Entrar

Plano de aula de Interpretação de Texto Básica

Inglês

Original Teachy

Interpretação de Texto Básica

Objetivos (5 minutos)

  1. Desenvolver a habilidade de compreensão auditiva: Os alunos devem ser capazes de ouvir e entender um texto simples em inglês. Isso inclui identificar palavras conhecidas e compreender o significado geral do texto.
  2. Familiarizar-se com a leitura em inglês: Os alunos devem começar a se sentir confortáveis ​​ao ler em inglês, mesmo que seja um texto simples. Eles devem ser capazes de identificar palavras conhecidas e usar o contexto para entender o significado de palavras desconhecidas.
  3. Iniciar o desenvolvimento da habilidade de interpretação de texto: Os alunos devem começar a desenvolver a habilidade de interpretar um texto em inglês. Isso inclui identificar o tema do texto, entender a sequência de eventos e fazer inferências básicas com base no texto.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver a habilidade de concentração: Ao ouvir e ler o texto, os alunos precisarão se concentrar para entender as palavras e o significado do texto.
  • Incentivar a participação ativa: Os alunos serão encorajados a participar ativamente da aula, levantando a mão para responder perguntas e compartilhando suas ideias e pensamentos sobre o texto.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre os conceitos básicos de inglês que eles já aprenderam, como o alfabeto, os números e as cores. Isso ajudará a preparar o terreno para a atividade de interpretação de texto que virá a seguir.

  2. Situações-problema: O professor pode apresentar duas situações que envolvem a interpretação de textos em inglês. A primeira pode ser a seguinte: "Imagine que você está assistindo a um desenho animado em inglês e não entende nenhuma palavra. Como você faria para descobrir o que está acontecendo na história?". A segunda situação pode ser: "Você recebe um cartão de aniversário de um amigo que está escrito em inglês. Como você faria para entender o que o cartão diz?".

  3. Contextualização: O professor pode explicar que a leitura e a interpretação de textos são habilidades muito importantes que usamos todos os dias. Por exemplo, quando lemos um livro, um e-mail ou uma receita de bolo. Além disso, o professor pode mencionar que, no mundo de hoje, com a internet e a globalização, saber inglês é uma habilidade muito valiosa.

  4. Introdução do tópico: O professor deve então introduzir o tópico da aula - interpretação de texto básica - explicando que os alunos vão aprender como entender e interpretar textos simples em inglês. Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode dizer que, ao final da aula, eles serão capazes de ouvir uma história em inglês e entender o que está acontecendo.

  5. Curiosidades: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar duas curiosidades relacionadas ao tema da aula. A primeira curiosidade pode ser: "Você sabia que a língua inglesa tem mais de um milhão de palavras diferentes?". A segunda curiosidade pode ser: "Você sabia que, se você conhece as mil palavras mais usadas em inglês, você pode entender cerca de 80% de qualquer texto em inglês?".

Ao final desta etapa, os alunos devem estar curiosos e motivados a aprender mais sobre a interpretação de textos em inglês.

Desenvolvimento (15 - 20 minutos)

  1. Leitura em grupo:

    • O professor deve iniciar a atividade de leitura em inglês com os alunos. Ele pode escolher um livro ilustrado em inglês adequado para a faixa etária dos alunos e que contenha um texto simples e curto.
    • O professor deve ler o texto em voz alta para os alunos, apontando para as palavras conforme as lê. O objetivo aqui é que os alunos se familiarizem com a pronúncia e o ritmo do inglês falado.
    • Após a leitura, o professor deve explicar o significado de algumas palavras-chave que podem ser desconhecidas para os alunos. É importante que o professor utilize exemplos e ilustrações para facilitar a compreensão dos alunos.
    • Depois, o professor deve fazer perguntas de compreensão simples sobre o texto para verificar se os alunos entenderam o que foi lido. Por exemplo: "Quem são os personagens da história?", "Onde a história se passa?" e "O que aconteceu no final da história?".
  2. Leitura individual:

    • Para dar continuidade à atividade de leitura, o professor deve distribuir para cada aluno um pequeno texto em inglês, com um nível de dificuldade adequado para a turma.
    • Os alunos devem ler o texto silenciosamente e, em seguida, o professor deve fazer algumas perguntas de compreensão sobre o texto. Essas perguntas devem variar de fáceis a mais desafiadoras, para que todos os alunos tenham a oportunidade de participar.
    • Exemplos de perguntas: "Qual é o nome do personagem principal?", "O que ele/ela fez no primeiro parágrafo?" e "O que o personagem aprendeu no final da história?".
    • O professor deve incentivar os alunos a utilizar o contexto do texto e suas próprias experiências para responder às perguntas.
  3. Jogo de interpretação:

