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Plano de aula de Criação de Planilhas no Google Sheets

Informática

Original Teachy

Criação de Planilhas no Google Sheets

Objetivos

(10 - 15 minutos)

  1. Familiarizar os alunos com a interface do Google Drive e ensiná-los a criar, armazenar e compartilhar Planilhas do Google Sheets.

  2. Desenvolver a habilidade dos alunos de inserir e formatar dados em uma Planilha do Google Sheets, incluindo o uso de fórmulas e funções básicas.

  3. Instruir os alunos sobre como criar gráficos e tabelas dinâmicas, usar filtros e classificar dados, colaborar em tempo real, proteger e manter a privacidade dos dados, e importar e exportar dados para e do Google Sheets.

Objetivos Secundários:

  1. Estimular a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos ao trabalharem juntos em uma planilha compartilhada.

  2. Promover a compreensão dos alunos sobre a importância da segurança e privacidade dos dados ao usar ferramentas online.

  3. Encorajar os alunos a explorar e experimentar as diversas ferramentas e recursos disponíveis no Google Sheets, para que possam se tornar usuários proficientes e confiantes.

Introdução

(10 - 15 minutos)

Para começar a aula, o professor deve relembrar o conteúdo da aula anterior, que focou na "Colaboração no Google Docs". Isso servirá como um ponto de partida para a discussão sobre o Google Sheets, uma vez que ambas as ferramentas são parte do mesmo conjunto de aplicativos do Google e compartilham muitas funcionalidades em comum, incluindo a capacidade de colaborar em tempo real.

Em seguida, o professor deve propor duas situações-problema para dar início à aula:

  1. "Como poderíamos organizar e analisar os resultados de uma pesquisa de satisfação dos estudantes sobre a qualidade da alimentação na cantina da escola?"

  2. "Como uma empresa poderia monitorar e analisar as vendas de seus produtos ao longo do tempo?"

Essas situações introduzirão os alunos à ideia de que planilhas, como as do Google Sheets, são ferramentas poderosas para o gerenciamento e a análise de dados.

Depois disso, o professor deve contextualizar a importância do Google Sheets em situações do mundo real. Por exemplo, ele pode explicar como empresas usam planilhas para rastrear vendas e despesas, como pesquisadores usam planilhas para analisar dados de experimentos, ou como educadores usam planilhas para acompanhar o progresso dos alunos.

Finalmente, para chamar a atenção dos alunos para o tópico, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias sobre o Google Sheets. Por exemplo, ele pode mencionar que o Google Sheets foi lançado em 2006 como parte do Google Docs e Spreadsheets, antes de se tornar um aplicativo independente em 2012. Ele também pode mencionar que o Google Sheets suporta até 5 milhões de células em uma única planilha - o que é mais do que suficiente para a maioria das aplicações!

Desenvolvimento

(50 - 60 minutos)

Revisão de Conhecimentos Anteriores

(5 - 10 minutos)

Antes de mergulhar no Google Sheets, o professor deverá revisar conceitos básicos de informática e internet, incluindo a criação de contas do Google, o uso de navegadores da web e a importância da segurança online. Também é importante revisar o conceito de planilhas, suas utilidades e componentes, como células, linhas, colunas e fórmulas.

Teoria

(10 - 15 minutos)

  1. O professor deve explicar o que é o Google Sheets e como ele se encaixa no ecossistema de aplicativos do Google.

  2. Em seguida, o professor deve demonstrar como acessar o Google Sheets a partir do Google Drive, mostrando como criar uma nova planilha ou abrir uma existente.

  3. O professor deve apresentar a interface do Google Sheets: identificar as células, linhas, colunas, a barra de fórmulas, a barra de ferramentas e os menus de opções.

  4. O professor deve explicar como inserir e editar dados nas células, incluindo texto, números e datas, e como formatar as células.

  5. Em seguida, o professor deve introduzir o conceito de fórmulas e funções, demonstrando algumas das funções mais comuns, como SUM, AVERAGE, COUNT, MIN, MAX e outras.

  6. O professor deve mostrar como criar e formatar gráficos, tabelas dinâmicas, como aplicar filtros e classificar dados.

  7. Por fim, o professor deve explicar como compartilhar uma planilha e colaborar em tempo real, além de discutir as configurações de privacidade e segurança.

Atividade Prática

(25 - 30 minutos)

Material Necessário: Computador com acesso à internet e uma conta Google para cada aluno.

Atividade 1: Criação de uma Planilha de Despesas Pessoais

  1. Peça aos alunos que criem uma nova planilha no Google Sheets.

  2. Os alunos deverão inserir dados fictícios de despesas pessoais, incluindo data, categoria (alimentação, transporte, lazer, etc.), e valor.

  3. Os alunos deverão aplicar fórmulas para calcular o total de despesas e a média de despesas por categoria.

  4. Por fim, os alunos deverão criar um gráfico para visualizar suas despesas por categoria.

Atividade 2: Colaboração em Tempo Real

  1. Forme grupos de 3-4 alunos e peça a cada grupo que crie uma nova planilha.

  2. Peça a cada membro do grupo que insira seus próprios dados de despesas na planilha compartilhada.

  3. Os alunos devem colaborar para calcular o total e a média de despesas do grupo e criar um gráfico de despesas por categoria.

  4. Os alunos devem experimentar a edição simultânea e observar as mudanças em tempo real.

Atividade 3: Importação e Exportação de Dados

  1. Peça aos alunos que exportem a planilha de despesas como um arquivo CSV e o abram em outro programa de planilhas, como o Excel, para observar a compatibilidade.

  2. Em seguida, peça aos alunos que importem um arquivo CSV para o Google Sheets e observem como os dados são carregados.

Estas atividades práticas reforçarão as habilidades que os alunos aprendem na parte teórica da aula e lhes dará a oportunidade de aplicar o que aprenderam em um contexto prático. Além disso, a colaboração em tempo real e a importação e exportação de dados demonstrarão algumas das vantagens únicas do Google Sheets.

Retorno

(15 - 20 minutos)

Verificação de Aprendizagem

(10 - 15 minutos)

Depois de concluídas as atividades práticas, o professor deve reunir a turma e revisar os principais conceitos e habilidades aprendidas na aula. Ele deve encorajar os alunos a compartilhar suas experiências, desafios e sucessos ao usar o Google Sheets.

O professor pode fazer perguntas como:

  1. "O que vocês acharam mais fácil ao trabalhar com o Google Sheets?"
  2. "O que vocês acharam mais desafiador?"
  3. "Como vocês acham que poderiam usar o Google Sheets em suas vidas pessoais, acadêmicas ou profissionais?"

Isso permitirá que o professor avalie a eficácia da aula, identifique quaisquer áreas confusas ou mal compreendidas e planeje futuras aulas para abordar essas áreas.

Reflexão Individual

(5 minutos)

Para encerrar a aula, o professor deve pedir aos alunos que anotem, em um pedaço de papel, suas respostas para duas perguntas:

  1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
  2. "Quais perguntas você ainda tem sobre o Google Sheets?"

Essa atividade de reflexão ajudará os alunos a consolidar o que aprenderam e a identificar áreas onde eles ainda têm dúvidas ou confusões. As respostas a estas perguntas também serão úteis para o professor ao planejar as aulas futuras.

Tarefa de Casa

(0 - 5 minutos)

O professor deve fornecer aos alunos uma lista de exercícios sobre a criação de planilhas no Google Sheets para serem resolvidos em casa. Esses exercícios devem incluir tarefas que envolvam a criação e formatação de planilhas, a entrada e edição de dados, o uso de fórmulas e funções, a criação de gráficos e tabelas dinâmicas, o uso de filtros e classificação de dados, e a colaboração em tempo real. Essa tarefa permitirá que os alunos pratiquem as habilidades aprendidas na aula e se preparem para a próxima aula sobre o Google Sheets.

Conclusão

(10 - 15 minutos)

Para concluir a aula, o professor deve revisar os principais conceitos e habilidades abordados durante a aula:

  1. A criação e manipulação de planilhas no Google Sheets, incluindo a inserção de dados, formatação de células, e o uso de fórmulas e funções.
  2. A visualização de dados através de gráficos e tabelas dinâmicas.
  3. A organização de dados através de filtros e classificações.
  4. A colaboração em tempo real e as configurações de privacidade e proteção de dados no Google Sheets.
  5. A importação e exportação de dados para e do Google Sheets.

O professor deve enfatizar que a aula combinou teoria e prática, com uma explicação teórica dos conceitos seguida por atividades práticas que permitiram aos alunos aplicar o que aprenderam. Além disso, o professor deve destacar como o Google Sheets é usado em situações do mundo real, como na resolução das situações-problema propostas no início da aula.

Para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos, o professor pode sugerir recursos adicionais, como tutoriais em vídeo, blogs, e guias de usuário sobre o Google Sheets disponíveis online. O professor também pode recomendar que os alunos explorem as funções avançadas do Google Sheets por conta própria.

Finalmente, o professor deve destacar a importância do Google Sheets em vários campos, incluindo negócios, educação, pesquisa, e gestão pessoal. Em um mundo cada vez mais orientado por dados, a habilidade de criar e manipular planilhas é extremamente valiosa. Dominar o Google Sheets não só pode melhorar a produtividade dos alunos, mas também abrir portas para oportunidades de carreira em muitos campos.

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