Entrar

Plano de aula de Pronomes e Adjetivos: Possessivos e Genitivo

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Pronomes e Adjetivos: Possessivos e Genitivo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão dos conceitos básicos: O professor deve apresentar e explicar os conceitos de pronomes e adjetivos, especialmente os possessivos e o genitivo, nas aulas de Inglês. Os alunos devem entender a função dessas palavras e como elas são usadas na formação de frases e na expressão de posse.

  2. Identificação e utilização correta: Os alunos devem ser capazes de identificar pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo em textos, bem como usá-los corretamente em suas próprias produções de texto. Eles devem entender as regras de concordância e colocação dessas palavras.

  3. Prática e consolidação do conteúdo: Os alunos devem praticar o uso de pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo em contextos variados, como descrições pessoais, situações do cotidiano e histórias. Eles devem ser capazes de aplicar o que aprenderam de forma consistente e correta.

Objetivos Secundários

  • Desenvolvimento de habilidades de escrita: Através do uso de pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo, os alunos devem aprimorar suas habilidades de escrita em inglês, incluindo a estrutura de frases, a pontuação e a escolha de vocabulário apropriado.

  • Estimular a participação ativa: O professor deve promover a participação ativa dos alunos, incentivando a discussão e o questionamento durante a aula. Isso pode ser feito através da realização de atividades interativas e lúdicas que envolvam o uso de pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conceitos anteriores: O professor deve iniciar a aula fazendo uma breve revisão de conceitos anteriores que são fundamentais para o entendimento do tópico da aula. Isso pode incluir a revisão de partes do discurso, como substantivos, adjetivos e pronomes, e a revisão de regras gramaticais básicas. Esta revisão pode ser feita através de perguntas diretas aos alunos ou através de pequenas atividades de revisão. (3 - 4 minutos)

  2. Situações-problema: O professor pode apresentar aos alunos duas situações que necessitam do uso de pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo para serem resolvidas. Por exemplo, a primeira situação pode envolver a descrição de uma cena familiar usando pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo, enquanto a segunda pode envolver a escrita de uma carta formal onde essas palavras devem ser usadas corretamente. As situações devem ser desafiadoras o suficiente para estimular o pensamento dos alunos e despertar o interesse pelo tópico. (4 - 5 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve explicar a importância do uso correto de pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo na comunicação em inglês. Eles podem dar exemplos de como o uso incorreto dessas palavras pode levar a mal-entendidos e confusões. Além disso, o professor pode mencionar como essas palavras são frequentemente usadas em situações cotidianas e em diferentes contextos, como em textos literários, músicas, filmes e conversas do dia a dia. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o uso de pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo na língua inglesa. Por exemplo, o professor pode mencionar que, ao contrário de muitas outras línguas, o inglês tem dois tipos de genitivo - o genitivo saudável ('s) e o genitivo de posse que segue um substantivo (como "the door of the car"). Além disso, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o uso de pronomes possessivos em diferentes dialetos e regiões onde o inglês é falado. (1 - 2 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Who's It?" ("Quem é?") (10 - 12 minutos)

    • Descrição: O professor dividirá a turma em grupos de até cinco alunos e distribuirá para cada grupo um saco com vários objetos pessoais (caneta, livro, chave, etc.) pertencentes a diferentes pessoas. O professor então descreverá um dos objetos, usando pronomes e adjetivos possessivos ou o genitivo, e o grupo que adivinhar a quem o objeto pertence ganha um ponto. O professor deve incentivar os alunos a usarem pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo em suas respostas.

    • Preparação: O professor deve preparar os sacos com os objetos antes da aula.

    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo permitir que os alunos pratiquem a identificação e o uso de pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo de forma lúdica e contextualizada.

  2. Atividade "Create your Character" ("Crie seu personagem") (10 - 12 minutos)

    • Descrição: Ainda em grupos, os alunos receberão uma folha de papel e serão solicitados a desenhar um personagem fictício. Eles devem então escrever uma breve descrição do personagem, usando pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo. Os personagens criados pelos grupos serão compartilhados com a turma, e os alunos deverão adivinhar qual personagem está sendo descrito com base na descrição.

    • Preparação: O professor deve fornecer folhas de papel e materiais de desenho para os grupos.

    • Objetivo: Esta atividade visa aprofundar a compreensão dos alunos sobre o uso de pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo, além de estimular a criatividade e a expressão escrita.

  3. Atividade "Sentence Building" ("Construindo frases") (5 - 7 minutos)

    • Descrição: Cada grupo receberá uma série de cartões com palavras e frases. Eles deverão usar esses cartões para construir frases que usem pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo. O professor pode fornecer modelos de frases para auxiliar os alunos.

    • Preparação: O professor deve preparar os cartões com palavras e frases antes da aula.

    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo estimular os alunos a praticar a formação de frases usando pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo, de forma lúdica e interativa.

Durante todas as atividades, o professor deve circular pela sala, monitorando o trabalho dos grupos, esclarecendo dúvidas e fornecendo feedback. Além disso, o professor deve encorajar a participação de todos os membros do grupo e promover a discussão e a colaboração entre os alunos.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • Descrição: Após a Conclusão das atividades, o professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo. Cada grupo deve compartilhar suas soluções ou conclusões das atividades. O professor deve incentivar os alunos a explicarem suas escolhas e a justificarem suas respostas, especialmente no que se refere ao uso de pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo.
    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo permitir que os alunos aprendam uns com os outros, além de proporcionar uma oportunidade para o professor esclarecer quaisquer dúvidas e corrigir quaisquer erros que possam ter surgido durante as atividades.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • Descrição: O professor deve então fazer a conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria apresentada na Introdução da aula. O professor pode destacar como as atividades exemplificaram o uso de pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo de forma contextualizada e significativa.
    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo consolidar o aprendizado dos alunos, reforçando a compreensão teórica através da prática.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Descrição: O professor deve propor que os alunos dediquem um minuto para refletir silenciosamente sobre o que aprenderam na aula. Eles devem pensar sobre as seguintes perguntas:
      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo estimular a autoavaliação e a consciência de aprendizado dos alunos. Isso pode ajudá-los a identificar áreas de força e de melhoria, além de fornecer feedback valioso para o professor sobre a eficácia da aula.
  4. Feedback e Encerramento (1 minuto)

    • Descrição: O professor deve encerrar a aula pedindo feedback aos alunos sobre a aula. Eles podem ser incentivados a compartilhar qualquer dificuldade que tenham enfrentado, quais atividades acharam mais úteis ou interessantes e quais sugestões têm para melhorar a próxima aula.
    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo promover a melhoria contínua do professor e do currículo, além de encerrar a aula de forma acolhedora e motivadora.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • Descrição: O professor deve começar a Conclusão resumindo os principais pontos abordados na aula. Isso inclui a definição de pronomes e adjetivos, a diferença entre pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo, e a importância de usá-los corretamente na comunicação em inglês. O professor pode fazer isso através de uma breve revisão ou resumo oral, ou pode pedir aos alunos que compartilhem suas próprias definições ou resumos.
    • Objetivo: A recapitulação é uma ferramenta essencial para ajudar os alunos a consolidar o que aprenderam e a conectar os conceitos apresentados. Além disso, ela ajuda a preparar os alunos para a próxima etapa da aula ou para a revisão do tópico em aulas futuras.
  2. Conexão Teoria-Prática-Aplicação (1 - 2 minutos)

    • Descrição: O professor deve explicar como a aula conectou a teoria (os conceitos de pronomes e adjetivos, pronomes possessivos e o genitivo) com a prática (as atividades realizadas). O professor pode destacar como as atividades ajudaram a ilustrar e a aplicar os conceitos teóricos de uma maneira concreta e significativa.
    • Objetivo: Ao fazer essa conexão explícita, o professor ajuda os alunos a entender a relevância e a utilidade do que aprenderam, além de reforçar o entendimento dos alunos sobre os conceitos teóricos.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • Descrição: O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo. Isso pode incluir sites de aprendizado de inglês, livros didáticos, vídeos educacionais, jogos de palavras e aplicativos de aprendizado de idiomas.
    • Objetivo: Ao oferecer esses recursos, o professor incentiva os alunos a assumir a responsabilidade por seu próprio aprendizado e a explorar o tópico de maneira mais aprofundada e autônoma.
  4. Importância no Dia a Dia (1 minuto)

    • Descrição: Finalmente, o professor deve ressaltar a importância do uso correto de pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo no dia a dia. O professor pode dar exemplos de como essas palavras são usadas em diversas situações cotidianas, como ao descrever pessoas, lugares ou coisas, ao falar sobre posse ou pertencimento, e ao escrever cartas, e-mails ou mensagens.
    • Objetivo: Ao fazer essa conexão com a vida real, o professor ajuda os alunos a perceberem a relevância e a aplicabilidade do que aprenderam, além de motivá-los a usar esses conhecimentos em suas próprias interações em inglês.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies