Entrar

Plano de aula de 2ª Guerra Mundial

História

Original Teachy

'EF09HI13'

2ª Guerra Mundial

Plano de Aula | Metodologia Ativa | 2ª Guerra Mundial

Palavras ChaveSegunda Guerra Mundial, totalitarismo, acordos diplomáticos, principais batalhas, tecnologia de guerra, criptoanálise, conferência de paz, inovação tecnológica, contextualização histórica, debate e discussão, pensamento crítico, aplicação prática, simulação, decodificação, estratégias de batalha, negociação diplomática, tecnologia pós-guerra, decisões históricas, relevância atual
Materiais Necessáriosconjuntos de mensagens cifradas, rodas de cifragem (simulando a máquina Enigma), dados e recursos sobre as nações na época da guerra, materiais para prototipagem (papéis, canetas, réguas), projetor para apresentações, espaço para círculo de discussão, roteiro de simulação para a conferência de paz, cronograma de atividades
Códigos BNCCEF09HI13: Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto).; EF09HI14: Caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.; EF09HI15: Discutir as motivações que levaram à criação da Organização das Nações Unidas (ONU) no contexto do pós-guerra e os propósitos dessa organização.; EF09HI16: Relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana, valorizando as instituições voltadas para a defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação.; EF09HI26: Discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas (negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc.) com vistas à tomada de consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para orientar o foco dos alunos e do professor durante a aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, essa seção ajuda a garantir que todos os envolvidos estejam alinhados com os resultados de aprendizagem. Além disso, ao detalhar os objetivos, os alunos são melhor preparados para participar ativamente das atividades e discussões, aplicando o conhecimento prévio de forma crítica e contextualizada.

Objetivos principais:

1. Identificar e explicar as motivações principais que levaram ao início da Segunda Guerra Mundial, incluindo o totalitarismo, os acordos diplomáticos e as tensões geradas após a Primeira Guerra Mundial.

2. Analisar as principais batalhas e eventos que marcaram a Segunda Guerra Mundial, destacando suas consequências imediatas e a longo prazo no cenário global.

3. Explorar a tecnologia desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial e como ela influenciou o curso da guerra e o avanço tecnológico posterior.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise crítica em relação às fontes de informação sobre a Segunda Guerra Mundial, incentivando os alunos a avaliar diferentes pontos de vista e interpretar dados históricos.
  2. Fomentar o debate e a discussão em sala de aula, promovendo a expressão de opiniões fundamentadas e o respeito às diferentes perspectivas sobre o conflito.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos e conectar o conhecimento prévio com o tema da aula, utilizando situações problema que estimulam o pensamento crítico e a contextualização para tornar o conteúdo mais relevante e real. Essa etapa prepara o terreno para uma compreensão mais profunda dos aspectos históricos, políticos e tecnológicos da Segunda Guerra Mundial, incentivando os alunos a pensar nas implicações do conflito no mundo atual.

Situações Problema

1. Imagine que você é um líder político em um dos países envolvidos na Segunda Guerra Mundial. Como você lidaria com as pressões internas e externas para manter a segurança de seu país?

2. Pense em um cenário onde a tecnologia de comunicação e espionagem da Segunda Guerra Mundial estivesse disponível hoje. Como isso mudaria as relações internacionais atuais?

Contextualização

A Segunda Guerra Mundial é um dos eventos mais impactantes da história moderna, moldando as fronteiras, a política e a tecnologia que usamos até hoje. Curiosidades como o código Enigma, que foi crucial para as vitórias aliadas, e a história de Schindler, que salvou mais de mil judeus, demonstram como pequenas ações e inovações tiveram grandes repercussões. Além disso, o uso de propaganda e a criação de mitos de guerra por todos os lados envolvidos lançam luz sobre como a manipulação de informações pode ser poderosa em conflitos.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento adquirido em casa sobre a Segunda Guerra Mundial. As atividades sugeridas são estruturadas para promover a colaboração, o pensamento crítico e a criatividade dos alunos, enquanto exploram diferentes aspectos do conflito, desde a criptoanálise até a diplomacia e a inovação tecnológica. Esta abordagem não só reforça o aprendizado dos alunos, mas também os prepara para pensar de forma mais complexa e contextualizada sobre história e suas implicações no mundo contemporâneo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Operação Enigma: Decifrando o Código Secreto

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender o funcionamento básico de uma máquina Enigma e desenvolver habilidades de criptoanálise, além de explorar as implicações estratégicas de informações obtidas através de decifração.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão simular uma estação de decodificação do famoso código Enigma usado pelas forças alemãs na Segunda Guerra Mundial. Eles receberão mensagens cifradas que devem ser decifradas usando métodos de criptoanálise. As mensagens conterão informações sobre movimentações inimigas, permitindo aos 'decodificadores' planejar estratégias para uma batalha simulada.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo um conjunto de mensagens cifradas e uma roda de cifragem (simulando a máquina Enigma).

  • Explique brevemente como a máquina Enigma funcionava e como a roda de cifragem deve ser usada para decifrar as mensagens.

  • Os alunos devem usar o conhecimento prévio e tentativas e erros para decifrar as mensagens, anotando as possíveis decodificações.

  • Após decifrarem as mensagens, peça que planejem uma resposta estratégica baseada nas informações obtidas.

  • Cada grupo apresenta suas descobertas e estratégias para a classe.

Atividade 2 - Conferência de Paz Simulada

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de negociação, compreender os interesses diversos dos países envolvidos na Guerra e as complexidades da diplomacia pós-conflito.

- Descrição: Os alunos, divididos em representantes de diferentes países envolvidos na Segunda Guerra Mundial, participarão de uma simulação de conferência de paz. Cada grupo representará os interesses de uma nação específica e deverá negociar acordos territoriais, econômicos e políticos para o pós-guerra, tendo em vista os desdobramentos históricos reais.

- Instruções:

  • Organize a classe em grupos representando grandes potências envolvidas na Segunda Guerra Mundial, como os Aliados e o Eixo.

  • Forneça a cada grupo um conjunto de objetivos e recursos que suas nações possuíam ou buscavam após a guerra.

  • Simule uma situação inicial de conflito onde cada grupo deve apresentar suas demandas e preocupações.

  • Os grupos deverão negociar entre si para tentar chegar a acordos satisfatórios que possam ser apresentados em uma resolução final.

  • Ao final, cada grupo apresenta os resultados de suas negociações e justifica suas decisões baseadas em fatos históricos.

Atividade 3 - Inventando o Futuro: Tecnologia Pós-Guerra

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e o pensamento crítico sobre o impacto da guerra na tecnologia e na sociedade, além de explorar possibilidades alternativas de desenvolvimento tecnológico.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão projetar e apresentar uma invenção tecnológica que poderia ter sido desenvolvida mais rapidamente ou de forma diferente se não fosse pela Segunda Guerra Mundial. Eles devem considerar como a tecnologia de guerra influenciou áreas como medicina, transporte e comunicação.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos e atribua a cada um uma área específica de tecnologia para focar (por exemplo, medicina, transporte, comunicação).

  • Peça que pesquisem brevemente como a tecnologia nessa área evoluiu durante a Segunda Guerra Mundial.

  • Cada grupo deve então imaginar uma invenção que poderia ter sido desenvolvida de forma diferente ou mais rapidamente se não fosse pelo contexto da guerra.

  • Os grupos devem criar um protótipo simples e apresentar sua invenção para a classe, explicando como ela teria impactado o mundo pós-guerra.

  • Promova uma discussão sobre o impacto da guerra na tecnologia e como a inovação pode surgir de contextos adversos.

Retorno

Duração: (20 - 30 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que compartilhem suas experiências e reflexões sobre as atividades realizadas. A discussão em grupo ajuda a reforçar o entendimento do conteúdo, ao mesmo tempo em que promove habilidades de comunicação e argumentação. Esta etapa também serve para avaliar o quão bem os alunos conseguiram aplicar o conhecimento teórico em situações práticas, preparando-os para uma compreensão mais profunda e crítica da história da Segunda Guerra Mundial.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, organize os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Inicie a discussão relembrando os objetivos da aula e perguntando como cada grupo conseguiu aplicar o conhecimento prévio para resolver os desafios propostos. Encoraje os alunos a compartilhar descobertas, estratégias e dificuldades encontradas durante as atividades. Use perguntas como 'O que mais surpreendeu vocês durante a decodificação do código Enigma?' ou 'Como as negociações na simulação de conferência de paz refletem o que realmente aconteceu após a Segunda Guerra Mundial?' para guiar a conversa.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais motivações e consequências das decisões tomadas pelos países durante a guerra, com base no que vocês simularam hoje?

2. Como a tecnologia desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial mudou o curso da história e influenciou o mundo contemporâneo?

3. De que forma o conhecimento adquirido hoje pode ajudar a entender melhor os conflitos e desafios atuais no cenário internacional?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa de Conclusão serve para consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, vinculando-o a situações práticas e reais que os alunos podem encontrar no mundo. Além disso, enfatiza a importância de compreender a história para informar decisões e ações futuras, tanto a nível pessoal quanto global. Através deste momento, os alunos são capazes de refletir sobre o que aprenderam e aprofundar a compreensão do impacto duradouro da Segunda Guerra Mundial.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os pontos centrais abordados sobre a Segunda Guerra Mundial, reiterando as motivações que deram origem ao conflito, as principais batalhas e eventos, e a tecnologia desenvolvida. É essencial que esta recapitulação seja clara e sucinta, garantindo que os alunos compreendam e retenham as informações chave.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi meticulosamente planejada para conectar teoria e prática, utilizando atividades práticas para aplicar o conhecimento teórico dos alunos sobre a Segunda Guerra Mundial. A partir da simulação de decifradores do código Enigma, da conferência de paz e da invenção tecnológica, os alunos puderam ver como os conceitos históricos se manifestam em situações reais e hipotéticas, reforçando a importância do aprendizado contextualizado.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a relevância contínua da Segunda Guerra Mundial. Os eventos e as tecnologias desenvolvidas durante este período continuam a moldar o mundo moderno. Compreender essas dinâmicas históricas ajuda não apenas a entender o passado, mas também a analisar e prevenir conflitos futuros e a apreciar a complexidade das relações internacionais.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies