Plano de Aula | Metodologia Ativa | Corpo Humano: Sistema Respiratório
Palavras Chave | Sistema Respiratório, Pulmão, Traqueia, Faringe, Respiração, Troca de gases, Modelo de pulmão, Gincana, Problema baseado em situação, Análise crítica, Aprendizado prático, Colaboração, Discussão em grupo, Aplicação de conhecimento |
Materiais Necessários | Modelos de pulmão de balões e canudos, Clipes de papel, Bolas de algodão, Quebra-cabeças, Labirintos, Jogos de habilidade com bolas coloridas, Manequins, Dossiês de informações, Materiais para apresentação (projetor ou quadro branco) |
Códigos BNCC | EM13CNT306: Avaliar os riscos envolvidos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos das Ciências da Natureza, para justificar o uso de equipamentos e recursos, bem como comportamentos de segurança, visando à integridade física, individual e coletiva, e socioambiental, podendo fazer uso de dispositivos e aplicativos digitais que viabilizem a estruturação de simulações de tais riscos. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Biologia |
Unidade Temática | Vida e Evolução |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A seção de objetivos serve para esclarecer as metas de aprendizado da aula, orientando tanto o professor quanto os alunos sobre o que se espera alcançar. Ao definir objetivos claros e específicos, a aula pode ser mais focada e eficiente, permitindo que os alunos apliquem o conhecimento prévio de forma estruturada e se preparem para atividades práticas em sala.
Objetivos principais:
1. Identificar e descrever os principais órgãos do sistema respiratório, incluindo pulmão, traqueia e faringe, e explicar suas funções específicas.
2. Explicar o processo de respiração, incluindo a mecânica da inspiração e expiração, e como o oxigênio é trocado por dióxido de carbono no sistema respiratório.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades de análise e síntese ao conectar estruturas anatômicas com suas funções no sistema respiratório.
Introdução
Duração: (20 - 25 minutos)
A introdução do plano de aula serve para engajar os alunos e conectá-los com o conteúdo que já estudaram anteriormente, utilizando situações-problema que desafiam seu entendimento e aplicação dos conceitos do sistema respiratório. Além disso, a contextualização busca mostrar a relevância prática e cotidiana do sistema respiratório, despertando o interesse e a curiosidade dos estudantes sobre o tema.
Situações Problema
1. Imagine que você está praticando um esporte intensamente e, subitamente, sente uma falta de ar aguda. Quais processos do sistema respiratório estão envolvidos nessa situação e como eles são afetados pelo exercício físico?
2. Pense em uma pessoa cantando. Durante a canção, a pessoa alterna entre notas altas e baixas. Como o sistema respiratório se adapta para permitir essas variações na emissão de som?
Contextualização
O sistema respiratório é essencial não apenas para a respiração, mas também desempenha um papel crucial em atividades diárias que vão desde falar até exercícios físicos. Curiosamente, durante o sono, a taxa respiratória muda e é regulada de maneira diferente do que quando estamos acordados. Compreender esses processos pode ajudar a apreciar como nosso corpo trabalha sincronizadamente e se adapta às demandas variadas do nosso dia a dia.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 80 minutos)
A etapa de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem o conhecimento adquirido sobre o sistema respiratório de maneira prática e interativa. Ao envolver os alunos em atividades lúdicas e contextualizadas, facilita-se a compreensão e retenção dos conceitos biológicos, além de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas. Esta etapa é crucial para consolidar o aprendizado e garantir a aplicação efetiva do conteúdo teórico estudado previamente.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Operação Pulmão
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Aplicar o conhecimento do sistema respiratório em um cenário prático e interativo, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos assumem o papel de médicos em uma sala de cirurgia. Eles devem 'operar' um modelo de pulmão para identificar e reparar problemas simulados, utilizando conhecimentos sobre a estrutura e funcionamento do sistema respiratório.
- Instruções:
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Formem grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo recebe um modelo de pulmão, feito de materiais como balões e canudos, que simula as vias respiratórias.
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Os grupos devem diagnosticar e corrigir 'complicações' no modelo, como vias bloqueadas (simuladas com clipes de papel) ou 'inflamações' (bolas de algodão).
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Utilizar os conhecimentos adquiridos previamente sobre o sistema respiratório para resolver os problemas apresentados pelo modelo.
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Ao final, cada grupo apresenta suas descobertas e as soluções aplicadas.
Atividade 2 - A Grande Corrida do Oxigênio
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Entender de forma dinâmica e lúdica o processo de respiração e troca de gases, promovendo também a cooperação entre os alunos.
- Descrição: Os alunos participam de uma gincana onde devem completar tarefas que simulam o caminho do oxigênio pelo sistema respiratório, desde a inalação até a troca gasosa nos alvéolos.
- Instruções:
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Dividam-se em grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo começa na 'Estação Nariz', onde devem resolver um quebra-cabeça que simula a entrada do ar.
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Após completarem a tarefa, movem-se para a 'Estação Traqueia', onde um labirinto representa as vias aéreas.
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A última estação é a 'Estação Alvéolos', onde um jogo de habilidade simula a troca de gases. Utilizam bolas coloridas para representar oxigênio e dióxido de carbono.
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A equipe que completar todas as estações no menor tempo ganha.
Atividade 3 - Mistério na Respiração
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Utilizar o conhecimento do sistema respiratório para resolver um problema complexo, estimulando o pensamento crítico e a aplicação prática do conteúdo estudado.
- Descrição: Os alunos se tornam detetives que precisam resolver um 'crime' que envolve o mal funcionamento do sistema respiratório de um manequim. Eles utilizam pistas para descobrir o que está errado e como corrigir.
- Instruções:
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Os alunos são divididos em grupos de até 5.
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Cada grupo recebe um 'dossier' com informações sobre o 'caso' e um manequim que representa o paciente.
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Os grupos devem usar as pistas para identificar problemas como asma, bronquite ou pneumonia.
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Após diagnosticar o problema, devem propor tratamentos baseados no seu conhecimento do sistema respiratório.
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Cada grupo apresenta suas conclusões e o raciocínio por trás delas.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta seção é permitir que os alunos reflitam sobre o aprendizado prático e teórico adquirido durante a aula. A discussão em grupo ajuda a consolidar o conhecimento, permitindo a troca de ideias e experiências entre os alunos, o que pode esclarecer dúvidas remanescentes e aprofundar a compreensão do tema. Essa interação também promove habilidades de comunicação e colaboração, essenciais para o aprendizado científico.
Discussão em Grupo
Após a conclusão das atividades práticas, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a conversa enfatizando a importância do aprendizado colaborativo e como cada grupo pode aprender com as experiências dos outros. Peça que cada grupo compartilhe suas descobertas e desafios enfrentados durante as atividades. Encoraje os alunos a discutirem variadas abordagens e soluções propostas, destacando como diferentes estratégias podem ser aplicadas para resolver problemas semelhantes no sistema respiratório.
Perguntas Chave
1. Quais foram os maiores desafios que vocês enfrentaram ao diagnosticar e tratar os problemas no modelo de pulmão?
2. Como a aplicação prática das atividades ajudou a consolidar o conhecimento teórico sobre o sistema respiratório?
3. Existem aspectos do funcionamento do sistema respiratório que se tornaram mais claros após as atividades?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, fazendo uma ponte entre a teoria e a prática e destacando a importância do sistema respiratório. Esta recapitulação é essencial para que os alunos possam revisar e fixar os conceitos-chave, garantindo uma compreensão holística do tema e preparando-os para aplicar esse conhecimento em suas vidas e estudos futuros.
Resumo
Resumir os principais conceitos discutidos sobre o sistema respiratório, incluindo a identificação e função dos órgãos como pulmões, traqueia e faringe, além da mecânica da respiração e troca de gases.
Conexão com a Teoria
Explique como as atividades práticas, como 'Operação Pulmão' e 'A Grande Corrida do Oxigênio', ajudaram a conectar a teoria estudada com situações práticas e reais, reforçando a aplicação dos conhecimentos teóricos através de experiências interativas.
Fechamento
Destaque a relevância do sistema respiratório no dia a dia, explicando como o entendimento deste sistema é crucial para a saúde e como ele se adapta às diversas atividades e condições do cotidiano.