Entrar

Plano de aula de Criação de Planilhas no Excel

Informática

Original Teachy

Criação de Planilhas no Excel

Objetivos (10 - 15 minutos)

  1. Compreender o básico do Excel: Os alunos devem se familiarizar com a interface do Excel, aprender a criar novos documentos, salvar seu trabalho e navegar por várias abas e células.

  2. Criação de células e tabelas: Os alunos devem aprender a criar e formatar células e tabelas, que são a base para a criação de qualquer planilha.

  3. Inserção de dados: Os alunos devem ser capazes de inserir dados em células de forma adequada, incluindo a digitação básica e o uso de fórmulas para cálculos automáticos.

Objetivos Secundários:

  1. Uso de fórmulas e funções: Os alunos devem aprender a usar uma variedade de fórmulas e funções disponíveis no Excel, bem como criar suas próprias fórmulas personalizadas.

  2. Manipulação de dados: Os alunos devem aprender a classificar e filtrar dados, e realizar análises simples, como encontrar médias, máximos e mínimos.

  3. Criação de gráficos e visualizações: Os alunos devem aprender a apresentar seus dados de forma visualmente atrativa, criando uma variedade de gráficos e visualizações.

  4. Proteção de Planilhas: Os alunos devem aprender a proteger suas planilhas e dados, garantindo a integridade dos dados e prevenindo acessos não autorizados ou alterações indevidas.

  5. Uso de Macros: Os alunos devem aprender a usar macros para automação de tarefas repetitivas, economizando tempo e evitando erros.

  6. Gerenciamento de grandes conjuntos de dados: Os alunos devem aprender a gerenciar grandes volumes de dados de forma eficiente, uma habilidade que se tornará cada vez mais crucial conforme eles avançam em seus estudos ou carreiras.

Os alunos serão incentivados a experimentar, explorar e praticar constantemente para dominar as habilidades acima mencionadas.

Introdução (15 - 20 minutos)

Para começar, vamos relembrar o conteúdo da aula anterior onde aprendemos sobre a "Introdução ao Microsoft Excel". Revisaremos os conceitos básicos do Excel, como a interface, a criação de um novo documento e a navegação entre abas e células.

Agora, imagine as seguintes situações:

  1. Você é um empresário e precisa controlar a entrada e saída de produtos no seu estoque.

  2. Você é um estudante que precisa organizar seu horário de estudos para os exames finais.

Ambas as situações exigem organização e controle de uma quantidade significativa de dados. Como você acha que poderia resolver esses problemas? Exatamente, com a ajuda do Excel e suas planilhas.

O Excel é uma ferramenta poderosa usada em várias áreas, desde o ambiente acadêmico até grandes empresas. Ele permite que lidemos com grandes volumes de dados de maneira eficiente, tornando nossas vidas mais organizadas e nossos trabalhos mais produtivos.

Para chamar a atenção, aqui estão algumas curiosidades sobre o Excel:

  1. Sabia que o Excel foi lançado pela primeira vez em 1985 apenas para computadores Macintosh? Só depois de dois anos ele foi lançado para o Windows.

  2. O Excel tem mais de 400 funções que podem ser usadas para cálculos complexos. Além disso, você pode criar suas próprias funções personalizadas!

Hoje, vamos aprender a criar planilhas no Excel. Vamos começar?

Desenvolvimento (55 - 60 minutos)

Revisão dos Conhecimentos Anteriores (10 - 15 minutos)

Antes de começar a criar planilhas, é necessário ter um bom entendimento da interface do Excel e suas funções básicas. Portanto, o professor deve revisar com os alunos os seguintes tópicos:

  1. O que é o Excel e para que serve?
  2. Como iniciar o Excel e abrir um novo documento.
  3. A interface do Excel: explicação sobre células, linhas, colunas, abas e a barra de ferramentas.
  4. Como salvar e abrir documentos no Excel.

Teoria: Criação de Planilhas no Excel (15 - 20 minutos)

No início desta sessão, o professor deve explicar a importância de planejar a estrutura da planilha antes de sua criação. Falar sobre a seleção de células, linhas e colunas, além de explicar como adicionar, mover, excluir e formatar esses elementos. Deve-se também abordar a inserção de dados e a criação de fórmulas básicas.

Depois de cobrir o básico, o professor deve introduzir os alunos a funções mais avançadas, como a manipulação de dados, a criação de gráficos e visualizações, o uso de macros e a proteção de planilhas.

Atividade Prática: Criação de Planilhas no Excel (20 - 25 minutos)

Atividade 1: Criação de uma planilha básica de controle de gastos

Materiais: Computador com Excel instalado

  1. Peça para os alunos criarem uma nova planilha.
  2. Oriente-os a criar colunas para "Data", "Descrição", "Valor" e "Categoria".
  3. Peça para inserirem dados fictícios em cada coluna.
  4. Ensine-os a criar uma fórmula para calcular o total de gastos.

Atividade 2: Criação de um gráfico a partir dos dados da planilha

Materiais: Computador com Excel instalado

  1. Peça para os alunos selecionarem os dados da coluna "Categoria" e "Valor".
  2. Oriente-os a criar um gráfico de pizza que mostre a distribuição de gastos por categoria.
  3. Peça para personalizarem o gráfico de acordo com suas preferências.

Estas atividades permitem que os alunos apliquem os conceitos teóricos aprendidos durante a aula e observem como a criação de planilhas no Excel pode ser uma ferramenta valiosa para organizar e analisar dados.

Retorno (10 - 15 minutos)

Para garantir que os alunos assimilaram os conceitos apresentados na aula, serão realizadas algumas atividades de retorno. Estas atividades visam consolidar o aprendizado e identificar áreas que possam precisar de uma revisão ou de um estudo mais aprofundado.

  1. Revisão dos Conceitos Aprendidos: O professor deve revisar o que foi ensinado na aula, perguntando aos alunos para resumir os principais pontos. Esta atividade não só ajuda a reforçar o que foi aprendido, mas também permite que o professor avalie a eficácia de sua aula.

  2. Discussão em Grupo: Divida os alunos em pequenos grupos e peça para discutirem entre si o que aprenderam. Cada grupo deve, então, apresentar um resumo da discussão para a classe.

  3. Perguntas de Reflexão Rápida: Peça aos alunos para escreverem em um papel, em até um minuto, respostas para as seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?

Estas perguntas ajudam os alunos a refletir sobre o que aprenderam e a identificar áreas em que ainda possam ter dúvidas.

  1. Tarefa de Casa: Para reforçar ainda mais o que foi aprendido na aula, o professor deve propor uma lista de exercícios para serem resolvidos em casa. Esses exercícios devem abordar a criação de planilhas no Excel, uso de fórmulas e funções, manipulação de dados, criação de gráficos e visualizações, proteção de planilhas, uso de macros e gerenciamento de grandes conjuntos de dados.

O retorno é uma parte essencial do processo de aprendizado, pois permite que os alunos consolidem o que aprenderam e identifiquem áreas que possam precisar de mais atenção. Além disso, oferece ao professor um feedback importante sobre a eficácia de sua aula.

Conclusão (10 - 15 minutos)

Na conclusão da aula, o professor deve revisar os principais pontos abordados durante a aula, enfatizando a importância de cada tópico e como eles se encaixam no contexto mais amplo da informática e da manipulação de dados.

Recapitulando, aprendemos a criar planilhas no Excel, desde a compreensão do básico da interface, passando pela criação de células e tabelas, inserção de dados, até a criação de gráficos e visualizações. Também abordamos tópicos mais avançados, como a manipulação de dados, a proteção de planilhas, o uso de macros e a gestão de grandes conjuntos de dados.

Conectamos a teoria à prática através de atividades práticas que permitiram aos alunos aplicar os conceitos aprendidos em situações reais. Eles tiveram a oportunidade de criar suas próprias planilhas, inserir dados, criar fórmulas, e visualizar os dados em gráficos.

Para complementar o aprendizado, os alunos podem acessar tutoriais online, canais de vídeo educativos e blogs sobre Excel. Estes recursos podem ajudar a aprofundar o conhecimento e a prática das habilidades de criação de planilhas. Recomendo os sites como Microsoft Learn, Excel Easy e o canal do YouTube Excel is Fun.

A criação de planilhas no Excel é uma habilidade extremamente útil e versátil, aplicável em diversas áreas da vida, seja para controle financeiro pessoal, gerenciamento de projetos, análise de dados em pesquisa acadêmica, ou mesmo para a gestão e análise de grandes conjuntos de dados em empresas. Dominar essa ferramenta pode abrir portas para oportunidades de carreira e estudo, além de auxiliar na organização e eficiência da vida pessoal.

Lembre-se, a prática é essencial para dominar o Excel. Continue experimentando, explorando e não tenha medo de cometer erros. Estou ansioso para ver o que vocês serão capazes de criar com o que aprenderam hoje!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies