Objetivos
-
Introduzir o conceito de apresentações baseadas em nuvem e o Google Slides como ferramenta de criação, edição e compartilhamento de apresentações. Os alunos devem compreender a importância dessas ferramentas na era digital. (10 - 15 minutos)
-
Familiarizar os alunos com a interface do Google Slides e os recursos básicos para a criação de apresentações. Isso inclui a criação de uma nova apresentação, personalização do design, adição e formatação de texto, inserção e formatação de imagens, e uso de ferramentas de desenho. (15 - 20 minutos)
-
Expor os alunos aos recursos avançados do Google Slides, incluindo a inserção e formatação de tabelas, gráficos e diagramas, incorporação de vídeos e áudios, uso de transições de slides, animações, hiperlinks e notas do apresentador. (20 - 25 minutos)
-
Demonstrar como colaborar em tempo real no Google Slides, incluindo o compartilhamento de apresentações, adição de comentários e implementação de sugestões. (10 - 15 minutos)
-
Ensinar aos alunos como configurar a apresentação para exibição, apresentar slides de maneira eficaz e salvar e exportar apresentações em vários formatos. (15 - 20 minutos)
-
Revisar as melhores práticas e dicas para a criação de apresentações eficazes no Google Slides. (10 - 15 minutos)
Estes objetivos garantirão que os alunos adquiram uma compreensão sólida dos fundamentos do Google Slides, além de habilidades técnicas que podem usar em muitos outros contextos. Ao se tornarem proficientes no uso do Google Slides, esses estudantes estarão bem posicionados para se destacar em um mundo cada vez mais digital, seja na escola, na universidade ou no trabalho.
Introdução (15 - 20 minutos)
-
Iniciar a aula com um rápido repasse sobre a aula anterior, relembrando os conceitos de animações e transições no Google Slides, enfatizando como esses recursos podem tornar as apresentações mais dinâmicas e atrativas.
-
Apresentar duas situações problemas que envolvam a necessidade de criar apresentações eficazes: (1) uma equipe de estudantes precisa apresentar um projeto para uma competição científica e precisa convencer os juízes sobre a relevância e o impacto de seu trabalho; (2) um jovem profissional precisa apresentar um relatório de progresso para os superiores e quer garantir que seu trabalho seja percebido e valorizado.
-
Contextualizar o Google Slides como uma ferramenta essencial em muitos contextos educacionais e profissionais, desde a apresentação de projetos escolares até a promoção de produtos ou serviços em um ambiente de negócios.
-
Ganhar a atenção dos alunos com duas curiosidades: (1) o Google Slides, lançado em 2007, é parte do Google Workspace (anteriormente G Suite), que conta com mais de 2 bilhões de usuários mensais; (2) a capacidade de colaboração em tempo real do Google Slides, permitindo que várias pessoas trabalhem simultaneamente na mesma apresentação, foi um grande marco na evolução das ferramentas de apresentação.
Esta introdução preparará os alunos para aprofundar em todos os aspectos do Google Slides, desde a criação e personalização de apresentações até a colaboração em tempo real e a apresentação eficaz de slides.
Desenvolvimento (50 - 60 minutos)
Revisão de conhecimentos anteriores
- Revisar o conceito de nuvem e ferramentas baseadas em nuvem.
- Verificar se os alunos já têm uma conta Google, que é necessária para acessar o Google Slides. Caso não tenham, destinar alguns minutos para que criem uma. (5 - 10 minutos)
Apresentação da Teoria
- Explicar o que é o Google Slides, sua utilidade e vantagens. (5 minutos)
- Mostrar a interface do Google Slides e explicar os recursos básicos para a criação de apresentações: criação de uma nova apresentação, personalização do design, adição e formatação de texto, inserção e formatação de imagens e uso de ferramentas de desenho. (10 - 15 minutos)
- Explicar os recursos avançados do Google Slides, incluindo a inserção e formatação de tabelas, gráficos e diagramas, incorporação de vídeos e áudios, uso de transições de slides, animações, hiperlinks e notas do apresentador. (10 - 15 minutos)
- Demonstrar como colaborar em tempo real no Google Slides, compartilhando apresentações e adicionando comentários e sugestões. (5 - 10 minutos)
- Ensinar como configurar a apresentação para exibição, apresentar slides eficazmente e salvar e exportar apresentações em vários formatos. (5 - 10 minutos)
Atividades Práticas
- Cada aluno deverá criar uma apresentação no Google Slides sobre um tema de sua escolha. Durante a criação, eles devem aplicar os conceitos aprendidos, como personalização do design, adição e formatação de texto e imagens, e uso de ferramentas de desenho. Os alunos devem também adicionar pelo menos uma tabela, um gráfico ou um diagrama, incorporar um vídeo ou áudio, e usar transições de slides, animações, hiperlinks e notas do apresentador. (20 - 30 minutos)
- Os alunos devem compartilhar suas apresentações com um colega para que ambos possam adicionar comentários e sugestões na apresentação do outro. (10 - 15 minutos)
- Os alunos devem preparar um mini-discurso para apresentar seus slides ao professor e à classe, aplicando as técnicas de apresentação aprendidas. (10 - 15 minutos)
Materiais Necessários
- Computadores ou dispositivos móveis com acesso à Internet para cada aluno.
- Contas Google para todos os alunos para acessar o Google Slides.
Retorno (15 - 20 minutos)
-
Após a conclusão das atividades práticas, cada aluno deverá apresentar seu slide para a classe. Esta será uma oportunidade para que todos possam aplicar as técnicas de apresentação aprendidas e receber feedbacks dos colegas e do professor. Cada apresentação deve durar cerca de 3 minutos. (10 - 15 minutos)
-
Após as apresentações, o professor deverá fazer uma revisão dos conceitos aprendidos, destacando os pontos fortes e as áreas de melhoria observadas durante as apresentações dos alunos. (5 minutos)
-
O professor deverá propor que os alunos escrevam em um papel, em um minuto, respostas para perguntas como:
- Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
-
Para consolidar o aprendizado, o professor deverá sugerir uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Esses exercícios podem incluir a criação de uma nova apresentação no Google Slides sobre um tópico diferente, a colaboração em uma apresentação em grupo, e a pesquisa sobre recursos avançados do Google Slides que não foram abordados na aula. (5 minutos)
Este retorno ajudará a garantir que os alunos compreendam os conceitos apresentados e possam aplicá-los efetivamente na prática.
Conclusão (10 - 15 minutos)
-
O professor deve resumir e recapitular os principais conteúdos apresentados ao longo da aula. Isso inclui a introdução ao Google Slides, a criação e personalização de apresentações, a colaboração em tempo real e a apresentação eficaz de slides. O professor deve destacar a importância dessas habilidades na era digital. (5 minutos)
-
Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Por exemplo, os alunos aprenderam sobre os recursos do Google Slides (teoria), criaram suas próprias apresentações (prática) e viram como essas habilidades podem ser aplicadas em situações da vida real, como projetos escolares ou apresentações de trabalho (aplicações). (3 minutos)
-
O professor deve sugerir materiais extras para complementar o entendimento dos alunos sobre o assunto da aula. Isso pode incluir tutoriais em vídeo, blogs, fóruns e outros recursos online sobre o Google Slides. O professor também pode recomendar que os alunos explorem outros aplicativos do Google Workspace, como Google Docs e Google Sheets, para ver como eles se integram ao Google Slides. (2 minutos)
-
Por fim, o professor deve descrever brevemente a importância do assunto apresentado para o dia a dia, tendo em vista suas aplicações. O Google Slides é uma ferramenta essencial para a comunicação eficaz de ideias, a colaboração em equipe e a criação de apresentações profissionais. Dominar essa ferramenta pode ajudar os alunos a se destacarem na escola, na universidade e no trabalho. (5 minutos)