    • Para tornar a atividade de interpretação de texto mais divertida, o professor pode propor um jogo. Ele dividirá a turma em dois times e dará para cada time uma pequena história em inglês.
    • Os alunos de cada time devem ler a história e, juntos, discutir o que entenderam. Após a discussão, eles devem apresentar para a turma um resumo da história, em inglês, utilizando as palavras que entenderam e o contexto do texto.
    • O time que fizer o resumo mais completo e correto ganha um ponto. Ao final do jogo, o time com mais pontos é o vencedor.

O professor deve monitorar as atividades, oferecendo ajuda e orientação quando necessário. Ao final desta etapa, os alunos devem estar mais confortáveis com a leitura e a interpretação de textos em inglês, além de terem se divertido com as atividades propostas.

Retomada (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo: O professor deve retomar a classe inteira e iniciar uma discussão sobre as atividades realizadas. Ele pode começar perguntando aos alunos o que acharam das atividades de leitura e interpretação de texto. O professor deve encorajar os alunos a compartilharem suas experiências e sentimentos, promovendo um ambiente de aprendizado positivo e colaborativo.

  2. Conexão com a teoria: O professor deve então perguntar aos alunos como eles aplicaram o que aprenderam sobre a interpretação de texto em inglês nas atividades práticas. Os alunos devem ser incentivados a identificar as estratégias que usaram para entender o texto e como usaram o contexto e suas próprias experiências para interpretar o texto.

  3. Feedback do professor: O professor deve dar feedback aos alunos sobre as atividades, elogiando seus esforços e destacando os pontos positivos de cada aluno. O professor também deve apontar áreas que podem precisar de mais prática e sugerir atividades adicionais para consolidar o aprendizado.

  4. Revisão da teoria: Para encerrar a aula, o professor deve revisar os principais pontos da teoria apresentada, reforçando os conceitos-chave da interpretação de texto básica em inglês. Ele pode fazer isso de forma interativa, fazendo perguntas aos alunos e pedindo que eles compartilhem o que lembram.

  5. Reflexão final: O professor deve propor que os alunos pensem sobre o que aprenderam na aula. Ele pode fazer duas perguntas simples para ajudar os alunos a refletir sobre seu aprendizado. As perguntas podem ser: "O que você mais gostou de aprender hoje sobre a interpretação de texto em inglês?" e "Que estratégias você usará para entender melhor os textos em inglês no futuro?".

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara do que aprenderam na aula, além de terem tido a oportunidade de refletir sobre seu próprio aprendizado.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula: O professor deve começar a conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Ele pode enfatizar que os alunos aprenderam sobre a importância da interpretação de textos em inglês, como usar o contexto e suas próprias experiências para entender um texto e como ler e ouvir atentamente para compreender o significado de um texto em inglês.

  2. Conexão da Teoria com a Prática: O professor deve, então, explicar como a teoria apresentada na aula foi aplicada nas atividades práticas. Ele pode mencionar que os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam sobre a interpretação de texto ao lerem e discutirem histórias em inglês. Além disso, o professor pode destacar que os alunos utilizaram o contexto e suas próprias experiências para entender o significado das palavras e do texto.

  3. Materiais Extras: O professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos praticarem a interpretação de textos em inglês. Estes podem incluir livros em inglês adequados para a faixa etária dos alunos, sites com jogos e atividades de leitura em inglês e vídeos de histórias em inglês com legendas.

  4. Importância do Assunto: Por fim, o professor deve destacar a importância da interpretação de textos em inglês no dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar que, ao desenvolverem essa habilidade, os alunos serão capazes de entender melhor o que leem e ouvem em inglês, o que pode facilitar a aprendizagem de outras matérias e o acesso a conteúdos em inglês na internet, por exemplo.

  5. Encerramento: Para encerrar a aula, o professor deve parabenizar os alunos pelo seu esforço e participação durante a aula. Ele pode reforçar a importância de praticar a interpretação de textos em inglês e encorajar os alunos a continuarem explorando a língua inglesa em suas atividades diárias.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara dos principais pontos aprendidos na aula e da importância da interpretação de textos em inglês. Além disso, devem estar motivados a continuar a praticar e aperfeiçoar essa habilidade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies