sala de aula em inglês, incentivando a comunicação e a colaboração entre os alunos.

Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e participar ativamente das discussões. O professor deve fornecer feedback e orientações claras para ajudar os alunos a melhorar suas habilidades de interpretação de texto.

Introdução (7 - 10 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor deve começar a aula revisando brevemente o vocabulário e as estruturas gramaticais que serão relevantes para a interpretação dos textos. Isso pode incluir a revisão de tempos verbais, preposições, conjunções e outros pontos gramaticais que podem afetar o significado do texto. (3 minutos)

  2. Situações Problemas: Apresentar aos alunos duas situações em que a interpretação de texto em inglês é essencial. Por exemplo, a necessidade de interpretar um artigo de notícias em inglês para um projeto escolar, ou a necessidade de entender as instruções em inglês para usar um novo software ou aplicativo. Estas situações devem ser apresentadas como desafios que os alunos irão resolver durante a aula. (2 minutos)

  3. Contextualização: Explicar aos alunos a importância de ser capaz de interpretar textos em inglês, não apenas para fins acadêmicos, mas também em situações cotidianas. Por exemplo, a habilidade de ler e entender textos em inglês pode ser útil ao viajar para países de língua inglesa, ao usar a internet, ao assistir filmes e séries em inglês sem legendas, além de ser uma habilidade valorizada no mercado de trabalho. (2 minutos)

  4. Introdução ao Tópico: Para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou fatos interessantes relacionados à interpretação de textos em inglês. Por exemplo, pode mencionar que muitas palavras em inglês têm mais de um significado, dependendo do contexto, e que a interpretação de texto ajuda a entender qual significado se aplica em cada situação. Além disso, pode mencionar que uma boa interpretação de texto também envolve compreender o tom do texto (se é formal, informal, sério, humorístico, etc.) e a intenção do autor (persuadir, informar, entreter, etc.). (3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Compreensão Geral (5 minutos):

    • O professor deve começar a teoria explicando aos alunos que a primeira etapa na interpretação de um texto em inglês é obter um entendimento geral do texto. Isso envolve ler o texto de forma rápida e superficial para entender o tópico geral e a ideia principal do texto.
    • Para demonstrar isso, o professor pode mostrar um pequeno texto em inglês aos alunos (por exemplo, um parágrafo de um artigo de notícias ou de um livro) e pedir que eles leiam rapidamente e compartilhem suas ideias sobre o tópico geral e a ideia principal do texto.
    • O professor deve explicar que, nesta etapa, o objetivo não é entender todos os detalhes ou todas as palavras do texto, mas apenas obter uma compreensão geral do conteúdo.
  2. Identificação de Informações Chave (5 minutos):

    • Após a compreensão geral, o professor deve explicar que o próximo passo é identificar as informações chave do texto. Isso envolve ler o texto mais detalhadamente e prestar atenção aos detalhes que são importantes para entender a mensagem do texto.
    • Para demonstrar isso, o professor pode pedir aos alunos que leiam novamente o mesmo texto e desta vez identifiquem e anotem as informações chave. O professor pode então discutir as respostas dos alunos e explicar como identificar informações chave em um texto.
    • O professor deve enfatizar que as informações chave são geralmente apresentadas no início e no final de um texto ou parágrafo, e que elas podem incluir nomes, datas, lugares, eventos, fatos, argumentos, e assim por diante.
  3. Análise e Inferência (5 minutos):

    • O professor deve então explicar que a última etapa na interpretação de um texto em inglês é a análise e a inferência. Isso envolve pensar criticamente sobre o texto, fazer conexões entre diferentes partes do texto, e fazer inferências ou suposições baseadas no texto.
    • Para demonstrar isso, o professor pode pedir aos alunos que analisem o texto e façam inferências sobre o significado de palavras desconhecidas com base no contexto, sobre a intenção do autor, sobre o tom e o estilo do texto, e assim por diante.
    • O professor deve explicar que a análise e a inferência são habilidades que requerem prática e que podem ser melhoradas ao longo do tempo.
  4. Prática e Aplicação (10 minutos):

    • Após a explicação da teoria, o professor deve então passar para a prática. O professor pode dividir os alunos em grupos e dar a cada grupo um texto diferente em inglês para interpretar.
    • Os alunos devem trabalhar juntos para entender o texto, identificar as informações chave, analisar o texto e fazer inferências. O professor deve andar pela sala, monitorando os grupos, respondendo a perguntas e fornecendo orientações conforme necessário.
    • Após um tempo determinado, cada grupo deve apresentar sua interpretação do texto para a classe, explicando como chegaram a suas conclusões. O professor deve então fornecer feedback e orientações adicionais para ajudar os alunos a melhorar suas habilidades de interpretação de texto.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Reflexão sobre a Aula (3 minutos):

    • O professor deve pedir aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam durante a aula. Ele pode fazer perguntas para incentivá-los a pensar sobre como a teoria se conecta com a prática e com o mundo real. Por exemplo:
      • Como a habilidade de interpretar textos em inglês pode ser útil em sua vida pessoal e acadêmica?
      • Qual é a importância de entender o contexto e o tom de um texto em inglês?
      • Por que é importante ser capaz de identificar as informações chave em um texto em inglês?
      • Como você pode aplicar as habilidades de interpretação de texto que aprendeu hoje em outras situações?
    • O professor deve ouvir atentamente as respostas dos alunos e fornecer feedback e orientações adicionais conforme necessário.
  2. Autoavaliação (3 minutos):

    • O professor deve então pedir aos alunos que avaliem seu próprio desempenho durante a aula. Ele pode fazer perguntas para incentivá-los a pensar sobre o que fizeram bem e em que áreas precisam melhorar. Por exemplo:
      • Quais partes do texto você achou mais fáceis de interpretar? Por que?
      • Quais partes do texto você achou mais difíceis de interpretar? Por que?
      • O que você poderia fazer para melhorar suas habilidades de interpretação de texto em inglês?
      • Como você se sentiu trabalhando em grupo para interpretar o texto? O que você aprendeu com seus colegas?
    • O professor deve ouvir atentamente as respostas dos alunos e fornecer feedback e orientações adicionais conforme necessário.
  3. Reflexão Final (2 minutos):

    • O professor deve então pedir aos alunos que reflitam em silêncio por um minuto sobre as respostas para as seguintes perguntas:
      • Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
      • Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Após o minuto de reflexão, o professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a classe. Isso pode ajudar a identificar quaisquer áreas de confusão ou mal-entendido que precisam ser abordadas em futuras aulas.
  4. Encerramento (1 minuto):

    • Para encerrar a aula, o professor deve resumir os principais pontos aprendidos durante a aula e reforçar a importância de continuar praticando a interpretação de textos em inglês. Ele também deve lembrar aos alunos sobre quaisquer tarefas ou leituras que devem ser feitas em casa antes da próxima aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 minutos):

    • O professor deve começar a conclusão resumindo os pontos principais que foram abordados durante a aula.
    • Isso deve incluir uma recapitulação das três etapas de interpretação de texto: compreensão geral, identificação de informações chave e análise e inferência.
    • O professor deve reforçar a importância de cada etapa e como elas se conectam para ajudar a entender e interpretar um texto em inglês.
  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 minuto):

    • Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria com a prática.
    • Isso pode incluir uma discussão sobre como as atividades de interpretação de texto em grupo permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos em um contexto prático.
    • O professor deve enfatizar que a prática é essencial para melhorar as habilidades de interpretação de texto, e que os alunos devem continuar praticando fora da sala de aula.
  3. Materiais Extras (1 minuto):

    • O professor deve então sugerir alguns materiais extras para os alunos explorarem por conta própria.
    • Isso pode incluir links para sites com textos em inglês para interpretação, recomendações de livros e artigos, ou aplicativos e jogos que podem ajudar a melhorar as habilidades de interpretação de texto.
    • O professor deve explicar que esses materiais podem ajudar os alunos a entender melhor os conceitos abordados na aula e a praticar suas habilidades.
  4. Importância do Assunto (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve lembrar aos alunos a importância da interpretação de texto em inglês em suas vidas cotidianas.
    • Ele pode mencionar situações em que a habilidade de interpretar textos em inglês pode ser útil, como ao viajar, ao usar a internet, ao estudar para exames, ao aplicar para empregos, e assim por diante.
    • O professor deve reforçar que a interpretação de texto é uma habilidade valiosa que pode abrir muitas oportunidades e melhorar a vida dos alunos de várias maneiras.
  5. Encerramento (1 minuto):

    • Para finalizar, o professor deve agradecer aos alunos pela participação ativa durante a aula e incentivá-los a continuar praticando suas habilidades de interpretação de texto.
    • Ele deve lembrar aos alunos sobre quaisquer tarefas ou leituras que devem ser feitas para a próxima aula e encerrar a aula de forma positiva e motivadora.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies