Entrar

Plano de aula de Verbos: Simple Present

Inglês

Original Teachy

'EF06LI19'

Verbos: Simple Present

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o tempo verbal Simple Present em inglês, sua estrutura e usos adequados.
  2. Desenvolver habilidades de conversação utilizando o Simple Present, incluindo a formação de perguntas e respostas.
  3. Aplicar o Simple Present em situações práticas, como descrever rotinas diárias, fatos universais e gostos e desgostos.

Objetivos Secundários:

  • Identificar a diferença entre o Simple Present e outros tempos verbais em inglês.
  • Praticar a pronúncia correta dos verbos no Simple Present.
  • Aumentar o vocabulário associado aos verbos no Simple Present.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo Anterior (3 - 5 minutos): O professor deve começar a aula revisando brevemente os conteúdos já aprendidos que são relevantes para a aula atual. Isso inclui a revisão dos verbos em geral, sua função nas frases e a diferença entre verbos regulares e irregulares.

  2. Situações Problema (5 - 7 minutos): O professor deve apresentar duas situações que requerem o uso do Simple Present. Por exemplo:

    • "Como você descreveria a sua rotina diária em inglês?"
    • "Como você falaria sobre um fato universal, como o fato de que a água ferve a 100 graus Celsius?"
  3. Contextualização (2 - 3 minutos): O professor deve então explicar a importância do Simple Present, destacando que é um dos tempos verbais mais usados em inglês. Pode-se mencionar que é usado para falar sobre ações habituais, fatos universais, verdades gerais, horários e rotinas, entre outros.

  4. Introdução do Tópico (1 - 2 minutos): Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou fatos interessantes sobre o Simple Present. Por exemplo:

    • "Você sabia que o Simple Present é usado não apenas para falar sobre ações no presente, mas também para falar sobre eventos que ocorrem no futuro, como em horários e calendários?"
    • "Outra curiosidade é que, ao contrário de muitos outros tempos verbais em inglês, o Simple Present não muda de forma para a maioria dos sujeitos, exceto para a terceira pessoa do singular, que recebe um 's' no final do verbo."
  5. Ganhar a Atenção dos Alunos (1 - 2 minutos): Para enfatizar a importância do tópico, o professor pode compartilhar algumas aplicações práticas do Simple Present. Por exemplo:

    • "O Simple Present é usado em muitas situações cotidianas, como quando você fala sobre sua rotina diária, descreve um processo ou dá instruções."
    • "Além disso, se você quiser ler notícias em inglês, entender o Simple Present é essencial, pois é muito usado para falar sobre eventos atuais e fatos universais."

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da Teoria (10 - 12 minutos):

    • O professor deve começar explicando a estrutura básica do Simple Present, que consiste no uso do verbo na forma base (infinitivo sem o 'to') para todas as pessoas, exceto para a terceira pessoa do singular, que recebe um 's' ou 'es' no final do verbo.
    • Em seguida, deve apresentar os usos principais do Simple Present, como falar sobre ações habituais, fatos universais, verdades gerais, horários e rotinas.
    • O professor deve também esclarecer que o Simple Present pode ser usado para falar sobre eventos futuros, especialmente em contextos formais, como em horários e calendários (por exemplo, "The meeting starts at 9 am.").
    • O professor deve dar exemplos de frases para cada um dos usos do Simple Present, incentivando os alunos a repetir após ele para praticar a pronúncia correta.
    • O professor deve então explicar a diferença entre verbos regulares e irregulares no Simple Present, enfatizando que a única diferença é a formação do plural na terceira pessoa do singular.
  2. Atividades Práticas (10 - 13 minutos):

    • O professor deve então propor uma série de atividades práticas para os alunos aplicarem o que aprenderam. A primeira atividade pode ser a de completar frases com o verbo correto no Simple Present, usando uma lista de verbos fornecida pelo professor.
    • A segunda atividade pode ser a de criar suas próprias frases no Simple Present, descrevendo suas rotinas diárias ou falando sobre fatos universais. Os alunos podem trabalhar em pares ou em pequenos grupos para esta atividade, incentivando a prática da conversação.
    • O professor deve circular pela sala, monitorando o progresso dos alunos, corrigindo erros e fornecendo feedback. Se houver tempo, o professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas frases com a classe, proporcionando uma oportunidade para a prática da fala e para a correção de erros em um contexto de sala de aula.
  3. Revisão e Feedback (2 - 3 minutos):

    • Ao final das atividades, o professor deve reservar um tempo para revisar os principais pontos da aula e para responder a quaisquer perguntas que os alunos possam ter.
    • O professor deve também fornecer feedback sobre o desempenho dos alunos, elogiando o que foi bem feito e fornecendo sugestões de melhoria para áreas que precisam de mais prática ou compreensão.
    • O professor deve encorajar os alunos a continuar praticando o Simple Present fora da sala de aula, sugerindo que eles façam flashcards com os verbos no Simple Present e suas traduções, ou que eles escrevam pequenos textos descrevendo suas rotinas diárias ou falando sobre fatos universais.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo (3 - 4 minutos): O professor deve iniciar a fase de Retorno fazendo uma breve revisão dos principais conceitos e habilidades abordados na aula. Isso pode incluir a estrutura do Simple Present, os diferentes usos deste tempo verbal, e a diferença entre verbos regulares e irregulares no Simple Present.

  2. Conexão com a Prática (2 - 3 minutos): Em seguida, o professor deve explicar como o conteúdo da aula se conecta com a prática e a aplicação real do inglês. Isso pode incluir exemplos de como o Simple Present é usado em situações cotidianas, como a descrição de rotinas diárias, a fala sobre fatos universais, e a marcação de horários e calendários. O professor também pode destacar como o entendimento e o uso correto do Simple Present podem facilitar a compreensão de textos e conversas em inglês, e melhorar a habilidade dos alunos de se expressar em inglês.

  3. Feedback dos Alunos (2 - 3 minutos): O professor deve então pedir aos alunos que compartilhem suas percepções e aprendizados da aula. Isso pode ser feito de várias maneiras, dependendo do tamanho da turma e do tempo disponível. O professor pode pedir aos alunos que levantem a mão se tiverem uma pergunta ou se quiserem compartilhar algo que aprenderam. O professor pode também pedir aos alunos que escrevam em um pedaço de papel uma coisa que aprenderam na aula e uma coisa que ainda não entenderam completamente. O professor deve coletar esses pedaços de papel e usar o feedback para adaptar as aulas futuras e garantir que todos os alunos estejam acompanhando.

  4. Reflexão Final (1 minuto): Por fim, o professor deve pedir aos alunos que reflitam brevemente sobre o que aprenderam na aula. O professor pode fazer perguntas como:

    • "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    • "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • "Como você pretende praticar e reforçar o que aprendeu na aula de hoje?" Essas perguntas ajudarão os alunos a consolidar seu aprendizado e a planejar suas próximas etapas de estudo.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve começar a Conclusão da aula resumindo os principais pontos discutidos durante a aula. Isso inclui a estrutura do Simple Present, seus usos principais e a diferença entre verbos regulares e irregulares nesse tempo verbal. O professor deve reforçar a importância do Simple Present, destacando que é um tempo verbal crucial em inglês, usado para falar sobre ações habituais, fatos universais, verdades gerais, horários e rotinas.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): O professor deve então explicar como a aula conseguiu conectar a teoria, a prática e as aplicações reais do Simple Present. Isso pode incluir exemplos de como a teoria foi aplicada nas atividades práticas da aula e de como o conhecimento do Simple Present pode ser útil na vida cotidiana dos alunos. Por exemplo, o professor pode mencionar que o Simple Present é muito usado em situações cotidianas, como quando falamos sobre nossas rotinas diárias, descrevemos um processo ou damos instruções.

  3. Materiais Complementares (1 minuto): O professor deve sugerir alguns materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento do Simple Present. Isso pode incluir livros de gramática, sites de aprendizagem de idiomas, vídeos educacionais on-line e aplicativos de aprendizagem de idiomas. O professor pode também sugerir que os alunos pratiquem o Simple Present fora da sala de aula, por exemplo, escrevendo pequenos textos em inglês sobre suas rotinas diárias ou sobre fatos universais.

  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve resumir a importância do Simple Present, destacando novamente que é um dos tempos verbais mais usados em inglês. O professor pode enfatizar que o entendimento e o uso correto do Simple Present são essenciais para a comunicação eficaz em inglês, seja na fala, na escrita, na leitura ou na audição. O professor pode encorajar os alunos a se sentirem confiantes em seu conhecimento do Simple Present e a continuarem praticando e aplicando esse tempo verbal em suas vidas cotidianas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies