Entrar

Plano de aula de Conjunções Coordenativas e Período Composto por Coordenação

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Conjunções Coordenativas e Período Composto por Coordenação

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Conjunções Coordenativas e Período Composto por Coordenação

Palavras ChaveConjunções Coordenativas, Período Composto por Coordenação, Texto Coeso, Conjunções Aditivas, Conjunções Adversativas, Conjunções Alternativas, Conjunções Explicativas, Conjunções Conclusivas, Atividades Interativas, Debate, Análise Contextual, Aplicação Prática, Trabalho em Grupo, Discussão Crítica
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores de quadro branco, Projetor, Computador ou dispositivo para reprodução de vídeos, Folhas de papel, Exemplos de textos com erros de conjunção, Transcrições de diálogos de filmes, Acesso à internet (opcional para pesquisa de exemplos adicionais)
Códigos BNCCEM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para direcionar o foco dos alunos e garantir que compreendam claramente o que é esperado deles ao final da aula. Ao estabelecer objetivos específicos, o professor orienta os estudantes sobre as competências que devem ser desenvolvidas, preparando o terreno para uma aplicação prática e eficiente do conteúdo já estudado em casa. Isso também serve para alinhar as expectativas e motivar os alunos a engajarem de forma mais ativa e consciente nas atividades propostas em sala.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e diferenciar as orações coordenadas nas suas formas aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas.

2. Desenvolver a habilidade de reconhecer e aplicar corretamente as conjunções coordenativas em textos variados, a fim de enriquecer a compreensão e a produção textual.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos através de discussões e análises em grupo sobre o uso e a importância das conjunções coordenativas na construção de textos coesos e coerentes.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução tem como finalidade engajar os alunos e ativar o conhecimento prévio adquirido, utilizando situações problema que estimulem a reflexão e a aplicação prática do conteúdo. Além disso, a contextualização busca mostrar a relevância do estudo das conjunções coordenativas no dia a dia e em diferentes tipos de texto, aumentando a percepção dos alunos sobre a utilidade e a aplicabilidade do tema.

Situações Problema

1. Peça aos alunos para identificarem e corrigirem as falhas de coesão em um texto fictício que será projetado no quadro. O texto deverá conter erros deliberados no uso de conjunções coordenativas, permitindo que os alunos apliquem seus conhecimentos prévios para melhorar a clareza e a lógica do texto.

2. Solicite que os alunos analisem a letra de uma música popular, destacando as conjunções coordenativas utilizadas e discutindo como essas conjunções contribuem para a estrutura e o significado das frases. Este exercício visa conectar o conteúdo acadêmico com o cotidiano dos alunos, mostrando a aplicação prática das conjunções.

Contextualização

Para contextualizar a importância das conjunções coordenativas, o professor pode mencionar como esses conectivos são empregados não apenas em textos formais, mas também em situações do dia a dia, como em conversas, reportagens, discursos e até mesmo em redes sociais. Além disso, é interessante destacar como o uso correto das conjunções pode melhorar a clareza e a coesão textual, facilitando a compreensão e a fluidez da leitura.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e contextualizada os conhecimentos adquiridos sobre conjunções coordenativas. Através de atividades lúdicas e desafiadoras, esta seção visa solidificar a compreensão dos alunos sobre a estrutura e o uso das conjunções, além de promover habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e argumentação. Cada atividade proposta é estruturada para maximizar o engajamento dos alunos e garantir uma aprendizagem efetiva e duradoura.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Mistério das Conjunções Perdidas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise contextual e aplicação prática das conjunções coordenativas em frases isoladas, promovendo a compreensão da importância das conjunções na coesão textual.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até cinco pessoas. Cada grupo receberá um conjunto de frases onde as conjunções coordenativas foram propositalmente omitidas. O desafio será identificar qual conjunção melhor se encaixa para completar o sentido da frase, considerando o contexto dado. Após a identificação, cada grupo deverá justificar sua escolha com base nas regras das conjunções coordenativas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de no máximo cinco alunos.

  • Distribua uma folha de atividade contendo as frases incompletas para cada grupo.

  • Oriente os alunos a discutirem em grupo e a completarem as frases com a conjunção coordenativa adequada.

  • Cada grupo deve elaborar uma justificativa para cada escolha, explicando como a conjunção coordenativa completa o sentido da frase.

  • Ao final, cada grupo apresenta suas conclusões e justificativas para a classe.

Atividade 2 - O Grande Debate das Conjunções

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a discussão crítica e aprofundada sobre o uso das conjunções coordenativas em diferentes tipos de texto, promovendo a habilidade de argumentação e análise textual.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos, organizados em grupos, deverão preparar e participar de um debate sobre a importância das conjunções coordenativas em textos literários, jornalísticos e cotidianos. Cada grupo representará um ponto de vista específico (autor, jornalista, leitor crítico), justificando seu uso de conjunções coordenativas em diferentes contextos.

- Instruções:

  • Organize a sala em um formato que permita a realização de um debate, com grupos claramente separados.

  • Atribua a cada grupo um papel (autor, jornalista, leitor crítico) para defender.

  • Permita tempo para que cada grupo prepare seus argumentos, utilizando exemplos de textos reais ou criados por eles mesmos.

  • Facilite o debate, assegurando que cada grupo tenha tempo igual para apresentar seus argumentos e que todos participem ativamente.

  • Ao final do debate, faça uma breve reflexão com toda a classe sobre os pontos apresentados.

Atividade 3 - Conjunções no Cinema

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar a habilidade de reconhecimento e aplicação de conjunções coordenativas em contextos variados, estimulando a atenção aos detalhes e a capacidade de justificar escolhas linguísticas.

- Descrição: Os alunos irão assistir a um trecho de um filme, onde as falas dos personagens contêm erros propositais no uso de conjunções. Após a exibição, em grupos, eles deverão corrigir os diálogos, identificando as conjunções coordenativas adequadas para cada contexto.

- Instruções:

  • Escolha um trecho de filme previamente preparado, onde as conjunções coordenativas são usadas de maneira inadequada ou omitidas.

  • Organize os alunos em grupos e peça que assistam ao trecho, tomando nota dos erros de conjunção.

  • Após a exibição, distribua as transcrições dos diálogos e peça que cada grupo corrija os erros, inserindo as conjunções corretas.

  • Cada grupo deve justificar suas escolhas com base no contexto do diálogo e nas regras das conjunções coordenativas.

  • Conclua com uma discussão em classe sobre as correções e o impacto das conjunções na clareza da comunicação.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que compartilhem suas experiências e reflexões. A discussão em grupo ajuda a reforçar o entendimento das conjunções coordenativas e sua aplicabilidade em diferentes contextos. Além disso, ao responderem às perguntas-chave, os alunos têm a oportunidade de verbalizar seu conhecimento e esclarecer dúvidas, contribuindo para uma compreensão mais profunda e crítica do tema.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo relembrando os alunos sobre a importância das conjunções coordenativas na construção de textos coesos e articulados. Peça que cada grupo compartilhe suas descobertas e conclusões das atividades realizadas, enfatizando o aprendizado e as dificuldades enfrentadas. Encoraje os alunos a discutirem como a aplicação das conjunções coordenativas pode alterar o sentido de uma frase ou de um texto, e peça que reflitam sobre a relevância desses conectivos no uso diário da língua.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao aplicar as conjunções coordenativas nas atividades propostas?

2. Como o uso de diferentes conjunções altera o sentido das frases ou textos que vocês trabalharam?

3. De que maneira o entendimento das conjunções coordenativas pode ajudar na escrita e na leitura de textos variados?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para reforçar o que foi aprendido durante a aula e para vincular os conhecimentos teóricos com as práticas discutidas e realizadas. Além disso, visa enfatizar a importância das conjunções coordenativas no dia a dia dos alunos, ajudando-os a perceber a utilidade e a aplicabilidade desses conceitos em diferentes contextos. Esta recapitulação final ajuda a consolidar o aprendizado e a preparar os alunos para a continuidade dos estudos e para o uso prático dos conceitos em suas atividades de leitura e escrita.

Resumo

Na conclusão, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre as conjunções coordenativas, enfatizando as características e o uso de conjunções aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas. É essencial recapitular os exemplos práticos discutidos durante as atividades para reforçar a aprendizagem.

Conexão com a Teoria

Explique como a aula de hoje conectou a teoria das conjunções coordenativas com a prática, destacando a aplicação das conjunções em textos reais, como em músicas e trechos de filmes. Demonstre como a compreensão teórica das conjunções foi fundamental para a realização das atividades práticas, reforçando a importância do conteúdo estudado.

Fechamento

Por fim, destaque a relevância das conjunções coordenativas no cotidiano e em contextos acadêmicos, como na redação de textos, na clareza da comunicação e na capacidade de argumentação. Enfatize como o domínio desses elementos pode melhorar não só a qualidade da escrita, mas também a habilidade de interpretação de textos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies