Objetivos
(10 - 15 minutos)
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Familiarizar os alunos com a interface do Google Drive e ensiná-los a criar, armazenar e compartilhar Planilhas do Google Sheets.
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Desenvolver a habilidade dos alunos de inserir e formatar dados em uma Planilha do Google Sheets, incluindo o uso de fórmulas e funções básicas.
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Instruir os alunos sobre como criar gráficos e tabelas dinâmicas, usar filtros e classificar dados, colaborar em tempo real, proteger e manter a privacidade dos dados, e importar e exportar dados para e do Google Sheets.
Objetivos Secundários:
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Estimular a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos ao trabalharem juntos em uma planilha compartilhada.
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Promover a compreensão dos alunos sobre a importância da segurança e privacidade dos dados ao usar ferramentas online.
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Encorajar os alunos a explorar e experimentar as diversas ferramentas e recursos disponíveis no Google Sheets, para que possam se tornar usuários proficientes e confiantes.
Introdução
(10 - 15 minutos)
Para começar a aula, o professor deve relembrar o conteúdo da aula anterior, que focou na "Colaboração no Google Docs". Isso servirá como um ponto de partida para a discussão sobre o Google Sheets, uma vez que ambas as ferramentas são parte do mesmo conjunto de aplicativos do Google e compartilham muitas funcionalidades em comum, incluindo a capacidade de colaborar em tempo real.
Em seguida, o professor deve propor duas situações-problema para dar início à aula:
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"Como poderíamos organizar e analisar os resultados de uma pesquisa de satisfação dos estudantes sobre a qualidade da alimentação na cantina da escola?"
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"Como uma empresa poderia monitorar e analisar as vendas de seus produtos ao longo do tempo?"
Essas situações introduzirão os alunos à ideia de que planilhas, como as do Google Sheets, são ferramentas poderosas para o gerenciamento e a análise de dados.
Depois disso, o professor deve contextualizar a importância do Google Sheets em situações do mundo real. Por exemplo, ele pode explicar como empresas usam planilhas para rastrear vendas e despesas, como pesquisadores usam planilhas para analisar dados de experimentos, ou como educadores usam planilhas para acompanhar o progresso dos alunos.
Finalmente, para chamar a atenção dos alunos para o tópico, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias sobre o Google Sheets. Por exemplo, ele pode mencionar que o Google Sheets foi lançado em 2006 como parte do Google Docs e Spreadsheets, antes de se tornar um aplicativo independente em 2012. Ele também pode mencionar que o Google Sheets suporta até 5 milhões de células em uma única planilha - o que é mais do que suficiente para a maioria das aplicações!
Desenvolvimento
(50 - 60 minutos)
Revisão de Conhecimentos Anteriores
(5 - 10 minutos)
Antes de mergulhar no Google Sheets, o professor deverá revisar conceitos básicos de informática e internet, incluindo a criação de contas do Google, o uso de navegadores da web e a importância da segurança online. Também é importante revisar o conceito de planilhas, suas utilidades e componentes, como células, linhas, colunas e fórmulas.
Teoria
(10 - 15 minutos)
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O professor deve explicar o que é o Google Sheets e como ele se encaixa no ecossistema de aplicativos do Google.
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Em seguida, o professor deve demonstrar como acessar o Google Sheets a partir do Google Drive, mostrando como criar uma nova planilha ou abrir uma existente.
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O professor deve apresentar a interface do Google Sheets: identificar as células, linhas, colunas, a barra de fórmulas, a barra de ferramentas e os menus de opções.
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O professor deve explicar como inserir e editar dados nas células, incluindo texto, números e datas, e como formatar as células.
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Em seguida, o professor deve introduzir o conceito de fórmulas e funções, demonstrando algumas das funções mais comuns, como SUM, AVERAGE, COUNT, MIN, MAX e outras.
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O professor deve mostrar como criar e formatar gráficos, tabelas dinâmicas, como aplicar filtros e classificar dados.
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Por fim, o professor deve explicar como compartilhar uma planilha e colaborar em tempo real, além de discutir as configurações de privacidade e segurança.
Atividade Prática
(25 - 30 minutos)
Material Necessário: Computador com acesso à internet e uma conta Google para cada aluno.
Atividade 1: Criação de uma Planilha de Despesas Pessoais
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Peça aos alunos que criem uma nova planilha no Google Sheets.
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Os alunos deverão inserir dados fictícios de despesas pessoais, incluindo data, categoria (alimentação, transporte, lazer, etc.), e valor.
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Os alunos deverão aplicar fórmulas para calcular o total de despesas e a média de despesas por categoria.
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Por fim, os alunos deverão criar um gráfico para visualizar suas despesas por categoria.
Atividade 2: Colaboração em Tempo Real
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Forme grupos de 3-4 alunos e peça a cada grupo que crie uma nova planilha.
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Peça a cada membro do grupo que insira seus próprios dados de despesas na planilha compartilhada.
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Os alunos devem colaborar para calcular o total e a média de despesas do grupo e criar um gráfico de despesas por categoria.
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Os alunos devem experimentar a edição simultânea e observar as mudanças em tempo real.
Atividade 3: Importação e Exportação de Dados
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Peça aos alunos que exportem a planilha de despesas como um arquivo CSV e o abram em outro programa de planilhas, como o Excel, para observar a compatibilidade.
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Em seguida, peça aos alunos que importem um arquivo CSV para o Google Sheets e observem como os dados são carregados.
Estas atividades práticas reforçarão as habilidades que os alunos aprendem na parte teórica da aula e lhes dará a oportunidade de aplicar o que aprenderam em um contexto prático. Além disso, a colaboração em tempo real e a importação e exportação de dados demonstrarão algumas das vantagens únicas do Google Sheets.
Retorno
(15 - 20 minutos)
Verificação de Aprendizagem
(10 - 15 minutos)
Depois de concluídas as atividades práticas, o professor deve reunir a turma e revisar os principais conceitos e habilidades aprendidas na aula. Ele deve encorajar os alunos a compartilhar suas experiências, desafios e sucessos ao usar o Google Sheets.
O professor pode fazer perguntas como:
- "O que vocês acharam mais fácil ao trabalhar com o Google Sheets?"
- "O que vocês acharam mais desafiador?"
- "Como vocês acham que poderiam usar o Google Sheets em suas vidas pessoais, acadêmicas ou profissionais?"
Isso permitirá que o professor avalie a eficácia da aula, identifique quaisquer áreas confusas ou mal compreendidas e planeje futuras aulas para abordar essas áreas.
Reflexão Individual
(5 minutos)
Para encerrar a aula, o professor deve pedir aos alunos que anotem, em um pedaço de papel, suas respostas para duas perguntas:
- "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
- "Quais perguntas você ainda tem sobre o Google Sheets?"
Essa atividade de reflexão ajudará os alunos a consolidar o que aprenderam e a identificar áreas onde eles ainda têm dúvidas ou confusões. As respostas a estas perguntas também serão úteis para o professor ao planejar as aulas futuras.
Tarefa de Casa
(0 - 5 minutos)
O professor deve fornecer aos alunos uma lista de exercícios sobre a criação de planilhas no Google Sheets para serem resolvidos em casa. Esses exercícios devem incluir tarefas que envolvam a criação e formatação de planilhas, a entrada e edição de dados, o uso de fórmulas e funções, a criação de gráficos e tabelas dinâmicas, o uso de filtros e classificação de dados, e a colaboração em tempo real. Essa tarefa permitirá que os alunos pratiquem as habilidades aprendidas na aula e se preparem para a próxima aula sobre o Google Sheets.
Conclusão
(10 - 15 minutos)
Para concluir a aula, o professor deve revisar os principais conceitos e habilidades abordados durante a aula:
- A criação e manipulação de planilhas no Google Sheets, incluindo a inserção de dados, formatação de células, e o uso de fórmulas e funções.
- A visualização de dados através de gráficos e tabelas dinâmicas.
- A organização de dados através de filtros e classificações.
- A colaboração em tempo real e as configurações de privacidade e proteção de dados no Google Sheets.
- A importação e exportação de dados para e do Google Sheets.
O professor deve enfatizar que a aula combinou teoria e prática, com uma explicação teórica dos conceitos seguida por atividades práticas que permitiram aos alunos aplicar o que aprenderam. Além disso, o professor deve destacar como o Google Sheets é usado em situações do mundo real, como na resolução das situações-problema propostas no início da aula.
Para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos, o professor pode sugerir recursos adicionais, como tutoriais em vídeo, blogs, e guias de usuário sobre o Google Sheets disponíveis online. O professor também pode recomendar que os alunos explorem as funções avançadas do Google Sheets por conta própria.
Finalmente, o professor deve destacar a importância do Google Sheets em vários campos, incluindo negócios, educação, pesquisa, e gestão pessoal. Em um mundo cada vez mais orientado por dados, a habilidade de criar e manipular planilhas é extremamente valiosa. Dominar o Google Sheets não só pode melhorar a produtividade dos alunos, mas também abrir portas para oportunidades de carreira em muitos campos.