Entrar

Plano de aula de Imperativo

Inglês

Original Teachy

Imperativo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o que é o imperativo na língua inglesa e como ele é utilizado em diferentes contextos, incluindo ordens, conselhos, sugestões e solicitações.

  2. Identificar e diferenciar as duas formas do imperativo na língua inglesa: o afirmativo (usado para dar ordens e fazer solicitações) e o negativo (usado para proibir ou desencorajar algo).

  3. Praticar a formação e o uso do imperativo em situações cotidianas, a fim de desenvolver habilidades de comunicação efectivas em inglês.

Objetivos Secundários:

  • Reforçar a compreensão do uso de pronomes e a ordem das palavras em frases imperativas.
  • Familiarizar os alunos com exemplos de imperativos em textos autênticos, como anúncios, instruções, receitas, entre outros.
  • Promover a prática oral e escrita do imperativo através de atividades interativas em sala de aula.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores (3 - 4 minutos):

    • O professor inicia a aula relembrando os conceitos básicos da estrutura de frases em inglês, com foco em verbos, sujeito, e objetos.
    • É importante que os alunos tenham uma compreensão sólida desses conceitos para entenderem como o imperativo é formado e utilizado.
  2. Situações Problema (4 - 5 minutos):

    • O professor propõe duas situações problemas:
      • A primeira envolve a leitura de um anúncio em inglês que contém instruções claras. Os alunos devem tentar decifrar o significado das frases imperativas no anúncio.
      • A segunda situação envolve a criação de um diálogo curto entre duas pessoas, onde uma está dando ordens e a outra está seguindo as ordens. Os alunos devem tentar criar o diálogo em inglês, usando o imperativo corretamente.
  3. Contextualização (2 - 3 minutos):

    • O professor contextualiza a importância do imperativo, explicando que ele é frequentemente usado na comunicação do dia a dia, seja para dar ordens, fazer solicitações, dar conselhos ou proibir algo.
    • O professor pode mencionar exemplos de como o imperativo é usado em situações reais, como em manuais de instruções, receitas de culinária, sinalizações e placas, entre outros.
  4. Ganho de Atenção (1 - 2 minutos):

    • O professor apresenta duas curiosidades ou fatos interessantes sobre o imperativo:
      • A primeira curiosidade é que, ao contrário do português, o sujeito não é explicitamente mencionado nas frases imperativas em inglês. Os alunos devem estar atentos a essa diferença.
      • A segunda curiosidade é que o imperativo pode ser usado de forma amigável e educada, não necessariamente como uma ordem. Por exemplo, "Please, come in" (Por favor, entre) é uma frase imperativa, mas é considerada educada e amigável.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria: O que é o imperativo? (5 - 7 minutos):

    • O professor explica que o imperativo é um modo verbal usado para expressar ordens, conselhos, sugestões, solicitações e proibições.
    • Ele apresenta a definição formal do imperativo, ressaltando que, na língua inglesa, ele é formado utilizando-se a forma base do verbo, sem o uso de sujeito.
    • O professor exemplifica com algumas frases, como "Eat your vegetables!" (Coma seus vegetais!), "Don't touch that!" (Não toque nisso!), "Be quiet!" (Fique quieto!) e "Please, help me." (Por favor, me ajude.), para ilustrar os diferentes usos do imperativo.
  2. Teoria: Formação do imperativo (5 - 7 minutos):

    • O professor descreve a formação do imperativo afirmativo e negativo.
    • Para o imperativo afirmativo, o professor explica que basta usar a forma base do verbo. Por exemplo, "Study hard." (Estude bastante.), "Be polite." (Seja educado.), "Listen to me." (Me escute.).
    • Para o imperativo negativo, o professor explica que deve-se adicionar "don't" antes do verbo. Por exemplo, "Don't be late." (Não chegue atrasado.), "Don't forget your homework." (Não esqueça do seu dever de casa.), "Don't open the door." (Não abra a porta.).
    • O professor ressalta que, ao contrário do português, o imperativo em inglês não tem uma forma específica para cada sujeito, sendo sempre igual, independentemente de quem está dando a ordem.
  3. Prática: Exercícios de formação do imperativo (5 - 7 minutos):

    • O professor distribui uma lista de verbos e pede aos alunos que formem frases imperativas, tanto afirmativas quanto negativas, com cada um deles.
    • Os alunos devem trabalhar individualmente ou em pares, e o professor circula pela sala, auxiliando e corrigindo, conforme necessário.
  4. Prática: Aplicação do imperativo em situações cotidianas (5 - 7 minutos):

    • O professor propõe uma série de situações cotidianas e pede aos alunos que criem frases imperativas apropriadas para cada uma delas. As situações podem incluir:
      • Dando instruções para preparar uma refeição.
      • Dando conselhos sobre como estudar melhor.
      • Fazendo solicitações educadas em um restaurante, loja, ou outra situação de atendimento ao cliente.
    • Os alunos devem trabalhar em pares ou em pequenos grupos, e o professor deve incentivar a discussão e a troca de ideias. Ao final, cada grupo deve apresentar suas frases para a classe.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • O professor reúne todos os alunos e pede que cada grupo compartilhe suas frases imperativas criadas durante a atividade prática.
    • O professor deve incentivar os alunos a explicarem por que escolheram aquelas frases para cada situação, promovendo assim a reflexão sobre o uso do imperativo.
    • O professor deve corrigir e esclarecer quaisquer erros ou dúvidas que surgirem durante as apresentações, garantindo que todos os alunos entendam corretamente o uso do imperativo.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • O professor, então, faz a conexão entre a atividade prática e a teoria do imperativo.
    • Ele destaca como os alunos foram capazes de aplicar corretamente a formação e o uso do imperativo em situações reais, demonstrando assim a compreensão do conceito.
    • O professor pode revisitar as frases imperativas criadas pelos alunos, apontando exemplos de uso correto e possíveis melhorias.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    • O professor propõe que os alunos façam uma breve reflexão sobre o que aprenderam na aula.
    • Ele faz algumas perguntas direcionadas, como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos devem responder mentalmente a essas perguntas, e o professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a classe, se desejarem.
    • O professor deve estar atento a quaisquer questões ou conceitos que ainda não tenham sido compreendidos pela maioria dos alunos, para que possam ser abordados em aulas futuras.
  4. Feedback e Encerramento (1 - 2 minutos):

    • O professor agradece a participação de todos e solicita um breve feedback sobre a aula, perguntando se os alunos acharam o conteúdo claro e se sentiram confiantes em aplicar o imperativo em situações reais.
    • O professor também pode pedir sugestões de tópicos relacionados que os alunos gostariam de aprender em aulas futuras, incentivando assim a participação ativa e o interesse dos alunos pelo aprendizado de inglês.
    • Finalmente, o professor reforça o conceito do imperativo como uma ferramenta essencial na comunicação em inglês e encerra a aula, preparando os alunos para o próximo tópico a ser abordado.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    • O professor recapitula os principais pontos abordados na aula. Ele enfatiza que o imperativo é uma forma verbal usada para expressar ordens, conselhos, sugestões, solicitações e proibições em inglês.
    • Ele reforça a diferença entre o imperativo afirmativo e negativo, lembrando que enquanto o afirmativo é formado com a base do verbo, o negativo requer o uso de "don't" antes do verbo.
    • O professor relembra as frases de exemplo usadas durante a aula e encoraja os alunos a revisarem suas anotações para reforçar o aprendizado.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor ressalta como a aula foi estruturada para conectar a teoria, a prática e as aplicações do imperativo.
    • Ele explica que, após uma breve revisão da estrutura de frases em inglês, os alunos tiveram a oportunidade de praticar a formação do imperativo através de exercícios e atividades em grupo.
    • Além disso, os alunos puderam aplicar o que aprenderam em situações reais, criando frases imperativas para diferentes contextos do cotidiano.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor sugere alguns materiais extras para os alunos aprofundarem seu entendimento sobre o imperativo. Isso pode incluir vídeos, músicas, podcasts, e outros recursos online que apresentem o uso do imperativo de maneira natural e contextualizada.
    • Ele também pode indicar exercícios adicionais em livros didáticos ou sites de aprendizado de inglês, para que os alunos possam praticar mais.
  4. Importância do Imperativo (1 minuto):

    • Por fim, o professor reafirma a importância do imperativo no dia a dia. Ele destaca que, ao aprender a usar o imperativo corretamente, os alunos serão capazes de se comunicar de maneira mais eficaz em diversas situações, desde dando ordens e fazendo solicitações, até expressando conselhos e proibições.
    • O professor encerra a aula, incentivando os alunos a praticarem o uso do imperativo fora da sala de aula, e lembrando-os que o aprendizado de inglês é um processo contínuo que requer esforço e dedicação.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies