Entrar

Plano de aula de Kant, Hegel e Freud

Filosofia

Original Teachy

'EM13CHS104'

Kant, Hegel e Freud

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Kant, Hegel e Freud

Palavras ChaveKant, Hegel, Freud, Filosofia, Mindfulness, Psicanálise, Dialética, Imperativo Categórico, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Emoções, Discussão Filosófica, Regulação Emocional
Materiais NecessáriosCadeiras confortáveis, Espaço silencioso, Material de escrita (papel e canetas), Cartazes ou folhas grandes de papel, Marcadores coloridos, Texto ou resumos das obras de Kant, Hegel e Freud, Roteiro de perguntas para discussão em grupo, Relógio ou cronômetro
Códigos BNCCEM13CHS104: Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.; EM13CHS203: Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras).
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaFilosofia
Unidade TemáticaFilosofia

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do Plano de Aula Socioemocional é preparar os alunos para mergulhar nos pensamentos de Kant, Hegel e Freud, destacando a importância de entender suas ideias no contexto filosófico e emocional. Esta etapa visa proporcionar uma base sólida para a discussão, permitindo que os alunos reconheçam e reflitam sobre suas próprias emoções e pensamentos em relação às teorias apresentadas, promovendo o autoconhecimento e a consciência social.

Objetivos Principais

1. Compreender as principais ideias e pensamentos de Kant, Hegel e Freud.

2. Analisar como as ideias de Kant, Hegel e Freud influenciaram o mundo contemporâneo.

3. Desenvolver a habilidade de reconhecer e discutir as emoções e pensamentos suscitados pelos conceitos filosóficos estudados.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

 Mindfulness: Encontro com o Presente 

A atividade de aquecimento emocional será uma prática de Mindfulness, focada em promover a presença e a concentração dos alunos antes de mergulharem no conteúdo filosófico da aula.

1. Preparação do ambiente: Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, mantenham os pés firmes no chão e as mãos descansando sobre o colo.

2. Postura e Respiração: Instrua os alunos a fecharem suavemente os olhos e a focarem na respiração. Oriente-os a inspirar profundamente pelo nariz e expirar lentamente pela boca.

3. Concentração: Peça aos alunos que, ao inspirar, contem mentalmente até quatro, e ao expirar, contem até seis. Essa prática ajuda a acalmar a mente e a focar a atenção no momento presente.

4. Exploração Corporal: Oriente os alunos a dirigirem sua atenção para diferentes partes do corpo, começando pelos pés e subindo até a cabeça, notando qualquer sensação de tensão ou relaxamento.

5. Atenção Plena: Incentive os alunos a observarem seus pensamentos e sentimentos sem julgá-los, apenas notando-os e deixando-os passar como nuvens no céu.

6. Finalização: Após alguns minutos, peça aos alunos que comecem a mover lentamente os dedos das mãos e dos pés, depois, que abram os olhos gentilmente e retornem ao ambiente da sala de aula, trazendo consigo a sensação de calma e foco.

Contextualização do Conteúdo

Para iniciar a aula, é importante destacar a relevância dos filósofos Kant, Hegel e Freud no contexto contemporâneo. Immanuel Kant revolucionou a filosofia com sua ideia de que o conhecimento é moldado pela experiência e pela razão. Georg Wilhelm Friedrich Hegel trouxe a dialética como método para compreender a realidade em constante transformação. Sigmund Freud introduziu a psicanálise, influenciando profundamente a compreensão da mente humana e do comportamento.

Esses pensadores não só moldaram o campo da filosofia, mas também influenciaram diversos aspectos da sociedade moderna, desde a psicologia até a política e a arte. Entender suas contribuições ajuda a compreender como lidamos com nossas próprias emoções e decisões no dia a dia, promovendo o autoconhecimento e a consciência social.

Desenvolvimento

Duração: 60 a 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 25 a 30 minutos

1. Immanuel Kant (1724-1804)

2. Kant é um dos mais influentes filósofos da era moderna. Suas principais obras incluem a 'Crítica da Razão Pura', onde ele explora os limites e a estrutura do conhecimento humano.

3. Kant propõe que o conhecimento é resultado da interação entre a experiência sensorial e as estruturas mentais inatas. Ele argumenta que existem categorias a priori que moldam nossa percepção do mundo.

4. Exemplo: A noção de causalidade não é algo que aprendemos pela experiência, mas uma categoria mental que aplicamos ao que percebemos.

5. Kant também desenvolveu a ética deontológica, que se baseia no 'imperativo categórico', uma regra moral que deve ser seguida independentemente das consequências.

6. Exemplo: 'Age apenas segundo uma máxima que possas ao mesmo tempo querer que se torne uma lei universal.'

7. Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831)

8. Hegel é conhecido por seu método dialético, que envolve a tese, antítese e síntese. Esse processo visa compreender a realidade como uma evolução constante de ideias e contradições.

9. Sua obra 'Fenomenologia do Espírito' explora a jornada da consciência individual até a consciência absoluta.

10. Exemplo: A dialética hegeliana pode ser vista no desenvolvimento histórico e social, onde cada estágio contém contradições que levam a um novo estágio.

11. Hegel também influenciou a filosofia política com sua visão de que a liberdade é realizada através da participação no Estado racional.

12. Exemplo: A liberdade não é apenas a ausência de restrições, mas a realização da vontade racional através das instituições sociais.

13. Sigmund Freud (1856-1939)

14. Freud é o pai da psicanálise, um campo que revolucionou a compreensão da mente humana.

15. Ele introduziu conceitos como o inconsciente, os mecanismos de defesa e a importância dos sonhos na compreensão dos desejos e conflitos internos.

16. Exemplo: O conceito de 'recalque' refere-se ao processo pelo qual pensamentos inaceitáveis são mantidos fora da consciência.

17. Freud também desenvolveu a teoria do desenvolvimento psicossocial, que inclui fases como a oral, anal e fálica, cada uma com seus próprios conflitos e desafios.

18. Exemplo: A fase fálica envolve a identificação com o genitor do mesmo sexo e a resolução do complexo de Édipo.

19. Freud influenciou não apenas a psicologia, mas também a literatura, arte e cultura popular, mudando a forma como entendemos a natureza humana e os comportamentos.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 30 a 35 minutos

 Discussão Filosófica Socioemocional 

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos para discutir como as ideias de Kant, Hegel e Freud podem ser aplicadas a situações do cotidiano e como essas ideias influenciam suas próprias emoções, decisões e interações sociais.

1. Divisão em Grupos: Divida a turma em pequenos grupos de 4 a 5 alunos.

2. Distribuição de Tópicos: Cada grupo receberá um tópico relacionado a um dos filósofos estudados (Kant, Hegel ou Freud).

3. Discussão Guiada: Forneça uma série de perguntas para guiar a discussão. Por exemplo, 'Como a ética de Kant pode influenciar suas decisões diárias?' ou 'De que maneira a dialética de Hegel pode ser observada em conflitos sociais atuais?'

4. Reconhecimento e Nomeação de Emoções: Peça aos alunos que identifiquem e nomeiem as emoções que surgem durante a discussão, tanto em relação aos conceitos filosóficos quanto às interações em grupo.

5. Expressão de Emoções: Incentive os alunos a expressarem como se sentem sobre os tópicos discutidos, usando 'eu sinto' em suas respostas.

6. Regulação e Reflexão: Oriente os alunos a refletirem sobre como podem regular suas emoções em situações semelhantes no futuro, usando as ideias filosóficas como base.

Discussão e Feedback em Grupo

Para aplicar o método RULER durante a discussão em grupo, comece pedindo aos alunos que reconheçam as emoções que surgem ao discutir os conceitos filosóficos (por exemplo, frustração ao tentar entender uma ideia complexa ou entusiasmo ao encontrar uma aplicação prática). Em seguida, ajude-os a compreender as causas dessas emoções, discutindo como as ideias de Kant, Hegel e Freud podem desafiar ou confirmar suas próprias crenças e experiências.

Conclusão

Duração: 15 a 20 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Para a atividade de reflexão e regulação emocional, sugira aos alunos que escrevam um parágrafo sobre os desafios enfrentados durante a aula, focando em como eles geriram suas emoções em relação aos conceitos filosóficos discutidos. Alternativamente, conduza uma discussão em grupo onde cada aluno pode compartilhar suas experiências e estratégias emocionais. Incentive-os a serem honestos e a utilizarem o método RULER para identificar e nomear as emoções sentidas, expressar seus pensamentos e refletir sobre como poderiam regular melhor essas emoções no futuro.

Objetivo: O objetivo dessa subseção é encorajar os alunos a realizarem uma autoavaliação honesta sobre sua gestão emocional durante a aula. Isso deve ajudá-los a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras, promovendo o autoconhecimento e o autocontrole. Ao refletirem sobre suas emoções e comportamentos, os alunos podem desenvolver uma maior consciência social e habilidades sociais, aplicando o aprendizado filosófico em suas vidas diárias.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para encerrar a aula, peça aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo discutido. Isso pode ser feito por meio de um breve exercício escrito onde cada aluno anota duas metas: uma pessoal (por exemplo, melhorar a gestão das emoções ao estudar temas complexos) e uma acadêmica (por exemplo, aprofundar o estudo sobre Freud e a psicanálise). Discuta com a turma como essas metas podem ser alcançadas e a importância de manter o foco e a motivação.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Aprimorar a capacidade de analisar e aplicar conceitos filosóficos no dia a dia.

2. Desenvolver habilidades de autoconhecimento e autocontrole ao enfrentar desafios acadêmicos.

3. Fomentar a prática regular de reflexão emocional e regulação das emoções.

4. Estudar mais a fundo as obras de Kant, Hegel e Freud para um entendimento mais profundo.

5. Aplicar as ideias filosóficas discutidas em situações cotidianas e sociais. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Ao definir metas pessoais e acadêmicas, os alunos são incentivados a continuar seu desenvolvimento acadêmico e pessoal, utilizando os conceitos filosóficos e as habilidades socioemocionais discutidas na aula. Isso promove um aprendizado contínuo e uma maior capacidade de enfrentar desafios futuros com resiliência e autoconfiança.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies