Entrar

Plano de aula de Elementos e Locais da Dança

Artes

Original Teachy

'EF69AR14'

Elementos e Locais da Dança

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Elementos e Locais da Dança

Palavras ChaveDança, Regionalismo, Diversidade Cultural, Elementos Étnicos, Aplicação Prática, Atividades Colaborativas, Integração Cultural, Expressão Artística, Pesquisa, Performance, Reflexão Crítica, Tradições Regionais
Materiais NecessáriosVídeos de danças tradicionais de diversas regiões, Materiais impressos sobre danças regionais, Acesso a internet para pesquisas, Espaço adequado para ensaios e apresentações, Música correspondente às danças escolhidas, Possíveis acessórios para vestimentas típicas das regiões estudadas
Códigos BNCCEF69AR14: Analisar e experimentar diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha sonora etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para estabelecer uma base sólida de compreensão sobre como diferentes regiões e suas respectivas culturas influenciam e moldam a dança. Ao detalhar os objetivos, os alunos poderão focar em aspectos específicos durante as atividades práticas, garantindo uma aplicação mais direcionada do conhecimento prévio. A intenção é que, ao final da aula, os alunos não apenas reconheçam as diferenças entre danças regionais, mas também compreendam as razões por trás dessas distinções, promovendo uma apreciação mais profunda e informada da diversidade cultural.

Objetivos principais:

1. Explorar o conceito de regionalismo na dança, identificando como diferentes regiões do mundo incorporam suas tradições e influências culturais específicas nas práticas de dança.

2. Analisar a conexão entre a etnia e a formação do conceito na dança, destacando como elementos étnicos, como música, vestimenta e rituais, contribuem para as características distintas de cada forma de dança.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise crítica ao comparar e contrastar diferentes formas de dança regional.
  2. Fomentar a empatia e o respeito pela diversidade cultural através do estudo da dança como expressão artística.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo que estudaram previamente com situações práticas e relevantes. Ao apresentar situações problema, estimula-se o pensamento crítico e a aplicação de conhecimentos prévios em cenários novos, preparando os alunos para as atividades práticas. A contextualização busca mostrar a importância e a ubiquidade da dança na vida real, aumentando o interesse e a valorização do assunto.

Situações Problema

1. Imagine que um grupo de dançarinos de diferentes partes do mundo se reúne para criar uma apresentação que mistura elementos de suas culturas. Quais desafios eles podem enfrentar ao tentar integrar movimentos e estilos de dança tão distintos?

2. Considere uma situação em que um coreógrafo precisa montar uma performance que represente a diversidade étnica de seu país. Como ele poderia usar os elementos regionais da dança para expressar essa variedade cultural?

Contextualização

A dança é uma forma de arte profundamente enraizada nas culturas de todo o mundo, refletindo tradições, rituais e histórias únicas de cada região. Por exemplo, o Flamenco na Espanha não é apenas uma dança, mas uma expressão cultural que narra a história e os sentimentos de um povo. Além disso, a dança desempenha um papel crucial em eventos como festivais, casamentos e cerimônias, onde os movimentos e a música são usados para celebrar a identidade e a união das comunidades.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa o conhecimento adquirido sobre elementos e locais da dança. Através de atividades lúdicas e colaborativas, os estudantes explorarão a diversidade cultural da dança, aprofundando sua compreensão sobre como os fatores étnicos e regionais moldam e diferenciam as formas de dança ao redor do mundo. Escolhendo uma das atividades propostas, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de pesquisa, síntese, criatividade e apresentação, além de fortalecerem a capacidade de trabalho em equipe.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Danças do Mundo: Uma Viagem Cultural

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender a diversidade cultural na dança e desenvolver habilidades de pesquisa e síntese para a criação de uma performance artística.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos de até cinco pessoas, irão criar e apresentar uma dança que combine elementos de danças tradicionais de pelo menos três regiões diferentes do mundo. Cada grupo escolherá as danças baseadas em um conjunto de vídeos e materiais de dança pré-selecionados. Eles devem pesquisar os significados culturais e históricos das danças escolhidas e criar uma coreografia que integre movimentos, música e vestimentas típicas.

- Instruções:

  • Assistir aos vídeos e ler os materiais sobre danças tradicionais de várias regiões.

  • Escolher três danças de diferentes regiões para combinar na criação de uma nova expressão artística.

  • Pesquisar os contextos culturais e históricos das danças escolhidas.

  • Criar uma coreografia que integre os elementos das três danças, incluindo música e vestimenta.

  • Apresentar a coreografia para a classe, explicando os elementos culturais incorporados e os significados por trás dos movimentos.

Atividade 2 - Festival da Diversidade: O Mosaico das Danças Regionais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar a riqueza cultural das danças regionais e promover a compreensão e o respeito pela diversidade étnica.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar um 'festival de danças' em que cada grupo representará uma região específica do mundo. Eles deverão escolher uma região e pesquisar profundamente suas danças tradicionais, incluindo o estudo dos movimentos, da música e dos trajes típicos. Após a pesquisa, cada grupo criará uma apresentação que será parte de um festival maior, onde todas as regiões estarão representadas.

- Instruções:

  • Escolher uma região do mundo para pesquisa das danças tradicionais.

  • Pesquisar a fundo os elementos culturais das danças escolhidas, incluindo movimentos, música e trajes típicos.

  • Criar uma apresentação que represente a região escolhida, incorporando os elementos culturais pesquisados.

  • Ensaiar a apresentação em grupo.

  • Participar do 'Festival da Diversidade', onde cada grupo apresentará a dança de sua região.

Atividade 3 - O Encontro das Águas: Dança como Intercâmbio Cultural

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Analisar como a dança reflete a interação cultural e promover a apreciação das contribuições étnicas para as artes.

- Descrição: Os alunos, divididos em grupos, irão explorar danças de regiões que têm influências étnicas e culturais entrelaçadas. Eles deverão identificar essas influências e criar uma performance que destaque o sincretismo das culturas. Este exercício visa aprofundar o entendimento sobre como a dança pode ser um instrumento de troca cultural e integração.

- Instruções:

  • Identificar regiões do mundo com influências culturais notavelmente interligadas.

  • Pesquisar as danças dessas regiões e as influências culturais presentes.

  • Criar uma coreografia que destaque o sincretismo cultural através dos movimentos, músicas e vestimentas.

  • Revisar e aprimorar a coreografia em grupo.

  • Apresentar a performance para a classe, discutindo as influências culturais incorporadas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e compartilhem insights e desafios. A discussão em grupo ajuda a consolidar o conhecimento, promove a habilidade de comunicação e oferece aos alunos a oportunidade de ouvir diferentes perspectivas e abordagens. Este momento também serve para que o professor avalie a compreensão dos alunos sobre o tema e possa esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades práticas, reúnam todos os alunos em um círculo para uma discussão em grupo. Inicie a conversa com uma breve introdução: 'Hoje exploramos como as danças de diferentes regiões do mundo refletem suas culturas e tradições. Cada grupo teve a oportunidade de criar e apresentar uma dança que integra elementos de diversas culturas. Vamos agora compartilhar nossas experiências e o que aprendemos durante esse processo.'

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao tentar integrar elementos de diferentes culturas em uma única dança?

2. Como a dança pode ser usada para promover a compreensão e a valorização de diferentes culturas?

3. Quais descobertas mais surpreendentes vocês fizeram sobre as danças e culturas que estudaram?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado, vinculando os conteúdos teóricos com as experiências práticas vivenciadas pelos alunos. Além disso, busca reforçar a compreensão da relevância da dança como um meio de expressão cultural e social, incentivando os alunos a valorizarem e respeitarem a diversidade cultural em suas vidas cotidianas.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir os pontos chave abordados sobre os elementos e locais da dança, reiterando como diferentes regiões do mundo influenciam suas danças através de elementos culturais como música, rituais e vestimentas. Deve-se recapitular as atividades realizadas, enfatizando as descobertas dos alunos sobre a diversidade cultural na dança e como esta se expressa de forma única em cada região.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades dinâmicas que permitiram aos alunos aplicar o conhecimento teórico prévio em situações práticas e criativas. Os alunos puderam vivenciar como a teoria sobre regionalismo na dança e fatores étnicos se manifesta na prática, aumentando a compreensão e a apreciação pela diversidade cultural.

Fechamento

Por fim, o professor deve destacar a importância da dança como uma forma de expressão cultural e social, capaz de unir e destacar as diferenças entre as pessoas em um contexto global. Enfatizar como o estudo da dança pode promover a empatia, o respeito e a valorização das diversas culturas, preparando os alunos para serem cidadãos mais conscientes e tolerantes em uma sociedade multicultural.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies