Entrar

Plano de aula de Prefixos e Sufixos

Inglês

Original Teachy

'EF08LI13'

Prefixos e Sufixos

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o conceito de Prefixos e Sufixos em Inglês:

    • Os alunos devem ser capazes de identificar e definir o que são prefixos e sufixos na língua inglesa.
    • Devem entender a diferença entre eles e como são aplicados nas palavras.
    • Serão incentivados a fazer associações com suas línguas maternas para facilitar a compreensão.
  2. Reconhecer e Aplicar Prefixos e Sufixos em Palavras em Inglês:

    • Os alunos deverão identificar prefixos e sufixos em palavras em inglês.
    • Serão orientados a analisar o efeito que a adição ou remoção de um prefixo ou sufixo tem sobre o significado da palavra.
  3. Ampliar o Vocabulário em Inglês:

    • Ao aprender a estrutura e o uso de prefixos e sufixos, os alunos poderão expandir seu vocabulário em inglês, pois poderão entender e usar mais palavras.

Objetivos secundários:

  • Promover o Pensamento Crítico e a Autonomia:
    • Os alunos serão incentivados a pensar criticamente sobre as palavras em inglês, quebrando-as em partes e analisando o significado de cada parte.
    • Devem ser capazes de aplicar o conhecimento adquirido de forma autônoma em situações de leitura e escrita.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores:

    • O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre a estrutura das palavras em inglês, com ênfase na diferença entre raiz, prefixo e sufixo.
    • Pode-se fazer um rápido jogo de palavras, onde os alunos devem identificar a raiz, o prefixo e o sufixo de algumas palavras previamente selecionadas.
    • Esta revisão é essencial para que os alunos possam compreender plenamente o conceito de prefixos e sufixos.
  2. Situação-problema:

    • O professor propõe uma situação onde os alunos se deparam com um texto em inglês repleto de palavras desconhecidas.
    • Eles são desafiados a decifrar o significado dessas palavras, tendo como ferramenta o conhecimento sobre prefixos e sufixos que será adquirido na aula.
  3. Contextualização:

    • O professor explica que o conhecimento sobre prefixos e sufixos é fundamental para a compreensão de muitas palavras em inglês, e que muitas vezes, o significado de uma palavra pode ser deduzido através da análise de seus prefixos e sufixos.
    • Ele pode dar exemplos de como isso é aplicado em situações reais, como na leitura de textos, na escrita de redações e na realização de provas de proficiência em inglês.
  4. Introdução ao Tópico:

    • O professor introduz o tópico de prefixos e sufixos de uma forma interessante e envolvente, como por exemplo, contando a história de como essas partes das palavras surgiram na língua inglesa.
    • Ele pode mencionar curiosidades, como o fato de que muitos prefixos e sufixos em inglês têm origem em palavras de outras línguas, como o latim e o grego.
    • Outra curiosidade interessante é que muitas palavras em inglês podem ser transformadas em outras palavras apenas adicionando ou removendo um prefixo ou sufixo.
    • O professor pode dar exemplos divertidos disso, como a palavra "unhappily", que pode ser transformada em "happily" apenas removendo o prefixo "un".

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Role-Playing: Os Cirurgiões Linguísticos

    • O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos e apresenta a eles a situação-problema: eles são agora "Cirurgiões Linguísticos" e têm a tarefa de "operar" palavras em inglês, adicionando ou removendo prefixos ou sufixos para alterar seu significado.
    • Cada grupo recebe um conjunto de cartões com raízes, prefixos e sufixos de palavras em inglês. Eles devem combinar esses cartões para criar novas palavras, e então escrever a definição dessas novas palavras.
    • Por exemplo, se eles tiverem os cartões "pre-", "mis-", "un-" e "be-", a raiz "understand" e o sufixo "-ful", eles podem criar palavras como "preunderstand" (algo que se entende antes), "misunderstandful" (algo que é entendido de forma errada, mas de maneira cheia de significado), "ununderstandful" (algo que não é entendido de forma alguma, mas é cheio de significado) e "beunderstandful" (algo que é entendido com facilidade, mas de forma cheia de significado).
    • O professor circula pela sala, ajudando os grupos conforme necessário e incentivando a discussão sobre o significado das palavras criadas.
    • Ao final da atividade, cada grupo apresenta suas palavras e definições para a turma. O professor faz uma revisão coletiva, destacando os diferentes usos de prefixos e sufixos e como eles afetam o significado das palavras.
  2. Atividade Prática: O Jogo dos Prefixos e Sufixos

    • O professor apresenta o jogo "Prefixos e Sufixos em Ação". Cada grupo recebe um conjunto de cartões com palavras em inglês e outros cartões com prefixos e sufixos.
    • O objetivo do jogo é construir o maior número possível de palavras válidas, adicionando ou removendo prefixos e sufixos das palavras existentes.
    • O professor fornece um dicionário de inglês para que os alunos possam verificar se as palavras que construíram são válidas.
    • O jogo é cronometrado, e o grupo que conseguir construir o maior número de palavras válidas dentro do tempo determinado é o vencedor.
    • Esta atividade lúdica e competitiva ajuda os alunos a consolidar o conhecimento sobre prefixos e sufixos, ao mesmo tempo em que se divertem e desenvolvem habilidades de trabalho em equipe.
  3. Atividade de Pesquisa: A Origem dos Prefixos e Sufixos

    • O professor propõe que os alunos, em seus grupos, pesquisem a origem de alguns dos prefixos e sufixos mais comuns da língua inglesa.
    • Eles podem utilizar os dispositivos móveis ou os computadores da sala de aula para fazer a pesquisa.
    • Cada grupo deve escolher um prefixo ou sufixo, descobrir de qual língua ele veio (por exemplo, "un-" veio do latim) e encontrar exemplos de palavras em inglês que usam esse prefixo ou sufixo.
    • Ao final da atividade, cada grupo apresenta suas descobertas para a turma. O professor complementa as apresentações, destacando a riqueza e a diversidade da língua inglesa, que recebe influências de muitas outras línguas.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    • O professor organiza uma discussão em grupo onde cada equipe compartilha suas soluções ou conclusões das atividades realizadas.
    • Cada grupo tem um tempo máximo de 3 minutos para apresentar. Isso garante que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que a discussão não se prolongue demais.
    • Durante as apresentações, o professor deve incentivar os outros grupos a fazerem perguntas e comentários, promovendo a interação e o debate entre eles.
    • O professor deve aproveitar este momento para fazer conexões entre as atividades realizadas e o conceito de prefixos e sufixos, destacando como a adição ou remoção dessas partes de palavras altera seu significado.
  2. Verificação da Aprendizagem (3 - 5 minutos):

    • Após as apresentações, o professor faz uma breve revisão dos principais pontos abordados, verificando se os Objetivos da aula foram alcançados.
    • Ele pode fazer perguntas diretas aos alunos para verificar o que eles aprenderam, como por exemplo: "O que é um prefixo?" ou "Como a adição de um sufixo pode mudar o significado de uma palavra?".
    • O professor também pode pedir aos alunos que identifiquem prefixos e sufixos em palavras que ele escreve no quadro, para verificar se eles conseguem aplicar o conhecimento adquirido.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    • O professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula.
    • Ele faz perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos têm um minuto para pensar sobre essas perguntas. Em seguida, eles são convidados a compartilhar suas respostas com a turma, se desejarem.
    • As respostas dos alunos ajudam o professor a avaliar a eficácia da aula e a identificar quaisquer áreas que possam precisar de reforço em aulas futuras.
  4. Feedback do Professor (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor fornece feedback aos alunos sobre seu desempenho durante a aula.
    • Ele elogia os pontos fortes da turma, como a participação ativa, a colaboração e a criatividade, e oferece sugestões construtivas para melhorias, se necessário.
    • O professor também pode aproveitar este momento para fazer um breve resumo do que será abordado na próxima aula e para reforçar a importância do conhecimento sobre prefixos e sufixos para a compreensão e o uso da língua inglesa.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor inicia a Conclusão da aula fazendo uma recapitulação dos principais pontos abordados.
    • Ele ressalta a definição de prefixos e sufixos, a diferença entre eles e o impacto que têm sobre o significado das palavras.
    • O professor pode fazer isso de forma interativa, pedindo aos alunos para compartilhar o que lembram sobre cada tópico.
  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos):

    • Em seguida, o professor faz a conexão entre a teoria aprendida e as atividades práticas realizadas.
    • Ele destaca como as atividades de "Cirurgiões Linguísticos" e o "Jogo dos Prefixos e Sufixos" permitiram aos alunos aplicar e experimentar o conhecimento teórico de uma maneira divertida e envolvente.
    • O professor também menciona como a atividade de pesquisa ajudou os alunos a entender a origem e o significado de muitos prefixos e sufixos em inglês.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos):

    • O professor sugere alguns materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre prefixos e sufixos.
    • Estes podem incluir livros, sites, jogos online e aplicativos de aprendizado de idiomas.
    • O professor pode compartilhar esses recursos por meio do sistema de gerenciamento de aprendizado da escola, do site da escola ou por e-mail.
  4. Aplicações Práticas (1 minuto):

    • Por fim, o professor destaca a importância do conhecimento sobre prefixos e sufixos para o dia a dia dos alunos.
    • Ele explica que, ao entender como os prefixos e sufixos funcionam, os alunos podem não apenas expandir seu vocabulário em inglês, mas também melhorar suas habilidades de leitura, escrita e compreensão de textos.
    • Além disso, o professor ressalta que o conhecimento sobre prefixos e sufixos é fundamental para a preparação para exames de proficiência em inglês, como o TOEFL e o IELTS.
  5. Encerramento (1 minuto):

    • O professor encerra a aula agradecendo aos alunos pela participação ativa e pelo empenho.
    • Ele reforça a importância do estudo contínuo e da prática para o aprendizado eficaz do inglês, e encoraja os alunos a revisar o material da aula e a explorar os recursos sugeridos.
    • Por fim, o professor dá um breve vislumbre sobre o que será abordado na próxima aula, para manter o interesse e a motivação dos alunos.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies