Entrar

Plano de aula de Verbos: Voz Passiva

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Verbos: Voz Passiva

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a formação da Voz Passiva em Inglês: Os alunos devem ser capazes de entender como a Voz Passiva é formada em inglês, identificando os elementos essenciais para sua construção e aplicação.

  2. Identificar a Voz Passiva em Sentenças: Os alunos devem ser capazes de identificar sentenças na Voz Passiva em textos, compreendendo as mudanças na estrutura da frase e a função dos verbos na Voz Passiva.

  3. Produzir Sentenças na Voz Passiva: Os alunos devem ser capazes de produzir sentenças na Voz Passiva, aplicando corretamente as regras de formação e identificando as situações em que a Voz Passiva é usada.

    Objetivos Secundários:

    • Revisar a gramática dos verbos em inglês: Para alcançar os Objetivos principais, os alunos precisarão ter um bom entendimento da gramática dos verbos em inglês, incluindo tempos verbais e conjugações.

    • Aprimorar a habilidade de leitura e compreensão de textos em inglês: Através da identificação de sentenças na Voz Passiva em textos, os alunos também estarão aprimorando suas habilidades de leitura e compreensão em inglês.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos prévios: O professor deve iniciar a aula fazendo uma breve revisão dos conceitos de verbos em inglês, incluindo tempos verbais e conjugações. Isso é fundamental para que os alunos possam entender e aplicar corretamente a Voz Passiva. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema:

    • O professor pode apresentar aos alunos duas frases em inglês: "The cat chased the mouse" e "The mouse was chased by the cat". Pode perguntar aos alunos qual é a diferença entre as duas frases e por que a segunda é considerada Voz Passiva. (2 - 3 minutos)
    • Outra situação-problema pode ser a apresentação de um pequeno texto em inglês, com várias sentenças na Voz Passiva. O professor pode perguntar aos alunos se conseguem identificar quais sentenças estão na Voz Passiva e por quê. (2 - 3 minutos)
  3. Contextualização: O professor deve explicar aos alunos que a Voz Passiva é amplamente usada em textos acadêmicos, notícias e relatórios, e que, portanto, é uma habilidade importante de se aprender para quem deseja se comunicar efetivamente em inglês. Além disso, pode mencionar que a Voz Passiva também é frequentemente usada em situações do cotidiano, como ao relatar um acontecimento ou expressar uma opinião de forma mais neutra. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução ao tópico:

    • O professor pode chamar a atenção dos alunos para o fato de que a Voz Passiva é uma estrutura muito comum em inglês, e que, portanto, é fundamental que eles a dominem para se tornarem falantes proficientes do idioma. (1 - 2 minutos)
    • Pode também mencionar que a Voz Passiva é bastante usada em manchetes de jornais e notícias, e que, portanto, é uma habilidade que pode ajudar os alunos a entenderem melhor o que estão lendo. (1 - 2 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria: Formação da Voz Passiva (10 - 12 minutos):

    • Introdução à Voz Passiva (2 - 3 minutos): O professor deve começar explicando o que é a Voz Passiva em inglês, ressaltando que ela é usada para enfatizar a ação realizada no sujeito da frase em vez de quem a realiza. Deve também reforçar que a Voz Passiva é formada pelo uso do verbo "to be" seguido do verbo principal no particípio passado.
    • Regras de Formação (4 - 5 minutos): O professor deve, então, explicar as regras de formação da Voz Passiva em detalhes. Deve deixar claro que o sujeito da frase em Voz Passiva é quem recebe a ação (objeto direto), enquanto o agente da ação (quem realiza a ação) é introduzido pela preposição "by", mas nem sempre é explícito na frase. Deve também lembrar que o verbo principal na Voz Passiva sempre é usado no particípio passado. O professor pode apresentar várias frases de exemplo e pedir aos alunos para identificarem o sujeito, o verbo principal e o agente da ação em cada uma.
    • Mudança na Estrutura da Frase (2 - 3 minutos): O professor deve, então, mostrar como a estrutura da frase muda quando passamos de Voz Ativa para Voz Passiva. Deve reforçar que o sujeito da frase em Voz Ativa se torna o agente da ação em Voz Passiva, o objeto direto da frase em Voz Ativa se torna o sujeito em Voz Passiva, e o verbo principal na Voz Ativa é substituído pelo verbo "to be" seguido do verbo principal no particípio passado.
    • Exceções e Observações Importantes (2 - 3 minutos): O professor deve, por fim, falar sobre algumas exceções e observações importantes. Deve lembrar que nem todos os verbos em inglês podem ser usados na Voz Passiva, e que, em alguns casos, a Voz Passiva pode parecer mais formal ou menos direta do que a Voz Ativa.
  2. Prática: Identificação e Produção de Sentenças na Voz Passiva (10 - 13 minutos):

    • Identificação de Sentenças na Voz Passiva (5 - 7 minutos): O professor deve apresentar aos alunos um conjunto de frases em inglês e pedir que eles identifiquem quais estão na Voz Passiva. O professor deve circular pela sala, ajudando os alunos que tiverem dificuldades.
    • Produção de Sentenças na Voz Passiva (5 - 6 minutos): O professor deve, então, pedir aos alunos que produzam suas próprias sentenças na Voz Passiva. Pode dar a eles uma lista de verbos e objetos diretos para escolherem e pedir que escrevam suas frases na Voz Passiva. O professor deve circular pela sala, corrigindo e dando feedback aos alunos.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas pelos alunos durante a aula. Isso pode ser feito fazendo perguntas abertas aos alunos e pedindo que eles compartilhem suas respostas ou pensamentos. O professor deve encorajar todos os alunos a participarem da discussão, garantindo que todos se sintam confortáveis para expressar suas opiniões e ideias.

  2. Conexão com o Mundo Real (2 - 3 minutos): O professor deve, em seguida, pedir aos alunos que reflitam sobre como o que aprenderam na aula se conecta com o mundo real. Eles podem ser incentivados a pensar em situações em que a Voz Passiva é usada, como em notícias, artigos, relatórios, etc. O professor pode também pedir aos alunos que compartilhem suas ideias com a classe, promovendo assim uma discussão mais ampla e enriquecedora.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Por fim, o professor deve pedir aos alunos que reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Eles podem ser orientados a pensar sobre respostas para perguntas como:

    1. Qual foi o conceito mais importante que aprendi hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    3. Como posso aplicar o que aprendi hoje em situações do dia a dia?

    O professor pode pedir aos alunos que anotem suas reflexões, o que pode ser útil para revisarem o conteúdo da aula posteriormente. Além disso, o professor pode recolher as anotações dos alunos e usá-las para planejar aulas futuras, ajustando o conteúdo e a abordagem de acordo com as necessidades e interesses dos alunos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos): O professor deve começar a Conclusão da aula recapitulando os principais pontos abordados. Ele deve relembrar os alunos sobre a definição de Voz Passiva, sua formação e as mudanças na estrutura da sentença. O professor pode também reforçar as exceções e observações importantes que foram discutidas.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria, prática e aplicações. Ele pode ressaltar como a teoria explicada foi aplicada na prática durante a atividade de identificação e produção de sentenças na Voz Passiva. O professor deve também reforçar as aplicações práticas da Voz Passiva no cotidiano e em contextos mais formais, como em textos acadêmicos e notícias.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor deve então sugerir alguns materiais complementares para os alunos aprofundarem seus estudos sobre a Voz Passiva. Esses materiais podem incluir exercícios online, vídeos explicativos, artigos e textos em inglês com exemplos de Voz Passiva. O professor deve enfatizar a importância de os alunos continuarem estudando e praticando o que aprenderam, pois a Voz Passiva é uma estrutura gramatical complexa que requer tempo e esforço para ser totalmente dominada.

  4. Importância do Tópico para a Vida Diária e Profissional (1 minuto): Por fim, o professor deve reforçar a importância do tópico da aula para a vida diária e profissional dos alunos. Ele deve lembrar que a Voz Passiva é amplamente usada em textos acadêmicos, notícias e relatórios, e que, portanto, é uma habilidade importante de se aprender para quem deseja se comunicar efetivamente em inglês. Além disso, pode mencionar que a Voz Passiva também é frequentemente usada em situações do cotidiano, como ao relatar um acontecimento ou expressar uma opinião de forma mais neutra.

  5. Encerramento (1 minuto): O professor deve agradecer aos alunos pela participação e pelo esforço durante a aula, encorajá-los a continuar estudando e praticando, e despedir-se, encerrando assim a aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies